Português: 15/12/19

domingo, 15 de dezembro de 2019

Resumo e análise da Cena IV do Ato II de Romeu e Julieta

Resumo
Mais tarde naquela manhã, pouco antes das nove, Mercúcio e Benvólio perguntam-se o que aconteceu com Romeu na noite anterior. Benvólio soube por um servo de Montecchio que Romeu não voltou para casa; Mercúcio profere algumas palavras cruéis sobre Rosalina. Benvólio também conta que Tebaldo enviou uma carta a Romeu desafiando-o para um duelo. Mercúcio responde que Romeu já está morto, atingido pela flecha de Cupido; ele pergunta-se em voz alta se Romeu é homem o suficiente para derrotar Tebaldo. Quando Benvólio vem em defesa de Romeu, Mercúcio lança uma descrição extensa de Tebaldo. Ele descreve-o como um mestre espadachim, perfeitamente adequado e composto em grande estilo. Segundo Mercúcio, no entanto, Tebaldo também é um “vendedor de moda” vaidoso e afetado; ele despreza tudo o que Tebaldo representa.
Romeu chega. Mercúcio imediatamente começa a ridicularizá-lo, alegando que Romeu foi enfraquecido pelo amor. Como uma forma de zombar do que ele acredita ser o amor exagerado de Romeu por Rosalina, Mercúcio encarna o papel daquele e compara Rosalina a todas as belezas mais famosas da antiguidade, considerando-a muito superior. Mercúcio acusa Romeu de abandonar os seus amigos na noite anterior. Romeu não nega a acusação, mas afirma que a sua necessidade era grande e, portanto, a ofensa é perdoável. Daqui resultam justas verbais intrincadas, espirituosas e descontroladamente sexuais.
A enfermeira entra, seguida pelo criado Pedro. Ela pergunta se algum dos três jovens conhece Romeu, e este identifica-se. Mercúcio brinca com a enfermeira, insinuando que ela é uma prostituta, enfurecendo-a. Benvólio e Mercúcio despedem-se para jantar na casa de Montecchio, e Romeu diz que os seguirá em breve. A enfermeira avisa Romeu que é melhor ele não tentar "lidar em dobro" com Julieta, e o jovem garante que não é. Pede então à enfermeira que peça a Julieta que encontre uma maneira de assistir à confissão na cela de Frei Lourenço naquela tarde; lá, eles casar-se-ão. A enfermeira concorda em entregar a mensagem e também em montar uma escada de pano para que Romeu possa subir ao quarto de Julieta na noite de núpcias.

Análise
A questão de Rosalina continua nesta cena, quando Mercúcio começa a ridicularizar os modos apaixonados de Romeu, ao compará-la de forma trocista a todas as belezas da antiguidade (é interessante notar que uma dessas belezas, Tisbe, é encontrada num mito que se assemelha muito à trama de Romeu e Julieta). Os eventos da peça provam o amor constante de Romeu por Julieta, mas o amor imaturo de Romeu por Rosalina, o seu amor pelo amor, nunca é completamente apagado. Ele continua muito rápido para seguir os exemplos clássicos de amor, incluindo o seu suicídio.
Além de desenvolver o enredo pelo qual Romeu e Julieta se casarão, esta cena oferece um vislumbre de Romeu entre os seus amigos. Ele mostra-se tão habilidoso e punitivo quanto Mercúcio. Esse Romeu punidor é o que Mercúcio acredita ser o "verdadeiro" Romeu, subitamente livre da melancolia ridícula do amor. Noutra cena, Julieta tentou combater o mundo social através do poder do seu amor particular; aqui Mercúcio tenta afirmar a linguagem social da bravata e brincadeira sobre a introspeção privada do amor. Curiosamente, Julieta e Mercúcio acham que conhecem o Romeo "real". Um conflito emerge; até a amizade se opõe ao amor de Romeu, que deve manter-se tanto o amante privado quanto o Montecchio público e amigo, e ele deve, de alguma forma, encontrar uma maneira de navegar entre as diferentes reivindicações que os seus dois papéis exigem dele.


