Português

domingo, 13 de novembro de 2016

Valor temporal I (G 39)

1. O valor temporal das frases apresentadas está expresso através da flexão verbal.
Indique o tempo e o modo dos verbos / complexos verbais destacados.
a) Desejaria viver longe da civilização. ______________________________________
b) O Benfica empatou no último minuto. _____________________________________
c) Tenho lido muitos livros. ________________________________________________
d) E se cantássemos o hino nacional? ________________________________________
e) Faremos mais exercícios, logo que revirmos o aspeto verbal. _________________
f) O aluno pediu-me para o espancar caso fizesse barulho. ______________________
g) Quando concluíres os exercícios, revê-os. __________________________________

2. Em cada uma das frases que se seguem, indique o valor temporal da expressão sublinhada (presente, passado ou futuro).

Frase
Valor temporal
1. O Benfica foi ao Porto e gelou 50 mil pessoas.

2. Pacheco, entra e cala-te: o Vlad está a falar ucraniano.

3. A Lúcia vai oferecer uma trotinete à sua amiga Ana.

4. Quando a Margarida acabou de falar, a turma desatou num pranto.

5. A aula começa às 9 horas. Não sei se sabiam, mas fica o aviso.

6. O Benfica empatou com o Porto.

7. Amanhã é quarta-feira.

8. Tragam os telemóveis.


3. Em cada frase, sublinhe a palavra ou a expressão que determina a localização temporal e aponte a forma que possui (flexão verbal, construção com verbo auxiliar, advérbio, expressão de tempo).
a) A escola reabre em janeiro de 2017.
________________________________________________________________________
b) Atrasos, só hoje!
________________________________________________________________________
c) Na aula, é obrigatória a atenção.
________________________________________________________________________
d) No domingo, a temperatura começou a descer.
________________________________________________________________________
e) O Benfica está a realizar uma boa temporada.
________________________________________________________________________

4. Identifique as diferentes formas de expressão utilizadas em cada uma das frases apresentadas.
a) O meu cão não tem feito xixi.
_______________________________________________________________________
b) Logo que possas, entrega-me o trabalho.
_______________________________________________________________________
c) Podemos ter aula mais logo outra vez?
_______________________________________________________________________
d) Na próxima aula, vou falar com o Pedro.
_______________________________________________________________________


5. Transforme as frases apresentadas em enunciados com valores de anterioridade, de simultaneidade e de posteridade.
Faça as alterações que considerar necessárias.
a) Os alunos concluem o teste. / A aula acaba.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________
b) O Benfica marca golo. / O árbitro termina o jogo.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________
c) O gato da Lara mia. / A Lara entra em casa.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________

6. Em cada frase, sublinhe a expressão ou a oração que contenha o ponto de referência e indique a relação de ordem cronológica que se estabelece.
a) Enquanto a Inês F. resolve os exercícios, a Inês C. faz as unhas.
_______________________________________________________________________
b) Vou-me embora antes que o Rafael comece a cantar a obra inigualável de Quim Barreiros.
________________________________________________________________________
c) Dezembro é um mês de bebedeiras; depois do Natal, vem a Passagem de Ano.
________________________________________________________________________
d) Marisa, não te esqueças de varrer a cozinha antes de ires para a escola.
________________________________________________________________________
e) Antes de recriminarem o presidente do Sporting, ouçam a sua versão da cena de boxe.
________________________________________________________________________
f) Cláudia, neste momento é melhor esqueceres as novelas da TVI e beberes Caeiro.
________________________________________________________________________


Correção da ficha aqui.

sábado, 12 de novembro de 2016

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Modificador II - Correção (G38)

1. a) A jogada do golo foi desenhada.
b) A professora Anabela recusou o suborno.
c) Os alunos realizam exercícios muito difíceis.
d) O Rodolfo desmaiou.
e) Os adeptos de futebol são acéfalos.

2.
a) – sempre; - com muita pressa
b) – aos sábados e domingos
c) – às cinco da manhã
d) – infelizmente
e) – com tanta gente a fazer barulho; - adequadamente
f) – demasiadamente
g) – apesar de mais uma derrota
h) – no Natal
i) – ontem; - por causa do frio
j) – a meio da manhã; - sempre
k) – durante a segunda parte; - com afinco e determinação
l) – pelo namoradinho
m) – já; - com mais uma derrota
n) – no casamento da Rafaela; - emocionadamente
o) – ontem; - com o professor

3.

Frases
Valor
Tempo
Lugar
Causa
Modo
Finalidade
Ontem, fui ao teatro.
X




O jogo decorreu bem.



X

A Maria beijou o filho com emoção.



X

O Júlio chorou de dor.


X


A Luísa foi à estação para receber o filho.




X
Inteligentemente, Salvio enganou o guarda-redes.



X

A Filipa vomitou na sala.

X



Eça de Queirós escrevia bem.



X

Aqui na escola, não se pode fumar.

X



Vesti este casaco porque está muito frio.


X


Revi aquele filme com prazer.



X

Quando cheguei à sala, não se ouvia uma mosca.
X




Para que não restem dúvidas, repito que o Benfica é o maior.




X
Levei o carro à oficina para mo comporem.




