Português: 08/09/19

domingo, 8 de setembro de 2019

A época de Shakespeare: o reinado de Elizabeth I

            Quando Shakespeare começou a sua carreira de escritor, a rainha Elizabeth I ocupava o trono há quase trinta anos. Ela era uma governante popular, e o seu reinado foi visto como uma era de ouro na história da Inglaterra. Seu avô, Henrique VII, havia encerrado três décadas de guerra civil, uma vitória que Shakespeare dramatizou nas suas primeiras peças históricas, a trilogia de Henrique VI e Ricardo III (escrito em 1591-93). O pai de Elizabeth, Henrique VIII, rompeu com a Igreja Católica e estabeleceu a Inglaterra como o grande poder da Europa protestante. Shakespeare examinou a rutura com a Igreja e o estabelecimento do protestantismo inglês na sua última peça histórica, Henrique VIII (escrita por volta de 1612). A rutura de Henrique com a Igreja causou conflitos religiosos na Inglaterra, mas Elizabeth conseguiu acabar com o pior das perseguições e derramamento de sangue. Durante o seu reinado, a Inglaterra começou a estabelecer-se como uma potência marítima, infligindo uma derrota devastadora a uma força naval espanhola invasora em 1588. Havia um clima nacional de confiança patriótica, que Shakespeare capturou em Henrique V (escrito em 1599).
            Qualquer homem com quem Elizabeth se casasse tornar-se-ia rei; assim, durante todo o seu reinado, muitos nobres ingleses e governantes estrangeiros tentaram ganhar a sua mão, mas ela estava determinada a permanecer solteira, até porque era hábil em manipular as ambições dos seus pretendentes. Encorajou os nobres da sua corte a comportarem-se como se estivessem apaixonados por ela e jogou os pretendentes um contra o outro. A atmosfera romântica da sua corte pode ter inspirado os ciúmes sexuais da corte de fadas em Sonho de Uma Noite de Verão (obra escrita por volta de 1595). Love's Labor's Lost (também escrita por volta de 1595) conta uma história de intrigas românticas entre monarcas e cortesãos, e sabemos que a empresa de Shakespeare a apresentou a Elizabeth na corte. O interesse da rainha na política do amor também ajudou a popularizar as sequências do soneto. Uma sequência de sonetos é uma longa série de poemas sobre um tema romântico ou uma história romântica. Os sonetos de Shakespeare são o exemplo mais famoso desse género, mas, quando os escreveu, ele desenhou centenas de sequências de sonetos compostos durante o reinado de Elizabeth.
            Quando Shakespeare se estabeleceu como o principal dramaturgo da Inglaterra, a saúde de Elizabeth estava em declínio. A sua recusa em se casar significava que ela morreria sem herdeiro. Esta situação tornou a Inglaterra vulnerável. Havia rumores de que o rei da Escócia, James VI, invadiria se a sua reivindicação de herdar o trono inglês não fosse reconhecida. Em Hamlet (escrito por volta de 1600), uma luta sobre quem deve herdar o trono da Dinamarca cria uma oportunidade para o jovem príncipe de um país vizinho invadir e assumir o controle. Havia também um medo generalizado de que, quando Elizabeth morresse, irrompesse uma guerra civil entre famílias protestantes e católicas. Júlio César (escrito por volta de 1599) dramatiza a eclosão de uma sangrenta guerra civil após a morte de um líder. Elizabeth poderia ter neutralizado todas essas tensões nomeando um herdeiro, e a sua recusa em fazê-lo foi vista como irresponsável. Em Medida por medida (por volta de 1603), Shakespeare imagina uma cidade-estado repleta de corrupção e abuso porque o governante do Estado renunciou à responsabilidade pelo seu povo.
  
          Traduzido de Sparknotes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...