O
conto centra-se nas três idades da vida: a juventude, a maturidade e a velhice.
As
três idades não são, porém, apresentadas no texto de forma linear, antes de
acordo com a «viagem» empreendida com o narrador, a partir da sua memória.
“George”
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A intriga
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Intriga focalizada cinematograficamente, valorizando pormenores.
▪ Regresso de uma artista de renome à vila do
interior, onde nasceu, depois de 23 anos de ausência.
▪ Diálogo de mulheres que se cruzam:
» Confronto com a juventude: Gi e
George.
» Confronto com a velhice: George e
Georgina.
▪ Partida de George no comboio que a
levará para longe da vila onde nasceu.
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O tempo e a personagem
principal
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Fusão de três tempos: as três idades da vida
»
O presente – George: a pintora bem-sucedida de 45 anos.
»
O passado – Gi: “a jovem frágil de dezoito anos”.
»
O futuro – Georgina: “a velha” de 70 anos com os “cabelos pintados de acaju”.
▪
Afastamento progressivo da infância e aproximação da velhice:
»
A infância está presente, no primeiro encontro (entre Gi e George).
»
George e Gi movem-se lentamente, como a simbolizar a impossibilidade de
George de ressuscitar o passado e de se despedir dele.
»
O segundo encontro (entre George e Georgina) é marcado pela velocidade do
comboio e pela sua marcha sem retorno, simbolizando a morte definitiva do
passado e a aceleração da marcha do Tempo em direção à velhice.
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O espaço
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Vila parada do interior Regresso
ao passado
»
Casa da infância
»
Ponto de confluência de lugares e de tempos
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Locais de passagem: Visão
de futuro
»
Viagem de comboio
»
As várias casas alugadas
»
Amesterdão
»
Estados Unidos
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A protagonista
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George:
»
Pintora consagrada de 45 anos, bem-sucedida num universo dominado pelo
masculino.
– Características da personagem:
. Protótipo da mulher independente,
profissionalmente realizada.
. Crença no poder imortalizador da arte.
. Acentuado egocentrismo.
. Consciência plena do envelhecimento e
da solidão.
. Solidão combatida pela presença do
dinheiro acumulado.
»
O nome inusitado de uma figura feminina
– Abreviatura possível de Georgina
– Pseudónimo literário de duas conhecidas
romancistas do século XIX
. Escritoras profissionais que viviam da
escrita
. Pseudónimos masculinos, visando a
aceitação da obra
>
A francesa George Sand (1804-1880)
>
A inglesa George Eliot (1819-1880)
– Evocação de uma elite intelectual e artística
. Escândalo das ligações sentimentais à
margem das convenções
>
Hábito de fumar em público
>
Uso frequente de indumentária masculina
>
Extravagantes cores dos cabelos de George
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O narrador
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Focaliza, na terceira pessoa, os acontecimentos, conhece o passado e o mundo
interior das personagens.
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Mistura a sua voz com os pensamentos da personagem principal e com as suas
falhas de memória.
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Apresenta uma visão crítica e desprovida de autopiedade que a protagonista
tem de si própria.
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Reproduz as «falas» de Gi e de Georgina em itálico.
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A atualidade do conto
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A condição feminina:
»
A situação (e o sucesso) profissional
»
A independência económica
»
O amor
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Reflexão sobre a Morte e sobre o Tempo.
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Mundividência invulgar e sensibilidade artística:
»
Reflexão sobre a complexidade da natureza humana
»
Reflexão sobre a constante (re)definição da complexidade humana
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Fusão da arte narrativa com diversas formas de arte
»
Pintura
. Modigliani (1884-1920): pintor
italiano
. Edvard Munch (1863-1944): pintor
norueguês
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Cinema
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Fotografia
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