Português: 28/04/23

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Deduções e inferências


                 Quando lemos ou ouvimos um texto, fazemos uma leitura, uma interpretação do mesmo. Esta interpretação resulta da informação explícita (os dados, a informação apresentada(os) no texto de forma clara e evidente) e implícita (os dados, a informação que não estão expressos no texto, mas que deduzimos, subentendemos, inferimos). Deste modo, a interpretação de um texto resulta do contexto, da situação, da entoação, da nossa cultura e do conhecimento que temos do mundo.

                Assim, deduzir ou inferir é tirar conclusões, a partir do raciocínio que fazemos sobre os factos e indícios que o texto nos apresenta.

Exemplos:

1. Miquelina, acende a luz.

Podemos inferir que está escuro.

2. Os cães são animais bonitos. Tenho um cão chamado Tim.

Podemos inferir que o Tim é bonito.

                Existem dez tipos de inferências:


In Preparar a Prova Final, Fernanda Delindro e Maria Pereira
Areal Editores

Deduções e inferências


                 Quando lemos ou ouvimos um texto, fazemos uma leitura, uma interpretação do mesmo. Esta interpretação resulta da informação explícita (os dados, a informação apresentada(os) no texto de forma clara e evidente) e implícita (os dados, a informação que não estão expressos no texto, mas que deduzimos, subentendemos, inferimos). Deste modo, a interpretação de um texto resulta do contexto, da situação, da entoação, da nossa cultura e do conhecimento que temos do mundo.

                Assim, deduzir ou inferir é tirar conclusões, a partir do raciocínio que fazemos sobre os factos e indícios que o texto nos apresenta.

Exemplos:

1. Miquelina, acende a luz.

Podemos inferir que está escuro.

2. Os cães são animais bonitos. Tenho um cão chamado Tim.

Podemos inferir que o Tim é bonito.


Sentido literal e sentido figurado


  
Sentido literal: é o sentido usual, comum, de uma palavra ou expressão (denotação).

Exs.:

1) A cobra enrolou-se na perna do meu tio Manuel Botelho. [cobra = réptil]

2) A Diana partiu a porta da sala. [porta = abertura para entrar ou sair]

 
Sentido figurado: é o sentido metafórico, simbólico que uma palavra ou expressão adquire num determinado contexto, isto é, em situações particulares de comunicação (conotação).

Exs.:

1.1.) A Miquelina é uma cobra. [cobra = pessoa desagradável, que adota condutas pouco apreciáveis]

2.1.) O treinador do Sporting bateu com a porta. [porta = o treinador despediu-se, abandonou o seu cargo]


Intencionalidade comunicativa


                 Qualquer texto contém uma ou mais intenções comunicativas, que correspondem ao objetivo, à finalidade do autor que o escreveu.

                Assim, um texto pode ter diferentes intenções comunicativas, como, por exemplo: narrar, descrever, expor/informar, explicar, persuadir, elogiar, criticar, expressar sentimentos, etc.

Informação


  
Informação essencial: é a informação mais importante, pois é indispensável para a compreensão de um texto.

Informação acessória: é constituída pelos pormenores, que tornam o texto mais rico e mais completo, mas não são indispensáveis para a compreensão do texto.

Informação objetiva: centra-se nos factos e é independente da opinião ou das preferências do sujeito. É a informação que encontramos numa notícia ou num artigo técnico e científico, nos textos expositivos, etc.

Informação subjetiva: é parcial e depende da opinião e dos gostos do sujeito. Encontramo-la, por exemplo, em textos de opinião, de apreciação crítica, que exprimem sentimentos, ou nalgumas descrições subjetivas. Por vezes, é suficiente a presença de um adjetivo (ex.: “maravilhoso”, “fantástico”, etc.) ou de um advérbio (ex.: “felizmente”) para marcar a presença da subjetividade.

Ideias-chave: são as ideias que correspondem à informação indispensável para a compreensão do texto.

Tópicos: são os assuntos tratados nos segmentos de um texto.

Tema e assunto



Tema: é a ideia principal de um texto e pode ser traduzida numa palavra ou numa expressão curta, que indica de que trata o texto.

 
Como se identifica o tema de um texto?

Através de vocábulos e expressões utilizados ao longo do texto.

 
Exemplos:

 

Expressões textuais

Temas do texto

• “Amor é um fogo que arde sem se ver”

• “o sentimento amoroso”

• “Como pode o amor…”

O amor

• “fresca serra”

• “verdes castanheiros”

• “o rouco som do mar”

A natureza

• “Aquela cativa”

• “Eu nunca vi rosa”

• “mais formosa”

A mulher / A beleza da mulher


Assunto: é uma espécie de síntese, mínima, das ideias mais importantes do texto. Formula-se numa ou duas frases. Ou seja, o assunto é constituído por aquilo que o texto nos diz.

                        . Exemplos:

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