Português: Correção do exame nacional de Português - 12.º ano - 2.ª fase

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Correção do exame nacional de Português - 12.º ano - 2.ª fase

Grupo I

A

1. Elementos que caracterizam Baltasar:
  • está de regresso a casa, após longa ausência («Regressou o filho pródigo» - linha 1);
  • vem acompanhado de uma mulher, com quem está relacionado sentimentalmente («trouxe mulher» - l. 1);
  • vem pobre («se não vem de mãos vazias, é porque uma lhe ficou no ca,po de batalha e a outra segura a mão de Blimunda» - ll. 1-2);
  • deficiente / mutilado («uma [mão] lhe ficou no campo de batalha» - ll. 1-2);
  • é um ex-soldado («uma lhe ficou no campo de batalha» - ll. 1-2).

2. A reação de Marta Maria é uma reação emocional pautada por sentimentos como os seguintes:
  • comoção e aflição ao notar a deficiência: «e era um dó de alma, uma aflição ver sobre o ombro da mulher um ferro torcido..." (ll. 6-7);
  • dor: «dividida entre a dor que a mutilação naquele braço" (ll. 16-17);
  • sofrimento (manifestado / visível no choro): «ouviu as lágrimas» (l. 18);
  • a inquietação e a procura de compreender / saber o modo, as circunstâncias, a autoria da mutilação: «Meu querido filho, como foi, quem te fez isto» (l. 19);
  • em suma, é uma reação onde se evidencia o amor, a preocupação, o coração de mãe de Marta Maria.
   A reação de João Francisco:
  • é menos emotivo, mais sereno do que a mãe;
  • opta pelo silêncio: «deu logo pela mutilação, mas dela não falou» (l. 30);
  • aconselha resignação: «Paciência» (l. 31);
  • aceita a deficiência como algo natural e expectável em quem se envolve numa guerra e corre os riscos que lhe são inerentes: «quem foi à guerra» (l. 31);
  • no entanto, a interjeição «Ah (,homem)»  parece sugerir uma emotividade logo reprimida.
     Em suma, estamos perante reações que se enquadram nos papéis tradicionais característicos da época, associados à figura materna e paterna, aquela emotiva e tipicamente feminina, este contido.


3. Aproximação entre Marta Maria e Blimunda:
  1. momento: Marta Maria pressentiu a presença de Blimunda, mesmo antes de a ver, e sentiu-se inquieta com a sua existência (a presença de outra mulher) na vida do filho;
  2. momento: Blimunda afastou-se, possibilitando a privacidade e intimidade daquele momento de reencontro em mãe e filho, após anos de ausência;
  3. momento: Baltasar apresentou as duas mulheres;
  4. momento: as duas mulheres agem como se se conhecessem e fossem família há muito tempo («daí a pouco estavam a sogra e a nora a tratar da ceia» - ll. 32-33).

4. O comentário do narrador constitui uma crítica genérica ao comportamento dos filhos, particularizada na atitude de Baltasar, que não informou os pais do seu regresso, da sua deficiência e da sua presença em Lisboa há dois anos, mantendo-os, desta forma, na dúvida e incerteza acerca do seu estado (de saúde ou não, vivo ou não), indiferente à sua dor e sofrimento, sentimentos motivados pela ausência física e ausência de notícias.
     A crítica é, pois, dirigida à insensibilidade e crueza de tal comportamento, causador de angústia e sofrimento nos pais, ainda para mais quando envolvidos em situações de risco, como é o caso de Baltasar na guerra.
     Consciente dessa falha, Baltasar explica ao pai a batalha, a sua mutilação e os anos de ausência, mas omite-lhe os anos passados em Lisboa, após o regresso a Portugal, há dois anos, pois dessas circunstâncias não os informara e tem consciência da falha que tal atitude comporta e de como magoaria ainda mais os seus pais, deixando-os permanecer na ignorância. Apenas dera notícias há poucas semanas, via carta, quando decidira regressar a casa.



B

. Introdução
  • A poética de Campos liga-se à estética de vanguarda futurista;
  • A ligação de Campos à vanguarda futurista concretiza-se na sua segunda fase poética, nomeadamente em poemas como «Ode triunfal»;
  • Os movimentos que a evidenciam são o futurismo e o Sensacionismo.

