Michael Ramirez |
segunda-feira, 11 de abril de 2022
Pagamentos "contactless" com "microchips" implantados na mão
A empresa polaca Walletmor criou, em 2019, um microchip para implantar na mão destinado a efetuar pagamentos contactless.
O implante pode ser utilizado para pagar uma bebida numa praia ou um corte de cabelo, em qualquer lugar do mundo em que sejam aceites pagamentos via contacless. O chipe a implantar pesa menos de uma grama e é pouco maior que um bago de arroz, sendo composto por um microchip e uma antena, envolvido num material natural composto por biopolímero, semelhante a plástico, não requerendo alimentação de energia.
A tecnologia comunica através de NFC, o mesmo sistema de pagamentos contactless utilizados nos smartphones. No que diz respeito à questão da segurança, a tecnologia é a mesma de que as pessoas fazem uso no seu dia a dia, consistindo a única diferença o facto de esta se encontrar implantada no próprio corpo, dispensando o recurso a um cartão ou telefone, e de a sua ativação necessitar de ser feita a uma distância muito próxima dos terminais magnéticos.
No que diz respeito a riscos, os chips contêm dados pessoais do utilizador, podendo ser usados de forma abusiva ou para a prática de ilicitudes.
Por outro lado, esta tecnologia contactless pode ser utilizada por pessoas com deficiência, por exemplo, para abrir portas automaticamente.