Português: 29/04/13

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Formas de relato do discurso

1. Coloque os enunciados no discurso indireto.
a) O Silva respondeu-lhe:
‑ Fui com a Ana ver o concerto dos Click 4,Play e amanhã vamos ao teatro.
b) O Rafael perguntou:
‑ Luís, trouxeste as cábulas?

2. Coloque, agora, os enunciados no discurso direto.
a) O Valente, inteligente, declarou que, com austeridade em cima de austeridade, o país não iria.
b) A Maria pediu à amiga que oferecesse um presente àquele rapaz que tinham encontrado na discoteca.

***************

Correção

1.
a) O Silva respondeu-lhe que fora / tinha ido com a Ana ver o concerto dos Click 4’Play e no dia seguinte iam ao teatro.

b) O Rafael perguntou ao Luís se tinha trazido as cábulas.

2.
a)   O Valente, inteligente, declarou:
       ‑ Com austeridade em cima de austeridade, o país não irá longe.

b)   A Maria pediu:
       ‑ Amiga, oferece um presente a esse rapaz que encontrámos na discoteca.
OU
       A Maria pediu à amiga:
       ‑ Oferece um presente a esse rapaz que encontrámos na discoteca.

Atos de fala

1. Observe, atentamente, o quadro apresentado, que contém diferentes intenções comunicativas.
instruir, aconselhar, descrever, ordenar, argumentar, opinar, informar, exprimir sentimentos, despertar a curiosidade,
comprometer-se

1.1. Aponte a intenção comunicativa presente nos atos de fala seguintes.
a) Prefiro o Cardozo ao Wolfswinkel: marca mais golos e é mais incisivo.
b) Solange, desliga o telemóvel!
c) Digite o número e o nome do modelo de sua impressora na caixa de pesquisa Produto.
d) Natacha, deixa esse indivíduo, que ele só te traz infelicidade.
e) Na próxima terça-feira, avaliar-vos-ei.
f) O meu tio é velho, tem cabelos brancos, mãos rugosas e os dentes podres.
g) Ouvi, agora mesmo, um trovão.
h) A exibição do Benfica foi fraquinha.
i) Nem queiras saber quem encontrei em casa da espanhola.
j) Hugo, lamento que namores com essa rapariga.

1.2. Identifique os atos ilocutórios presentes nas alíneas b), d), e), f) e j).

2. Atente nas frases dadas.
a) Daniela, podes passar-me o triciclo?
b) Inês, importas-te de limpar o nariz do teu D. Pedro?

2.1. Aponte a intenção do locutor ao proferir cada uma das frases.

2.2. Identifique a(s) alínea(s) em que está (estão) presente(s) atos ilocutórios indiretos.

2.3. Rescreva as frases, indicando a intenção do locutor de forma direta.

3. Atente na frase seguinte: «‑ Mãe, eu não sou o Joaquim.»

3.1. Demonstre que a frase dada pode configurar, em simultâneo, um ato de fala direto e um ato de fala indireto.



Correção: aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...