11.º Ano

Programa 11.º ano

. Aprendizagens Essenciais
ORALIDADE

     Compreensão oral

          - Exposição
          - Discurso político
          - Debate

     Expressão oral
          - Exposição oral:
               . apresentação de temas
               . apresentação de opiniões
               . apreciações críticas
*
LEITURA
          - Discurso político
          - Apreciação crítica
          - Artigo de opinião
*
ESCRITA
          - Texto de opinião
          - Texto de apreciação crítica
          - Exposição
*
EDUCAÇÃO LITERÁRIA

1 - Padre António Vieira
  • A oratória - O texto argumentativo
               I. Argumentar
                    1. O que é e quando recorremos à argumentação
                    2. Argumentos
                    3. Tipos de argumentos

               II. Texto argumentativo
                    1. Definição
                    2. Tipos
                    3. Objetivos
                    4. Estrutura
                    5. Linguagem
                    6. Articuladores do discurso

               III. A oratória

               IV. O sermão
                    1. Definição
                    2. O sermão no século XVII
                    3. Método da oratória
                        4. Estrutura do sermão.
                    5. Teorização do sermão.
  • Época do Padre António Vieira:
          . A Europa do século XVII:
               » O papel precursor da Holanda;
               » O papel da Inglaterra seiscentista;
               » O classicismo francês: a época de Luís XIV;
               » O tempo de António Vieira;
               » Contexto histórico e cultural português.
               » Vida e Obra Vieira;
               » Padre António Vieira;
               » A prosa de intervenção de Vieira.

  • Sermão
          . A Contrarreforma e o sermão
          . A

  • Questionários
               » Texto introdutório;
                         . Correção.
               » Capítulo I:
                         . Correção.
  • Análise dos capítulos:

     2. Almeida Garrett
          - Vida
               . Documentário (série "Grandes Livros")
          - Obra
          - Historiografia portuguesa anterior a Fernão Lopes.
          - Fernão Lopes, cronista do reino.
          - Contexto histórico.
          - D. João I - Um retrato épico.
          - Fontes de Fernão Lopes.
          - Conceção da História e método historiográfico.
          - Afirmação da consciência coletiva.
          - Construção de uma identidade nacional.
          - Atores individuais e coletivos.
          - Estilo e arte narrativa de Fernão Lopes.
          - Partes da Crónica de D. João I.
          - Estrutura externa da Crónica de D. João I.
          - Crónica de D. João I:
               . Prólogo
               . Cap. 11
               . Cap. 115
               . Cap. 148

     3. Eça de Queirós
          - Teatro pré-vicentino.
          - A farsa.
          - Classificação do teatro de Gil Vicente.
          - Ideologia de Gil Vicente:
               . Objetivos da obra:
                    - Função lúdica e catártica.
                    - Lema ridendo, castigat mores.
                    - Alvos da sátira vicentina.
               .
               .
          -
          - Farsa de Inês Pereira
               . Argumento da peça.
               . Tema.
               . Concretização do provérbio.
               . Frontispício da 1.ª edição.
               Personagens:
                    - Papel ou relevo.
                    - Conceção.
                    - Retrato / caracterização:
                         . Inês Pereira;
                         Pêro Marques;
                         . Escudeiro Brás da Mata;
                         . Mãe;
                         . Lianor Vaz;
                         . Judeus casamenteiros;
                         . Ermitão;
                         . Moço;
                         . Moças e mancebos.
               . Visão crítica da época - Ridendo, castigat mores:
                    - Cómico:
                         . de linguagem
                         . de situação
                         . de caráter
                    - Ironia
                    - Personagens-tipo
               A representação do quotidiano na Farsa.

     4. Antero de Quental

          - Contextualização histórico-literária - Renascimento:
               . Europa:
                    . Sociedade
                    . Cultura: Renascimento, Humanismo, Classicismo
                    . Origem
               Portugal:
                    . Contexto português
                    . A Contrarreforma e a união com a Espanha
                    . O Renascimento em Portugal - Generalidades:
                         . Renascimento
                         . Humanismo
                         . Classicismo
                                        - O soneto
          - Figuras do Renascimento português:
               . Sá de Miranda:
                    - Vida
                    - Obra
                    - Entre as tradições medievais e as inovações italianas
                    - Sá de Miranda e a medida nova
               António Ferreira:
                    - Vida
                    - Obra
          - Rimas:
               . Apresentação da obra
          - Temas
               . Síntese
          - Redondilhas (4):
               . "Descalça vai pera a fonte";
               "Os bons vi sempre passar" (trabalhos de alunos);
               . 
          - Sonetos (8):
                    . "O céu, a terra, o vento sossegado";
                    . "Está o lascivo e doce passarinho";
                    . "Está o lascivo e doce passarinho" (trabalhos de alunos);
                    . "

     5. Cesário Verde
               - Os Lusíadas em português atual.
             - A epopeia;
             - Epopeias;
             - Génese;
             - Título;
             - Elementos do género épico;
             - Estrutura externa;
             - Estrutura interna;
             - Esquema da viagem;
             - Vídeo: série Grandes Livros.

