. Programa 11.º ano
. Aprendizagens Essenciais
ORALIDADE
. Compreensão oral
- Exposição
- Discurso político
- Debate
. Expressão oral
- Exposição oral:
. apresentação de temas
. apresentação de opiniões
. apreciações críticas
- Discurso político
- Apreciação crítica
- Artigo de opinião
- Leitura de imagem:
. "Os peixes grandes comem os pequenos" (Pieter Bruegel)
- Texto de opinião:
. Aprendizagens Essenciais
ORALIDADE
. Compreensão oral
- Exposição
- Discurso político
- Debate
. Expressão oral
- Exposição oral:
. apresentação de temas
. apresentação de opiniões
. apreciações críticas
*
LEITURA- Discurso político
- Apreciação crítica
- Artigo de opinião
- Leitura de imagem:
. "Os peixes grandes comem os pequenos" (Pieter Bruegel)
*
ESCRITA- Texto de opinião:
. Exemplo 1.
- Texto de apreciação crítica
- Exposição
1 - Padre António Vieira
II. Texto argumentativo
- Vida.
- Obra.
● A tragédia clássica: origens e características.
2.2. Viagens na Minha Terra:
. Contextualização:
- Europa
- Portugal
. Categorias da narrativa:
1. Ação
a) Resumo dos capítulos (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII,
IX, X
b) Título da obra
c) Estrutura:
1) Níveis narrativos.
1.1. Viagem
1.2.
d) Análise de capítulos:
. Capítulo I
. Capítulo X
. Capítulo XX
. Capítulo XLIV.
2. Personagens
b) Caracterização / Retrato
. Carlos
. Joaninha
. Frei Dinis
.
c) Papel
d) Composição
3. Camilo Castelo Branco: Amor de Perdição
1. Vida e obra
- Texto de apreciação crítica
- Exposição
*
EDUCAÇÃO LITERÁRIA1 - Padre António Vieira
- A oratória - O texto argumentativo
I. Argumentar
2. Argumentos
II. Texto argumentativo
1. Definição
2. Tipos
3. Objetivos
4. Estrutura
5. Linguagem
6. Articuladores do discurso
III. A oratória
IV. O sermão
1. Definição
2. O sermão no século XVII
3. Método da oratória
4. Estrutura do sermão.
5. Teorização do sermão.
III. A oratória
IV. O sermão
1. Definição
2. O sermão no século XVII
3. Método da oratória
4. Estrutura do sermão.
5. Teorização do sermão.
- Época do Padre António Vieira:
. A Europa do século XVII:
» O papel precursor da Holanda;
» O papel da Inglaterra seiscentista;
» O classicismo francês: a época de Luís XIV;
» O tempo de António Vieira;
» O papel precursor da Holanda;
» O papel da Inglaterra seiscentista;
» O classicismo francês: a época de Luís XIV;
» O tempo de António Vieira;
» Vida e Obra Vieira;
» Padre António Vieira;
» A prosa de intervenção de Vieira.
» Padre António Vieira;
» A prosa de intervenção de Vieira.
- Sermão
. A
- Barroco: conceito e caraterísticas.
- Questionários
. Correção.
» Capítulo I:
. Correção.
- Análise dos capítulos:
- A crítica social e a alegoria no Sermão.
- Intenção persuasiva e exemplaridade no Sermão.
- Os vícios dos peixes em particular (cap. V).
- Vida.
- Obra.
- Romantismo:
- Balizas histórico-culturais.
- Correntes que marcaram o pensamento europeu.
- Características do Romantismo.
- O Romantismo em Portugal:
. Contexto:
- O Absolutismo e o Movimento Liberal;
- As guerras liberais.
- O regresso ao Absolutismo.
- A guerra civil.
- A instabilidade: Setembrismo e Cartismo.
- A extinção das Ordens Religiosas e a vendo dos bens do Clero.
- Estabilização política: Regeneração, Rotativismo, Caciquismo.
- Uma cultura nova numa sociedade nova.
. 3 gerações românticas.
- Correntes que marcaram o pensamento europeu.
