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domingo, 18 de julho de 2021

Calendário - provas de equivalência à frequência do ensino básico - 2021/2022


 

Roteiros “Escola + 21/23”

Novos documentos do Plano Escola + 21/23:






Análise de Mona Lisa

             «Mona Lisa» é uma das pinturas mais célebres da história da humanidade, um óleo sobre madeira da autoria de Leonardo da Vinci, algures entre 1503 e 1506, de 77 por 53 cm. A obra compreende o retrato de uma mulher misteriosa e encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris.

            O título do quadro é “Mona Lisa”, sendo que «Mona» é a contração do termo italiano «Madona», que significa «Senhora» ou «Madame». Assim sendo, o título será «Senhora / Madame Lisa». A obra é também conhecida pela designação de «Gioconda», que pode significar «mulher alegre» ou «a esposa de Giocondo».

            Relativamente às técnicas utilizadas na imagem, destaca-se a do sfumato, a qual foi criada pelos primeiros pintores flamengos, mas aperfeiçoada por Da Vinci. A técnica consiste na criação de gradações de luz e sombra que diluem as linhas dos contornos do horizonte. No caso concreto da «Mona Lisa», o recurso ao sfumato cria a ilusão de que a paisagem se vai afastando do retrato feminino, pintado com nitidez, por oposição à paisagem esfumada – sfumato –, conferindo profundidade à obra.

            A pintura apresenta uma mulher sentada, revelando apenas a parte superior do seu corpo. Atrás dela, vemos uma paisagem que mistura a natureza (as águas e as montanhas) e a ação humana (os caminhos). Note-se que o corpo feminino é construído pelas mãos e o vértice superior o seu rosto.

            O aspeto que mais interesse desperta no quadro é o sorriso da mulher, enigmático e ambíguo. Vários são os estudos e as interpretações sobre e do sorriso; aparentemente, as rugas em torno dos olhos e na curva dos lábios parecem indiciar felicidade.

            Já o olhar apresenta uma expressão carregada de intensidade; por outro lado, a pintura foi construída de forma a sugerir que os olhos inquisitivos e penetrantes nos seguem de todos os ângulos.

            No que diz respeito à postura, a mulher está sentada, com o braço esquerdo apoiado na cadeira, enquanto a mão direita se encontra poisada sobre a esquerda. A postura, em termos gerais, sugere alguma formalidade e solenidade, tornando claro que está a posar para o quadro.

            Em fundo, encontra-se uma paisagem imaginária, constituída por montanhas com gelo, águas e caminhos traçados pelo ser humano. Essa paisagem é desigual, pois é mais baixa do lado esquerdo e mais alta do direito.

            No que concerne à identidade da mulher retratada, ela continua a ser um mistério, destacando-se três dentre as várias teorias que a procuram decifrar. A primeira hipótese defende que a figura feminina é Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo, uma figura proeminente da sociedade de Florença. De acordo com alguns estudos, há documentos que atestam que Da Vinci estava a pintar um quadro dessa mulher. Por outro lado, acredita-se que ela teria sido mãe pouco tempo antes e o quadro seria uma encomenda do marido para comemorar o acontecimento. De acordo com outras investigações, as várias camadas de tinta parecem sugerir que, nas primeiras versões da obra, a mulher teria um véu no cabelo que era usado tradicionalmente pelas mulheres grávidas ou que tinham dado à luz recentemente.

            A segunda hipótese aponta para Isabel de Aragão, a duquesa de Milão, para quem Leonardo trabalhou. Segundo alguns estudos, o tom verde escuro e o padrão das vestes da figura feminina indiciam que pertence à casa de Visconti-Sforza. Por outro lado, uma comparação da Mona Lisa com retratos de Isabel de Aragão evidencia algumas semelhanças entre ambas.

            A terceira hipótese sugere que a figura retratada é a do próprio Leonardo Da Vinci, envergando roupas femininas. Esta teoria explicaria o facto de a paisagem ser mais elevada do lado direito (associado ao género feminino) do que o esquerdo (associado ao género masculino). Esta possibilidade radica nas semelhanças existentes entre a figura feminina retratada e os autorretratos do pintor.

            Ainda relativamente à figura da mulher, é de salientar também o facto de ela não possuir sobrancelhas, visto que, na época, era comum as mulheres rasparem as sobrancelhas, dado que os pelos das mulheres eram sinónimo de luxúria. Este traço é visível noutros quadros de Da Vinci, como “Retrato de Ginevra de Benci”.

 

sábado, 17 de julho de 2021

Calendário - Exames nacionais do 9.º ano 2021/2022


 

Calendário das provas de aferição 2021/2022


 

Férias / Interrupções letivas 2021/2022


 

Calendário escolar 2021/2022


 

Matemática mínima


 

O mito do Rei Midas - Iseult Gillespie

Exames que não servem para nada


 
«Fazer corresponder classificações iguais a desempenhos diferentes viola o mais elementar princípio que deve estar na base de uma avaliação justa...»

