Tema do filme italiano "Il Pistolero Dell'Ave Maria".
quinta-feira, 5 de setembro de 2019
"Ballata per un pistolero", de Roberto Pregadio
Análise e estrutura da ação de Admirável Mundo Novo
Ao contar a história de uma
civilização da qual o sofrimento e a dor foram erradicados pelo preço da
autonomia pessoal, Admirável Mundo Novo explora os efeitos
desumanizadores da tecnologia e implica que a dor é necessária para que a vida
tenha sentido. A história começa com três capítulos expositivos que
descrevem a sociedade futurista do Estado Mundial. Nesta sociedade, o casamento,
a família e a procriação foram eliminados e os bebés são geneticamente
modificados e cultivados em mamadeiras. Os cidadãos são programados para serem
produtivos e complacentes através de uma combinação de manipulação biológica,
condicionamento psicológico e uma droga chamada soma. Uma personagem chamada
Mustapha Mond explica que, na era anterior, as pessoas sofriam de pobreza,
doença, infelicidade e guerras. Uma nova sociedade, nomeada a partir do
fabricante de automóveis do século XX, Henry Ford, foi formada para melhorar a
experiência humana. Esses capítulos não incluem muitos elementos significativos
da trama, mas introduzem os principais temas do romance. Eles sinalizam ao
leitor que o Estado Mundial faz a lavagem cerebral dos seus cidadãos para
permanecerem obedientes e sugerem que o leitor deve ser cético sobre o quão
realmente utópica a sociedade é. O Estado Mundial surge como o antagonista do
romance, uma força sinistra que impede que as personagens alcancem felicidade
significativa ou livre arbítrio.
O enredo é iniciado quando
Bernard, o protagonista inicial do romance, convida Lenina para um encontro:
uma visita a uma Reserva. O leitor pode inferir que as Reservas servem como uma
espécie de zoológico humano, onde os cidadãos do Estado Mundial podem admirar
como era a civilização. Logo, podemos dizer que, apesar da sua atração mútua,
Bernard e Lenina são incompatíveis. Bernard não quer participar no golfe
obstáculo, mas quer dar um passeio e conhecer Lenina. Esta quer agir como toda
a gente e desfrutar das mesmas atividades sem pensar ou falar muito. Vemos que
a maioria das personagens principais luta para se adaptar à sociedade num grau
ou noutro. Lenina está contente por seguir as regras, mas questiona a
promiscuidade imposta pelo governo e sente-se estranhamente atraída por
Bernard, apesar de ser um estranho. Bernard questiona mais profundamente o
hábito do Estado Mundial de drogar cidadãos e pergunta-se se sua vida teria
mais significado se ele experimentasse toda a gama de emoções humanas. O amigo
de Bernard, Helmholtz, fica ainda mais perturbado com o Estado Mundial e deseja
criar arte que possa funcionar como uma espécie de raio-x para a experiência
humana, em vez de propaganda que aplique as políticas do Estado Mundial.
O conflito do romance é desenvolvido
na véspera da viagem de Lenina e Bernard, quando o diretor conta a este último
sobre sua própria visita à Reserva, levantando outras questões sobre o quão
bem-sucedida a sociedade realmente é na criação de uma existência ideal. O
diretor descreve a separação da mulher com quem estava, magoar-se e ter uma
viagem dolorosa e árdua de volta à Reserva. A dificuldade física e emocional da
experiência torna-a uma das suas memórias mais significativas, e ele admite que
ainda sonha com isso. Essa lembrança introduz a ideia de que a dor é necessária
para o significado e também prenuncia o relacionamento de John e Linda com o
diretor. Na Reserva, John e Lenina testemunham várias cenas que contrastam
diretamente com as duas ideias de civilização apresentadas pelo romance: a civilização
da Reserva, do tipo nativa americana e a civilização futurista do Estado
Mundial. Ao contrário deste, os moradores da Reserva envelhecem, têm doenças,
fome e tratam-se com crueldade. Ao mesmo tempo, eles criam arte, experimentam o
amor e o casamento e têm um poderoso sistema religioso.
