Português: 14/08/23

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Séries de animação do meu tempo: "Urso Misha"


    À semelhança do que sucedeu com Naranjito, a mascote do Mundial de Futebol de 1982 que foi transformada em desenho animado, o urso Misha foi a mascote dos Jogos Olímpios de Moscovo de 1980 e deu origem também a uma série de animação, intitulada "O Pequeno Urso Misha", com a marca do Japão. De facto, o programa foi produzido em 1979 pelas mãos de Shoji Sato e do realizador Yoshimichi Nitta, com o objetivo de promover o evento desportivo.
    A família de Misha chega à aldeia de Himdabear, onde o pai do ursinho, que é escritor, procura a inspiração que não consegue alcançar na cidade onde morava(m). O pequeno urso não tarda a fazer amigos na aldeia, nomeadamente Natasha. Juntos, vivem inúmeras aventuras.

Relações intratextuais

    As relações intratextuais são as relações de sentido que acontecem no interior de um texto. Podem ser de cinco tipos:

 
Semelhança
 
Estabelece-se uma relação de correspondência / proximidade ou analogia entre as partes de um texto.
Ex.: “Grande bicho, aquele Ladino, o pardal! Tão manhoso, em toda a freguesia, só o padre Gonçalo. Do seu tempo, já todos tinham andado.” (Miguel Torga, “Ladino”, in Bichos).

 
Oposição

 
Estabelece-se uma relação de contraste / oposição entre duas partes de um texto (ideias, situações, personagens, ambientes, etc.).
Ex.: “A mãe, coitada, bem o entusiasmava. A ver se o convencia, punha-se a fazer folestrias à volta. E falava na coragem dos irmãos, uns heróis! Bom proveito! Ele é que não queria saber de cantigas.” (Miguel Torga, “Ladino”, in Bichos).

 
Genérico-específico

 
Uma parte do texto apresenta informação genérica / geral e a outra informação específica / particular, relacionada com a primeira.
Ex.: “Mas afinal não caía, nem o ar lhe faltava, nem coisíssima nenhuma. Ia descendo como uma pena, graças aos amortecedores. Mais que fosse! No peito, uma frescura fina, gostosa… Não há dúvida: voar era realmente agradável!” (Miguel Torga, “Ladino”, in Bichos).

 
Parte-todo

 
Uma parte do texto apresenta o todo / o conjunto e a outra, as partes desse todo.
Ex.: “E deliciava-se a descrever as emoções que sentira. Arrepios, palpitações, tonturas, o rabinho tefe-tefe…” (Miguel Torga, “Ladino”, in Bichos).

 
Causa-efeito

 
Uma parte do texto apresenta a causa e a outra o efeito ou consequência.
Ex.: “O Dono da Casa tinha um pedido a fazer ao Bispo. Fora mesmo por isso que o convidara para jantar. E era por isso que, enquanto o esperava, ele meditava e preparava os argumentos da sua razão.” (Sophia de Mello Breyner, “O jantar do Bispo”, in Contos Exemplares).

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...