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Análise do filme "Parasita"

 I. Introdução
 
                Parasita é um filme sul-coreano de 2019, realizado por Bong Joon-ho. Trata-se de uma película que mistura vários géneros, que vão desde o thriller à comédia.

 
 
II. Ficha técnica
 
Título: Parasita.

Ano de produção: 2019.

Data de lançamento: maio de 2019.

País de origem: Coreia do Sul.

Realizador: Bom Joon-ho.

Género: thriller, drama e comédia.

Duração: 132 minutos.

Classificação: maiores de 16 anos.

Prémios:

- Oscar de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Estrangeiro.

- Palma de Ouro de Cannes.

 
 
III. Sinopse
 

                O filme retrata a vida da família Kim, pobre, que manipula os Park, ricos, na tentativa de encontrar um trabalho e uma remuneração. Graças a um conjunto de mentiras e planos mirabolantes, os Kim infiltram-se na mansão da família abastada, de forma semelhante à adotada pelos parasitas, que vivem num corpo sem que o hospedeiro se aperceba.

                De facto, a película centra-se na família Kim, que leva uma vida abaixo do nível de pobreza. Ela é constituída pelos progenitores – Ki-taek e Chung-sook – e pelos seus dois filhos – Ki-woo, o filho, e Ki-jeong, a filha –, os quais vivem num pequeno apartamento subterrâneo, localizado numa zona perigosa da cidade. Os quatro membros sobrevivem dobrando caixotes que vendem para uma pizaria local.

                Min-hyuk é um universitário que se prepara para ir estudar no estrangeiro e sugere a Ki-woo, seu amigo, fique com o seu trabalho como tutor de uma adolescente rica. O jobem forja um diploma e candidata-se ao emprego, que acaba por obter, graças ao interesse que a rapariga – Da-hye – demonstra por ele.

                Do outro lado da barricada temos a família Park, que vive numa mansão rica, rodeada de luxo e conforto. Dong-ik é o CEO de uma empresa informática e a sua esposa, Yeon-gyo, divide a vida entre os filhos, Da-hye e Da-song. A Sr.ª Park refere casualmente ao novo tutor da filha, que está à procura de uma professora de arte para o filho. O tutor diz-lhe que conhece uma rapariga que acabou de regressar dos Estados Unidos, onde estudou Belas Artes, que podem desempenhar a função. Deste modo, Ki-jeong passa a trabalhar para os Park.

                Posteriormente, os dois jovens desenvolvem um plano tendente ao despedimento do motorista e da criada da família Park, permitindo que os seus pais sejam contratados para os seus lugares, passando todos a conviver sob o mesmo teto, fingindo que não se conhecem.

                Certa noite, quando os donos da casa se encontram fora, a antiga empregada, Gook Moon-gwang, surge de surpresa e insiste em ir buscar algo à cave. É deste modo que os Kim descobrem que a mansão possui um bunker onde está escondido o marido da ex-criada há cerca de quatro anos, porque está cheio de dívidas e receia ser morto por causa disso.

                O casal e a família acabam por se envolver numa luta em que disputam um lugar na mansão. Entrementes, os Park regressam, o que obriga os Kim a amarrar Gook Moon-gwang e Geun-sae na cave. A antiga criada, durante o processo, sofre uma pancada na cabeça e morre.

                Por outro lado, nessa mesma noite desaba uma tempestade enorme e, quando os Kim regressam a sua casa, encontram-no inundado até ao teto, completamente destruído, o que os obriga a pernoitar num local público, com os demais desalojados.

                No dia seguinte, no intuito de proteger a família, Ki-woo desloca-se ao bunker para se livrar dos reféns, mas é atacada por Geun-sae. Depois de cerca de quatro anos preso, o homem pega numa faca e irrompe na festa de aniversário de Da-song, o filho de Park. Começa por esfaquear Ki-jeong e, depois, ataca Dong-ik, que reage com nojo ao seu cheiro. Depois de ver a filha morrer, Ki-taek pega na faca, mas, em vez de atacar o assassino, mata o patrão.

                De seguida, foge e esconde-se no bunker. Posteriormente, a família Kim é julgada e condenada, os Park vendem a mansão e o patriarca dos Kim permanece escondido na cave. Para combater a solidão, tenta comunicar em código morse com o seu filho, piscando as luzes todas as noites.

 
 
IV. Temas
 
4.1. Contrastes sociais e relações familiares
 

                Parasita constitui um retrato bastante crítico da sociedade sul-coreana contemporânea, focado nas diferenças sociais e nas desigualdades económicas entre as diversas classes.

                Assim, as famílias Park e Kim simbolizam os dois extremos: aquela é milionária e esta vive abaixo do limiar de pobreza. Para sobreviver, os segundos trabalham em conjunto, engendrando diferentes esquemas. De facto, todos contribuem para o sustento da família, seja de que forma for.

