sexta-feira, 13 de julho de 2012

Correção do exame nacional de Português - 12.º ano - 2.ª fase

Grupo I

A

1. Elementos que caracterizam Baltasar:
  • está de regresso a casa, após longa ausência («Regressou o filho pródigo» - linha 1);
  • vem acompanhado de uma mulher, com quem está relacionado sentimentalmente («trouxe mulher» - l. 1);
  • vem pobre («se não vem de mãos vazias, é porque uma lhe ficou no ca,po de batalha e a outra segura a mão de Blimunda» - ll. 1-2);
  • deficiente / mutilado («uma [mão] lhe ficou no campo de batalha» - ll. 1-2);
  • é um ex-soldado («uma lhe ficou no campo de batalha» - ll. 1-2).

2. A reação de Marta Maria é uma reação emocional pautada por sentimentos como os seguintes:
  • comoção e aflição ao notar a deficiência: «e era um dó de alma, uma aflição ver sobre o ombro da mulher um ferro torcido..." (ll. 6-7);
  • dor: «dividida entre a dor que a mutilação naquele braço" (ll. 16-17);
  • sofrimento (manifestado / visível no choro): «ouviu as lágrimas» (l. 18);
  • a inquietação e a procura de compreender / saber o modo, as circunstâncias, a autoria da mutilação: «Meu querido filho, como foi, quem te fez isto» (l. 19);
  • em suma, é uma reação onde se evidencia o amor, a preocupação, o coração de mãe de Marta Maria.
   A reação de João Francisco:
  • é menos emotivo, mais sereno do que a mãe;
  • opta pelo silêncio: «deu logo pela mutilação, mas dela não falou» (l. 30);
  • aconselha resignação: «Paciência» (l. 31);
  • aceita a deficiência como algo natural e expectável em quem se envolve numa guerra e corre os riscos que lhe são inerentes: «quem foi à guerra» (l. 31);
  • no entanto, a interjeição «Ah (,homem)»  parece sugerir uma emotividade logo reprimida.
     Em suma, estamos perante reações que se enquadram nos papéis tradicionais característicos da época, associados à figura materna e paterna, aquela emotiva e tipicamente feminina, este contido.


3. Aproximação entre Marta Maria e Blimunda:
  1. momento: Marta Maria pressentiu a presença de Blimunda, mesmo antes de a ver, e sentiu-se inquieta com a sua existência (a presença de outra mulher) na vida do filho;
  2. momento: Blimunda afastou-se, possibilitando a privacidade e intimidade daquele momento de reencontro em mãe e filho, após anos de ausência;
  3. momento: Baltasar apresentou as duas mulheres;
  4. momento: as duas mulheres agem como se se conhecessem e fossem família há muito tempo («daí a pouco estavam a sogra e a nora a tratar da ceia» - ll. 32-33).

4. O comentário do narrador constitui uma crítica genérica ao comportamento dos filhos, particularizada na atitude de Baltasar, que não informou os pais do seu regresso, da sua deficiência e da sua presença em Lisboa há dois anos, mantendo-os, desta forma, na dúvida e incerteza acerca do seu estado (de saúde ou não, vivo ou não), indiferente à sua dor e sofrimento, sentimentos motivados pela ausência física e ausência de notícias.
     A crítica é, pois, dirigida à insensibilidade e crueza de tal comportamento, causador de angústia e sofrimento nos pais, ainda para mais quando envolvidos em situações de risco, como é o caso de Baltasar na guerra.
     Consciente dessa falha, Baltasar explica ao pai a batalha, a sua mutilação e os anos de ausência, mas omite-lhe os anos passados em Lisboa, após o regresso a Portugal, há dois anos, pois dessas circunstâncias não os informara e tem consciência da falha que tal atitude comporta e de como magoaria ainda mais os seus pais, deixando-os permanecer na ignorância. Apenas dera notícias há poucas semanas, via carta, quando decidira regressar a casa.