Traduzido de SparkNotes

Seinfeld: Temporada 01 - Episódio 04

Resumo e análise da Cena III do Ato II de Romeu e Julieta

Resumo
De manhã, cedo, Frei Lourenço entra, segurando uma cesta. Ele enche-a com várias ervas daninhas, ervas e flores. Enquanto reflete sobre a beneficência da Terra, demonstra um profundo conhecimento das propriedades das plantas que coleta. Romeu entra e o frade intui que o jovem não dormiu na noite anterior, pelo que teme que Romeu tenha dormido em pecado com Rosalina. Romeu garante que isso não aconteceu e descreve o seu novo amor por Julieta, bem como a sua intenção de se casar com ela e o seu desejo de que o frade os case naquele mesmo dia. Frei Lourenço está chocado com essa mudança repentina de Rosalina para Julieta. Ele comenta sobre a inconstância do amor jovem, em particular o de Romeu. Este defende-se, observando que Julieta retribui o seu amor, enquanto Rosalina não. Em resposta, o frade argumenta que Rosalina pôde ver que o amor de Romeu por ela "lia de maneira rotineira, que não podia soletrar". Permanecendo cético diante da súbita mudança de coração do jovem, Frei Lourenço, no entanto, concorda em casar o casal. Ele expressa a esperança de que o casamento de Romeu e Julieta possa acabar com a rixa que assola os Montecchios e os Capuletos.

Análise
Nesta cena, somos apresentados a Frei Lourenço enquanto ele medita sobre a dualidade do bem e do mal que existe em todas as coisas. Falando em plantas medicinais, o frade alega que, embora tudo na natureza tenha um propósito útil, também pode levar ao infortúnio se for usado de maneira inadequada. No final desta passagem, a ruminação do frade volta-se para uma aplicação mais ampla; ele reflete sobre como o bem pode ser pervertido para o mal e o mal pode ser purificado pelo bem. O frade tenta usar suas teorias quando concorda em casar Romeu e Julieta; ele espera que o bem do seu amor reverta o mal do ódio entre as famílias rivais. Infelizmente, mais tarde, ele faz com que o outro lado da sua teoria entre em ação: o plano que envolve uma poção indutora do sono, que ele pretende que preserve o casamento e o amor de Romeu e Julieta, resulta na morte de ambos.
É difícil definir o papel temático do frade em Romeu e Julieta. Claramente, Frei Lourenço é um amigo bondoso de Romeu e Julieta. Ele também parece sábio e altruísta. Mas, embora o frade pareça incorporar todas essas boas qualidades frequentemente associadas à religião, também é um servo desconhecido do destino: todos os seus planos dão errado e criam os mal-entendidos que levam à tragédia final.
Frei Lourenço também devolve o espectro de Rosalina à peça. O frade não pode acreditar que o amor de Romeu possa mudar tão rapidamente de uma pessoa para outra. A resposta do jovem, de que Julieta corresponde ao seu amor, enquanto Rosalina não o fez, dificilmente fornece evidências de que ele amadureceu.


Traduzido de SparkNotes

Resumo e análise da Cena II do Ato II de Romeu e Julieta

Resumo
Julieta aparece de repente a uma janela acima do local onde Romeu está parado. Ele compara-a ao sol da manhã, muito mais bonito que a lua que bane. Quase fala com ela, mas pensa melhor. Julieta, refletindo para si mesma e sem saber que Romeu está no seu jardim, pergunta por que Romeu deve ser Romeu – um Montecchio e, portanto, um inimigo para a sua família. Ela diz que, se ele recusasse o nome de Montecchio, ela entregar-se-lhe-ia; ou se ele, simplesmente jurasse que a amava, ela recusaria o nome de Capuleto. Romeu responde ao seu pedido, surpreendendo Julieta, já que ela pensava que estava sozinha. A jovem pergunta-se como ele a encontrou e Romeu diz que o amor o levou até ela. Julieta teme que o seu apaixonado seja assassinado se for encontrado no jardim, mas Romeu recusa sair, alegando que o amor de Julieta o tornaria imune aos seus inimigos. Julieta admite que sente tanto por Romeu quanto ele afirma que a ama, mas ela preocupa-se que ele talvez se mostre inconstante ou falso, ou pense que Julieta é fácil de conquistar. Romeu começa a jurar, mas ela impede-o, preocupada que tudo esteja acontecendo muito rapidamente. Ele tranquiliza-a, e os dois confessam o seu amor novamente. A enfermeira chama por Julieta, que entra por um momento. Quando reaparece, diz a Romeu que lhe enviará alguém no dia seguinte para ver se o amor dele é honroso e se ele pretende casar-se com ela. A enfermeira chama-a novamente e ela retira-se de novo. Porém, aparece à janela mais uma vez para marcar o horário em que o seu emissário o procurará: eles combinam às nove da manhã e exultam pelo seu amor por um momento antes de dizerem boa noite. Julieta volta para dentro do seu quarto e Romeu parte em busca de um monge que o ajude na sua causa.

