Grupo I
A
1. Elementos que caracterizam Baltasar:
- está de regresso a casa, após longa ausência («Regressou o filho pródigo» - linha 1);
- vem acompanhado de uma mulher, com quem está relacionado sentimentalmente («trouxe mulher» - l. 1);
- vem pobre («se não vem de mãos vazias, é porque uma lhe ficou no ca,po de batalha e a outra segura a mão de Blimunda» - ll. 1-2);
- deficiente / mutilado («uma [mão] lhe ficou no campo de batalha» - ll. 1-2);
- é um ex-soldado («uma lhe ficou no campo de batalha» - ll. 1-2).
2. A reação de Marta Maria é uma reação emocional pautada por sentimentos como os seguintes:
- comoção e aflição ao notar a deficiência: «e era um dó de alma, uma aflição ver sobre o ombro da mulher um ferro torcido..." (ll. 6-7);
- dor: «dividida entre a dor que a mutilação naquele braço" (ll. 16-17);
- sofrimento (manifestado / visível no choro): «ouviu as lágrimas» (l. 18);
- a inquietação e a procura de compreender / saber o modo, as circunstâncias, a autoria da mutilação: «Meu querido filho, como foi, quem te fez isto» (l. 19);
- em suma, é uma reação onde se evidencia o amor, a preocupação, o coração de mãe de Marta Maria.
A reação de João Francisco:
- é menos emotivo, mais sereno do que a mãe;
- opta pelo silêncio: «deu logo pela mutilação, mas dela não falou» (l. 30);
- aconselha resignação: «Paciência» (l. 31);
- aceita a deficiência como algo natural e expectável em quem se envolve numa guerra e corre os riscos que lhe são inerentes: «quem foi à guerra» (l. 31);
- no entanto, a interjeição «Ah (,homem)» parece sugerir uma emotividade logo reprimida.
Em suma, estamos perante reações que se enquadram nos papéis tradicionais característicos da época, associados à figura materna e paterna, aquela emotiva e tipicamente feminina, este contido.
3. Aproximação entre Marta Maria e Blimunda:
- momento: Marta Maria pressentiu a presença de Blimunda, mesmo antes de a ver, e sentiu-se inquieta com a sua existência (a presença de outra mulher) na vida do filho;
- momento: Blimunda afastou-se, possibilitando a privacidade e intimidade daquele momento de reencontro em mãe e filho, após anos de ausência;
- momento: Baltasar apresentou as duas mulheres;
- momento: as duas mulheres agem como se se conhecessem e fossem família há muito tempo («daí a pouco estavam a sogra e a nora a tratar da ceia» - ll. 32-33).
4. O comentário do narrador constitui uma crítica genérica ao comportamento dos filhos, particularizada na atitude de Baltasar, que não informou os pais do seu regresso, da sua deficiência e da sua presença em Lisboa há dois anos, mantendo-os, desta forma, na dúvida e incerteza acerca do seu estado (de saúde ou não, vivo ou não), indiferente à sua dor e sofrimento, sentimentos motivados pela ausência física e ausência de notícias.
A crítica é, pois, dirigida à insensibilidade e crueza de tal comportamento, causador de angústia e sofrimento nos pais, ainda para mais quando envolvidos em situações de risco, como é o caso de Baltasar na guerra.
Consciente dessa falha, Baltasar explica ao pai a batalha, a sua mutilação e os anos de ausência, mas omite-lhe os anos passados em Lisboa, após o regresso a Portugal, há dois anos, pois dessas circunstâncias não os informara e tem consciência da falha que tal atitude comporta e de como magoaria ainda mais os seus pais, deixando-os permanecer na ignorância. Apenas dera notícias há poucas semanas, via carta, quando decidira regressar a casa.
A crítica é, pois, dirigida à insensibilidade e crueza de tal comportamento, causador de angústia e sofrimento nos pais, ainda para mais quando envolvidos em situações de risco, como é o caso de Baltasar na guerra.
Consciente dessa falha, Baltasar explica ao pai a batalha, a sua mutilação e os anos de ausência, mas omite-lhe os anos passados em Lisboa, após o regresso a Portugal, há dois anos, pois dessas circunstâncias não os informara e tem consciência da falha que tal atitude comporta e de como magoaria ainda mais os seus pais, deixando-os permanecer na ignorância. Apenas dera notícias há poucas semanas, via carta, quando decidira regressar a casa.
