Português

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

O narrador do conto "A Aia"


1. Presença
 
    O narrador de “A Aia” é não participante, ou seja, não é uma personagem do texto, sendo a narração / o discurso feita(o) na terceira pessoa: “Era uma vez um rei…”; “Nascida naquela casa real, ela tinha a paixão…”.



2. Ciência

    Neste caso, o narrador é omnisciente, visto que conhece profundamente a história, incluindo o interior, o estado de alma das personagens.


 
3. Posição

    O narrador é, predominantemente, objetivo, isto é, apenas se refere ao que observa, conjetura ou escuta, com marcas de subjetividade, como se pode compreender através dos seguintes exemplos:

- narrador subjetivo:
• “Ai!”
• “Pobre principezinho da sua alma!”
• “Mas, ai! Dor sem nome!”
- narrador objetivo:
• “A rainha tomou a mão da serva.”
• “Então a ama sorriu e estendeu a mão.”

O espaço psicológico de "A Aia"

    O espaço psicológico de um texto narrativo corresponde às vivências íntimas, aos pensamentos, aos sonhos, às memórias, às reflexões, etc., das personagens e que caracterizam o ambiente a elas associado.

    No caso deste conto, destaca-se o ambiente de luto, dor e tristeza após a morte do rei e do escravozinho, entrecortado por uma alegria pontual (por exemplo, quando a rainha descobre que o filho está vivo e bem de saúde).

 

O espaço social do conto "A Aia"

 
Classe social das personagens: a realeza (o rei, a rainha e o principezinho); os escravos (a aia e o seu filho).

 
Contraste entre a riqueza (representada pelo próprio reino e pelo berço de marfim do principezinho) e a pobreza (representada pelo berço pobre e de verga do escravozinho).

 
A ambição do reino (que sonha com fama, glória e novas terras) e, por isso, paga um preço alto (a sua vida) para a satisfazer, e do tio bastardo (que, após a morte do rei, invade o palácio para assassinar o sobrinho e usurpar o trono).

 
Ambiente de corte, representado pelo palácio, pelo casal real, pelas aias e guardas, etc.

 

Espaço físico ou geográfico de "A Aia"

    A descrição do espaço físico é feita do geral para o particular, do exterior para o interior: “reino abundante em cidades e searas”, “castelo sobre os montes”, “palácio”, “entrada dos vergéis reais”, “câmara”, “câmara dos tesouros”.


1.1. Exterior
“reino abundante em cidades e searas” – o reino governado pelo rei e desejado pelo bastardo;
• “à beira de um grande rio” – o local onde o rei morre numa batalha, trespassado por sete lanças, juntamente com “a flor da sua nobreza”;
• o “castelo sobre os montes”: o local onde mora o tio bastardo do principezinho;
• “no cimo das serras”, “na planície” – os espaços percorridos pelo bastardo e pela sua horda, até chegarem “às portas da cidade”;
• o palácio – local onde moram a rainha, a aia e os respetivos filhos, entre outros, e que é invadido pelo tio e pela sua horda, para matarem o pequeno príncipe e usurparem o trono.
 
1.2. Interior
 
    O espaço interior é constituído pelos espaços que formam o palácio: a câmara onde estão os berços e dormem os dois bebés; “ao fundo da galeria”, onde a aia avistou homens da horda do bastardo; o pátio, onde os guardas do palácio e a horda do tio lutavam; a câmara dos tesouros, para onde a aia é conduzida para escolher a sua recompensa e se suicida.
    Por outro lado, o espaço exterior relaciona-se com as personagens que nele se movem:



                    . “castelo sobre os montes”

. “o cimo das serras”

. “na planície, às portas da cidade” o palácio onde moram a rainha, o principezinho, a escrava, a aia, os guardas, etc.


Um pinheiro diferente

Marco de Angelis

Tempo histórico de "A Aia"

    A ação decorre na Idade Média, numa época em que coabitavam reis, príncipes e escravos em palácios:

“Era uma vez um rei”;

“bela e robusta escrava”;

“o palácio surpreendido”.

Tempo da história / cronológico do conto "A Aia"

 
O conto abre com a fórmula “Era uma vez”, característica dos contos tradicionais populares. A ausência de referência a datas que permitem localizar, de modo preciso, a ação no tempo sugere a indeterminação do tempo e serve a moralidade do conto: “Era uma vez” remete para um tempo indeterminado e para a intemporalidade da história narrada.