Análise
O ato II é o ato mais feliz e menos trágico da peça. Nele, Shakespeare dedica-se a explorar os aspetos positivos, alegres e românticos do amor jovem. A cena I, a cena da sacada (assim chamada porque frequentemente é encenada com Julieta numa sacada, embora as instruções do palco sugiram apenas que ela está numa janela acima de Romeu), é uma das cenas mais famosas de todo o teatro, devido à sua bela e sugestiva poesia. Shakespeare explora as profundezas das personagens dos jovens amantes e captura as sutilezas da sua interação, como na luta de Julieta entre a necessidade de cautela e um desejo irresistível de estar com Romeu.
Muitas das cenas mais importantes de Romeu e Julieta, como a cena da sacada, ocorrem muito tarde à noite ou muito cedo, pois Shakespeare tem de usar toda a duração de cada dia para comprimir a ação da peça. em apenas quatro dias. O dramaturgo explora a transição entre o dia e a noite como um recorrente motivo claro / escuro, às vezes fazendo uma distinção nítida entre noite e dia, outras vezes obscurecendo os limites entre eles. A longa e apaixonada descrição de Romeu sobre Julieta na cena da varanda é um exemplo desse tema. Ele imagina que ela é o sol, nascendo do leste para banir a noite; na verdade, Romeu diz que Julieta está a transformar a noite em dia.

Romeu, é claro, está a falar metaforicamente aqui; Julieta não é o sol e ainda é noite no pomar. Mas o jovem estabelece a comparação com tanta devoção que deve ficar claro para o público que, para ele, não é uma metáfora simples. Para Romeu, Julieta é o sol, e já não é noite. Aqui está um exemplo do poder da linguagem para transformar brevemente o mundo ao serviço do amor.
E, no entanto, no mesmo discurso, Romeu e Julieta também questionam o poder da linguagem. Desejando que Romeu não fosse filho do inimigo do seu pai, ela diz:
É apenas o teu nome que é meu inimigo.
Tu és tu mesmo, e não um Montecchio.
O que é um Montecchio? Não é mão, nem pé,
Nem braço, nem rosto, nem qualquer outra parte
Que pertença a um homem. Oh, sê qualquer outro nome!
O que existe num nome? Aquilo a que chamamos rosa
Teria o mesmo perfume embora lhe déssemos outro nome.
Aqui, Julieta questiona por que Romeu deve ser seu inimigo. Ela recusa-se a acreditar que ele seja definido por ser um Montecchio e, portanto, implica que os dois podem amar-se sem medo das repercussões sociais. Mas a linguagem como expressão de instituições sociais como a família, a política ou a religião não pode ser descartada tão facilmente, porque nenhuma outra personagem da peça está disposta a descartá-las. Julieta ama Romeu porque ele é Romeu, mas o poder do amor dela não pode remover dele o sobrenome de Montecchio ou tudo o que ele representa. Na privacidade do jardim, a linguagem do amor é triunfante. Mas no mundo social, a linguagem da sociedade domina. Essa batalha da linguagem, na qual Romeu e Julieta tentam refazer o mundo para permitir o seu amor, é algo a observar-se.

Traduzido de SparkNotes

Seinfeld: Temporada 01 - Episódio 03

Resumo e análise da Cena I do Ato II de Romeu e Julieta

Resumo
Tendo deixado a festa, Romeu decide que não pode ir para casa. Ele deve tentar encontrar Julieta. Sobe um muro que demarca a propriedade Capuleto e salta para o pomar. Benvólio e Mercúcio entram, chamando por Romeu. Eles têm a certeza de que ele está por perto, mas Romeu não responde. Exasperado e divertido, Mercúcio zomba dos sentimentos do jovem por Rosalina num discurso obsceno. Mercúcio e Benvólio partem sob a suposição de que Romeu não quer ser encontrado. No pomar, o jovem ouve as provocações de Mercúcio e diz para si mesmo: "Ele brinca com cicatrizes que nunca sentiram feridas".



