Qualquer
homem com quem Elizabeth se casasse tornar-se-ia rei; assim, durante todo o seu
reinado, muitos nobres ingleses e governantes estrangeiros tentaram ganhar a sua
mão, mas ela estava determinada a permanecer solteira, até porque era hábil em
manipular as ambições dos seus pretendentes. Encorajou os nobres da sua corte a
comportarem-se como se estivessem apaixonados por ela e jogou os pretendentes um
contra o outro. A atmosfera romântica da sua corte pode ter inspirado os ciúmes
sexuais da corte de fadas em Sonho de Uma Noite de Verão (obra escrita
por volta de 1595). Love's Labor's Lost (também escrita por volta de
1595) conta uma história de intrigas românticas entre monarcas e cortesãos, e
sabemos que a empresa de Shakespeare a apresentou a Elizabeth na corte. O
interesse da rainha na política do amor também ajudou a popularizar as sequências
do soneto. Uma sequência de sonetos é uma longa série de poemas sobre um tema
romântico ou uma história romântica. Os sonetos de Shakespeare são o exemplo
mais famoso desse género, mas, quando os escreveu, ele desenhou centenas de
sequências de sonetos compostos durante o reinado de Elizabeth.
Quando
Shakespeare se estabeleceu como o principal dramaturgo da Inglaterra, a saúde
de Elizabeth estava em declínio. A sua recusa em se casar significava que ela
morreria sem herdeiro. Esta situação tornou a Inglaterra vulnerável. Havia
rumores de que o rei da Escócia, James VI, invadiria se a sua reivindicação de
herdar o trono inglês não fosse reconhecida. Em Hamlet (escrito
por volta de 1600), uma luta sobre quem deve herdar o trono da Dinamarca cria
uma oportunidade para o jovem príncipe de um país vizinho invadir e assumir o
controle. Havia também um medo generalizado de que, quando Elizabeth morresse,
irrompesse uma guerra civil entre famílias protestantes e católicas. Júlio
César (escrito por volta de 1599) dramatiza a eclosão de uma sangrenta
guerra civil após a morte de um líder. Elizabeth poderia ter neutralizado todas
essas tensões nomeando um herdeiro, e a sua recusa em fazê-lo foi vista como
irresponsável. Em Medida por medida (por volta de 1603), Shakespeare
imagina uma cidade-estado repleta de corrupção e abuso porque o governante do Estado
renunciou à responsabilidade pelo seu povo.
Traduzido de Sparknotes