. Desenvolvimento
  • Futurismo:
               - Corte com o passado e expressão artística do dinamismo e da vida
                  moderna;
               - Apologia da civilização moderna industrial e do seu ritmo, da técnica,
                  da máquina, da velocidade, do movimento...;
               - Atitude escandalosa e chocante (linguagem erótica, evocadora de
                  traços sadomasoquistas);
               -  Nova linguagem:
                         . ritmo torrencial;
                         . acumulação de recursos estilísticos;
                         . destruição da sintaxe;
               - Medida:
                         . versos livres e longos;
                         . versos próximos da prosa e da oralidade.
  • Sensacionismo:
               - Procura das sensações;
               - Vivência excessiva das sensações («Sentir tudo de todas as maneiras»);
               - Atitudes sadomasoquistas.

. Conclusão




Grupo II

           Versão 1                                               Versão 2

1.1.         B                                                              D

1.2.         D                                                              A

1.3.         B                                                              D

1.4.         C                                                              B

1.5.         A                                                              C

1.6.         C                                                              A

1.7.         D                                                              B

2.1. Complemento direto.

2.2. «(d) as palavras»

2.3. Oração subordinada adverbial concessiva.



Grupo III

. Introdução
  • Tradicionalmente, homens e mulheres desempenhavam papéis diferentes, eles mais ligados a atividades exteriores e elas a atividades domésticas e familiares;
  • Ao longos os tempos esses papéis sofreram alterações;
  • Atualmente, a mulher desempenha um papel mais ativo e próximo do masculino em diversas áreas, especialmente no Ocidente.
. Desenvolvimento
  • Argumento 1: A mulher lutou pela alteração da sua condição social e atingiu um plano de igualdade em diversos setores, superando o seu papel tradicional, limitado à vida caseira e familiar.
  • Exemplo 1: A mulher está no mercado de trabalho como o homem e já ocupa cargos de chefia e poder (embora em menor número) nas empresas, na política, etc., como exemplificam figuras como a sr.ª Merkel (PM da Alemanha) ou Assunção Esteves (presidente da Assembleia da República).
  • Argumento 2: O homem adotou uma postura de complementaridade, cooperação e entreajuda relativamente ao novo papel feminino.
  • Exemplo 2: A partilha das tarefas domésticas e no crescimento e educação dos filhos entre a mulher e o homem.
  • Argumento 3: A mulher possui um estatuto social de maior liberdade e independência ao nível dos comportamentos, da postura e do agir.
  • Exemplo 3: A mulher sai sozinha e convive socialmente, sem necessitar de acompanhamento ou tutela masculina.
 . Conclusão
  • Os papéis tradicionalmente atribuídos a homens e mulheres alteraram-se profundamente;
  • A condição masculina e feminina não é, porém, de igualdade absoluta no acesso ao trabalho, no desempenho de cargos de chefia, etc., onde o homem continua a predominar;
  • Esta situação ocorre, preferencialmente, no Ocidente, pois noutras zonas do mundo a mulher continua a viver sob o jugo masculino.

80 comentários :

  1. E as escolhas multiplas? quando sao publicadas?

    ResponderEliminar
  2. também qerria as escolhas multiplas, pk axo q m confundiu toda

    ResponderEliminar
  3. também onde me confundi mais foi nas escolhas múltiplas, achei-as um pouco confusas :s

    ResponderEliminar
  4. e o resto do exame?
    atenciosamente

    ResponderEliminar
  5. Já publicavam mesmo as escolhas multiplas. é o mais importante

    ResponderEliminar
  6. Tenham calma pá, deviam era agradecer a pessoa que está com todo o trabalho a por os tópicos das perguntas, com o tempo o resto há-de chegar. Que gente ansiosa...!

    ResponderEliminar
  7. digam la o q pusseram:
    1.1) supremaca das imagens?
    1.2.) ilustra as consequencias?
    1.3.) persistencia?
    1.4.) perifrase?
    1.5) campo semantico?
    1.6) conclusão)
    1.7.) o valor de significação das palavras?