                Em contrapartida, os Park parecem não comungar da união dos Kim: opai passa imenso tempo longe de casa e a mãe preocupa-se com tudo, enquanto os filhos são super-protegidos e se preocupam apenas com os seus estudos. Se pensarmos noutras obras, de outros géneros, percebemos como a superproteção não traz bons resultados futuros. É o caso das personagens Pedro da Maia e Eusebiozinho Silveira, de Os Maias. O primeiro é um fraco e suicida-se, incapaz de suportar a traição e fuga da esposa, e o segundo vive num permanente estado de inferioridade física e psicológica.

 
4.2. O parasitismo
 
                Como já foi referido, o filme retrata a forma como aquela família desfavorecida, como última e desesperada estratégia de sobrevivência, se infiltra na casa e vida de uma família abastada.

                Quando a personagem Ki-woo começa a trabalhar para os Park, os Kim descobrem o caminho para um espaço luxuoso, requintado e confortável, exatamente o oposto da sua realidade. No momento em que os patrões abandonam a mansão para acampar, subitamente os desvalidos veem-se sozinhos, rodeados de tudo aquilo que nunca possuíram nem sonharam obter.

                Os “novos senhores” descobrem que existe um bunker onde se encontra, trancado, o marido da antiga empregada dos Park, Geun-sae, há vários anos, porque estava cheio de dívidas que colocavam em risco a sua vida. Assim sendo, é fácil concluir que este casal compartilhava do desespero dos Kim, embora por motivos diferentes. Por outro lado, também para ele a habitação constituía um refúgio. Quando o par descobre a tramoia dos Kim, envolve-se numa luta com estes, luta essa que perdem, acabando por ficar presos no bunker. No fundo, esta luta simboliza uma disputa pelo lugar de parasita da mansão e da família.

 
4.3. A sobrevivência
 
                A questão financeira (a posse ou a ausência de dinheiro) está no centro da película e é ela que constitui um dos seus fios condutores.

                Neste contexto, a família Kim parece configurar a vilã da história, por causa dos esquemas e atos criminosos que praticam, manipulando, mentindo, invadindo a habitação e a vida de outra família e ameaçando a sua existência. Deste modo, quando, no final, são castigados, o espectador pode ser levado a concluir que se fez justiça.

                No entanto, por outro lado, se considerarmos que os parasitas – quer os Kim quer o casal do bunker – apenas agem da forma como agem por necessidade extrema, pelo instinto de sobrevivência, o olhar do espectador pode ser caracterizado por alguma empatia por estas personagens. Confrontados com a miséria extrema e o desespero que esta acarreta, sem saídas, elas agarram-se ao que podem, independentemente do que seja – lícito ou criminoso. A única coisa que interessa é sobreviver, seja de que forma for. É isso que demonstra a atitude do marido da antiga empregada que, ao ser descoberto pelos Kim, implora que o deixem continuar lá, onde se sente seguro e confortável, ao contrário da vida no exterior.

 
4.4. Conflitos de classes sociais
 
                Ao longo da obra, vamos assistindo a um conflito entre patrões e empregados, sobretudo o motorista.

                Fazendo parte de uma sociedade capitalista que se caracteriza (também) pelos extremos sociais – muito ricos versus muito pobres –, os empregados observam o dia a dia dos Park, o seu conforto e luxo, e constatam como as suas vidas são muito mais difíceis e infelizes. É isso que os Kim constatam ao observar a forma despreocupada e feliz como os Park vivem, pois não têm preocupações e a sua existência é extremamente facilitada pela riqueza. É com base nisto que a família procura justificar os seus atos criminosos: estão a tentar viver mais um dia.

                Quando os Park regressam a casa, o motorista e os filhos dos Kim têm de se esconder debaixo da mesa e é a partir daí que escutam a conversa entre Dong-ik e Yeon-gyo sobre os empregados, marcada por um tom de superioridade e desprezo, até nojo. Exemplo disto é o modo como o marido se refere ao seu motorista e à sua roupa, que cheira mal. Isto provoca a fúria e a revolta de Ki-taek, que aumenta quando, no dia seguinte, ao transportar o patrão, observa o gesto deste, que tapa o nariz com a mão por causa do cheiro do motorista.

                Durante a festa de aniversário do filho mais novo dos Park, Ki-woo liberta inadvertidamente o prisioneiro do bunker. Durante os anos que passou preso naquele espaço, Geun-sae idolatrava o pai Park, chegando a orar para uma foto sua todas as noites; contudo, ao ver-se livre, esfaqueia Ki-jeong, que segurava o bolo de aniversário, e, de seguida, ataca o patriarca. O motorista, que parece anestesiado perante a cena, ouve as ordens que o patrão lhe grita, e, ao observar a sua expressão de nojo perante o cheiro e a imagem de Geun-sae, agarra na faca e, em vez de atacar o assassino da filha, mata o patrão, foge e esconde-se na casa.

