Português: 01/01/20

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

As Misteriosas Cidades de Ouro - Episódio 15: "O Subterrâneo Misterioso"

Acupunctura (origem e significado)

A palavra «acupunctura” provém da junção de dois termos latinos: acu (agulha) e punctura (picada). Ela designa um método de origem chinesa que consiste na introdução de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo humano com vista ao tratamento de doenças.

TAVARES, Sandra Duarte, 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa

"Acerca de", "cerca de", ou "há cerca de"?

Ambas as expressões existem na língua portuguesa, só que com significados e usos diferentes.

A expressão “acerca de” é uma locução prepositiva que significado «sobre», «a respeito de», «quanto a», «na opinião de»:
. Na aula, falámos acerca das nossas vidas.

Existe também a expressão “(a) cerca de”, que quer dizer «perto de», «cerca de», «próximo de», «junto de», «aproximadamente»:
. O navio naufragou a cerca de 200 milhas do Cabo Espichel.
. Cerca de 10 alunos invadiram o parque de merendas.

Por sua vez, a expressão “há cerca de” é constituída pela 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo «haver» e pela locução «cerca de», que significa «aproximadamente», «perto de». Ela pode assumir dois valores semânticos:
1.º) um valor temporal, podendo ser substituída pela forma verbal «faz»:
. O desastre da Supertaça ocorreu há cerca de uma semana.
2.º) um valor especial, podendo ser substituída pela forma verbal «existem»:
. Há cerca de quarenta adeptos do Sporting em prisão domiciliária.


A datação das décadas e dos séculos


Afinal, hoje, 1 de janeiro de 2020, estamos ainda na segunda década do século XXI ou entrámos na terceira? Esta questão estende-se também à delimitação dos séculos.

Os séculos começam em 01 e terminam em 00, inclusive. Assim sendo, o século atual teve início a 1 de janeiro de 2001 e terminará no dia 31 de dezembro de 2100.

Quanto às décadas, se dividirmos os séculos em 10, a lógica é a mesma daqueles: o período de 2001 a 2010 constitui a primeira década do século XXI; o de 2011 a 2020 corresponde à segunda; o de 2021 a 2030 refere-se à terceira. Deste modo, atualmente ainda vivemos na segunda década do século XXI.

No entanto, se falarmos em anos, a questão é ligeiramente diferente. Assim, se nos referirmos aos anos 20 deste século, estaremos a falar de 2020 a 2029. O mesmo sucede, por exemplo, quando falamos da época de quinhentos: o século é o XVI (1501 a 1600), a época é a de quinhentos (de 1500 a 1599).

A razão que explica tudo isto reside no facto de não ter existido um ano 0, e o cálculo dos séculos parte desse princípio. De facto, grande parte do mundo ocidental utiliza o calendário gregoriano, que foi estabelecido pelo Papa Gregório XII em 1582 e que coloca o nascimento de Jesus Cristo como ano 1. Isto significa que saltamos do ano 1 antes de Cristo diretamente para o ano 1 depois de Cristo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...