    ResponderEliminar
  8. é assim a escolha multipla? :o

    ResponderEliminar
  9. tive 3
    mas vou ter 0 ou nota mínima no grupo I - B :s
    colocaram o que nessa questao?

    ResponderEliminar
  10. não sei, mas também nao sei se vou ter pontuação, falei nas 3 fases de Alvaro de campos, mas pouco desenvolvidas , e voces?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também , principalmente futurismo e sensasionismo

      Eliminar
  11. na 1.5, deverá ser campo lexical... porque semântico tem a ver com significados de uma palavra e relações precisas com ouras palavras que as tornam sinónimas. nao?

    ResponderEliminar
  12. a Versão 1 a resposta 1.5 está errada
    de acordo com esta correcção (C) pertencem ao mesmo campo semântico.
    É a (A) é lexical, tenho o livro a frente que o comprova
    campo lexical: de educação: escola, professor, aluno
    campo semântico: de mãe: mãe galinha, mãe de família, mãe solteira

    ResponderEliminar
  13. também falei nas 3 fases, mas penso que não deve ser isso :S

    ResponderEliminar
  14. alguém sabe explicar a 1.7?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a 1.7. mostra a poder que algumas palavras podem ter e por isso a resposta é "o valor de significação das palavras". Penso que estou certa :)

      Eliminar
  15. têm a certeza que é metafora?

    ResponderEliminar
  16. como é que a 1.3 pode ser violência? a violência não é uma qualidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas está relacionada com o impacto do cometa!

      Eliminar
    2. também a persistencia! quando diz na frase "imparável" ou seja "não pára", além disso eles pedem qualidades e a violência não me parece que seja "qualidade" de um cometa.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  17. Eu também coloquei na 1.5. campo lexical, já fiquei na dúvida!

    ResponderEliminar
  18. entao o que devia-se falar na B?

    ResponderEliminar
  19. depende do tipo de violência ... eu meti violência , no contexto era a que melhor se enquadrava .

    ResponderEliminar
  20. qualidade é o mesmo que propriedade, atributo.

    ResponderEliminar
  21. Na questão B, do grupo 1, deveriam referir a 2ª fase de Álvaro de Campos, a fase futurista. É nela que Campos demonstra toda a influência da vanguarda europeia!

    ResponderEliminar
  22. na 2.2 da gramatica é oração subordinada adversativa temporal.

    ResponderEliminar
  23. Mas então na 1.5 é semantico ou lexical??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de ter a certeza desta pq pus lexical.

      Eliminar
  24. alguém sabe a resposta da 2.2 e 2.3? :S

    ResponderEliminar
  25. B)
    referi elogio sociedade, hino maquina, produto homem , ode triunfal

    e de resto falei da 1 e 3 fase inclusive.

    ResponderEliminar
  26. Eu na 1.5 pus relação holonímia/meronímia :(
    Era preciso tanta coisa na pergunta 2 da interpretação? :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro, dai ser o mínimo 80 palavras xD se nao desconta 2 valores

      Eliminar
    2. relação pergunta 2 pelo menos 2 em cada.

      Eliminar
  27. na 2.3 o antecedente não é relação possivel?

    ResponderEliminar
  28. Tenho 40 em 50 e nao tive mais porque confundi concessiva por consecutiva -.-

    ResponderEliminar
  29. na 1.5 é campo semântico!

    ResponderEliminar
  30. corrigi com as minhas prof's:
    2.1 - Complemento Directo
    2.2 - Esvaziamento das palavras
    2.3 - Concessiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes-me confirmar a 1.5. sff? uns dizem semantico, outros lexical..

      Eliminar
    2. a minha professora diz que é campo lexical, mas não creio que seja. Vamos esperar...

      Eliminar
    3. 2.2- tens a certeza que é essa resposta? eu pus igual a ti, mas esta resolução, responde

      Eliminar
  31. o "sua" na 2.2 não tem que estar em concordância? se fosse palavras não seria "suas subordinações"? por isso não será o antecedente "relação possível"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, tem mais lógica... xD Mas esquece, aqui na minha escola cada professor diz uma cena diferente, nem vale a pena... vamos esperar pelo GAVE.

