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segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Caracterização de Bernard Marx


            Bernard Marx é um macho alfa que não se encaixa em termos sociais por causa da sua estatura física inferior. Ele possui crenças não-ortodoxas sobre relacionamentos sexuais, desportos e eventos comunitários. A sua insegurança sobre a sua estatura e status deixa-o descontente com o Estado Mundial. O sobrenome de Bernard remete para a figura do filósofo e político alemão do século XIX Karl Marx, mais conhecido por escrever Capital, uma crítica monumental à sociedade capitalista. Ao contrário do seu famoso homónimo, o descontentamento de Bernard resulta do seu desejo frustrado de se encaixar na sua própria sociedade, e não de uma crítica sistemática ou filosófica a ela. Quando ameaçado, Bernard pode ser mesquinho e cruel.
            Até ao momento da sua visita à Reserva e à introdução de John na narrativa, Bernard Marx é a figura central do romance. A sua primeira aparição no romance é altamente irónica. Assim que o diretor termina a sua explicação sobre o modo como o Estado Mundial eliminou com sucesso a doença do amor e tudo o que acompanha o desejo frustrado, Huxley dá-nos uma primeira visão dos pensamentos privados de uma personagem, e esae personagem é apaixonada, ciumenta e ferozmente zangada com os seus rivais sexuais. Desta forma, conquanto Bernard não seja exatamente heroico (e se torna ainda menos à medida que o romance avança), conserva bastante interesse para o leitor porque é humano. Ele quer coisas que não pode ter.
A principal mudança que ocorre na personalidade de Bernard é o crescimento da sua popularidade após a viagem à Reserva e a sua descoberta de John, seguidos por sua queda desastrosa. Antes e durante essa viagem, Bernard é solitário, inseguro e isolado. Quando volta com John, usa a sua nova popularidade para participar em todos os aspetos da sociedade do Estado Mundial que havia criticado anteriormente, como, por exemplo, o sexo promíscuo. Essa reviravolta prova que Bernard é um crítico cujo desejo mais profundo é tornar-se no que critica. Quando John se recusa a tornar-se uma ferramenta na tentativa de Bernard de permanecer popular, o seu sucesso entra em colapso instantaneamente. Continuando a criticar o Estado Mundial enquanto se deleitava com os seus “vícios agradáveis”, Bernard revela-se um hipócrita. John e Helmholtz são simpáticos com ele, porque concordam que o Estado Mundial precisa de ser criticado e porque reconhecem que Bernard está preso num corpo não adequado ao seu condicionamento, mas não o respeitam.
Quanto ao relacionamento com Lenina, é evidente que ela o vê apenas como um sujeito estranho e interessante, com quem pode concretizar um interregno no relacionamento com Henry Foster. Ela está feliz ao usá-lo para o seu próprio benefício social, mas investe emocionalmente nele como em John.

sábado, 31 de agosto de 2019

Exames para professores

     O CDS, no seu programa eleitoral, no que à Educação diz respeito, concretamente à carreira
docente, propõe a realização de exames pelos professores para progressão na carreira. Ou seja, a sua qualidade seria aferida através de «provas públicas», quase de certeza exames escritos, não da prática letiva em contexto escolar, de sala de aula.
     Valha a verdade que, como é evidente, estas intenções não são verdadeiras, pois a grande preocupação dos nossos políticos é travar (ainda mais) a progressão na carreira aos professores. Apenas e só isso. Poderíamos esperar mais e melhor dos nossos políticos? É claro que não!

