Português: 18/08/20

terça-feira, 18 de agosto de 2020

À última hora

      Qual é a expressão correta: à última hora ou à última da hora?

     A forma correta é à última hora. A expressão significa «no último momento», «quando se pensava já não ser possível», «no último instante possível» e foi adotada, inicialmente, pelos correios para designar um serviço de receção de objetos postais.

     No entanto, à última da hora está inscrita no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências. Nesta expressão, o adjetivo última é usado como nome, que habitualmente não é registado nos dicionários com este significado. Contudo, o nome última tem, nesta expressão, um significado que se aproxima do que é usado no nome plural últimas, utilizado em expressões como nas últimas ou às últimas. Nesta perspetiva, a locução à última da hora é parafraseável por nos últimos momentos da hora ou no limite da hora.

Meio cheia ou meia cheia

     Qual é a frase correta?
          a) A garrafa de vinho está meia cheia.
          b) A garrafa de vinho está meio cheia.

     A resposta é a opção b).

     A palavra meio é um advérbio, logo é invariável. Os advérbios são palavras que se ligam a verbos, adjetivos ou outros advérbios. Neste caso, o vocábulo meio liga-se (isto é, qualifica) ao adjetivo cheia.

     Por seu turno, cheia, enquanto adjetivo, qualifica um nome, neste caso garrafa.

As Misteriosas Cidades de Ouro - Episódio 21: "As Amazonas"

A origem da língua portuguesa

Álibi

      Álibi é uma palavra proveniente da forma latina alibi, formada pela associação do pronome alius (que significava "outro") ao advérbio ibi (que significava "aí", "nesse lugar", "nesse momento").

     Relativamente à acentuação, o termo é esdrúxulo, pelo que é acentuado na antepenúltima sílaba, isto é, no a: álibi.

     No Direito, o vocábulo indica que um arguido, um suspeito de um crime se encontrava, comprovadamente, num local diferente daquele em que o delito de que foi acusado ocorreu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...