Na Reserva, Lenina e Bernard
encontram John, um residente de pele branca que Bernard percebe ser o filho do
diretor, preparando a eventual colisão de culturas opostas. John conta-lhes as
suas memórias de crescer na Reserva com Linda, onde experimentou o amor materno
e a alegria de ler Shakespeare e aprender habilidades, mas também a dor do
ostracismo. Linda, ainda com uma lavagem cerebral efetiva pela sua educação no
Estado Mundial, fala com entusiasmo do seu tempo nele e aceita ansiosamente a
oferta de Bernard de trazê-la para casa. De volta ao Estado Mundial, John
cumprimenta alegremente o seu pai, mas os cidadãos, não acostumados a
demonstrações de profunda emoção, riem dele. Bernard goza de popularidade
momentânea, já que os oficiais que antes o evitavam agora clamam por tempo com
John. As insatisfações de Bernard desaparecem quando ele começa a sentir-se
poderoso e importante. John surge como protagonista do romance neste momento, e
a nossa simpatia muda para ele, à medida que procura um relacionamento
emocional com Lenina e se preocupa com Linda, que existe num estupor drogado.
Lenina, confusa com a recusa de John em fazer sexo com ela, tira a roupa e
tenta abraçá-lo, mas ele fica furioso e bate-lhe, mostrando o lado sombrio e
perigoso das emoções e moralidade humanas.
O clímax do romance ocorre
quando Linda morre e John, enlouquecido pela dor, tenta encenar uma revolução.
Helmholtz entra, enquanto Bernard observa, sem saber se é mais seguro para si
juntar-se ou pedir ajuda. Nesta cena, Bernard torna-se totalmente antipático
por causa da sua covardia e falta de moralidade. Mustapha Mond exila Bernard e
Helmholtz, depois discute religião, literatura e arte com John. Citando
Shakespeare, este argumenta sobre a importância da dor e da dificuldade,
dizendo: "Não quero conforto ... quero Deus, quero poesia, quero perigo,
quero liberdade, quero bondade.". Mond responde que John está a pedir o
direito de ser infeliz, um direito que o livro assegura que é central para a
experiência de ser humano. A ação decadente do romance ocorre depois que
John se exila da cidade e tenta viver uma vida o mais livre de conforto e
facilidade possível. Os repórteres encontram-no chicoteando-se, e rapidamente
se vê cercado por uma multidão de espectadores exigindo um show. O
frenesi da multidão transforma-se numa orgia, da qual John participa. No dia
seguinte, horrorizado com o que fez, enforca-se.
O narrador de Admirável Mundo Novo
O ponto de vista adotado pelo
narrador, que faz uso da terceira pessoa, é a omnisciência, mas a perspetiva
muda de Bernard para John a meio do romance, marcando a mudança de Bernard para
John como o centro moral da história. Ao enfatizar inicialmente o monólogo interior
de Bernard, o narrador retrata-o como falho, mas superior aos seus pares,
devido à sua inconformidade e pensamento livre. Só ele se sente desconfortável
com a promiscuidade do Estado Mundial e se irrita com a maneira como os homens
tratam as mulheres como "carne". Como o leitor tem acesso à sua vida
interior, a sua perspetiva parece normal e a sociedade estranha, e não o
contrário. No entanto, Bernard mostra-se antipático e não confiável quando
começa a experimentar o poder e a popularidade depois que traz John para
Londres. O ponto de vista muda, pois, para John, que é ainda mais moralmente
contrário às táticas que o governo do Estado Mundial usa para manter os
cidadãos dóceis e obedientes. Embora o narrador pareça ter pena de Bernard,
somos encorajados a admirar John, que é descrito como fisicamente atraente,
emocionalmente sensível, artístico e não corrompido pelas tentações do Estado
Mundial. Como os valores desta personagem estão mais alinhados com a moral
tradicional, que o leitor reconhecerá, como a monogamia, a família e a piedade,
o seu ultraje no Estado Mundial é relatável.
Por outro lado, o narrador guia as
impressões do leitor sobre a história, mas não é ativo como uma voz que conta a
história. Em vez disso, Huxley usa uma técnica chamada discurso indireto livre,
onde recorre a monólogos interiores de várias personagens para tecer
comentários sobre a ação e sugerir como o leitor deve interpretá-la. Por
exemplo, na Reserva, Lenina pensa: “O lugar era esquisito, a música também, as
roupas, os bócios, as doenças de pele e os idosos. Mas a performance em si –
parecia não haver nada especificamente estranho nela.”. Já vimos que Lenina é
mesquinha e suspeita de qualquer coisa estrangeira, então o facto de que até
ela pode apreciar o ritual da chuva sugere que existe uma universalidade para o
desempenho que transcende as diferenças culturais. Ao usar o discurso indireto livre,
Huxley aprofunda a nossa compreensão das personagens, enquanto indica que suas
reações às experiências são semelhantes à reação do leitor.
