sábado, 5 de novembro de 2011
Modalidade (G 2011 - 2 - C)
Correção
1.1.
a) Modalidade apreciativa.
b) Modalidade apreciativa.
c) Modalidade epistémica, valor de certeza.
d) Modalidade epistémica, valor de dúvida.
e) Modalidade apreciativa.
f) Modalidade apreciativa.
g) Modalidade epistémica, valor de possibilidade.
h) Modalidade epistémica, valor de probabilidade.
1.2.
a) A modalidade é construída através do recurso ao advérbio de frase «felizmente».
b) A modalidade é construída através das exclamações, da construção sintática iniciada com «que» e do adjetivo «trágico».
c) A modalidade baseia-se no uso do advérbio «seguramente» e de uma frase declarativa.
d) A dúvida é expressa através do advérbio «talvez», que implica o recurso ao modo conjuntivo.
e) A modalidade assenta o uso da expressão «É lamentável» e da exclamação.
f) Neste caso, o desejo é expresso através do verbo «ser», conjugado no condicional e do adjetivo «fantástico».
g) A modalidade assenta no recurso ao verbo «poder».
h) A ideia de probabilidade é traduzida pelo uso do verbo «dever», conjugado com o advérbio «já».
1.3.
a) O Benfica, infelizmente, não conseguiu derrotar o Beira-Mar.
b) Credo! Não deve ter havido desenlace mais trágico de uma peça de teatro.
c) É possível que o Rafael fale demais durante as aulas.
d) Provavelmente, o Glorioso voltará a ser campeão europeu.
e) Duvido que seja lamentável que a Sónia use telemóvel nas aulas de culinária.
f) Certamente, o Valente sabe tirar fotografias decentes à namorada.
g) O extraordinário cavaleiro António pode praticar hipismo aos fins de semana.
h) A Sofia já leu alguns capítulos de Os Maias, visto que se referiu a alguns aspetos da obra numa das últimas aulas.
2.1.
Tipos de modalidade e respetivos valores
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Exemplos textuais
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Apreciativa
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. “São piores os homens que os corvos.”
. “E a tísica? Fechada, e com o ferro aceso!”
. “E fina-se ao desprezo!”
. “Nada de equívocos!”
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Deôntica
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Valor de obrigação
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. “Ouvi também agora as vossas repreensões.”
. “E vós, Miranda, tornai para onde vos mandei; ide já e fazei como vos disse.”
. “tens de aceitar a lei (…) tens de morrer… tens de ficar de braços cruzados.”
. “Não se pode exigir que as novas gerações (…)”
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Valor de permissão
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. Entrai, irmão, entrai.”
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Epistémica
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Valor de certeza
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. “Esta é a senhora D. Madalena de Vilhena.”
. “Ignora que a asfixia a combustão de brasas.”
. “Traíste um amigo teu…”
. “Tu declaraste bem alto a tua amizade pelo Cohen.”
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Valor de possibilidade
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. “se as pode haver… como só imagino que as possa haver”
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Valor de probabilidade
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. “Deve estar lindo no campo!”
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3.1.
a) Constatação: «Vejo que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
b) Certeza: «Estou certo de que somos nós que fazemos o nosso futuro.»
c) Suposição: «Suponho que seremos nós que faremos o nosso futuro.»
d) Apelo: «Sejamos nós a construir o nosso futuro.»
e) Obrigação: «Temos o dever de ser nós a construir o nosso futuro.»
f) Possibilidade: «Talvez sejamos nós a construir o nosso futuro.»
g) Dúvida: «Não sei se seremos nós que fazemos o nosso futuro.»
. Ficha [aqui].
Estrutura do discurso de Obama
Estrutura
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Assunto
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Exemplos
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INTRODUÇÃO
(l. 1 – l. 30)
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. Definição do
auditório.
. Apresentação do
tema: a responsabilidade de cada aluno pela sua educação.
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. Pessoal
(biográfico) – o próprio Obama.
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DESENVOLVIMENTO
(l. 31 – l. 122)
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. Argumento 1: Todos são bons em alguma coisa e a
escola permite descobri-lo.