B

. Introdução
  • A poética de Campos liga-se à estética de vanguarda futurista;
  • A ligação de Campos à vanguarda futurista concretiza-se na sua segunda fase poética, nomeadamente em poemas como «Ode triunfal»;
  • Os movimentos que a evidenciam são o futurismo e o Sensacionismo.

. Desenvolvimento
  • Futurismo:
               - Corte com o passado e expressão artística do dinamismo e da vida
                  moderna;
               - Apologia da civilização moderna industrial e do seu ritmo, da técnica,
                  da máquina, da velocidade, do movimento...;
               - Atitude escandalosa e chocante (linguagem erótica, evocadora de
                  traços sadomasoquistas);
               -  Nova linguagem:
                         . ritmo torrencial;
                         . acumulação de recursos estilísticos;
                         . destruição da sintaxe;
               - Medida:
                         . versos livres e longos;
                         . versos próximos da prosa e da oralidade.
  • Sensacionismo:
               - Procura das sensações;
               - Vivência excessiva das sensações («Sentir tudo de todas as maneiras»);
               - Atitudes sadomasoquistas.

. Conclusão




Grupo II

           Versão 1                                               Versão 2

1.1.         B                                                              D

1.2.         D                                                              A

1.3.         B                                                              D

1.4.         C                                                              B

1.5.         A                                                              C

1.6.         C                                                              A

1.7.         D                                                              B

2.1. Complemento direto.

2.2. «(d) as palavras»

2.3. Oração subordinada adverbial concessiva.



Grupo III

. Introdução
  • Tradicionalmente, homens e mulheres desempenhavam papéis diferentes, eles mais ligados a atividades exteriores e elas a atividades domésticas e familiares;
  • Ao longos os tempos esses papéis sofreram alterações;
  • Atualmente, a mulher desempenha um papel mais ativo e próximo do masculino em diversas áreas, especialmente no Ocidente.
. Desenvolvimento
  • Argumento 1: A mulher lutou pela alteração da sua condição social e atingiu um plano de igualdade em diversos setores, superando o seu papel tradicional, limitado à vida caseira e familiar.
  • Exemplo 1: A mulher está no mercado de trabalho como o homem e já ocupa cargos de chefia e poder (embora em menor número) nas empresas, na política, etc., como exemplificam figuras como a sr.ª Merkel (PM da Alemanha) ou Assunção Esteves (presidente da Assembleia da República).
  • Argumento 2: O homem adotou uma postura de complementaridade, cooperação e entreajuda relativamente ao novo papel feminino.
  • Exemplo 2: A partilha das tarefas domésticas e no crescimento e educação dos filhos entre a mulher e o homem.
  • Argumento 3: A mulher possui um estatuto social de maior liberdade e independência ao nível dos comportamentos, da postura e do agir.
  • Exemplo 3: A mulher sai sozinha e convive socialmente, sem necessitar de acompanhamento ou tutela masculina.
 . Conclusão
  • Os papéis tradicionalmente atribuídos a homens e mulheres alteraram-se profundamente;
  • A condição masculina e feminina não é, porém, de igualdade absoluta no acesso ao trabalho, no desempenho de cargos de chefia, etc., onde o homem continua a predominar;
  • Esta situação ocorre, preferencialmente, no Ocidente, pois noutras zonas do mundo a mulher continua a viver sob o jugo masculino.

80 comentários :

  1. E as escolhas multiplas? quando sao publicadas?

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  2. também qerria as escolhas multiplas, pk axo q m confundiu toda

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  3. também onde me confundi mais foi nas escolhas múltiplas, achei-as um pouco confusas :s

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  4. Já publicavam mesmo as escolhas multiplas. é o mais importante

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  5. Tenham calma pá, deviam era agradecer a pessoa que está com todo o trabalho a por os tópicos das perguntas, com o tempo o resto há-de chegar. Que gente ansiosa...!