Caracterização de John

            Filho do diretor e Linda, John é a única personagem importante que cresceu fora do Estado Mundial. Consumado outsider, ele passou a vida alienado da sua aldeia na Reserva Selvagem do Novo México, e vê-se igualmente incapaz de se encaixar na sociedade do Estado Mundial. Toda a sua visão de mundo é baseada no conhecimento das peças de Shakespeare, que ele cita com grande facilidade.
            Embora Bernard Marx seja a personagem principal de Admirável Mundo Novo até à sua visita com Lenina à Reserva, depois disso desaparece e John torna-se o protagonista central. Ele entra pela primeira vez na história quando manifesta interesse em participar no ritual religioso indiano do qual Bernard e Lenina se afastam. O desejo de John marca-o primeiro como um estranho entre os índios, já que não tem permissão para participar no seu ritual. Também demonstra a enorme divisão cultural que existe entre ele e a sociedade do Estado Mundial, já que Bernard e Lenina veem o ritual tribal como nojento. John torna-se a personagem central do romance porque, rejeitado pela cultura indiana "selvagem" e pela cultura "civilizada" do Estado Mundial, é o principal outsider.
            Como outsider, John encontra os seus valores num autor de mais de 900 anos, William Shakespeare. O amplo conhecimento de John sobre as obras do dramaturgo é-lhe útil de várias maneiras importantes: permite verbalizar as suas próprias emoções e reações complexas, fornece uma estrutura a partir da qual pode criticar os valores do Estado Mundial e uma linguagem que lhe permite conservar a sua posição contra a formidável habilidade retórica de Mustapha Mond durante o confronto. (Por outro lado, a insistência de John em ver o mundo através dos olhos de Shakespeare às vezes cega-o para a realidade de outras personagens, principalmente Lenina, que, na sua mente, é alternadamente uma heroína e uma prostituta, sendo que nenhum dos rótulos é apropriado para ela.) Shakespeare incorpora todos os valores humanos e humanitários que foram abandonados no Estado Mundial. A rejeição de John da superficial felicidade do Estado Mundial, a sua incapacidade para conciliar o seu amor e desejo por Lenina e até o seu eventual suicídio refletem temas de Shakespeare. Ele próprio é uma personagem shakespeariana num mundo onde é proibida qualquer poesia que não venda um produto.
            O otimismo ingénuo de John sobre o Estado Mundial, expresso nas palavras de A Tempestade que constituem o título do romance, é esmagado quando ele entra em contacto direto com o Estado. A frase “admirável mundo novo” assume um tom cada vez mais amargo, irónico e pessimista, à medida que se torna mais conhecedor desse mesmo Estado. A participação de John na orgia final e o seu suicídio no final do romance podem ser vistos como resultado de uma insanidade criada pelo conflito fundamental entre os seus valores e a realidade do mundo em seu redor.

            John é, afinal, o último ser humano (além dos nativos da Reserva) num mundo de seres projetados. Por outro lado, até que ponto representa o complexo de Édipo de Freud?

