Português

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ortografia - AO


Nova Ortografia


1. Rescreva as frases tendo em conta as regras estipuladas no (novo) Acordo Ortográfico.

a) O tractor avariou enquanto arava as terras do director da escola.
b) A erupção de um vulcão na Islândia provocou uma reacção violenta colectiva das pessoas afectadas pelo cancelamento de voos em diversos aeroportos.
c) Ocorreu, ontem, um violento sismo no Chile que causou a morte da actriz Agatha Christie.
d) Os súbditos de D. Carlos ficaram decepcionados com o seu assassinato.
e) A próxima colecção será protagonizada pelo nosso excepcional professor de Português.


2. Nos pares de palavras a seguir apresentados, apresentam-se diferentes grafias da mesma palavra. Algumas destas grafias são incorretas enquanto outras correspondem a variantes não europeias da língua que falamos.

2.1. Assinale a opção que representa a grafia correta na norma portuguesa.

a) electrofone                           eletrofone                   
b) perspectivar                          perspetivar                  
c) corrupto                                 corruto                          
d) reator                                     reactor                          
e) núpcias                                  núcias                           
f) activamente                            ativamente                  
g) exacto                                    exato                             
h) acto                                        ato                                 
i) eucalipto                                 eucalito                         
j) cético                                      céptico                          
k) bissectriz                               bissetriz                        
l) Egipto                                     Egito                             
m) suntuoso                               sumptuoso                  
n) desafectação                        desafetação                
o) óptimo                                   ótimo                             
p) carácter                                 caráter                          
q) adoptar                                  adotar                           
r) indemnizar                             indenizar                       
s) elétrico                                  eléctrico                        
t) convicto                                  convicto                        
u) perspectiva                           perspetiva                    

domingo, 18 de setembro de 2011

Programa

. Sequência 1

     . Leitura:
          » Textos informativos diversos e dos domínios transacional e educativo:
                    - Artigos científicos e técnicos;
                    - Comunicado;
                    - Reclamação / Protesto.

     . Compreensão oral:
          » Documentários de índole científica.

     . Expressão oral:
          » Reclamação / protesto;
          » Comunicado.

     . Escrita:
          » Reclamação / protesto.


. Sequência 2

     . Leitura:
          » Discurso político;
          » Sermão de Santo António aos Peixes.

     . Compreensão oral:
          » Documentários;
          » Sermão de Santo António aos Peixes em CD;
          » Filmes (A Missão; Palavra e Utopia).

     . Expressão oral:
          » Exposição.

     . Escrita:
          » Textos expositivo-argumentativos;
          » Textos de apreciação crítica.


. Sequência 3

     . Leitura:
          » Frei Luís de Sousa.

     . Compreensão oral:
          » Filme Frei Luís de Sousa;
          » Documentários (sobre Garrett, o Romantismo, etc.).

     . Expressão oral:
          » Dramatização.

     . Escrita:
          » Textos argumentativos;
          » Textos expositivo-argumentativos;
          »Resumo (de textos expositivo-argumentativos).


. Sequência 4

     . Leitura:
          » Romance de Eça de Queirós;
          » Caricaturas ( cartoons);
          » Desenhos humorísticos.

     . Compreensão oral:
          » Documentários sobre a vida e obra de Eça;
          » Excertos de filmes e /ou séries baseados na obra queirosiana;
          » Programas áudio e audiovisuais humorísticos.

     . Expressão oral:
          » Debate (participação).

     . Escrita:
          » Síntese (de textos informativo-expositivos).


. Sequência 5

     . Leitura:
          » Textos dos media:
                    - Editorial;
                    - Artigos de apreciação crítica;
                    - Imagens (função argumentativa);
                    - Textos publicitários;
          » Poesia de Cesário Verde.

     . Compreensão oral:
          » Produções áudio e audiovisuais diversas.

     . Expressão oral:
          » Textos publicitários (orais e audiovisuais).

     . Escrita:
          » Artigos de apreciação crítica;
          » Textos publicitários.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Serrar os dentes

          Senta-se uma pessoa na sala de espera do consultório do dentista e, enquanto aguarda, procura distrair-se do som das brocas e da imagem da agulha, folheando uma revista cor-de-rosa.
          E eis que chega a uma página onde lê o seguinte:
                    «Diana acaba por cair na rua como uma vulgar sem-abrigo e aceita a sopa oferecida por um voluntário, mas deita-a fora. Enroscada num cobertor, serra os dentes murmurando que vai conseguir ultrapassar as dificuldades por que está a passar.»
          Na imagem apresentada, pode ver-se a estupefacção da atriz que desempenha o papel da personagem (Diana) no exato momento em que lê este «guião». De facto, convenhamos que seria um desperdício incompreensível serrar tão belos dentes.