      Eliminar
    2. nao, o ''sua'' tem de estar em concordância com o que vem a seguir (subordinaçao).

      Eliminar
    3. porque quando dizemos "o joao comeu o bolo dele"... fica "o joao comeu o SEU bolo". fica em concordância. por isso tb nao sei...

      Eliminar
    4. não, o sua terá de estar em concordância com o antecedente! porque o "subordinação" pode mudar para o plural.

      Eliminar
    5. ya, e quando dizes ''A joana comeu o seu bolo''. Concorda com ''bolo'', nao com ''Joana'' xD

      Eliminar
    6. então qual é a resposta correta a esta questão? eu pus: "o esvaziamento das palavras"

      Eliminar
  32. ESTA CORRECÇÃO ESTÁ BASEADA NO QUÊ? É ALGUM PROFESSOR QUE ESTÁ A POSTAR OS CRITÉRIOS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, convém sabermos se realmente no podemos guiar por aqui!

      Eliminar
  33. alguém me pode dizer se a 1.5 é a A ou a C?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Campo lexical

      Eliminar
    2. Só queria a confirmação definitiva da 1.5. pq uns dizem uma coisa, outros dizem outra.

      Eliminar
  34. Pessoal, assim acharam mais fácil ou mais difícil que o da primeira fase?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ligeiramente mais fácil, as perguntas de interpretação eram mais acessiveis

      Eliminar
    2. também achei as perguntas de interpretação muito mais acessíveis!

      Eliminar
  35. Eu achei mais acessível... tirando a escolha múltipla que me baralho um pouco.

    ResponderEliminar
  36. este exame é corrigido por um professor?

    ResponderEliminar
  37. no grupo 3 que argumentos/exemplos utilizaram?

    ResponderEliminar
  38. afinal é campo lexical ou semantico? eu pus lexical mas já ouvi dizer tanto que era lexical como semantico. que confusão!!!

    ResponderEliminar
  39. maioria já teve ter cotação mínima no B grupo I nao?

    ResponderEliminar
  40. Até agora, tenho 4 pontos na escolha múltipla e gramática, a interpretação salvo correções tenho 7 pontos. A B vou ter ou meio pontinho ou um ponto, logo por azar saiu o que sei menos. Agora depois falta o grupo 3 e as correções todas , certas certas sei que 3 ou 4 pontos já foram à vida :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como é que classificas-te as tuas questões interpretação?

      Eliminar
    2. colocas-te praticamente tudo ou metade? (de acordo com esta correção)
      eu coloquei praticamente metade.
      questao 1 - coloquei 3 aspectos
      questao 2 - 3 aspectos maria / 1 no joao francisco
      questao 3 - 2 momentos
      questao 4 - disse que os filhos partiam e limitavam-se a nao dar noticias deixando os pais a pensar no pior ( mais ao menos isto) xD melhores palavras

      Eliminar
    3. Coloquei basicamente tudo igual à correção nas 3 primeiras, na quarta não dei uma resposta tao curta e simples e optei por dizer que é um comportamento generico por parte dos filhos, exemplificando com o caso do Baltazar e como passou 2 anos em Lisboa, em perfeitas condicoes de dar noticias, e neste ambito para evitar a desilusao dos pais deixou de fora este periodo de tempo quando contou as suas historias e criou uma ilusao de impossibilidade de os contactar mais cedo. É possivel que me sejam descontados uns pontinhos :/ é sempre o meu defeito, dar informação a mais.

      De resto mesmo que so tenha uns 4 pontos no A, 1 no B, tenho 4 de escolha multipla e fiz uma boa composição por isso figas para ter uma boa nota, dava-me um jeitao

      Eliminar
    4. sim basicamente como eu.
      mas falta saber a cotação da estrutura em todas as questoes --'

      Eliminar
  41. Boa tarde :)
    eu acertei na escolha multipla toda, :)
    a 1,5 da versão dois fiz á sorte e acertei :)
    cumpts e boa sorte para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  42. este exame e corrigido por um professor?

    ResponderEliminar
  43. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  44. na 2.2 pus só "palavras" acham que vai contar como certo ?

    ResponderEliminar
  45. qual é a 1.5 da versao 2 ?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...