Ação de Admirável Mundo Novo


            O romance abre no Centro de Incubação e Condicionamento do centro de Londres, onde o diretor da incubadora e um dos seus assistentes, Henry Foster, estão a guiar uma visita a um grupo de rapazes. Estes aprendem sobre os processos Bokanovsky e Podsnap que permitem que a incubadora produza milhares de embriões humanos quase idênticos. Durante o período de gestação, os embriões viajam em garrafas ao longo de uma correia transportadora através de um edifício semelhante a uma fábrica e são condicionados a pertencer a uma das cinco castas: Alfa, Beta, Gama, Delta ou Épsilon. Os embriões Alfa estão destinados a tornar-se os líderes e pensadores do Estado Mundial. Cada uma das castas seguintes é condicionada a ser um pouco menos impressionante física e intelectualmente. Os Épsilons, atrofiados e estupidificados pela privação de oxigénio e tratamentos químicos, estão destinados a realizar trabalho braçal. Lenina Crowne, uma funcionária da fábrica, descreve aos meninos como ela vacina embriões destinados a climas tropicais.
            O diretor leva então os meninos ao berçário, onde observam um grupo de bebés Delta sendo reprogramados para não gostar de livros e flores. O diretor explica que esse condicionamento ajuda a tornar o Delta dócil e consumidor ávido. Posteriormente, fala-lhes sobre os métodos “hipnopédicos” (ensino do sono) usados para ensinar às crianças a moral do Estado Mundial. Numa sala onde as crianças mais velhas estão a dormir, uma voz sussurrante é ouvida repetindo uma lição sobre "Consciência da Classe Elementar".
            Do lado de fora, o diretor mostra aos rapazes centenas de crianças nuas envolvidas em brincadeiras sexuais e jogos diversos. Mustapha Mond, um dos dez controladores mundiais, apresenta-se aos meninos e começa a explicar a história do Estado Mundial, concentrando-se nos esforços bem-sucedidos do Estado para remover emoções fortes, desejos e relacionamentos humanos da sociedade. Enquanto isso, dentro da incubadora, Lenina conversa na casa de banho com Fanny Crowne sobre a sua relação com Henry Foster. Fanny repreende-a por sair quase exclusivamente com ele há quatro meses, e Lenina admite que está atraída pelo estranho e um tanto engraçado Bernard Marx. Noutra secção da incubadora, Bernard fica enfurecido ao ouvir uma conversa entre Henry e o Predestinador Assistente sobre "ter" Lenina.
Depois do trabalho, esta diz a Bernard que ficaria feliz em acompanhá-lo na viagem à Reserva Selvagem, situada no Novo México, para a qual ele a convidara. O rapaz, muito feliz, mas envergonhado, pilota um helicóptero para ir ao encontro de um amigo, Helmholtz Watson. Os dois discutem a sua insatisfação com o Estado Mundial. Bernard está principalmente descontente porque é pequeno e fraco demais para a sua casta; Helmholtz está infeliz porque é inteligente demais para o seu trabalho de escrever frases hipnopédicas. Nos dias seguintes, Bernard pede permissão ao seu superior, o diretor, para visitar a Reserva. O diretor conta uma história sobre uma visita a esse espaço que fizera com uma mulher vinte anos antes. Durante uma tempestade, a mulher perdeu-se e nunca foi encontrada. Finalmente, concede a Bernard a permissão, e este e Lenina partem para a Reserva, onde obtêm outra permissão do diretor. Antes de partir, ele liga a Helmholtz e descobre que o diretor se cansou do que considera o seu comportamento difícil e não social e planeia exilá-lo para a Islândia quando voltar. Bernard está com raiva e perturbado, mas decide partir para a Reserva de qualquer maneira.
            Lá, Lenina e Bernard ficam chocados ao ver os seus residentes idosos e doentes, visão que contrasta com o Estado Mundial, onde ninguém apresenta sinais visíveis de envelhecimento. Eles testemunham um ritual religioso no qual um jovem é chicoteado, algo que consideram repugnante. Após o ritual, conhecem John, um jovem de pele clara, isolado do resto da vila. John conta a Bernard sobre sua infância como filho de uma mulher chamada Linda, que foi resgatada pelos moradores há vinte anos. Bernard percebe que Linda é quase certamente a mulher mencionada pelo diretor. Conversando com o filho, descobre que ela foi ostracizada por causa da sua vontade de dormir com todos os homens da vila, e que, como resultado, John foi criado isolado do resto da vila. O jovem explica que aprendeu a ler usando um livro chamado O condicionamento químico e bacteriológico do embrião e As obras completas de Shakespeare, este último dado a Linda por um de seus amantes, Popé. John diz a Bernard que está ansioso para ver o "Outro Lugar" – o "admirável mundo novo" de que sua mãe tanto falou. Bernard convida-o a voltar ao Estado Mundial com ele. John concorda, mas insiste que Linda também possa ir.