B
. Introdução
- A poética de Campos liga-se à estética de vanguarda futurista;
- A ligação de Campos à vanguarda futurista concretiza-se na sua segunda fase poética, nomeadamente em poemas como «Ode triunfal»;
- Os movimentos que a evidenciam são o futurismo e o Sensacionismo.
. Desenvolvimento
- Futurismo:
- Corte com o passado e expressão artística do dinamismo e da vida
moderna;
- Apologia da civilização moderna industrial e do seu ritmo, da técnica,
da máquina, da velocidade, do movimento...;
- Atitude escandalosa e chocante (linguagem erótica, evocadora de
traços sadomasoquistas);
- Nova linguagem:
. ritmo torrencial;
. acumulação de recursos estilísticos;
. destruição da sintaxe;
- Medida:
. versos livres e longos;
. versos próximos da prosa e da oralidade.
. ritmo torrencial;
. acumulação de recursos estilísticos;
. destruição da sintaxe;
- Medida:
. versos livres e longos;
. versos próximos da prosa e da oralidade.
- Sensacionismo:
- Procura das sensações;
- Vivência excessiva das sensações («Sentir tudo de todas as maneiras»);
- Atitudes sadomasoquistas.
. Conclusão
Grupo II
Versão 1 Versão 2
1.1. B D
1.2. D A
1.3. B D
1.4. C B
1.5. A C
1.6. C A
1.7. D B
2.1. Complemento direto.
2.2. «(d) as palavras»
2.3. Oração subordinada adverbial concessiva.
1.2. D A
1.3. B D
1.4. C B
1.5. A C
1.6. C A
1.7. D B
2.1. Complemento direto.
2.2. «(d) as palavras»
2.3. Oração subordinada adverbial concessiva.
Grupo III
. Introdução
- Tradicionalmente, homens e mulheres desempenhavam papéis diferentes, eles mais ligados a atividades exteriores e elas a atividades domésticas e familiares;
- Ao longos os tempos esses papéis sofreram alterações;
- Atualmente, a mulher desempenha um papel mais ativo e próximo do masculino em diversas áreas, especialmente no Ocidente.
. Desenvolvimento
- Argumento 1: A mulher lutou pela alteração da sua condição social e atingiu um plano de igualdade em diversos setores, superando o seu papel tradicional, limitado à vida caseira e familiar.
- Exemplo 1: A mulher está no mercado de trabalho como o homem e já ocupa cargos de chefia e poder (embora em menor número) nas empresas, na política, etc., como exemplificam figuras como a sr.ª Merkel (PM da Alemanha) ou Assunção Esteves (presidente da Assembleia da República).
- Argumento 2: O homem adotou uma postura de complementaridade, cooperação e entreajuda relativamente ao novo papel feminino.
- Exemplo 2: A partilha das tarefas domésticas e no crescimento e educação dos filhos entre a mulher e o homem.
- Argumento 3: A mulher possui um estatuto social de maior liberdade e independência ao nível dos comportamentos, da postura e do agir.
. Conclusão
- Exemplo 3: A mulher sai sozinha e convive socialmente, sem necessitar de acompanhamento ou tutela masculina.
- Os papéis tradicionalmente atribuídos a homens e mulheres alteraram-se profundamente;
- A condição masculina e feminina não é, porém, de igualdade absoluta no acesso ao trabalho, no desempenho de cargos de chefia, etc., onde o homem continua a predominar;
- Esta situação ocorre, preferencialmente, no Ocidente, pois noutras zonas do mundo a mulher continua a viver sob o jugo masculino.
E as escolhas multiplas? quando sao publicadas?
ResponderEliminartambém qerria as escolhas multiplas, pk axo q m confundiu toda
ResponderEliminartambém onde me confundi mais foi nas escolhas múltiplas, achei-as um pouco confusas :s
ResponderEliminare o resto do exame?
ResponderEliminaratenciosamente
Já publicavam mesmo as escolhas multiplas. é o mais importante
ResponderEliminarTenham calma pá, deviam era agradecer a pessoa que está com todo o trabalho a por os tópicos das perguntas, com o tempo o resto há-de chegar. Que gente ansiosa...!
