A tecnologia
faz parte do quotidiano da esmagadora maioria das pessoas. Um dos objetos mais
usados neste contexto é o telemóvel.
    Elabora um texto de opinião, constituído
por 200 a 300 palavras, no qual defendas o teu ponto de vista sobre o seguinte
tema: O telemóvel tem lugar no ensino atual?
 
    O teu texto deve incluir:
. a apresentação do teu
ponto de vista;
. a
apresentação, no mínimo, de dois argumentos e de exemplos que justifiquem o teu
ponto de vista;
. uma
conclusão.
 
Planificação
- Introdução:
.
Apresentação do tema – Ideias gerais sobre a presença e a importância da
tecnologia na sociedade.
.
Posição a defender: os telemóveis devem ser usados no ensino.
- Desenvolvimento:
1.º
argumento: o telemóvel permite obter informação de forma imediata, consultar
documentos didáticos, acessar a aplicações que possibilitam mais interatividade…
2.º
argumento: o uso do telemóvel no ensino pode contribuir para uma maior
responsabilização dos alunos.
3.º argumento
– contra-argumento: o telemóvel pode constituir um fator de distração,
prejudicando a aprendizagem.
- Conclusão:
. retoma da posição
defendida
. síntese das ideias
essenciais
 
 
  | O
  telemóvel na sala de aula       A tecnologia está presente na vida do ser humano e
  veio para ficar, discutindo-se, neste momento, por exemplo, todo o impacto da
  inteligência artificial no nosso quotidiano presente e futuro. Neste
  contexto, faz todo o sentido que a tecnologia, nomeadamente os telemóveis,
  tenham lugar no ensino.     Por um lado, os telemóveis permitem a consulta e a
  pesquisa imediatas, o que pode tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.
  De facto, com eles os alunos podem visionar vídeos didáticos e imagens, obter
  informação de toda a espécie através da Internet para complementar as aulas e
  resolver tarefas sugeridas pelos professores. Além disso, é possível aceder a
  diversas aplicações (como, por exemplo, o iSpring) que permitem maior
  interatividade na resolução e na avaliação de atividades. Usando-as, os
  alunos têm acesso imediato aos resultados de um teste interativo, aos aspetos
  em que tiveram sucesso e àqueles em que falharam.     Por outro lado, o uso autorizado de telemóveis na
  sala de aula pode constituir uma forma de responsabilização dos discentes,
  por exemplo, relativamente à sua não utilização sem permissão do professor.
  Além disso, deste modo, poderão interiorizar a necessidade de utilizar responsavelmente
  os materiais e gadgets tecnológicos, num contexto específico e
  regulado.     De facto, sobretudo no caso de alunos mais jovens e
  que não possuem ainda maturidade suficiente para os utilizar nos momentos
  adequados e autorizados, os telemóveis, dado que colocam à sua disposição um
  mundo inteiro, podem constituir um fator de distração na sala de aula, sendo
  usados, por exemplo, para jogar, para enviar mensagens, para navegar na
  Internet e até para cabular nas provas de avaliação. Todos estes fatores acabarão
  por prejudicar a aprendizagem e, por consequência, a avaliação.     Em suma, os telemóveis devem ser usados no contexto
  escolar, visto que podem ser uma ferramenta útil na aprendizagem, mas desde
  que tal seja feito de forma organizada e com autorização e supervisão dos
  professores. Proibir o seu uso não é solução, até porque eles estão cada vez
  mais presentes na vida de quase todos. 
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