                Deste modo, Dong-ik deixa de ser um simples homem e representa o privilégio de classe e a injustiça, de uma organização social prenhe de contrastes profundos.

 
4.5. A mentira e os esquemas criminosos
 
                A vida da família Kim muda a partir do momento em que Min-hyuk, um amigo, lhes oferece um presente: um talismã – uma pedra – que atrai a riqueza. Em simultâneo, traz uma oferta de trabalho, propondo a Ki-woo que se faça passar por professor e o substitua nessa função.

                O facto de ser militar faz com que o jovem saiba falar inglês, o que facilita o plano. A sua irmã falsifica, então, um diploma de uma universidade conceituada. Deste modo, ele é contratado, descobre que existe uma vaga para uma professora de arte e fornece os dados à irmã, que finge também ser outra pessoa, de nome Jennifer.

                Ki-jeong é uma jovem muito inteligente, habituada a trabalhar como atriz em velórios e a enganar os outros. Após uma rápida pesquisa no Google, ela descobre vários argumentos para convencer a mãe Park de que o filho necessita de fazer sessões de arteterapia.

                É assim que os Kim se introduzem na mansão e na vida dos Park. Ki-woo aproveita o trabalho como tutor e inicia uma relação secreta com a filha adolescente, enquanto Ki-jeong engendra um plano para que os Park despeçam o seu motorista: durante uma boleia, ela deixa a sua «lingerie» no banco traseiro do automóvel para o patrão encontrar e deduzir que o motorista mantém relações sexuais no veículo. De facto, Dong-ik encontra a peça de vestuário, conta à esposa e ambos despedem o funcionário. Para o seu posto, contratam Ki-taek, que usa para o efeito o nome Mr. Kevin.

                Falta, então, encontrar emprego para a mãe, o que implica livrarem-se da empregada dos Park. Sabendo que a mulher é alérgica a pêssegos, eles vão colocando a penugem da fruta nos seus pertences, o que faz com que aquela tenha várias crises alérgicas, cada vez mais graves. Ao mesmo tempo, os Kim convencem a patroa de que Goak Moon-gwang sofre de tuberculose. Deste modo, a mulher é despedida. O patrão comenta depois com o novo motorista que precisa de contratar uma nova empregada, pois a anterior «comia por duas».

                É assim que Chung-sook entra na mansão dos Park. Deste modo, os quatro membros da família Kim passam a trabalhar para os mesmos patrões e a conviver na mesma casa, agindo como desconhecidos.

 
 
V. O humor
 
                Não obstante os momentos trágicos com várias mortes sangrentas, o filme possui uma vertente cómica bem marcada, um humor negro e macabro que faz rir o espectador mesmo nos momentos mais trágicos e que configura um processo de crítica social e política. Nada disto é estranho ou incomum no mundo dos Artes. Por exemplo, já Gil Vicente, no século XV, utilizava o cómico com um duplo sentido: cómico e crítico.

                Entre os vários momentos cómicos, merecem destaque as «alfinetadas» à vizinha Coreia do Norte e ao seu regime, nomeadamente à questão nuclear, sendo de destacar uma cena em que Gook Moon-gwang imita o seu líder, Kim Jong-un, ridicularizando-o.

 
 
VI. Significado do desenlace do filme
 
                Depois de Ki-taek ter assassinado o patrão e se ter escondido no bunker, a sua esposa e o seu filho, que fica com sequelas psicológicas decorrentes do ataque de que foi vítima por Geun-sae, são julgados.

                Durante a noite, ele vai ver a mansão e nota que as luzes estão a piscar, acabando por perceber que é o seu pai a tentar comunicar consigo através de código morse. As últimas cenas da película mostram-nos o seu monólogo, no qual promete que irá estudar, enriquecer e comprar uma casa. Contudo, o final do filme apresenta-nos o jejum no pequeno apartamento da família, o que significa que os seus sonhos jamais se concretizarão e nunca sairá daquela existência precária. Não obstante todos os esquemas maquinados e os crimes cometidos, a família Kim volta ao ponto de partida, com a particularidade de ter perdido dois dos seus membros.

 

domingo, 11 de julho de 2021

Nascer do Sol

 


Análise do filme «O Rei Leão»

I. Introdução

 
            “O rei leão” é um filme de animação, lançado pela Walt Disney em 1994, com a duração de 1 hora e 29 minutos e sob a direção de Roger Allers e Rob Minkoff.
 
 
 II. Sinopse
 
            Mufasa, o leão que governa Pedra do Rei, tem um filho, Simba, e apresenta-o ao povo. Na cerimónia não está presente Scar, tio do recém-nascido príncipe, tornando clara a sua sede poder.