          - Visão global
          - A constituição da matéria épica:
               . Canto I, ests. 1 a 18 - Síntese (PP)
               . Canto IX:
                    - ests. 52 e 53
                    - ests. 66 a 70
                    - ests. 89 a 95
               . Canto X: ests. 75 a 91
          - Reflexões do Poeta:
                     . Canto I, estâncias 20-21 (intertextualidade com "O dos Castelos");
                     . Canto I, estâncias 105-106;
                    . Canto V: ests. 92 a 100
                        .  Canto VI, estâncias 95-99
                    . Canto VII: ests. 78 a 87
                    . Canto VIII: ests. 96 a 99
                    . Canto IX: ests. 88 a 95
                    . Canto X: ests. 75-91 - A máquina do mundo
                         - Síntese (PP)
                    . Canto X: ests. 145 a 156
                         - Síntese (PP)
                     - As considerações / reflexões do poeta (síntese).
                    - O heroísmo / o herói.

*
GRAMÁTICA

     1. O português: génese, variação e mudança


          1.1. Principais etapas da formação e da evolução do português:
                    a) do indo-europeu ao latim
                    b) do latim ao galego português:
                         - o latim vulgar e a romanização;
                         - substratos e superstratos;
                         - as principais línguas românicas.
                    c) do português antigo ao português contemporâneo (fases do português):
                         - o português antigo (séculos XII-XV);
                         - o português clássico (séculos XVI-XVIII);
                         - o português contemporâneo (a partir do século XIX).
                      d) bibliografia:
                                - História da Língua Portuguesa (Paul Teyssier);
                                - História da Língua Portuguesa (Maria Cristina de Assis);
                                - História da Língua, Rodrigo Gonçalves e Renato Basso;
                                - Roteiro da História da Língua Portuguesa (Ana Banza, alii);
                                - Curso de História da Língua Portuguesa (Ivo Castro).

          1.2. Fonética e fonologia
                    a) processos fonológicos de inserção: prótese, epêntese e
                        paragoge;
                    b) processos fonológicos de supressão: aférese, síncope e
                        apócope;
                    c) processos fonológicos de alteração: sonorização, palatalização,
                        redução vocálica; contração (crase e sinérese), vocalização,
                        metátese, assimilação e dissimilação.

          1.3. Etimologia
                    a) étimo;
                    b) palavras divergentes e palavras convergentes.

          1.4. Geografia do português no mundo:
                    a) português europeu e português não europeu;
                    b) principais crioulos de base portuguesa.

     2. Sintaxe

          2.1. Funções sintáticas:
                    a) sujeito;
                    b) predicado;
                    c) vocativo;
                    d) complemento direto;
                    e) complemento indireto;
                    f) complemento oblíquo;
                    g) predicativo do sujeito;
                    h) complemento agente da passiva;
                    i) modificador;
                    j) modificador do nome (restritivo e apositivo);
                    k) predicativo do complemento direto;
                    l) complemento do nome;
                    m) complemento do adjetivo.

          2.2. A frase complexa

                    a) retoma e consolidação de conteúdos estudados no Ensino Básico:
                         - orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas,
                            conclusivas e explicativas;
                         - orações subordinadas substantivas:
                              - relativas;
                              - completivas;
                         - orações subordinadas adjetivas:
                              - restritivas;
                              - explicativas;
                         -orações subordinadas adverbiais:
                              - causais
                              - temporais
                              - finais
                              - condicionais
                              - consecutivas
                              - concessivas
                              - comparativas
                    b) divisão e classificação de orações.

     3. Lexicologia

          3.1. Arcaísmos e neologismos.

          3.2. Campo lexical e campo semântico.

          3.3. Processos irregulares de formação de palavras:
                    - extensão semântica
                    - empréstimo
                    - amálgama
                    - sigla
                    - acrónimo
                    - truncação



CINEMA

     O nome da rosa:
          1
          - 2
          - 3
          - 4
          - 5
          - 6
          - 7

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