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. A necessidade de
estudo e de trabalho escolar para a descoberta das capacidades pessoais e de
sucesso futuro.
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. Argumento 2: A importância do estudo para a
realização pessoal e para o progresso do país.
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. Progressos na
Medicina (a cura de doenças graves).
. Proteção do
ambiente.
. Combate à pobreza,
ao crime e à discriminação.
. Promoção da
justiça, da liberdade e da igualdade.
. Promoção do
emprego e desenvolvimento da economia.
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. Contra-argumento 1: A dificuldade de obter bons
resultados escolares.
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. Pessoal (o
abandono do pai, as dificuldades económicas, etc.; o sucesso, apesar das
dificuldades).
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. Refutação do contra-argumento: Aproveitamento
das segundas oportunidades.
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. Pessoal (o curso
de Direito; o caso da esposa).
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. Contra-argumento 2: Inexistência de
oportunidades.
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. Ausência de
acompanhamento.
. Dificuldades
económicas.
. Maus amigos.
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. Refutação do contra-argumento: Inexistência de
desculpas para a falta de estudo.
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. Argumento 3: A necessidade de estabelecer
objetivos.
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. Atividades escolares,
extracurriculares e de voluntariado.
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. Contra-argumento 3: A crença no sucesso e na
riqueza fáceis veiculada pela televisão.
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. Ausência de gosto
por algumas disciplinas…
. Possibilidade de
não atingir os objetivos à primeira tentativa.
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. Refutação
do contra-argumento:
A necessidade de esforço e de persistência para alcançar o sucesso.
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. J. K. Rowling.
. Michael Jordan.
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. Exortação: Procura
de ajuda em caso de necessidade.
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CONCLUSÃO
(l. 123 – final)
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. Breve resumo dos
melhores argumentos.
. Apelo final.
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Reclamação (Manuela Santos)
Comissão de
Finalistas da
Escola
Secundária de Almeida
Rua da Fé,
45
4753-198
Almeida
NorTravel
Rua
da Conceição, 291
1602-213
Lisboa
Almeida, 17 de Maio de 2011
Assunto: não cumprimento do contrato da viagem de finalistas
Ex.mos Senhores,
Vimos, por
este meio, comunicar a V.Ex.as
que, na sequência de uma viagem de avião entre Portugal e Andorra, ao chegarmos ao local começámo-nos
a aperceber de que estavam em falta algumas das cláusulas assinadas no
contrato.
Logo no
início, não estava presente o autocarro no local e hora combinados, que nos
iria transportar até Lisboa. Visto que não estava presente, fomos obrigados a recorrer
a táxis, o que nos custeou imenso, mas permitiu que não perdêssemos o voo.
O problema
seguinte surgiu quando chegámos a Lisboa e fomos recebidos por um funcionário
de outra agência, em vez de sermos recebidos por um coordenador da agência
contratada. Conforme foi acordado, o programa de viagem por nós escolhido
contemplava vários direitos tais como massagens de 5 minutos depois das aulas
de ski, livre-trânsito para festas e DJ sets diários, bem como um diploma do
curso de ski, no entanto apenas tivemos acesso a um programa básico que não
incluía nenhum destes extras. Nas aulas de ski, fomos inseridos em níveis
avançados, embora a entidade organizadora fosse antecipadamente avisada de que
todos éramos de nível principiante.
Para
finalizar todos estes problemas, nem sequer tivemos acesso aos recibos do
pagamento da viagem.
Portanto,
cabendo a V.Ex.as assumir a
responsabilidade de todos os problemas e falhas da nossa viagem de finalistas,
vimos, por este meio, exigir que sejamos indemnizados pelo programa básico que
nos foi apresentado (o programa mais barato) de modo a que nos seja devolvido o restante dinheiro.
Exigimos também que sejamos contactados dentro de cinco dias para a resolução
do problema.
Sem outro
assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
O representante dos finalistas,
(Filipa Arrepia)
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Anexos: recibo do custo da viagem de táxi
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