Resumo e análise do Prólogo do Ato II de Romeu e Julieta

Resumo
O Coro oferece outro pequeno soneto que descreve o novo amor entre Romeu e Julieta: o ódio entre as famílias dos amantes dificulta que eles encontrem tempo ou lugar para se encontrar e que a sua paixão cresça; mas a perspetiva do seu amor dá a cada um dos dois o poder e a determinação de iludir os obstáculos colocados no seu caminho.

Análise
O prólogo do segundo ato reforça temas que já apareceram. Um amor foi substituído por outro através do poder do "encanto dos olhares", e a força da influência dos pais está no caminho da felicidade dos amantes. Este prólogo funciona menos como a voz do destino do que o primeiro. Em vez disso, constrói suspense, expondo o problema dos dois amantes e sugerindo que pode haver alguma maneira de superá-lo: "Mas a paixão dar-lhes-á força e o tempo ocasião de se encontrarem, compensando extremos perigos com extremas delícias.”.


Traduzido de SparkNotes

Resumo e análise da Cena V do Ato I de Romeu e Julieta

Resumo
No grande salão dos Capuletos, tudo é agitado. Os criados trabalham febrilmente para garantir que tudo corre bem e reservam um pouco de comida para garantir que também desfrutam do banquete. Capuleto percorre grupos de convidados, brincando com eles e incentivando todos a dançar.
Do outro lado da sala, Romeu vê Julieta e pergunta a um criado quem ela é, mas este não sabe. Romeu está paralisado; Rosalina desaparece de sua mente e ele declara que nunca esteve apaixonado até esse momento. Movendo-se pela multidão, Tebaldo ouve e reconhece a voz de Romeo. Percebendo que está presente um Montecchio, envia um servo para trazer a sua espada. Capuleto ouve Tebaldo e repreende-o, dizendo-lhe que Romeu é bem visto em Verona e que ele não terá jovens feridos na sua festa. Tebaldo protesta, mas Capuleto repreende-o até que ele concorde em manter a paz. Enquanto Capuleto segue em frente, Tebaldo promete que não deixará passar esta indignidade.
Enquanto isso, Romeu se aproximou-se de Julieta e tocou na sua mão. Num diálogo pontuado por metáforas religiosas que representam Julieta como uma santa e Romeu como um peregrino que deseja apagar seu pecado, ele tenta convencê-la a beijá-lo, já que é somente através do beijo dela que ele pode ser absolvido. Julieta concorda em ficar parada enquanto Romeu a beija. Assim, nos termos da sua conversa, ela tira o pecado dele. Julieta dá o salto lógico de que, se tirou o pecado de Romeu, o pecado dele agora deve residir nos seus lábios e, portanto, eles devem beijar-se novamente.
Assim que o segundo beijo termina, a enfermeira chega e diz a Julieta que a sua mãe quer falar com ela. Romeu pergunta à enfermeira quem é a mãe de Julieta. A enfermeira responde que é Lady Capuleto. Romeu está arrasado. Quando a multidão começa a dispersar, Benvólio aparece e retira Romeu do banquete. Julieta está tão impressionada com o homem misterioso que beijou quanto Romeu está com ela. A jovem comenta consigo mesma que, se ele já for casado, ela morrerá. Para descobrir a identidade de Romeu sem levantar suspeitas, a jovem pede à enfermeira que identifique uma série de jovens. A enfermeira sai e volta com a notícia de que o nome do homem é Romeu e que ele é um Montecchio. Angustiada por amar uma Montecchio, Julieta segue a enfermeira.