Motivos de Admirável Mundo Novo
Motivos são estruturas recorrentes,
contrastes e dispositivos literários que podem ajudar a desenvolver os
principais temas do texto.
▪ Pneumático
A palavra pneumático é usada com grande frequência
para descrever duas coisas: o corpo e as cadeiras de Lenina. Pneumático
é um adjetivo que geralmente significa que algo tem bolsas de ar ou funciona
por meio de ar comprimido. No caso das cadeiras (no teatro feminino e no
escritório de Mond), provavelmente significa que as almofadas das cadeiras
estão cheias de ar. No caso de Lenina, a palavra é usada por Henry Foster e
Benito Hoover para descrever com o que ela gosta de fazer sexo. Ela mesma
observa que os seus amantes geralmente a acham "pneumática", batendo
nas pernas enquanto o faz. Relativamente a Lenina, significa bem arredondada,
parecida com um balão ou saltitante, em referência à sua carne e, em
particular, ao seu peito. Huxley não é o único escritor a usar a palavra pneumático
nesse sentido, embora seja um uso incomum. O uso desse vocábulo estranho para
descrever as características físicas tanto de uma mulher como de uma peça de
mobiliário revela um dos temas do romance: a sexualidade humana foi degradada
ao nível de uma mercadoria.
▪ Ford, "Meu Ford", "Ano do nosso
Ford", etc.
Na obra, os cidadãos do Estado Mundial usam o nome de Henry
Ford, o industrial do início do século XX e fundador da Ford Motor Company, para
substituir todos os casos em que, atualmente, usamos «Senhor» ”(isto é,
Cristo). Isso demonstra que, mesmo ao nível de conversas e hábitos casuais, a
religião foi substituída pela reverência à tecnologia – especificamente à
produção industrial eficiente e mecanizada de bens de que Henry Ford foi
pioneiro.
▪ Alienação
O motivo da alienação fornece um contraponto ao motivo da
conformidade total que permeia o Estado Mundial. Bernard Marx, Helmholtz Watson
e John são alienados do Estado Mundial, cada um por razões muito próprias. De
facto, Bernard está alienado porque é um desajustado, pequeno demais e
impotente para a posição que foi condicionado a gozar. Helmholtz é alienado
pela razão oposta: é inteligente demais até para desempenhar o papel de um Alfa
Mais. John está alienado em vários níveis e em vários locais: não só a
comunidade indiana o rejeita, como também ele mesmo não está disposto a fazer
parte do Estado Mundial. O motivo da alienação é uma das forças motrizes da
narrativa: fornece às personagens principais as suas principais motivações.
▪ Sexo
Admirável Mundo Novo está repleto de referências ao sexo. No coração do controle
da população pelo Estado Mundial está o rígido controle sobre os costumes
sexuais e os direitos reprodutivos. Os direitos reprodutivos são controlados
através de um sistema autoritário que esteriliza cerca de dois terços das
mulheres, exige que as demais usem contracetivos e remove cirurgicamente os
ovários quando é necessário produzir novos seres humanos. O ato sexual é
controlado por um sistema de recompensas sociais por promiscuidade e falta de
compromisso. John, um estranho, é torturado pelo seu desejo por Lenina e pela
incapacidade dela de retribuir o seu amor como tal. O conflito entre o desejo
de John por amor e o desejo de Lenina por sexo ilustra a profunda diferença de
valores entre o Estado Mundial e a humanidade representada pelas obras de
Shakespeare.
▪ Shakespeare
Shakespeare fornece a linguagem através da qual John entende
o mundo. Com o uso de Shakespeare por John, o romance estabelece contacto com
os temas mais ricos explorados em peças como A Tempestade. Também cria
um contraste gritante entre a simplicidade utilitária e a tagarelice insana da
propaganda do Estado Mundial e o verso elegante e matizado de um tempo
"antes de Ford". As peças de Shakespeare fornecem muitos exemplos
precisamente do tipo de relações humanas – apaixonadas, intensas e frequentemente
trágicas – com cuja eliminação o Estado Mundial está comprometido.