 
A esmagadora maioria dos acontecimentos ocorre à noite:

a morte do rei numa batalha: “A Lua cheia que o vira marchar […] e da morte do rei trespassado…”;

o nascimento do principezinho e do escravo: “Ambos tinham nascido na mesma noite de verão.”;

a invasão do palácio pelo tio bastardo e pelas suas tropas, na tentativa de matar o principezinho e subir ao trono: “Ora, uma noite de silêncio e escuridão […] mais que sentiu, um curto rumor de ferro e de briga, longe, à entrada dos vergéis reais…”;

a troca das crianças de berço: “Então, rapidamente, sem uma vacilação, uma dúvida, arrebatou o príncipe do seu berço de marfim, atirou-o para o pobre berço de verga – e tirando o seu filho do berço servil, entre beijos desesperados, deitou-o no berço real…”;

as mortes do escravozinho, do tio do príncipe e da sua horda: “O bastardo morrera! […] ele e vinte da sua horda.”; “O corpozinho tenro do príncipe lá ficara também envolto num manto, já frio, roxo ainda das mãos ferozes que o tinham esganado!...”;

etc.

 
Por seu turno, a morte da aia ocorre de madrugada: “Era lá, nesse céu fresco de madrugada…”.


Síntese das personagens do conto "A Aia"

    Podemos agrupar as personagens deste conto em dois conjuntos: o do Bem, constituído pelo rei, rainha, aia, principezinho, pequeno escravo, capitão das guardas, etc., e o do Mal, formado pelo tio do pequeno príncipe e pela sua horda.

    Por outro lado, as personagens são todas anónimas, isto é, não têm nome próprio, à semelhança do que sucede nos contos tradicionais populares, sendo designadas pela sua condição social (o rei, a rainha, a aia, o príncipe, etc.) e pelas suas características psicológicas (“homem de rapina”, “mãe ditosa”, “mãe dolorosa”), o que aponta para a intemporalidade da mensagem do texto.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Um Natal chocante

Glenn McCoy

Análise do poema "Quando não estás a olhar é o mundo», de Manuel Gusmão


                                               Quando não estás a olhar é o mundo

 que te olha. Nunca saberás o que vê.

 Obscuramente imaginas que testemunhará

 por ti, mas ignoras de todo - e que importa? -

 onde, a que propósito e perante quem.


    O poema, uma quintilha, é da autoria de Manuel Gusmão, um poeta, ensaísta e professor português, nascido em 1945, em Évora, e falecido a 9 de novembro de 2023, em Lisboa, e faz parte da obra A Terceira Mão, publicada em 1997.
    O curto poema reflete sobre a relação entre o «tu» e o mundo. Essa relação é dialética e estabelecida através do olhar, verificando-se uma alternância entre os papéis de observador e observado. Aparentemente, é o «tu» quem contempla o mundo, porém, quando desvia o seu olhar, é este que passa a observá-lo, o que sugere uma certa curiosidade ou vigilância sobre aquele: a realidade existe para além da...


Continuação da análise aqui: análise-de-quando-não-estás-a-olhar.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Análise do poema "O Colosso", de Sylvia Plath


     O poema foi publicado pela primeira vez na antologia homónima em 1960, que continha mais quarenta e quatro poemas. O título faz-nos lembrar dos famosos versos de Júlio César, de Shakespeare: “… homem, ele cavalga neste mundo estreito / como um colosso. (I, 2, 135-36.) Esta referência referir-se-á à lendária estátua de bronze de Apolo em Rodes.
    O tema do poema é o luto pelo pai. O sujeito poético compara o seu pai a uma enorme estátua, remanescente de um deus caído. Na verdade, o que importa para o «eu» não é a perda do corpo do pai, mas a perda da segurança psicológica que ele lhe facultava. O sujeito tenta recuperar a segurança perdida através do ato de cuidar da estátua caída. Tendo em conta a temática, o tom do poema é de perda e luto, bem como de pesar surpreso. O «eu» surpreende-se com a enormidade da ausência diante dela, cuja presença como fantasma, no entanto, nunca deixa de a provocar.
    O sujeito lírico está exausto em razão dos seus esforços contínuos para dar... [clicar para acessar à análise completa].

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Caracterização do escravozinho


 

Tipos

Modos de caracterização

Direta

Indireta

Física

. “cabelo negro e crespo”

. “olhos que reluziam” – olhos brilhantes

. “corpozinho gordo”

 

Psicológica

. “alma livre e simples de escravo”

. “humildade ditosa”

. “indigência”

. nada tinha a recear

 

Social

. filho da escrava

. pobre – berço pobre e de verga

. escravo

  

Caracterização do principezinho



Tipos

Modos de caracterização

Direta

Indireta

Física

. “cabelo loiro e fino”

. “cabelos de ouro” – louro

. “olhos que reluziam” – olhos brilhantes

. “corpozinho tenro”

 

Psicológica

 

. frágil

. desamparado

Social

. príncipe

. filho do rei e da rainha

. nobre

 

 
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