Análise
Romeu vê Julieta e esquece Rosalina completamente; Julieta conhece Romeu e apaixona-se profundamente. O encontro de ambos domina a cena e, com uma linguagem extraordinária que capta a emoção e o espanto que os dois protagonistas sentem, Shakespeare mostra-se à altura das expectativas que criou ao adiar o encontro por um ato inteiro.
A primeira conversa entre Romeu e Julieta é uma metáfora cristã estendida. Usando essa metáfora, Romeu, engenhosamente, consegue convencer Julieta a deixá-lo beijá-la. Mas a metáfora possui muitas outras funções. As conotações religiosas da conversa implicam claramente que o amor deles só pode ser descrito através do vocabulário da religião, dessa pura associação com Deus. Dessa maneira, o seu amor associa à pureza e paixão do divino. Mas há um outro lado nessa associação de amor pessoal e religião. Ao usar a linguagem religiosa para descrever os sentimentos crescentes de um pelo outro, Romeu e Julieta andam na ponta dos pés à beira da blasfémia. Romeu compara Julieta à imagem de um santo que deveria ser reverenciado, um papel que Julieta está disposta a desempenhar. Enquanto a igreja católica sustentava que a reverência pelas imagens de santos era aceitável, a igreja anglicana dos tempos elisabetanos via-a como uma blasfémia, uma espécie de adoração a ídolos. As declarações de Romeu sobre Julieta raiam as fronteiras da heresia. A jovem comete uma blasfémia ainda mais profunda na cena seguinte, quando chama Romeu o "deus da sua idolatria", instalando-o efetivamente no lugar de Deus na sua religião pessoal. Este dado parece confirmar a ideia de que o amor de Romeu e Julieta parece sempre opor-se às estruturas sociais da família, à honra e ao desejo civil de ordem. Aqui também é mostrado que há algum conflito, pelo menos teologicamente, com a religião.
Quando Romeu e Julieta se encontram, falam apenas catorze versos antes do primeiro beijo. Essas catorze linhas compõem um soneto compartilhado, com um esquema de rima ababcdcdefefgg. Um soneto é uma forma poética perfeita e idealizada, frequentemente usada para escrever sobre o amor. Encapsular o momento de origem do amor de Romeu e Julieta num soneto cria uma combinação perfeita entre conteúdo literário e o estilo formal. O uso do soneto, no entanto, também serve um segundo propósito mais sombrio. O prólogo da peça é igualmente um soneto único com o mesmo esquema de rimas que o soneto compartilhado de Romeu e Julieta. O soneto-prólogo apresenta a peça e, através da sua descrição da eventual morte de Romeu e Julieta, também ajuda a criar a noção de destino que permeia a peça. O soneto compartilhado entre os dois cria, portanto, um vínculo formal entre o amor e o destino. Com um único soneto, Shakespeare encontra um meio de expressar o amor perfeito e vinculá-lo a um destino trágico.
Esse destino começa a afirmar-se no instante em que Romeu e Julieta se encontram: Tebaldo reconhece a voz de Romeu quando este mostra pela primeira vez o seu fascínio pela beleza de Julieta. Capuleto, agindo com cautela, impede Tebaldo de tomar uma ação imediata, mas a raiva deste último está definida, criando as circunstâncias que eventualmente banirão Romeu de Verona. No encontro entre Romeu e Julieta jazem as sementes da sua tragédia compartilhada.
A primeira conversa entre as duas personagens fornece também um vislumbre dos papéis que cada um desempenhará no seu relacionamento. Nesta cena, Romeu é claramente o agressor. Ele usa toda a habilidade à sua disposição para conquistar uma atingida, mas tímida Julieta. Note-se que ela não se mexe durante o primeiro beijo; simplesmente deixa-o beijá-la. É ainda uma jovem, e embora já no seu diálogo com Romeo se tenha mostrado inteligente, não está pronta para entrar em ação. Mas Julieta é o agressor no segundo beijo. É a lógica dela que força Romeu a beijá-la novamente e recuperar o pecado que ele colocou nos seus lábios. Numa única conversa, Julieta transforma-se de uma rapariga jovem e tímida numa mais madura, que entende o que deseja e é inteligente o suficiente para consegui-lo. O comentário subsequente de Julieta a Romeu ("Beijais com arte!") pode ser interpretado de duas maneiras. Primeiro, pode enfatizar a falta de experiência de Julieta. Muitas produções da peça fazem-na dizer essa fala com certo grau de admiração, de modo que as palavras significam "vós sois um beijador incrível, Romeu". Mas é possível ver um tom algo irónico nessa fala. O comentário de Julieta de que Romeu beija com arte/pelo livro é semelhante a notar que ele beija como se tivesse aprendido a beijar num manual e seguiu exatamente essas instruções. Por outras palavras, ele é proficiente, mas não original (observe-se que o amor de Romeu por Rosalina é descrito exatamente nesses termos, conforme aprendido na leitura de livros de poesia romântica). Julieta está claramente apaixonada por Romeu, mas é possível vê-la como a mais incisiva dos dois, e empenhada em levar Romeu a um nível mais genuíno de amor através da observação da sua tendência para ser envolvido nas formas do amor, em vez do próprio amor.


Traduzido de SparkNotes

Seinfeld: Temporada 01 - Episódio 02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...