            A educação do jovem príncipe baseia-se em valores que o preparam para um dia vir a ser rei, sucedendo no trono ao seu pai. Porém, o leãozinho, como criança que é, só pensa em se divertir e procurar aventuras.

            Sabendo que um grupo de hienas acabou de chegar à região, Scar vai em busca do sobrinho e aconselha-o a visitar um lugar proibido, para provar a sua coragem. Inocentemente, Simba segue o desafio do tio e, na companhia de nala, sua amiga, dirige-se para o local. Aí, ambos são atacados pelas hienas e só não são mortos porque no Mufasa surge em cena e os salva.

            Gorada esta armadilha, Scar não desiste e prepara uma nova cilada: deixa o leãozinho num caminho por onde passa uma manada de búfalos e faz com que o irmão saiba do perigo que Simba corre e o vá salvar de novo. Quando Mufasa fica suspenso numa ribanceira, pede ajuda a Scar, mas este limita-se a empurrá-lo. Simba assiste a cena e depara com um pai morto.

            Seguidamente, Scar convence o sobrinho de que a culpa foi sua, por isso deve abandonar o reino para sempre. Simba parte e é encontrado por Timon e Pumba no deserto, desmaiado. O suricate e o javali decidem adotá-lo e ajudá-lo a sobreviver. Assim, o leão cresce com os dois novos amigos, sem preocupações, até que um dia reencontra Nala e fica a saber por ela que o reino está em perigo por causa do tio Scar. Inspirado pelas palavras do pai, que lhe aparece nas estrelas, resolve regressar.

            Regressado ao Reino, Simba reencontra a mãe, que estava convencida de que o filho tinha morrido. O jovem leão luta com o tio, que confessa a morte de Mufasa e acaba por ser morto pelas hienas, quando as tenta culpabilizar pelo passamento do irmão.

            Simba e nala casam e, no final do filme, regressamos a uma cena análoga da primeira: os dois apresentam a sua filha ao povo. Este celebra, novamente unido, em paz e em harmonia.

 
 
III. Personagens
 

3.1. Mufasa

 
            Mufasa é um rei consciente e dedicado e um pai afetuoso e carinhoso. A sua atenção e preocupação estáo absolutamente focadas em Simba e na sua educação para um dia lhe suceder no trono. A sua morte dá-se quando tenta salvar o filho de ser esmagado por uma manada de búfalos, episódio que configura mais uma armadilha de Scar. Apesar de perder o pai, Simba segue os seus ensinamentos e regressa ao reino depois de o progenitor lhe surgir nas estrelas para o aconselhar.
 
 
3.2. Simba
 
            Simba é o protagonista do filme, cujo crescimento acompanhamos até derrotar o tio e se tornar rei. O seu nome, em suaíli, significa “leão”. Na infância, as suas brincadeiras e a busca aventuras acabam por o enredar em problemas e confusões. Inocente, deixa-se enganar pelo tio e cair em armadilhas paradas por ele, uma das quais conduz à morte do pai. Enquanto adulto, mostra-se um líder nato e é o seu Coração forte e generoso e a sua coragem que resgatam o reino das mãos de Scar e salvam o povo da ruína.
 
 
3.3. Scar
 
            Scar é o irmão de Mufasa e tio do Simba. Ele sente inveja do irmão e ambiciona derrubá-lo e ser rei. Com a ajuda das hienas, consegue matar Mufasa e afastar Simba do reino durante vários anos.

            Trata-se de uma personagem traidora, cruel, ardilosa e maléfica, que não hesita em assassinar o irmão. Além disso, revela se um péssimo rei que conduz o povo à miséria e o reino ao caos.

 
 
3.4. Timon e Pumba
 
            Timon e Pumba são, respetivamente, um suricate e um javali, dois amigos que vivem a vida de forma descontraída e solta: “sem problemas”.

            Timon é um nome grego histórico que significa “aquele que respeita”. Podemos também encontrá-lo numa peça de Shakespeare (Timão de Atenas). Uma outra explicação possível para a sua atribuição à personagem de “O Rei Leão” terá a ver com o filósofo grego Tímon, um discípulo de Pirro, o fundador da escola cética.

            Timon é um suricate perspicaz e egocêntrico que reivindica as ideias de Pumba como suas. Ao contrário do animal real, Timon anda sobre as patas traseiras, enquanto que o verdadeiro se desloca sobre as quatro patas e apenas consegue ficar de pé nas traseiras.

Timon Sofre de flatulência; é um guerreiro feroz e destemido que avança para a batalha de peito aberto. Quando o chamam “porco”, sente-se ofendido. O seu nome deriva do idioma suaíli da África Oriental e significa “tolo, fraco, descuidado, negligente”.

            Quando os dois amigos encontram o jovem Simba quase morto no deserto, resolvem adotá-lo e cuidar dele. O leão cresce feliz com ambos, sendo influenciado pela forma otimista como encaram a vida. Quando Simba regressa ao reino, os dois animais acompanham-no.

