sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Séries de animação do meu tempo: "Top Cat"
quinta-feira, 24 de agosto de 2023
Exemplo de texto expositivo sobre o Auto da Índia
. obra: Auto da Índia
. autor: Gil Vicente
. papel / função: comentar
as atitudes da Ama
. traços: fidelidade e
crítica da Ama
- Desenvolvimento – traços:
1)
fidelidade à Ama – ajuda-a a concretizar os seus desejos – encontros amorosos
com o Lemos;
2) ironia e
crítica à Ama, denunciando o seu comportamento.
A
importância da Moça A Moça é uma personagem secundária do Auto da
Índia, uma das peças mais importantes de Gil Vicente. Na obra, ela
contribui fortemente para a caracterização da protagonista, a sua ama.
Podemos destacar dois traços caracterizadores da peça: a fidelidade e a
feição crítica. Por um lado, a personagem mostra-se fiel à Ama,
ajudando-a a concretizar as suas ações e objetivos e nunca a denunciando (por
exemplo, ao marido). Este traço fica evidente quando a auxilia nos encontros
com o Lemos, indo inclusivamente às compras para o jantar de ambos. Por outro lado, a Moça mostra-se irónica e crítica,
pois, apesar da fidelidade, comenta criticamente as atitudes da Ama e a dos
seus pretendentes, o que contribui para desmascarar o caráter falso,
hipócrita e dissimulado da protagonista, bem como a pelintrice do Lemos e a
fanfarronice e a falsidade do Castelhano. Em suma, a Moça é uma personagem fundamental para o
conhecimento da verdadeira natureza da Ama. |
Normas da citação
•
contextualizar a citação;
•
transcrever as palavras citadas, tal como o original;
• colocar
as citações entre aspas;
•
assinalar eventuais cortes (por exemplo, quando o excerto citado é extenso e só
nos interessa parte dele) com reticências dentre de parênteses (retos ou
curvos);
•
indicar a referência completa de todas as obras citadas.
De acordo com Diniz Braga, “devido à evolução
tecnológica […], o mundo mudou bastante e as pessoas precisam de se adaptar a
essa nova realidade.” (Diniz; Braga, 2016, p.98) |
Segundo Martins et al., “O consumidor […], antes de
fazer uma compra, pesquisa informação sobre a empresa na Internet.” (Martins et
al., 2016, p.12 [Neste caso, trata-se de uma citação de um texto com
vários autores.] |
Exemplo de texto expositivo
Revisão textual
Séries de animação do meu tempo: "She-Ra"
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
Textualização
. Unir
os tópicos que constam do plano, fazendo uso de conectores e articuladores do
discurso que articulem corretamente as ideias do texto.
.
Respeitar o tema proposto, evitando divagações desnecessárias. Por exemplo, se
o enunciado indicar que a temática é a poluição dos mares, não se pode escrever
um texto sobre a poluição em geral ou outros tipos de poluição (sonora,
atmosférica, etc.).
. Não
mudar de assunto durante o texto.
.
Respeitar o fio condutor das ideias.
.
Acrescentar novas ideias ao longo do texto, evitando, assim, a repetição desnecessária
de informação.
. Não
se contradizer (por exemplo, num texto de opinião, não se pode apresentar
posições diferentes na introdução e na conclusão).
.
Adequar o texto ao público e à sua finalidade comunicativa.
.
Distribuir cada ideia nova por parágrafos: um novo parágrafo corresponde a uma
nova ideia.
. Ligar
as frases e as orações através de conjunções, locuções conjuncionais,
advérbios, conectores.
. Não
repetir vocabulário (substituir palavras por pronomes, hiperónimos / hipónimos,
etc.); diversificá-lo e adequá-lo ao tema.
. Não
alterar bruscamente o tempo verbal dominante do texto que está a ser escrito
(se se opta pelo passado, escreve-se no passado ao longo do texto; se se
escolhe o presente, mantém-se igualmente até ao final).
. Não
mudar bruscamente de pessoa gramatical. Convém ter presente que, no caso do
texto de opinião e do comentário, predomina a primeira pessoa, enquanto, no
texto expositivo, há um predomínio da terceira.
-regras de acentuação;
- regras de pontuação;
- marcação de parágrafos;
.
verificar se as concordâncias estão corretas (sujeito-verbo, nome-adjetivo,
etc.);
.
diversificar o estilo de frases;
- seleção de vocabulário adequado
ao tema e ao género ou tipo de texto.
. Respeitar
o intervalo de palavras indicado no enunciado.
. Respeitar
os princípios do trabalho intelectual, aplicando as normas para citação.
Séries de animação do meu tempo: "Scooby-Doo"
O Caso Christie, de Nina de Gramont
Planificação de texto
. o
objetivo;
. o
público-alvo;
. o
limite de palavras (se houver);
. as
indicações relativas a aspetos a incluir no texto.
. Num
texto expositivo, deve abordar-se, de forma organizada, as várias partes que constituem
o tópico geral do texto.
. Num
texto narrativo, devem incluir-se os elementos da narrativa e os momentos de
evolução da ação.
. Num
comentário, devem ser respeitados os tópicos apresentados ou selecionar os que
são pertinentes para a apreciação do texto, expondo conteúdos relacionados com
cada um deles.
. Deve
introduzir-se ideias novas que se relacionem com as anteriores e que permitam a
evolução do texto.
terça-feira, 22 de agosto de 2023
Texto descritivo
Séries de animação do meu tempo: "Popeye"
Texto narrativo
• Ação:
os acontecimentos que constituem a história.
• Personagens:
os agentes, as figuras que vivem os acontecimentos.
• Tempo:
o(s) momento(s) em que decorre a ação.
• Espaço:
o(s) lugar(es) onde se desenrola a ação.
▪ Complicação
/ Problema: acontecimento que perturba o equilíbrio, transformando a
situação inicial.
▪ Peripécias:
conjunto de acontecimentos que resultam do que sucedeu na complicação.
▪ Resolução:
acontecimento que vem resolver a história.
▪ Conclusão
– Situação final: desfecho da ação – as personagens voltam a
viver uma situação de equilíbrio.
Reportagem
▪ Lead:
parágrafo inicial destacado graficamente em que se responde às perguntas Quem?
(os agentes), O quê? (os acontecimentos), Onde? (o lugar) e Quando?
(o tempo). É uma espécie de resumo do conteúdo do texto em apresentação geral
do assunto a desenvolver.
▪ Corpo:
desenvolvimento pormenorizado do assunto, através da apresentação de relações
de causa-efeito, dados estatísticos, depoimentos das pessoas entrevistadas,
etc.
▪ Conclusão:
fecho do texto.
▪ Caixa:
elemento facultativo que apresenta informação complementar, não essencial para
a compreensão do texto.
▪ Subtítulos:
orientam a leitura da reportagem.
▪ Fotografias:
legendadas ou não, ilustram e complementam a informação.