- Características do Romantismo.
- O Romantismo em Portugal:
. Contexto:
- O Absolutismo e o Movimento Liberal;
- As guerras liberais.
- O regresso ao Absolutismo.
- A guerra civil.
- A instabilidade: Setembrismo e Cartismo.
- A extinção das Ordens Religiosas e a vendo dos bens do Clero.
- Estabilização política: Regeneração, Rotativismo, Caciquismo.
- Uma cultura nova numa sociedade nova.
. 3 gerações românticas.
2.1. Frei Luís de Sousa:
● A tragédia clássica: origens e características.
- Análise da obra:
. Análise cena a cena:
. Cena 1;
. Cena 2;
. Cena 3;
. Cena 4;
. Cena 5;
. Cena 6;
. Cena 7;
. Cena 8;
. Cena 9;
. Cena 10;
. Cena 11;
. Cena 12.
- Ato II:
. Didascália inicial;
. Cena I;
. Cena II;
. Cena III;
. Cena IV;
. Cena V;
. Cena VI;
. Cena VII;
. Cena VIII;
. Cena IX;
. Cena X;
. Cena XI;
. Cena 12;
. Cena 13;
. Cena 14;
. Cena 15.
- Ato III:
. Didascália inicial;
. Cena 1;
. Cena 2;
. Cena 3;
. Cena 4;
. Cena 5;
. Cena 6;
. Cenas 7 e 8;
. Cena 9;
. Cena 10;
. Cena 11;
. Cena 12.
. Cena 5;
. Cena 6;
. Cena 7;
. Cena 8;
. Cena 9;
. Cena 10;
. Cena 11;
. Cena 12.
- Ato II:
. Didascália inicial;
. Cena I;
. Cena II;
. Cena III;
. Cena IV;
. Cena V;
. Cena VI;
. Cena VII;
. Cena VIII;
. Cena IX;
. Cena X;
. Cena XI;
. Cena 12;
. Cena 13;
. Cena 14;
. Cena 15.
- Ato III:
. Didascália inicial;
. Cena 1;
. Cena 2;
. Cena 3;
. Cena 4;
. Cena 5;
. Cena 6;
. Cenas 7 e 8;
. Cena 9;
. Cena 10;
. Cena 11;
. Cena 12.
. Categorias do texto dramático:
1. Ação
2. Personagens
a) Caracterização / Retrato
i) D. Madalena de Vilhena
ii) Manuel de Sousa Coutinho
iii) D. João de Portugal / Romeiro
iv) D. Maria de Noronha
v) Telmo Pais
v) Frei Jorge Coutinho
. Classificação: tragédia ou drama?
- Características trágicas.
- Características do drama romântico.
. Características românticas.
. Características clássicas.
. Leituras interpretativas de Frei Luís de Sousa.
. Textos complementares:
- Vida e obra de Manuel de Sousa Coutinho;
-
1. Ação
2. Personagens
a) Caracterização / Retrato
i) D. Madalena de Vilhena
ii) Manuel de Sousa Coutinho
iii) D. João de Portugal / Romeiro
iv) D. Maria de Noronha
v) Telmo Pais
v) Frei Jorge Coutinho
. Classificação: tragédia ou drama?
- Características trágicas.
- Características do drama romântico.
. Características românticas.
. Características clássicas.
. Leituras interpretativas de Frei Luís de Sousa.
. Textos complementares:
- Vida e obra de Manuel de Sousa Coutinho;
-
2.2. Viagens na Minha Terra:
. Contextualização:
- Europa
- Portugal
. Categorias da narrativa:
1. Ação
a) Resumo dos capítulos (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII,
IX, X
b) Título da obra
c) Estrutura:
1) Níveis narrativos.
1.1. Viagem
1.2.
d) Análise de capítulos:
. Capítulo I
. Capítulo X
. Capítulo XX
. Capítulo XLIV.