          É claro que o trauma das brocas e agulhas desapareceu em três tempos. Um agradecimento à... "TV 7 Dias» pelo momento de humor trágico.

Alterações aos planos de estudo - Ensino secundário

. 10.º ano:
  • O plano de estudos passa a integrar a área de Formação Cívica, quer para os alunos inscritos neste ano de escolaridade pela primeira vez, quer para aqueles que se encontram a repeti-lo.

. 11.º ano:
  • Os alunos não estão sujeitos à frequência da área de Formação Cívica;
  • Os alunos que frequentam pela primeira vez este ano de escolaridade podem optar por realizar o exame nacional da disciplina de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica;
  • Os alunos que se encontram a repetir o 11.º ano podem também optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o de uma disciplina bienal, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.

. 12.º ano:
  • Do plano de estudos não fazem parte as áreas de Formação Cívica e Área Projeto, independentemente de frequentarem este ano de escolaridade pela primeira vez ou não;
  • Os alunos que se encontrem a repetir o 12.º ano e já tenham realizado a Área de Projeto podem optar por lhes ser considerada, ou não, a classificação respetiva no cálculo da CIF (classificação interna final) do ensino secundário;
  • Os alunos que não tenham concluído o ensino secundário no ano letivo de 2010/2011 apenas por não terem realizado a Área de Projeto podem inscrever-se, no ano de 2011/2012, nas disciplinas deste ano de escolaridade para efeitos de melhoria de classificação, de acordo com as possibilidades da escola;
  • Os alunos podem optar por realizar o exame nacional de Filosofia ou o exame de uma das disciplinas bienais da componente de formação específica, desde que ainda não tenham concluído a disciplina de Filosofia e a disciplina bienal da componente de formação específica à qual não pretendem realizar exame nacional.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sondagem


domingo, 11 de setembro de 2011

Testemunho dramático de uma mãe

          «... o meu filho de 6 anos, que vai frequentar o 1.º ano, terá de embarcar num autocarro às 7:30 horas da manhã (este autocarro é a carreira pública regular para as pessoas da região), para fazer um percurso de 45m e (isto é do melhor) não tem nenhum vigilante a acompanhá-lo, nem aos outros meninos que irão para o centro escolar de Alijó.»
          Roubado à Educação do meu Umbigo.

11/09/2001

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CORTES OBSCENOS

Arranque do ano lectivo marcado por vários cortes e alterações


Hoje às 07:22



          "A TSF dá-lhe a conhecer as alterações do novo ano lectivo que vai começar com menos dinheiro, menos professores e com equipas reduzidas para acompanhar as crianças com deficiências.
          (...)
          Na reestruturação planeada pelo ministro Nuno Crato, nota ainda para a redução das equipas que fazem o acompanhamento dos alunos com necessidades especiais.
          No apoio às necessidades especiais deixam de estar presentes os assistentes sociais, os monitores e os técnicos de psicomotricidade."

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

domingo, 4 de setembro de 2011

"Poeminha da Negação da Afirmação", Millôr Fernandes

          Sou um homem bem comum
          sem nenhuma aspiração.
          Não quero ser general
          e muito menos sultão.
          Sou moderado de gastos,
          de ambição reduzida,
          não sonho ser «big-shot»
          estou contente da vida.
          Nunca invejei o próximo
          nem lhe cobiço a mulher,
          pego o meu lugar na fila
          e seja o que Deus quiser.
          Não sou mau pai, nem mau esposo,
          grosseiro nem invejoso
          - só um pouco mentiroso.

"Take me Up", Scotch (1984)


          Cada ano que passa vai pesando, daí que saiba bem tudo o que «take me up».

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Amontoar? Prossiga-se!


Creches passam a ter 18 miúdos dos dois aos três anos em 34 metros quadrados

01.09.2011 - 12:50 Por Ana Cristina Pereira

          As crianças dos dois aos três anos vão ter menos espaço nas creches. Se a sala acolher até 16 meninos, terá de haver dois metros quadrados por cada um. Se acolher mais um ou dois, só se exigirá mais um metro por cada um.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Concurso 2011

          AQUI estão, finalmente, as listas de colocações de professores para o próximo ano lectivo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...