Temas de Admirável Mundo Novo
● O uso da tecnologia para controlar a sociedade
Admirável Mundo Novo alerta para os perigos de dar ao Estado
controle sobre novas e poderosas tecnologias. Uma ilustração deste tema é o
controle rígido da reprodução por meio de intervenções tecnológicas e médicas,
incluindo a remoção cirúrgica de ovários, o Processo Bokanovsky e o
condicionamento hipnopédico. Outra é a criação de máquinas de entretenimento
complicadas que geram lazer inofensivo e os altos níveis de consumo e produção
que são a base da estabilidade do Estado Mundial. Soma é um terceiro exemplo do
tipo de tecnologias médicas, biológicas e psicológicas que o romance critica
mais profundamente.
Há que reconhecer também a distinção entre ciência e
tecnologia. Enquanto o Estado fala sobre progresso e ciência, o que realmente
significa é o aprimoramento da tecnologia, não o aumento da exploração e
experimentação científica. O Estado usa a ciência como um meio para construir
tecnologia que possa criar um mundo perfeito, feliz e superficial através de
coisas como os "filmes sensoriais". O Estado censura e limita a
ciência, no entanto, uma vez que vê a base fundamental que está por trás da
ciência, a busca pela verdade, como ameaça ao controle estatal. O foco do
Estado na felicidade e na estabilidade significa que utiliza os resultados de
pesquisas científicas, na medida em que contribuem para as tecnologias de
controle, mas não apoia a própria ciência.
● A Sociedade do Consumidor
Admirável Mundo Novo não é simplesmente um aviso sobre o que poderia acontecer à
sociedade se as coisas derem errado, é também uma sátira da sociedade em que
Huxley vivia e que ainda existe hoje. Embora as atitudes e os comportamentos
dos cidadãos do Estado Mundial pareçam bizarros, cruéis ou escandalosos, muitas
pistas apontam para a conclusão de que o Estado Mundial é simplesmente uma
versão extrema – mas logicamente desenvolvida – dos valores económicos da nossa
sociedade, na qual a felicidade individual é definida como a capacidade de
satisfazer necessidades, e o sucesso como sociedade é equiparado ao crescimento
económico e à prosperidade.
● A incompatibilidade de felicidade e verdade
Admirável Mundo Novo está cheio de personagens que fazem tudo o que podem para
evitar encarar a verdade sobre a sua própria situação. O uso quase universal da
droga soma é provavelmente o exemplo mais difundido de tal ilusão voluntária.
Soma obscurece as realidades do presente e substitui-as por felizes
alucinações, sendo, portanto, uma ferramenta para promover a estabilidade
social. Mas mesmo Shakespeare pode ser usado para evitar encarar a verdade,
como John demonstra através da sua insistência em ver Lenina por meio das
lentes do mundo de Shakespeare, primeiro como uma Julieta e depois como uma
"trombeta impudente". Segundo Mustapha Mond, o Estado Mundial
prioriza a felicidade às custas da verdade por design: ele acredita que
as pessoas estão melhor com a felicidade do que com a verdade.
Quais são essas duas entidades abstratas que Mond justapõe?
Parece bastante claro, a partir do seu argumento, que felicidade se refere à
gratificação imediata do desejo de todos os cidadãos por comida, sexo, drogas,
roupas bonitas e outros itens de consumo. É menos claro o que Mond quer dizer
com verdade, ou especificamente quais verdades ele vê que a sociedade do Estado
Mundial encobre. Da sua discussão com John, é possível identificar dois tipos
principais de verdade que o Estado Mundial procura eliminar. Primeiro, como o
próprio passado de Mond indica, o Estado Mundial controla e amortece todos os
esforços dos cidadãos para obter qualquer tipo de verdade científica ou
empírica. Segundo, o governo tenta destruir todos os tipos de verdades
"humanas", como amor, amizade e conexão pessoal. Esses dois tipos de
verdade são bem diferentes um do outro: a verdade objetiva envolve chegar a uma
conclusão definitiva do facto, enquanto uma verdade "humana" só pode
ser explorada, não definida. No entanto, ambos os tipos de verdade estão unidos
na paixão que um indivíduo pode sentir por eles. Quando jovem, Mustapha Mond
ficou encantado com o prazer de fazer descobertas, assim como John ama a
linguagem e a intensidade de Shakespeare. A busca pela verdade, então, também
parece envolver uma grande quantidade de esforço individual, de se esforçar e
lutar contra as probabilidades. A própria vontade de procurar a verdade é um
desejo individual que a sociedade comunal de Admirável Mundo Novo,
baseada no anonimato e na falta de pensamento, não pode permitir que exista.
