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domingo, 27 de agosto de 2023

Séries de animação do meu tempo: "Pantera Cor-de-Rosa"


    A Pantera Cor-de-Rosa é uma personagem animada que surgiu pela primeira vez em 1963, na abertura do filme The Pink Panther. Alcançou tanto sucesso que acabou por ser criada uma série de animação, constituída por 120 episódios, com a duração média de seis minutos, criada por Blake Edwards, Friz Freleng, Hawley Pratt e Manu Kumar.
    Em Portugal, a série ficou conhecida graças a Vasco Granja, um apresentador, cineclubista e professor português, mais conhecido por ser o rosto de programas de animação da RTP entre 1974 e 1990. O seu papel na divulgação da popular personagem granjeou-lhe a alcunha de «O Pai da Pantera Cor-de-Rosa».

Exemplo de texto de opinião sobre o poder das palavras


 Planificação

- Título: O poder das palavras.

- Introdução:

. Apresentação da situação / tema: o poder das palavras.

. Apresentação da opinião / posição pessoal: as palavras que constroem e as que destroem.

- Desenvolvimento:

1.º argumento: há palavras boas, que fazem bem.

Exemplos: gastronomia e plano amoroso.

2.º argumento: há palavras más, que magoam e destroem.

Exemplo: exame médico.

- Conclusão: retoma da posição inicial.

 

O poder das palavras
 
    Ricardo Araújo Pereira deu-me a honra de prefaciar um livro meu. Nas primeiras linhas do seu prefácio, ele escreveu: “Faço com palavras tudo o que é importante. Por exemplo, se quero que uma pessoa saiba que gosto dela, recorro mais depressa a palavras do que, digamos, a beijos.” Meditei nestas suas palavras e adicionei a sua moral a esta equação: bom uso das palavras x uso bom das palavras ao quadrado = felicidade.
    As palavras têm um poder tremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um poder tremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida.
    Comecemos pela gastronomia. Na hora da refeição, quem é que não saliva ao ler um crispy de peito de frango com emulsão de gengibre e limão? Ou um bacalhau lascado com puré de batata doce e goiaba confit? Antes de estes apetecíveis pratos chegarem à nossa mesa, já os pré-saboreamos mentalmente. E quantas vezes a sedutora descrição dos pratos é bem mais aprazível que o repasto propriamente dito?
    Há dias, num restaurante tradicional, um dos pratos da ementa era bife raspado. Soou-me bem e pedi. O que era? Um simples hambúrguer no prato. Estava apetitoso, sem dúvida, mas o prazer que senti ao degustar as sílabas bi-fe-ras-pa-do antes de o dito prato pousar na mesa foi infinitamente superior.
    No plano amoroso, as palavras têm também um poder incrível. Outrora, nas cartas de amor, as palavras voavam distâncias, marcadas pela saudade dos namorados; hoje, o impacto das palavras nas relações amorosas é tão ou mais forte porque é imediato, à distância de um clique. Casais apaixonados são unânimes em assumir que muitas vezes o flirt verbal é tão poderoso quanto o próprio beijo ou toque. Nuns casos, as palavras trocadas virtualmente são autênticos preliminares; noutros, conseguem ter ainda mais impacto do que o toque real.
    E o poder da palavra silenciosa? O silêncio é ouro, já ouviram dizer? Há palavras que deviam ser escondias num baú fechado a sete chaves. Porque não edificam, porque magoam, porque destroem… Há uns tempos fui fazer um exame médico. Após o questionário clínico habitual, a médica prosseguiu: “Agora, vou fazer-lhe umas maldades”. Nesse instante, o meu corpo sucumbiu e o desmaio tornou-se iminente. Ora, a palavra maldade magoou-me mais do que o próprio exame. Teria sido muito sensato ter escondido tal palavra num quarto escuro. Não teria magoado tanto.
    Se queremos relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos das palavras positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe mas também, e sobretudo, a quem as oferece.