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  6. digam la o q pusseram:
    1.1) supremaca das imagens?
    1.2.) ilustra as consequencias?
    1.3.) persistencia?
    1.4.) perifrase?
    1.5) campo semantico?
    1.6) conclusão)
    1.7.) o valor de significação das palavras?

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  7. é assim a escolha multipla? :o

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  8. tive 3
    mas vou ter 0 ou nota mínima no grupo I - B :s
    colocaram o que nessa questao?

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  9. não sei, mas também nao sei se vou ter pontuação, falei nas 3 fases de Alvaro de campos, mas pouco desenvolvidas , e voces?

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    1. também , principalmente futurismo e sensasionismo

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  10. na 1.5, deverá ser campo lexical... porque semântico tem a ver com significados de uma palavra e relações precisas com ouras palavras que as tornam sinónimas. nao?

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  11. a Versão 1 a resposta 1.5 está errada
    de acordo com esta correcção (C) pertencem ao mesmo campo semântico.
    É a (A) é lexical, tenho o livro a frente que o comprova
    campo lexical: de educação: escola, professor, aluno
    campo semântico: de mãe: mãe galinha, mãe de família, mãe solteira

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  12. também falei nas 3 fases, mas penso que não deve ser isso :S

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  13. alguém sabe explicar a 1.7?

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    1. a 1.7. mostra a poder que algumas palavras podem ter e por isso a resposta é "o valor de significação das palavras". Penso que estou certa :)

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  14. têm a certeza que é metafora?

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  15. como é que a 1.3 pode ser violência? a violência não é uma qualidade

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    1. mas está relacionada com o impacto do cometa!

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    2. também a persistencia! quando diz na frase "imparável" ou seja "não pára", além disso eles pedem qualidades e a violência não me parece que seja "qualidade" de um cometa.

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    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  16. Eu também coloquei na 1.5. campo lexical, já fiquei na dúvida!

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  17. entao o que devia-se falar na B?

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  18. depende do tipo de violência ... eu meti violência , no contexto era a que melhor se enquadrava .

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  19. qualidade é o mesmo que propriedade, atributo.

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  20. Na questão B, do grupo 1, deveriam referir a 2ª fase de Álvaro de Campos, a fase futurista. É nela que Campos demonstra toda a influência da vanguarda europeia!

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  21. na 2.2 da gramatica é oração subordinada adversativa temporal.

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  22. Mas então na 1.5 é semantico ou lexical??

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    1. Também gostava de ter a certeza desta pq pus lexical.

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  23. alguém sabe a resposta da 2.2 e 2.3? :S

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  24. B)
    referi elogio sociedade, hino maquina, produto homem , ode triunfal

    e de resto falei da 1 e 3 fase inclusive.

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  25. Eu na 1.5 pus relação holonímia/meronímia :(
    Era preciso tanta coisa na pergunta 2 da interpretação? :o

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    1. claro, dai ser o mínimo 80 palavras xD se nao desconta 2 valores

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    2. relação pergunta 2 pelo menos 2 em cada.

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  26. na 2.3 o antecedente não é relação possivel?

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  27. Tenho 40 em 50 e nao tive mais porque confundi concessiva por consecutiva -.-

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  28. na 1.5 é campo semântico!

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  29. corrigi com as minhas prof's:
    2.1 - Complemento Directo
    2.2 - Esvaziamento das palavras
    2.3 - Concessiva.

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    1. podes-me confirmar a 1.5. sff? uns dizem semantico, outros lexical..

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    2. a minha professora diz que é campo lexical, mas não creio que seja. Vamos esperar...

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    3. 2.2- tens a certeza que é essa resposta? eu pus igual a ti, mas esta resolução, responde

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  30. o "sua" na 2.2 não tem que estar em concordância? se fosse palavras não seria "suas subordinações"? por isso não será o antecedente "relação possível"?

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    1. pois, tem mais lógica... xD Mas esquece, aqui na minha escola cada professor diz uma cena diferente, nem vale a pena... vamos esperar pelo GAVE.