X
As crianças brincam na rua.

X




4.
a) Ele leu o texto com correção.
b) Os alunos quiseram ir ao centro comercial ontem.
c) Mário Coluna faleceu serenamente.
d) Ontem, a mãe partiu o prato por tua causa.
e) Chove torrencialmente.

5.1. C

5.2. C

5.3. B

6.

Frase
Complemento oblíquo
Modificador
1. Finalmente, o Sporting obteve uma vitória.

X
2. O Roberto acredita em tudo.
X

3. A Lúcia habita em Marte.
X

4. O Anacleto vomitou ali.

X
5. A Anacleta vive ali.
X

6. Vi o meu pai no cemitério.

X
7. José Saramago regressou da morte.
X

8. A Fonseca ganhou uma viagem ao Pingo Doce.

X
9. Os alunos falam do teste.
X

10. No verão, gosto de apanhar um escaldão.

X
11. Durante a gravidez, a professora de Matemática baldou-se às aulas.

X
12. Desde ontem, estou de greve às aulas.

X



Consultar a ficha aqui.

"Já não há heróis", In Loco

Tempo / Valor temporal

                O tempo é uma categoria gramatical que permite situar um enunciado no tempo e ordenar cronologicamente o que nele é descrito.

1. Formas de expressão do tempo

                A categoria tempo apresenta três valores – presente, passado e futuro – e pode ser realizada através das formas a seguir enunciadas.

a) Flexão verbal / morfologia verbal: está presente nos vários tempos (simples e compostos):
- O Benfica empata com o Porto. (Presente expresso pelo presente do indicativo.)
- O Benfica empatou com o Porto. (Passado expresso pelo pretérito perfeito do indicativo.)
- O Benfica vencerá o Porto. (Futuro expresso pelo futuro do indicativo.)

b) Verbos auxiliares (associados aos verbos principais ou copulativos):
- O Benfica vai ser campeão em maio. (Ideia de futuro expressa pelo verbo auxiliar ir.)

c) Advérbios ou expressões de tempo:
- Amanhã a TVI transmite o último capítulo da novela. (Ideia de futuro expressa através do advérbio amanhã.)
- Na próxima semana, os americanos têm novo presidente. (Ideia de futuro expressa pela expressão na próxima semana.)

d) Ordenação relativa entre orações coordenadas copulativas:
- Fiz o plano e escrevi o texto argumentativo. (A ação de fazer o plano é anterior à ação de escrever o texto.)

e) Orações subordinadas adverbiais temporais:
- O João casou-se quando fez dezoito anos. (A ação de casar é simultânea à de fazer dezoito anos.)
- O João casou-se antes de terminar o curso. (A ação de casar é anterior à ação de terminar o curso.)
- O João casou-se depois de terminar o curso. (A ação de casar é posterior à ação de concluir o seu curso.)

1.2. Relações de ordem cronológica

                Segundo Maria Regina Rocha, in Gramática Português – Ensino Secundário, “a localização temporal de um enunciado pode ser determinada em função de um ponto de referência, o qual pode ser o momento em que se produz o enunciado, sendo expresso deiticamente, ou o momento apresentado anteriormente ao enunciado, sendo expresso anaforicamente.
Ex.: Explico-te tudo amanhã.
            A localização temporal é determinada através do uso do advérbio amanhã, que permite compreender qual o momento em que o enunciado foi produzido (hoje), funcionando com um valor deítico.

Ex.: Em 2002, assistiu-se à entrada da moeda única europeia no país. A partir desse ano, os preços dos produtos foram todos atualizados.
            A localização temporal é estabelecida em relação a um ponto de referência (Em 2002), recuperado através da expressão A partir desse ano, que possui um valor anafórico.”


                De acordo com o ponto de referência, podem estabelecer-se relações de ordem cronológica nos enunciados de três tipos: anterioridade, simultaneidade e posterioridade.
Ex.: Neste momento, estou a elaborar esta ficha informativa.

Ponto de referência

1. Anterioridade:
- uma situação é anterior à outra (a situação descrita no enunciado é anterior ao tempo tomado como ponto de referência):
- Terminei esta ficha antes de ir jantar.
- algo aconteceu antes do momento do enunciado:
- Bob Dylan recebeu o Prémio Nobel da Literatura.

2. Simultaneidade:
- duas situações ocorrem em simultâneo (o momento de produção do enunciado e o tempo tomado como ponto de referência são simultâneos):
- Quando começou a chover, abri o guarda-chuva.
- algo acontece no momento em que o enunciado é produzido:
- Neste momento, estou a elaborar esta ficha.

3. Posterioridade:
- uma situação é posterior a outra (a situação descrita no enunciado é posterior ao tempo tomado como ponto de referência):
- A professora Ana só retomará as aulas depois de os gémeos terem um ano.
- algo acontece depois do momento do enunciado:
- O Prémio Nobel de Gramática será atribuído no próximo mês.


Bibliografia:
. Maria Regina Rocha, Gramática Português (Ensino Secundário), Porto Editora;
. Zacarias Nascimento e Maria Lopes, Domínios, Plátano Editora;
. Da Comunicação à Expressão.
. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...