 
Sandra Duarte Tavares, in Visão do dia 17/02/2017
 

sábado, 26 de agosto de 2023

Marie Curie e a radioatividade


Caderno de notas de Marie Curie

    Marie Curie faleceu de anemia plástica em 1934, contava ela 66 primaveras, após anos de exposição à radiação, uma exigência do seu trabalho.
    Alguns dos seus cadernos de apontamentos são tão radioativos (e continuarão a sê-lo por mais 1 500 anos) que tiveram de ser encerrados em caixas de chumbo, por lá permanecem e permanecerão.
 

Séries de animação do meu tempo: "Garfield"


    "Garfield" é uma série de animação baseada nas tiras de banda desenhada da autoria de Jim Davis e que tem como protagonista um gato de pelo laranja, preguiçoso e guloso, cujo dono é Jon Arbuckle, um cartunista desajeitado e com pouca sorte com as mulheres, que possui também Odie, um cão estúpido que gosta de lamber tudo e todos.

Decreto-Lei n.º 74/2023

O ano ainda não começou e já faltam professores


 

    Isto está lindo: o ano ainda nem começou e já faltam professores.

    De que valeu ontem ao bestial ministro, como o designa Paulo Guinote, sair-se com mais umas tretas e pseudo-verdades, quando a realidade hoje lhe bateu nas fuças com toda a crueza?

    Como escreve muitíssimo bem a Beatriz, não há problema, pois o bestial ministro não se cansa de vomitar leis e leizinhas e «o cozinheiro da esquina pode ir ensinar Biologia e o que conta carros a passar vai ensinar Matemática».

Exemplo de texto de opinião sobre o uso de telemóveis nas aulas


    A tecnologia faz parte do quotidiano da esmagadora maioria das pessoas. Um dos objetos mais usados neste contexto é o telemóvel.

    Elabora um texto de opinião, constituído por 200 a 300 palavras, no qual defendas o teu ponto de vista sobre o seguinte tema: O telemóvel tem lugar no ensino atual?
 
    O teu texto deve incluir:
. a apresentação do teu ponto de vista;
. a apresentação, no mínimo, de dois argumentos e de exemplos que justifiquem o teu ponto de vista;
. uma conclusão.

 

Planificação

- Introdução:

. Apresentação do tema – Ideias gerais sobre a presença e a importância da tecnologia na sociedade.

. Posição a defender: os telemóveis devem ser usados no ensino.

- Desenvolvimento:

1.º argumento: o telemóvel permite obter informação de forma imediata, consultar documentos didáticos, acessar a aplicações que possibilitam mais interatividade…

2.º argumento: o uso do telemóvel no ensino pode contribuir para uma maior responsabilização dos alunos.

3.º argumento – contra-argumento: o telemóvel pode constituir um fator de distração, prejudicando a aprendizagem.

- Conclusão:

. retoma da posição defendida

. síntese das ideias essenciais

 
O telemóvel na sala de aula
 
    A tecnologia está presente na vida do ser humano e veio para ficar, discutindo-se, neste momento, por exemplo, todo o impacto da inteligência artificial no nosso quotidiano presente e futuro. Neste contexto, faz todo o sentido que a tecnologia, nomeadamente os telemóveis, tenham lugar no ensino.
    Por um lado, os telemóveis permitem a consulta e a pesquisa imediatas, o que pode tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. De facto, com eles os alunos podem visionar vídeos didáticos e imagens, obter informação de toda a espécie através da Internet para complementar as aulas e resolver tarefas sugeridas pelos professores. Além disso, é possível aceder a diversas aplicações (como, por exemplo, o iSpring) que permitem maior interatividade na resolução e na avaliação de atividades. Usando-as, os alunos têm acesso imediato aos resultados de um teste interativo, aos aspetos em que tiveram sucesso e àqueles em que falharam.
    Por outro lado, o uso autorizado de telemóveis na sala de aula pode constituir uma forma de responsabilização dos discentes, por exemplo, relativamente à sua não utilização sem permissão do professor. Além disso, deste modo, poderão interiorizar a necessidade de utilizar responsavelmente os materiais e gadgets tecnológicos, num contexto específico e regulado.
    De facto, sobretudo no caso de alunos mais jovens e que não possuem ainda maturidade suficiente para os utilizar nos momentos adequados e autorizados, os telemóveis, dado que colocam à sua disposição um mundo inteiro, podem constituir um fator de distração na sala de aula, sendo usados, por exemplo, para jogar, para enviar mensagens, para navegar na Internet e até para cabular nas provas de avaliação. Todos estes fatores acabarão por prejudicar a aprendizagem e, por consequência, a avaliação.
    Em suma, os telemóveis devem ser usados no contexto escolar, visto que podem ser uma ferramenta útil na aprendizagem, mas desde que tal seja feito de forma organizada e com autorização e supervisão dos professores. Proibir o seu uso não é solução, até porque eles estão cada vez mais presentes na vida de quase todos.