 
 
3.5. Nala
 
            Nala é a amiga de infância de Simba e também a sua companheira de brincadeiras e aventuras. Ela é uma personagem inteligente e forte, sempre encorajadora e gentil com Simba, mesmo quando este comete erros, alimentando a amizade que surgiu entre ambos e sofrendo imenso com seu desaparecimento.

            Ambos voltam a reencontrar-se, já adultos, quando Nala tenta caçar Pumba e Simba surge em defesa dele. Os dois reconhecem-se e é a leoa que chama o protagonista à razão, convencendo-o a regressar, pois o reino necessita dele. Após o regresso, Nala acompanha-o e luta ao seu lado. Derrotado o tio e recuperado o reino, Nala passa a ser sua esposa e mãe da sua filha.

 
 
3.6. Rafiki
 
            Rafiki é um babuíno xamã batiza Simba e, anos mais tarde, a sua filha, e que é responsável pela proteção das gerações futuras. O seu nome, derivado do suaíli, significa “amigo”, que se adequa à sua ação no filme, pois é ele quem ajuda Simba a ver o pai nas estrelas e a trilhar o caminho que o conduzirá à vitória.
 
 
IV. Ação
 
4.1. O reino de Mufasa e a infância de Simba
 
            Temporalmente, o filme tem início num dia ao nascer do sol, quando os animais da selva acordam, se juntam e cantam em conjunto. Num local alto, encontram-se Mufasa, o rei, Sarabi, a sua esposa, e Simba, o filho bebé de ambos. Rafiki, o babuíno xamã, apresenta o jovem leão ao seu povo, que comemora efusivamente.

            As cenas iniciais da película descrevem-nos a infância e a educação de Simba, a cargo do seu pai, que o procura preparar para um dia ser rei. Numa das várias cenas monumentais do filme, do alto do topo de uma colina, Mufasa mostra ao filho a extensão do reino (“tudo o que o Sol toca”), mas alerta-o para o facto de existir um lugar perigoso onde ele jamais deverá ir. Porém, o leãozinho é curioso e destemido, por isso, quando o tio o desafia a visitar o cemitério dos elefantes, dizendo-lhe que só os leões mais corajosos aí vão, Simba desobedece ao pai e dirige-se para lá, desconhecendo que se tratava de uma armadilha preparada por Scar para que seja morto pelas hienas. Acompanhado pela amiga Nala e por Zazu, a ave que é mordomo de Mufasa, que o avisa de que estão a arriscar a vida, mas é ignorado: «Perigo? Eu rio na cara do perigo.» (responde Simba). A aventura termina de forma positiva, quando o rei surge e os salva das hienas, aproveitando para dar uma lição ao filho, explicando-lhe que ser valente não é sinónimo de procurar problemas. Para o convencer, afirma mesmo que até os reis têm medo. Antecipando uma cena posterior, Mufasa diz-lhe que os reis que morrem ficam nas estrelas e que um dia também ele estará no céu.

            São estes valores que o pai lhe transmite que nortearão a vida de Simba, apesar de o ter perdido muito cedo.

 

4.2. A traição de Scar
 
            São evidentes as semelhanças entre O Rei Leão e Hamlet, a famosa peça de Shakespeare.

            A obra do dramaturgo inglês retrata o percurso de um príncipe, Hamlet, que se tenta vingar do tio, Cláudio, visto que este envenenou o rei para ocupar o trono. Após a sua morte, este surge ao filho como fantasma para o guiar, tal como Mufasa faz com Simba, surgindo nas estrelas e dirigindo-lhe a palavra.

            Na peça, o protagonista é dado como louco e é exilado, mas no final não vence a contenda, ao contrário do que sucede com Simba, que triunfa sobre o tio e ocupa o trono. A cena mais célebre da peça consiste no monólogo de Hamlet, durante o qual este segura um crânio e profere a famosa frase: «Ser ou não ser, eis a questão». No filme da Disney, encontramos uma cena na qual Scar fala, sozinho, segurando um crânio de um animal na pata.

            Scar, cicatriz em português, é um leão que inveja o poder do irmão e o deseja substituir no trono, por isso odeia-o e a Simba e decide ataca-los com armadilhas preparadas com a ajuda das hienas. O seu caráter negro fica bem evidenciado quando avisa os outros de que é melhor não lhe voltarem as costas. O auge da sua crueldade é, provavelmente, atingido na cena em que Mufasa está pendurado de um penhasco e estende a pata, pedindo ajuda ao irmão. Scar não hesita e empurra-o para a morte. De seguida, convence Simba de que este é o culpado da morte do pai, forçando-o a abandonar o reino.

 

4.3. O valor da amizade
 
            Devastado pela morte do pai, Simba abandona o reino e é encontrado em muito mau estado (inconsciente, rodeado de urubus) por Timon e Pumba. O suricate e o javali hesitam por momentos sobre o que fazer por estarem na presença de um leão, um seu predador, mas decidem ajudá-lo.

