A tecnologia
faz parte do quotidiano da esmagadora maioria das pessoas. Um dos objetos mais
usados neste contexto é o telemóvel.
Elabora um texto de opinião, constituído
por 200 a 300 palavras, no qual defendas o teu ponto de vista sobre o seguinte
tema: O telemóvel tem lugar no ensino atual?
O teu texto deve incluir:
. a apresentação do teu
ponto de vista;
. a
apresentação, no mínimo, de dois argumentos e de exemplos que justifiquem o teu
ponto de vista;
. uma
conclusão.
Planificação
- Introdução:
.
Apresentação do tema – Ideias gerais sobre a presença e a importância da
tecnologia na sociedade.
.
Posição a defender: os telemóveis devem ser usados no ensino.
- Desenvolvimento:
1.º
argumento: o telemóvel permite obter informação de forma imediata, consultar
documentos didáticos, acessar a aplicações que possibilitam mais interatividade…
2.º
argumento: o uso do telemóvel no ensino pode contribuir para uma maior
responsabilização dos alunos.
3.º argumento
– contra-argumento: o telemóvel pode constituir um fator de distração,
prejudicando a aprendizagem.
- Conclusão:
. retoma da posição
defendida
. síntese das ideias
essenciais
O
telemóvel na sala de aula
A tecnologia está presente na vida do ser humano e
veio para ficar, discutindo-se, neste momento, por exemplo, todo o impacto da
inteligência artificial no nosso quotidiano presente e futuro. Neste
contexto, faz todo o sentido que a tecnologia, nomeadamente os telemóveis,
tenham lugar no ensino. Por um lado, os telemóveis permitem a consulta e a
pesquisa imediatas, o que pode tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.
De facto, com eles os alunos podem visionar vídeos didáticos e imagens, obter
informação de toda a espécie através da Internet para complementar as aulas e
resolver tarefas sugeridas pelos professores. Além disso, é possível aceder a
diversas aplicações (como, por exemplo, o iSpring) que permitem maior
interatividade na resolução e na avaliação de atividades. Usando-as, os
alunos têm acesso imediato aos resultados de um teste interativo, aos aspetos
em que tiveram sucesso e àqueles em que falharam. Por outro lado, o uso autorizado de telemóveis na
sala de aula pode constituir uma forma de responsabilização dos discentes,
por exemplo, relativamente à sua não utilização sem permissão do professor.
Além disso, deste modo, poderão interiorizar a necessidade de utilizar responsavelmente
os materiais e gadgets tecnológicos, num contexto específico e
regulado. De facto, sobretudo no caso de alunos mais jovens e
que não possuem ainda maturidade suficiente para os utilizar nos momentos
adequados e autorizados, os telemóveis, dado que colocam à sua disposição um
mundo inteiro, podem constituir um fator de distração na sala de aula, sendo
usados, por exemplo, para jogar, para enviar mensagens, para navegar na
Internet e até para cabular nas provas de avaliação. Todos estes fatores acabarão
por prejudicar a aprendizagem e, por consequência, a avaliação. Em suma, os telemóveis devem ser usados no contexto
escolar, visto que podem ser uma ferramenta útil na aprendizagem, mas desde
que tal seja feito de forma organizada e com autorização e supervisão dos
professores. Proibir o seu uso não é solução, até porque eles estão cada vez
mais presentes na vida de quase todos. |
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