ResponderEliminardigam la o q pusseram:
ResponderEliminar1.1) supremaca das imagens?
1.2.) ilustra as consequencias?
1.3.) persistencia?
1.4.) perifrase?
1.5) campo semantico?
1.6) conclusão)
1.7.) o valor de significação das palavras?
1.6 - tempo
ResponderEliminaré assim a escolha multipla? :o
ResponderEliminarfiz 1,5 :(
ResponderEliminartive 3
ResponderEliminarmas vou ter 0 ou nota mínima no grupo I - B :s
colocaram o que nessa questao?
não sei, mas também nao sei se vou ter pontuação, falei nas 3 fases de Alvaro de campos, mas pouco desenvolvidas , e voces?
ResponderEliminartambém , principalmente futurismo e sensasionismo
Eliminarna 1.5, deverá ser campo lexical... porque semântico tem a ver com significados de uma palavra e relações precisas com ouras palavras que as tornam sinónimas. nao?
ResponderEliminara Versão 1 a resposta 1.5 está errada
ResponderEliminarde acordo com esta correcção (C) pertencem ao mesmo campo semântico.
É a (A) é lexical, tenho o livro a frente que o comprova
campo lexical: de educação: escola, professor, aluno
campo semântico: de mãe: mãe galinha, mãe de família, mãe solteira
também falei nas 3 fases, mas penso que não deve ser isso :S
ResponderEliminaralguém sabe explicar a 1.7?
ResponderEliminara 1.7. mostra a poder que algumas palavras podem ter e por isso a resposta é "o valor de significação das palavras". Penso que estou certa :)
Eliminar*o poder
Eliminartêm a certeza que é metafora?
ResponderEliminarcomo é que a 1.3 pode ser violência? a violência não é uma qualidade
ResponderEliminarmas está relacionada com o impacto do cometa!
Eliminartambém a persistencia! quando diz na frase "imparável" ou seja "não pára", além disso eles pedem qualidades e a violência não me parece que seja "qualidade" de um cometa.
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
EliminarEu também coloquei na 1.5. campo lexical, já fiquei na dúvida!
ResponderEliminarentao o que devia-se falar na B?
ResponderEliminardepende do tipo de violência ... eu meti violência , no contexto era a que melhor se enquadrava .
ResponderEliminar2.2 ? 2.3 ?
ResponderEliminarqualidade é o mesmo que propriedade, atributo.
ResponderEliminarNa questão B, do grupo 1, deveriam referir a 2ª fase de Álvaro de Campos, a fase futurista. É nela que Campos demonstra toda a influência da vanguarda europeia!
ResponderEliminarna 2.2 da gramatica é oração subordinada adversativa temporal.
ResponderEliminarErrado! É a concessiva.
EliminarMas então na 1.5 é semantico ou lexical??
ResponderEliminarTambém gostava de ter a certeza desta pq pus lexical.
Eliminaralguém sabe a resposta da 2.2 e 2.3? :S
ResponderEliminarB)
ResponderEliminarreferi elogio sociedade, hino maquina, produto homem , ode triunfal
e de resto falei da 1 e 3 fase inclusive.
Eu na 1.5 pus relação holonímia/meronímia :(
ResponderEliminarEra preciso tanta coisa na pergunta 2 da interpretação? :o
claro, dai ser o mínimo 80 palavras xD se nao desconta 2 valores
Eliminarrelação pergunta 2 pelo menos 2 em cada.
Eliminarna 2.3 o antecedente não é relação possivel?
ResponderEliminarTenho 40 em 50 e nao tive mais porque confundi concessiva por consecutiva -.-
ResponderEliminarna 1.5 é campo semântico!
ResponderEliminar2.2*
ResponderEliminarcorrigi com as minhas prof's:
ResponderEliminar2.1 - Complemento Directo
2.2 - Esvaziamento das palavras
2.3 - Concessiva.
podes-me confirmar a 1.5. sff? uns dizem semantico, outros lexical..
Eliminara minha professora diz que é campo lexical, mas não creio que seja. Vamos esperar...
Eliminar2.2- tens a certeza que é essa resposta? eu pus igual a ti, mas esta resolução, responde
Eliminaro "sua" na 2.2 não tem que estar em concordância? se fosse palavras não seria "suas subordinações"? por isso não será o antecedente "relação possível"?