Verdade e individualidade ficam assim entrelaçadas na estrutura temática do
romance.
● Os perigos de um Estado todo-poderoso
Tal como 1984, de George Orwell, este romance descreve
uma distopia na qual um estado todo-poderoso controla os comportamentos e ações
do seu povo, a fim de preservar sua própria estabilidade e poder. Mas uma
grande diferença entre os dois é que, enquanto em 1984 o controle é
mantido por constante vigilância governamental, polícia secreta e tortura, o
poder no Admirável Mundo Novo é mantido por meio de intervenções
tecnológicas que começam antes do nascimento e duram até à morte, e que
realmente mudam o que as pessoas querem. O governo de 1984 mantém o
poder através da força e da intimidação. O governo de Admirável Mundo Novo
mantém o controle, tornando os seus cidadãos tão felizes e satisfeitos
superficialmente que não se importam com a sua liberdade pessoal. Nesta obra de
Huxley, as consequências do controle estatal são a perda de dignidade, moral,
valores e emoções – em suma, uma perda de humanidade.
● Individualidade
Ao imaginar um mundo em que a individualidade é proibida, Admirável
Mundo Novo pede que consideremos o que é identidade individual e
por que é valiosa. O Estado Mundial vê a individualidade como incompatível com
a felicidade e a estabilidade social, porque interfere no bom funcionamento da
comunidade. Os controladores fazem tudo o que podem para impedir que as pessoas
desenvolvam identidades individuais. "Processo de Bokanovsky"
significa que a maioria dos cidadãos dos Estados do mundo são biologicamente
duplicados um do outro. Os slogans “hipnopédicos” e os “Serviços de
Solidariedade” incentivam os cidadãos a pensarem em si mesmos como parte de um
todo e não como indivíduos separados. O Controlador explica que as pessoas são
enviadas para as ilhas quando "se tornam indivíduos conscientemente
conscientes para se enquadrarem na vida da comunidade". Para Bernard,
Helmholtz e John, rebelar-se contra o Estado Mundial envolve tornarem-se
indivíduos auto-conscientes. Bernard quer sentir-se "como se eu fosse mais
eu". Helmholtz escreve o seu primeiro poema real sobre a experiência de
estar sozinho, e quando o Controlador pergunta a John o que ele sabe sobre
Deus, ele pensa "em solidão". No final, John e Helmholtz optam por
sofrer para preservar sua individualidade. Bernard, no entanto, nunca escolhe a
individualidade. Ele foi forçado a ser um indivíduo devido ao seu
condicionamento defeituoso. Tenta resistir a ser enviado para uma ilha. Para
Bernard, a individualidade é uma maldição.
● Felicidade e Ação
Inicialmente, as personagens de Admirável Mundo Novo
compartilham as mesmas ideias sobre o que é a felicidade: liberdade do
sofrimento emocional, doença, idade e convulsão política, além de fácil acesso
a tudo o que desejam. No entanto, as personagens diferem na sua compreensão do
papel que a ação pessoal desempenha na felicidade. Bernard acredita que deseja
uma ação pessoal, pois quer sentir-se "como se eu fosse mais eu". No
entanto, quando o Controlador lhe oferece a chance de viver como um indivíduo
na Islândia, ele implora que lhe seja permitido permanecer no Estado Mundial –
não está pronto para sacrificar o conforto pessoal pela autonomia. Helmholtz
procura expressar-se através da poesia, mas a sua ideia de que "são
necessários muito vento e tempestades" para uma boa poesia sugere que a
felicidade e a autoexpressão são incompatíveis e só alcançará a ação pessoal
através do sofrimento. John procura a liberdade pessoal através do sofrimento e
da abnegação, mas as suas privações autoimpostas tornam-no infeliz. Ele cede à
atração do prazer participando numa orgia e depois mata-se.
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