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    2. nao, o ''sua'' tem de estar em concordância com o que vem a seguir (subordinaçao).

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    3. porque quando dizemos "o joao comeu o bolo dele"... fica "o joao comeu o SEU bolo". fica em concordância. por isso tb nao sei...

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    4. não, o sua terá de estar em concordância com o antecedente! porque o "subordinação" pode mudar para o plural.

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    5. ya, e quando dizes ''A joana comeu o seu bolo''. Concorda com ''bolo'', nao com ''Joana'' xD

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    6. então qual é a resposta correta a esta questão? eu pus: "o esvaziamento das palavras"

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  31. ESTA CORRECÇÃO ESTÁ BASEADA NO QUÊ? É ALGUM PROFESSOR QUE ESTÁ A POSTAR OS CRITÉRIOS?

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    1. Pois, convém sabermos se realmente no podemos guiar por aqui!

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  32. alguém me pode dizer se a 1.5 é a A ou a C?

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    1. Só queria a confirmação definitiva da 1.5. pq uns dizem uma coisa, outros dizem outra.

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  33. Pessoal, assim acharam mais fácil ou mais difícil que o da primeira fase?

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    1. ligeiramente mais fácil, as perguntas de interpretação eram mais acessiveis

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    2. também achei as perguntas de interpretação muito mais acessíveis!

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  34. Eu achei mais acessível... tirando a escolha múltipla que me baralho um pouco.

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  35. este exame é corrigido por um professor?

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  36. no grupo 3 que argumentos/exemplos utilizaram?

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  37. afinal é campo lexical ou semantico? eu pus lexical mas já ouvi dizer tanto que era lexical como semantico. que confusão!!!

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  38. maioria já teve ter cotação mínima no B grupo I nao?

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  39. Até agora, tenho 4 pontos na escolha múltipla e gramática, a interpretação salvo correções tenho 7 pontos. A B vou ter ou meio pontinho ou um ponto, logo por azar saiu o que sei menos. Agora depois falta o grupo 3 e as correções todas , certas certas sei que 3 ou 4 pontos já foram à vida :(

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    1. como é que classificas-te as tuas questões interpretação?

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    2. colocas-te praticamente tudo ou metade? (de acordo com esta correção)
      eu coloquei praticamente metade.
      questao 1 - coloquei 3 aspectos
      questao 2 - 3 aspectos maria / 1 no joao francisco
      questao 3 - 2 momentos
      questao 4 - disse que os filhos partiam e limitavam-se a nao dar noticias deixando os pais a pensar no pior ( mais ao menos isto) xD melhores palavras

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    3. Coloquei basicamente tudo igual à correção nas 3 primeiras, na quarta não dei uma resposta tao curta e simples e optei por dizer que é um comportamento generico por parte dos filhos, exemplificando com o caso do Baltazar e como passou 2 anos em Lisboa, em perfeitas condicoes de dar noticias, e neste ambito para evitar a desilusao dos pais deixou de fora este periodo de tempo quando contou as suas historias e criou uma ilusao de impossibilidade de os contactar mais cedo. É possivel que me sejam descontados uns pontinhos :/ é sempre o meu defeito, dar informação a mais.

      De resto mesmo que so tenha uns 4 pontos no A, 1 no B, tenho 4 de escolha multipla e fiz uma boa composição por isso figas para ter uma boa nota, dava-me um jeitao

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    4. sim basicamente como eu.
      mas falta saber a cotação da estrutura em todas as questoes --'

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  40. Boa tarde :)
    eu acertei na escolha multipla toda, :)
    a 1,5 da versão dois fiz á sorte e acertei :)
    cumpts e boa sorte para todos

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    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  41. este exame e corrigido por um professor?

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  42. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  43. na 2.2 pus só "palavras" acham que vai contar como certo ?

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  44. qual é a 1.5 da versao 2 ?

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