            Enquanto Lenina, enojada com a Reserva, recebe soma suficiente para a deixar inconsciente por dezoito horas, Bernard voa para Santa Fé, onde liga para Mustapha Mond e recebe permissão para trazer John e Linda de volta ao Estado Mundial. Enquanto isso, John invade a casa onde Lenina está intoxicada e inconsciente e quase não suprime seu desejo de tocá-la. Bernard, Lenina, John e Linda voam para o Estado Mundial, onde o diretor aguarda para exilar Bernard na frente dos seus colegas de trabalho Alfa. Mas Bernard altera os dados ao apresentar John e Linda. A vergonha de ser um "pai" – a palavra faz os espectadores rirem nervosamente – faz com que o diretor renuncie, deixando Bernard livre para permanecer em Londres.
John torna-se um sucesso na sociedade londrina por causa da vida estranha que levava na Reserva. Mas, enquanto percorre as fábricas e escolas do Estado Mundial, fica cada vez mais perturbado pela sociedade que vê. A sua atração sexual por Lenina permanece, mas ele deseja mais do que simples luxúria e fica terrivelmente confuso. No processo, também confunde Lenina, que se pergunta por que John não deseja fazer sexo com ela. Como descobridor e guardião do "Selvagem", Bernard também se torna popular e rapidamente tira proveito de seu novo status, dormindo com muitas mulheres e organizando jantares com convidados importantes, muitos dos quais não gostam dele, mas estão dispostos a aplacá-lo se isso significar que vão conhecer John. Uma noite, este recusa-se a encontrar os convidados, incluindo o arquichantre e a posição social de Bernard afunda.
Depois de Bernard os apresentar, John e Helmholtz rapidamente se abraçam. John lê a de Helmholtz excertos de Romeu e Julieta, mas este não pode deixar de rir de uma passagem séria sobre amor, casamento e pais – ideias ridículas, quase escatológicas na cultura do Estado Mundial.
Alimentada pelo comportamento estranho, Lenina fica obcecada por John, recusando o convite de Henry para ver um filme sensorial. Ela toma soma e visita o Selvagem no apartamento de Bernard, onde espera seduzi-lo, mas ele responde aos seus avanços com pragas, golpes e falas de Shakespeare. Ela retira-se para a casa de banho enquanto ele recebe um telefonema em que descobre que Linda, que está de férias-soma permanentes desde que voltou, está prestes a morrer. No Hospital dos Moribundos, vê-a morrer enquanto um grupo de meninos das castas mais baixas que recebem o seu "condicionamento da morte" se pergunta por que razão ela é tão pouco atraente. As crianças são simplesmente curiosas, mas John fica furioso. Depois de Linda morrer, John conhece um grupo de clones Delta que estão recebendo a sua ração de soma. Ele tenta convencê-los a revoltarem-se, atirando a soma pela janela, donde resulta um tumulto. Bernard e Helmholtz, ouvindo o tumulto, correm para o local e vêm em auxílio de John. Depois de a revolta ser acalmada pela polícia com vapor soma, John, Helmholtz e Bernard são presos e levados ao escritório de Mustapha Mond.
John e Mond discutem o valor das políticas do Estado Mundial, argumentando o primeiro que elas desumanizam os seus residentes e o segundo que a estabilidade e a felicidade são mais importantes que a humanidade. Mond explica que a estabilidade social exigiu o sacrifício da arte, ciência e religião. John protesta que, sem essas coisas, não vale a pena viver a vida humana. Bernard reage descontroladamente quando Mond diz que ele e Helmholtz serão exilados para ilhas distantes, e ele é expulso da sala. Helmholtz aceita prontamente o exílio, pensando que lhe dará a chance de escrever e logo segue Bernard para fora da sala. John e Mond continuam sua conversa: discutem a religião e o uso de soma para controlar as emoções negativas e a harmonia social.
John despede-se de Helmholtz e Bernard. Recusando a opção de os seguir para as ilhas dada por Mond, retira-se para um farol no campo, onde jardina e se tenta purificar através da autoflagelação. Os curiosos cidadãos do Estado Mundial logo o apanham em flagrante, e os repórteres descem ao farol para filmar reportagens e um filme sensorial. Depois do filme, hordas de pessoas descem ao farol e exigem que John se chicoteie. Lenina chega e aproxima-se de John com os braços abertos. Ele reage brandindo o seu chicote e gritando “Mate! Mate-o!”. A intensidade da cena causa uma orgia, da qual John participa. Na manhã seguinte, ele acorda e, tomado de raiva e tristeza por constatar a sua submissão à sociedade do Estado Mundial, enforca-se.