            Timon e Pumba andam sozinhos, guiados pela sorte, vivendo a forma de forma descontraída, como uma grande aventura. Quando se apercebem de que Simba foi abandonado, tornam-se seus amigos, criam-no e transmitem-lhe a sua filosofia de vida: «Hakuna Matata». E acrescentam que, quando o mundo nos vira as costas, nós devemos virar as costas ao mundo. É uma forma descontraída e sem regras de viver, tendente a esquecer o passado e deixar de sofrer, que, no entanto, pode ser encarada como um meio de fugir aos problemas, em vez de os enfrentar. Trata-se de uma questão abordada noutras obras, como, por exemplo, n’Os Maias, com a personagem de Pedro da Maia, com as consequências trágicas que se conhecem.

            Seja como for, a verdade é que um Simba traumatizado e sentindo-se responsável pela morte do pai acaba por recuperar a alegria de viver e acaba por ter uma infância feliz.

 

4.4. O poder e a responsabilidade
 
            Já adulto, Simba contempla as estrelas na companhia de Timon e Pumba, pensa no pai e fica triste, o que significa que, embora seguindo a filosofia dos amigos e evitando as memórias do passado, acaba por não o conseguir totalmente.

            Esse passado acaba mesmo por o apanhar quando reencontra Nala, a amiga de infância, que tenta caçar Pumba. O reencontro proporciona o surgimento do amor entre os dois leões: «Domado está o leão».

            Na qualidade de leoa, Nala é uma das felinas que caça para o grupo, tendo de dividir a comida com Scar e as hienas. Ela explica, então, a Simba que o seu povo vive miseravelmente por causa da má gestão do tio.

            Por outro lado, o reencontro desperta nele o sentido do dever, do qual está afastado há muito tempo. Quando era criança, o que mais desejava era ser rei, porém, no presente, não se sente preparado para assumir o trono. Recorda, então, as lições do pai, segundo as quais um rei deve ir além da sua vontade. Mufasa era um bom monarca e respeitado, pois respeitava todos os animais do reino, que viviam num equilíbrio delicado.

            Scar é o oposto do irmão: preguiçoso, mau, cruel e autoritário. Para alcançar e, posteriormente, manter o poder, associa-se às hienas, um grupo oportunista e extremamente perigoso.

 

4.5. O valor da família, a memória e a eternidade
 
            Rafiki, o xamã, graças aos seus poderes misteriosos, toma consciência de que Simba está vivo e vai à sua procura. Quando o encontra, repete-lhe insistentemente uma pergunta: «Quem és tu?». Ele próprio responde à questão: «O filho de Mufasa». O jovem leão fica confuso, mas segue o babuíno, que promete levá-lo até ao pai.

            O xamã mostra-lhe o seu próprio reflexo num lago e afirma: «Ele vive em ti». Isto significa que o que Simba aprendeu com o pai e essa aprendizagem servir-lhe-á de bússola na sua ação. Por outro lado, a mensagem é clara: os ensinamentos e a memória dos que amamos acompanha-nos ao longo da vida, serve-nos de guia, de orientação.

            Quando Mufasa aparece ao filho no céu, entre as estrelas, diz-lhe que Simba se esqueceu do pai e de quem é, querendo dizer, no fundo, que deve seguir as lições do passado, em vez de continuar a fugir. Após essas aparições, o jovem leão enche-se de coragem e determinação e regressa ao reino, motivado pelo exemplo do pai.

 
 
5. Mensagem do filme
 
            Uma das questões que o filme aborda é a importância dos amigos e da família. Simba não vence sozinho; pelo contrário, necessita do apoio dos amigos – Nala, Timon e Pumba.

            Outra relaciona-se com a aprendizagem e o crescimento interior. Ao longo da película, assistimos à evolução de Simba, desde o momento em que surge nos braços de Rafiki até ao triunfo sobre Scar. Durante o tempo que medeia entre os dois marcos, o leão enfrenta vários obstáculos, sofre revezes, perdas e é assaltado por dúvidas existenciais. Mas é tudo isso que o faz crescer e tornar-se adulto. Neste sentido, podemos ver aqui os dilemas e as dificuldades da juventude.

            Tal como Mufasa diz ao filho, todos temos de ocupar o nosso lugar no ciclo da vida. Além disso, temos de ter orgulho de quem somos e não podemos fugir de nós mesmos. Mesmo assaltados pelo medo e por dúvidas, receando fracassos ou refeições, temos de lutar e encontrar o nosso lugar no mundo.

 

Biografia de Homero

             Quase nada se sabe sobre a figura de Homero, exceto o facto de ele ser o poeta a quem os gregos antigos atribuíam a autoria dos poemas homéricos Ilíada e a sua sequência, a Odisseia. Muito do que se conhece sobre ele provém dos próprios textos.