ResponderEliminarpois, tem mais lógica... xD Mas esquece, aqui na minha escola cada professor diz uma cena diferente, nem vale a pena... vamos esperar pelo GAVE.
Eliminarnao, o ''sua'' tem de estar em concordância com o que vem a seguir (subordinaçao).
Eliminarporque quando dizemos "o joao comeu o bolo dele"... fica "o joao comeu o SEU bolo". fica em concordância. por isso tb nao sei...
Eliminarnão, o sua terá de estar em concordância com o antecedente! porque o "subordinação" pode mudar para o plural.
Eliminarya, e quando dizes ''A joana comeu o seu bolo''. Concorda com ''bolo'', nao com ''Joana'' xD
Eliminarentão qual é a resposta correta a esta questão? eu pus: "o esvaziamento das palavras"
EliminarESTA CORRECÇÃO ESTÁ BASEADA NO QUÊ? É ALGUM PROFESSOR QUE ESTÁ A POSTAR OS CRITÉRIOS?
ResponderEliminarPois, convém sabermos se realmente no podemos guiar por aqui!
Eliminaralguém me pode dizer se a 1.5 é a A ou a C?
ResponderEliminarCampo lexical
EliminarSó queria a confirmação definitiva da 1.5. pq uns dizem uma coisa, outros dizem outra.
EliminarPessoal, assim acharam mais fácil ou mais difícil que o da primeira fase?
ResponderEliminarligeiramente mais fácil, as perguntas de interpretação eram mais acessiveis
Eliminartambém achei as perguntas de interpretação muito mais acessíveis!
EliminarEu achei mais acessível... tirando a escolha múltipla que me baralho um pouco.
ResponderEliminarConcordo!
Eliminareste exame é corrigido por um professor?
ResponderEliminarno grupo 3 que argumentos/exemplos utilizaram?
ResponderEliminarafinal é campo lexical ou semantico? eu pus lexical mas já ouvi dizer tanto que era lexical como semantico. que confusão!!!
ResponderEliminarmaioria já teve ter cotação mínima no B grupo I nao?
ResponderEliminardeve*
ResponderEliminarAté agora, tenho 4 pontos na escolha múltipla e gramática, a interpretação salvo correções tenho 7 pontos. A B vou ter ou meio pontinho ou um ponto, logo por azar saiu o que sei menos. Agora depois falta o grupo 3 e as correções todas , certas certas sei que 3 ou 4 pontos já foram à vida :(
ResponderEliminarcomo é que classificas-te as tuas questões interpretação?
Eliminarcolocas-te praticamente tudo ou metade? (de acordo com esta correção)
Eliminareu coloquei praticamente metade.
questao 1 - coloquei 3 aspectos
questao 2 - 3 aspectos maria / 1 no joao francisco
questao 3 - 2 momentos
questao 4 - disse que os filhos partiam e limitavam-se a nao dar noticias deixando os pais a pensar no pior ( mais ao menos isto) xD melhores palavras
Coloquei basicamente tudo igual à correção nas 3 primeiras, na quarta não dei uma resposta tao curta e simples e optei por dizer que é um comportamento generico por parte dos filhos, exemplificando com o caso do Baltazar e como passou 2 anos em Lisboa, em perfeitas condicoes de dar noticias, e neste ambito para evitar a desilusao dos pais deixou de fora este periodo de tempo quando contou as suas historias e criou uma ilusao de impossibilidade de os contactar mais cedo. É possivel que me sejam descontados uns pontinhos :/ é sempre o meu defeito, dar informação a mais.
EliminarDe resto mesmo que so tenha uns 4 pontos no A, 1 no B, tenho 4 de escolha multipla e fiz uma boa composição por isso figas para ter uma boa nota, dava-me um jeitao
sim basicamente como eu.
Eliminarmas falta saber a cotação da estrutura em todas as questoes --'
Boa tarde :)
ResponderEliminareu acertei na escolha multipla toda, :)
a 1,5 da versão dois fiz á sorte e acertei :)
cumpts e boa sorte para todos
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Eliminareste exame e corrigido por um professor?
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarna 2.2 pus só "palavras" acham que vai contar como certo ?
ResponderEliminarqual é a 1.5 da versao 2 ?
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