O MEC decidiu atribuir um crédito horário suplementar às escolas / aos agrupamentos que apresentassem melhores resultados em sede de exames nacionais.
Ora, se é verdade, grosso modo, que quem apresenta um bom desempenho deve, eventualmente, ser premiado por isso, no contexto educativo a questão não é tão simples ou linear.
O mau desempenho não deve ser premiado. Esta é outra verdade, mas, no caso da Educação, esse "mau desempenho" deve ser combatido e não estigmatizado ou penalizado. Pelo contrário, deveria haver uma política de incentivo e de promoção da melhoria do desempenho dessas escolas / desses agrupamentos, estabelecendo, por exemplo, um plano a prazo de melhoramento, de recuperação.
Ora, deslocar meios para aquelas que apresentam melhores resultados (sendo que os fatores que estão na génese de tal são de ordem diversa e subjetiva) equivale, no atual quadro, a impedir que eles cheguem a quem deles, efetivamente, precisa.
Se o MEC prosseguir este caminho, a tendência será de as "melhores escolas" serem cada vez melhores e as "piores", piores.
Para já, a política de Nuno Crato é essa. Aqui fica a lista de escolas premiadas no presente ano pelo desempenho dos seus alunos em exames nacionais.
Ora, deslocar meios para aquelas que apresentam melhores resultados (sendo que os fatores que estão na génese de tal são de ordem diversa e subjetiva) equivale, no atual quadro, a impedir que eles cheguem a quem deles, efetivamente, precisa.
Se o MEC prosseguir este caminho, a tendência será de as "melhores escolas" serem cada vez melhores e as "piores", piores.
Para já, a política de Nuno Crato é essa. Aqui fica a lista de escolas premiadas no presente ano pelo desempenho dos seus alunos em exames nacionais.