 

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Séries de animação do meu tempo: "Top Cat"


    "Top Cat" é uma série animada produzida pela Hanna-Barbera Productions entre 1961 e 1962, correspondente apenas a uma temporada de 30 episódios, que consiste numa paródia de "The Phil Silvers Show", uma sitcom exibida pela cadeia CBS entre 1955 e 1959.
    O protagonista, Top Cat, é o líder de um gangue de gatos de rua de Manhattan. Trata-se de um grupo de animais malandros e espertos que passa a vida a engendrar esquemas de enriquecimento rápido através de golpes, que, no entanto, maioritariamente, saem furados. Outra figura importante é Charlie Dibble, o agente da polícia que procura, inutilmente, prendê-los, expulsá-los do beco ou detê-los usando o telefone.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Exemplo de texto expositivo sobre o Auto da Índia


    Num texto expositivo, constituído por 150 a 250 palavras, apresenta uma personagem do Auto da Índia, de acordo com os seguintes tópicos:
a) identificação da personagem;
b) apresentação de dois traços marcantes;
c) alusão a uma situação caracterizadora da personagem.

 
. Planificação

- Introdução:

. personagem: Moça

. obra: Auto da Índia

. autor: Gil Vicente

. papel / função: comentar as atitudes da Ama

. traços: fidelidade e crítica da Ama

- Desenvolvimento – traços:

1) fidelidade à Ama – ajuda-a a concretizar os seus desejos – encontros amorosos com o Lemos;

2) ironia e crítica à Ama, denunciando o seu comportamento.

- Conclusão: personagem fundamental para a caracterização da Ama.

 
A importância da Moça

 
    A Moça é uma personagem secundária do Auto da Índia, uma das peças mais importantes de Gil Vicente. Na obra, ela contribui fortemente para a caracterização da protagonista, a sua ama. Podemos destacar dois traços caracterizadores da peça: a fidelidade e a feição crítica.
    Por um lado, a personagem mostra-se fiel à Ama, ajudando-a a concretizar as suas ações e objetivos e nunca a denunciando (por exemplo, ao marido). Este traço fica evidente quando a auxilia nos encontros com o Lemos, indo inclusivamente às compras para o jantar de ambos.
    Por outro lado, a Moça mostra-se irónica e crítica, pois, apesar da fidelidade, comenta criticamente as atitudes da Ama e a dos seus pretendentes, o que contribui para desmascarar o caráter falso, hipócrita e dissimulado da protagonista, bem como a pelintrice do Lemos e a fanfarronice e a falsidade do Castelhano.
    Em suma, a Moça é uma personagem fundamental para o conhecimento da verdadeira natureza da Ama.

 

Normas da citação


    A citação consiste na reprodução de um discurso noutro discurso. Quando fazemos uma citação, devemos observar o seguinte:

• identificar o autor do texto / da obra citado(a);

• contextualizar a citação;

• transcrever as palavras citadas, tal como o original;

• colocar as citações entre aspas;

• assinalar eventuais cortes (por exemplo, quando o excerto citado é extenso e só nos interessa parte dele) com reticências dentre de parênteses (retos ou curvos);

• identificar a fonte da citação entre parênteses, indicando:
- o apelido do autor;
- o ano da publicação da obra a que pertence o texto citado;
- a(s) página(s) em que o texto citado se encontra;

indicar a referência completa de todas as obras citadas.

 
Exemplos:

 
                De acordo com Diniz Braga, “devido à evolução tecnológica […], o mundo mudou bastante e as pessoas precisam de se adaptar a essa nova realidade.” (Diniz; Braga, 2016, p.98)

 

                Segundo Martins et al., “O consumidor […], antes de fazer uma compra, pesquisa informação sobre a empresa na Internet.” (Martins et al., 2016, p.12

[Neste caso, trata-se de uma citação de um texto com vários autores.]