2. Personagens
b) Caracterização / Retrato
. Carlos
. Joaninha
. Frei Dinis
.
c) Papel
d) Composição
3. Camilo Castelo Branco: Amor de Perdição
1. Vida e obra
1.1. Vida
1.2. Obra
2. Contextualização
2.1. Contexto político e social
2.2. Contexto cultural e literário
3. Resumo dos capítulos
. Capítulo XII
. Capítulo XIII
. Capítulo XIV
. Capítulo XV
. Capítulo XVI
. Capítulo XVII
. Capítulo XVIII
. Capítulo XIX
4. Análise de excertos e capítulos
. Introdução.
. Capítulo I.
. Capítulo IV.
. Capítulo X.
. Capítulo XIX.
. Conclusão.
4 - Eça de Queirós: Os Maias
● O romance:
. O romance português anterior a Eça de Queirós.
. A génese de Os Maias.
. A receção de Os Maias.
● O Realismo:
. Contexto (europeu e português).
. Geração de 70.
. Questão Coimbrã.
. Conferências do Casino.
. As figuras da Geração de 70.
. Os Vencidos da Vida.
. Realismo e Naturalismo.
● O autor e a obra:
. Vida de Eça de Queirós.
. Obras.
● Análise da obra
A. AÇÃO
1. O título: Os Maias
1.1. A família Maia
2. O subtítulo: Episódios da Vida Romântica
2.1. A soirée dos Gouvarinhos
B. Análise dos capítulos:
. Capítulo I:
. Capítulo II:
5 - Antero de Quental
● Análise de textos
● Temas:
6 - Cesário Verde
. Vida
. Bibliografia
. Temas
- A mulher
- A humilhação
- A oposição campo / cidade
- A questão social
. A poetização do real
- O quotidiano na poesia
- A deambulação
- A apreensão impressionista da realidade
- Objetividade / subjetividade
. Aspetos inovadores da poesia de Cesário Verde
. A visão plástica do artista vs. a visão do poeta do mundo real
. A busca da perfeição formal
. Características da poesia
. Linguagem
. Análise de poemas:
» Estrutura.
» Forma.
*
GRAMÁTICA1. O português: génese, variação e mudança
1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
a) do indo-europeu ao latim
b) do latim ao galego português:
- o latim vulgar e a romanização;
- substratos e superstratos;
- as principais línguas românicas.
c) do português antigo ao português contemporâneo (fases do português):
- o português antigo (séculos XII-XV);
- o português clássico (séculos XVI-XVIII);
- o português contemporâneo (a partir do século XIX).
d) bibliografia:
- História da Língua Portuguesa (Paul Teyssier);
- História da Língua Portuguesa (Maria Cristina de Assis);
- História da Língua, Rodrigo Gonçalves e Renato Basso;
- Roteiro da História da Língua Portuguesa (Ana Banza, alii);
- Curso de História da Língua Portuguesa (Ivo Castro).
1.2. Fonética e fonologia
a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
paragoge;
b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
apócope;
c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
metátese, assimilação e dissimilação.
1.3. Etimologia
a) étimo;
b) palavras divergentes e palavras convergentes.
1.4. Geografia do português no mundo:
a) português europeu e português não europeu;
b) principais crioulos de base portuguesa.
2. Sintaxe
2.1. Funções sintáticas:
a) sujeito;
b) predicado;
c) vocativo;
d) complemento direto;
e) complemento indireto;
f) complemento oblíquo;
g) predicativo do sujeito;
h) complemento agente da passiva;
i) modificador;
j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
k) predicativo do complemento direto;
l) complemento do nome;
m) complemento do adjetivo.
2.2. A frase complexa
a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
- orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
conclusivas e explicativas;
- orações subordinadas substantivas:
- relativas;
- completivas;
- orações subordinadas adjetivas:
- restritivas;
- explicativas;
-orações subordinadas adverbiais:
- causais
- temporais
- finais
- condicionais
- consecutivas
- concessivas
- comparativas
b) divisão e classificação de orações.
3. Lexicologia
3.1. Arcaísmos e neologismos.
3.2. Campo lexical e campo semântico.
3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
- extensão semântica
- empréstimo
- amálgama
- sigla
- acrónimo
- truncação
CINEMA
. O nome da rosa:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
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