            Trata-se, muito provavelmente, de um bardo grego que viveu cerca do final do século VIII e início do VII a.C. Há outros autores que apontam para os princípios do século IX ou finais do VIII, na Jónia, uma região da atual Turquia. A partir da descrição de um poeta/canto da Odisseia, que muitos estudiosos consideram um autorretrato, Homero é frequentemente descrito como cego. Note-se, porém, que os gregos dos séculos III e II a.C. começaram a questionar se o poeta teria mesmo existido e se as duas epopeias teriam sido escritas por uma só pessoa.

            Os dois poemas pertencem a uma antiquíssima tradição oral. Histórias sobre uma expedição grega ao Oriente e sobre viagens dos seus líderes de regresso a casa circulavam na Grécia há centenas de anos, antes da Ilíada e da Odisseia terem sido compostas. Contadores de histórias ocasionais e menestréis semiprofissionais foram os responsáveis pela transmissão desses relatos de geração em geração por via oral, através da memorização, sendo que cada «contador» os desenvolvia e afirmava à medida que os contava, normalmente para uma audiência. Assim sendo, é possível um só poeta ou vários poetas trabalhando de forma cooperativa terão finalmente passado essas narrativas à escrita, com cada um fazendo os seus próprios acrescentos e expandindo ou contraindo certos episódios para se adequar ao seu gosto. A inovação de Homero, caso tenha sido mesmo ele a compor as obras, parece ter sido costurar essas histórias, transformando-as num todo complexo e coeso.

            Embora as evidências históricas, arqueológicas e linguísticas sugiram que os dois poemas épicos foram compostos por volta do século VIII a.C., algures entre 750 e 650, a sua ação localiza-se na Grécia micénica do século XII a.C., em plena Idade do Bronze. Segundo as crenças dos gregos, esta era antiga foi uma época de grande glória, quando os deuses ainda pisavam a Terra e os seres humanos com atributos sobre-humanos povoavam a Grécia. As duas obras evocam esse período, num estilo elevado, retratando a vida característica dos grandes reinos da Idade do Bronze. Nesse tempo, os gregos eram chamados de «aqueus», palavra que designava uma grande tribo que viveu na Grécia durante o período do Bronze.

            Por outro lado, na época em que os dois poemas épicos foram redigidos, o alfabeto grego estava em expansão em termos de uso. A versão escrita mais antiga da Ilíada socorre-se precisamente desse alfabeto e contém traços característicos da forma mais antiga de escrita helénica. Continua em aberto a discussão em torno da dúvida se Homero foi somente um poeta oral que ditou a Ilíada a um assistente literário (convém relembrar a possibilidade de o autor ser cego ou ter cegado em determinada fase da sua vida) ou alguém com experiência na tradição oral, mas passado a escrito. Seja como for, os dois poemas foram compostos no dialeto jónico do grego antigo, que era falado nas ilhas do mar Egeu e nas zonas costeiras da Ásia Menor, a atual Turquia. Assim sendo, é possível concluir que Homero será natural de algum lugar da Jónia, mas também existe a hipótese de tenha escolhido o dialeto jónico porque o considerou mais apropriado ao estilo elevado que caracterizava uma epopeia. A análise da literatura grega posterior sugere que os poetas faziam uso de diferentes dialetos nos seus textos, de acordo com os temas abordados, e que podiam escrever até em dialetos que não falavam. Além disso, os textos de Homero são pan-helénicos, isto é, abrangem toda a Grécia, em espírito, e, de facto, usam formas de vários dialetos.

            Por outro lado, apesar de a ação se desenrolar na Idade do Bronze, as duas obras fazem referência a realidades gregas dos séculos VIII e VII a.C., portanto contemporâneas da sua redação. A estrutura social feudal presente na Odisseia assemelha-se mais à da Grécia de Homero do que à de Ulisses. Além disso, o poeta substitui o panteão de divindades da sua própria época por deuses adorados pelos gregos micénicos. Outros anacronismos, como, por exemplo, certas referências a ferramentas de ferro e a tribos que ainda não haviam migrado para a Grécia na Idade do Bronze, sugerem as origens posteriores a essa era do poema.

            Deste modo, pode concluir-se que Homero viveu, provavelmente, no século IX a.C., pelo que não foi testemunha dos factos ocorridos na guerra de Troia, que terá tido lugar entre os séculos XIII e XII a.C. Aproveitando a tradição oral, que nunca esqueceu essa guerra, sem se preocupar com a verdade histórica, Homero transformou a história em poemas épicos. Por outro lado, grande parte dos estudiosos concorda que a Ilíada foi uma obra de juventude do poeta e precedeu a Odisseia, que terá sido redigida na velhice, como complemento da primeira e ampliação da sua perspetiva.

            De acordo com a tradição, Homero, já cego, teria vivido os últimos anos da sua vida errando e cantando os seus versos pelas ruas de Ios, onde faleceu.


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