 

Exemplo de texto expositivo


    Elabora um texto expositivo sobre o seguinte tema: Os níveis de organização do corpo humano.


Revisão textual

    A revisão do texto constitui o terceiro passo do processo de produção escrita.
    Depois de o escrever, há ainda alguns passos a seguir:

 
Primeiro: reler o texto, para detetar erros e/ou imperfeições relativamente ao tema, ao tipo ou ao género textual, à estrutura e à correção linguística.

 
Segundo: corrigir o texto, isto é, as falhas e os erros detetados.

 
Terceiro: reescrever o texto, dando-lhe a forma final.

 

Séries de animação do meu tempo: "She-Ra"


    "She-Ra" é uma série de animação, produzida entre 1985 e 1986 pela Filmation Studios, constituída por 93 episódios. A produção é uma espécie de versão feminina de "He-Man e os Mestres do Universo", de quem ela é irmã gémea.
    A série tem como protagonista a princesa Adora, que se transforma na heroína She-Ra e luta contra os vilões da Horda para  libertar o planeta Etérnia do vilão Hordak.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Textualização


    Depois de elaborado o plano, passa-se à redação do texto, dando-lhe uma forma mais definitiva. Para esse efeito, o aluno deve:

 
1. Construir um texto coerente.

. Unir os tópicos que constam do plano, fazendo uso de conectores e articuladores do discurso que articulem corretamente as ideias do texto.

. Respeitar o tema proposto, evitando divagações desnecessárias. Por exemplo, se o enunciado indicar que a temática é a poluição dos mares, não se pode escrever um texto sobre a poluição em geral ou outros tipos de poluição (sonora, atmosférica, etc.).

. Não mudar de assunto durante o texto.

. Respeitar o fio condutor das ideias.

. Acrescentar novas ideias ao longo do texto, evitando, assim, a repetição desnecessária de informação.

. Não se contradizer (por exemplo, num texto de opinião, não se pode apresentar posições diferentes na introdução e na conclusão).

. Adequar o texto ao público e à sua finalidade comunicativa.

 
2. Estruturar o texto.

. Distribuir cada ideia nova por parágrafos: um novo parágrafo corresponde a uma nova ideia.

. Ligar as frases e as orações através de conjunções, locuções conjuncionais, advérbios, conectores.

. Não repetir vocabulário (substituir palavras por pronomes, hiperónimos / hipónimos, etc.); diversificá-lo e adequá-lo ao tema.

. Não alterar bruscamente o tempo verbal dominante do texto que está a ser escrito (se se opta pelo passado, escreve-se no passado ao longo do texto; se se escolhe o presente, mantém-se igualmente até ao final).

. Não mudar bruscamente de pessoa gramatical. Convém ter presente que, no caso do texto de opinião e do comentário, predomina a primeira pessoa, enquanto, no texto expositivo, há um predomínio da terceira.

. Respeitar as regras fundamentais da escrita:

- correção ortográfica;

-regras de acentuação;

- regras de pontuação;

- marcação de parágrafos;

- construção frásica:

. verificar se as preposições são usadas corretamente;

. verificar se as concordâncias estão corretas (sujeito-verbo, nome-adjetivo, etc.);

. diversificar o estilo de frases;

- seleção de vocabulário adequado ao tema e ao género ou tipo de texto.

. Respeitar o intervalo de palavras indicado no enunciado.

. Respeitar os princípios do trabalho intelectual, aplicando as normas para citação.

. Ter cuidado com a apresentação final do texto.

 

Séries de animação do meu tempo: "Scooby-Doo"


    Scooby-Doo é o nome de um cão, criado por Hanna-Barbera em 1969, que faz parte de um grupo de adolescentes - constituído por Fred, Daphne, Velma e Shaggy -, a Mystery Inc., dedicado a resolver mistérios que, frequentemente, envolvem monstros e utros elementos do sobrenatural, fazendo-se transportar numa carrinha pintada com cores psicadélicas.
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