Vídeo-síntese de Admirável Mundo Novo

Análise dos capítulos XVII e XVIII de Admirável Mundo Novo


            Bernard e Helmholtz deixam a cena e o romance, no início do capítulo 17. Ao serem exilados para as ilhas e aceitando o seu exílio, perderam a luta contra o Estado Mundial. Helmholtz pode continuar lutando através de seus escritos. Essa é a implicação da sua escolha de um ambiente particularmente severo. Mas os dois estão sendo transportados fisicamente para um local onde podem causar pouco dano ao Estado Mundial. Apenas fica John para criticar e debater com Mond.
            A discussão sobre religião transporta o livro para o seu nível mais abstrato e metafísico, e o leitor pode ter dificuldade em seguir a linha do argumento do capítulo 16 para o capítulo 17, principalmente devido às longas passagens de citações. No entanto, esta secção aborda o que há de errado com a distopia de Huxley: o facto de ninguém conceber qualquer propósito para a existência além da satisfação dos seus próprios apetites. A passagem de Newman que Mond cita sugere que os indivíduos sentem a necessidade da religião, quando perdem a sensação de que estão no controle total das suas próprias vidas, à medida que experimentam a perda e o enfraquecimento que vem com a idade. A sensação de alguém de que não está no controle da sua vida precede o entendimento de que faz parte de algo maior (plano de Deus). No Estado Mundial, ninguém envelhece ou experimenta a perda; portanto, ninguém chega à experiência religiosa.
            Em certo sentido, isso pode ser visto como mais uma crítica ao consumismo, mas, na verdade, Huxley está realmente a criticar algo maior do que a Inglaterra e a América dos anos 1920, com os seus carros Ford, anéis de diamante e consumo conspícuo. Ele está a criticar a maneira como filósofos, economistas e cientistas sociais pensam sobre a sociedade há quase 400 anos – aproximadamente desde os tempos de Shakespeare. Antes desse período, filósofos políticos, dos antigos gregos para a frente, pensavam que a sociedade civil possuía algum propósito. O que isso implicava variava de cultura para cultura. Para Péricles, antigo líder de Atenas, o objetivo da polis (cidade-estado) era permitir que a pequena minoria de homens livres realizasse façanhas heroicas. Na Idade Média, o objetivo da nação era frequentemente concebido como sendo o de executar o plano de Deus servindo o rei, seu representante na Terra.
            Escritores e filósofos do século XVII, como Thomas Hobbes, começaram a conceber sociedades governadas por leis observáveis, como a da oferta e da procura, que podiam determinar o comportamento de um grande número de pessoas. Os modelos de sociedade promovidos por Hobbes e, mais tarde, pelos economistas políticos geraram uma compreensão suficiente da dinâmica económica e sociológica para permitir que os governos promovessem efetivamente uma maior estabilidade, como o governo faz no Admirável Mundo Novo. Mas esses modelos simplificam a vida humana à mera luta para sobreviver e escapar da fome. Não terão as vidas ou sociedades humanas um objetivo maior? Embora a falta de um propósito, divino ou não, possa ser uma falha séria nas visões do mundo da sociologia e da economia, Huxley observa uma tendência muito mais perigosa dentro delas: a tendência do governo de intervir cada vez mais na vida humana.
            O significado do romance como um todo reside na crítica de Huxley à modernidade, caracterizada por um governo tecnocrático, ciências sociais dedicadas ao controle da sociedade e um consumismo desenfreado, e na notável observação de Mond no capítulo 3, segundo a qual tudo o que pensamos como fundamentalmente humano – amor, paixão, desejo, arte e cultura – ocorre por causa das experiências de perda e desejo insatisfeito. Parece que o objetivo de Admirável Mundo Novo é destacar que a modernidade se está a desenvolver numa direção que acabará por mudar a própria natureza humana. Um mundo em que o consumismo se desenvolve na sentido em que se encontra no Estado Mundial, onde os desejos são imediatamente gratificados, no qual a "secreção externa" é levada ao bebé ainda ele mal começou a chorar, erradicaria o facto mais fundamental da existência humana: a sua inconveniência.
            Mas, ao mesmo tempo em que aponta para essa conclusão, há sinais ao longo do romance de que essa alteração na natureza humana ainda não ocorreu e talvez nunca possa ocorrer. Assim como nos dizem que não há mais amantes ciumentos, encontramos Bernard Marx. Sob a superfície do “amor livre” praticado entre as castas superiores, espreita o espectro da monogamia e da paixão violenta. Lenina já namorou exclusivamente um homem durante muito tempo, e ela e toda uma plateia têm uma atitude indulgente com um filme que retrata uma fantasia escandalosa de monogamia praticada num helicóptero. Rotineiramente, os cidadãos veem-se confrontados com a necessidade de complementar a sua ração de soma com drogas que replicam a gravidez ou o apego violento. E há o problema contínuo dos dissidentes que precisam de ser exilados.
            A última seção do romance consiste na partida de John para o farol para se punir. A sua autoflagelação é uma tentativa desesperada de conservar os seus próprios valores – a verdade sobre a felicidade entre outros – diante da pressão esmagadora do mundo ao seu redor. Lenina Crowne simboliza essa pressão. John sente uma forte atração sexual por ela, uma tentação de ceder aos "vícios agradáveis" que ele acha tão repugnantes e prevalecentes na sociedade do Estado Mundial. Quando ela chega, juntamente com a multidão que canta, a sua resolução colapsa e, quando acorda na manhã seguinte, a perceção de que sucumbiu perante aquilo que mais combatia leva-o a suicidar-se.
            A linguagem destes capítulos continua no mesmo tom do resto do livro: é uma mistura, às vezes estranha, de didatismo, sátira e farsa. Os últimos capítulos têm um tom mais sério e didático, particularmente na conversa entre John e Mustapha, quando questões de livre-arbítrio, moralidade, Deus e sociedade surgem à tona. No último capítulo, a autoflagelação frenética de John contrasta com a superficialidade dos repórteres e multidões que vêm observá-lo ao farol. A comparação entre os dois grupos simboliza a diferença básica entre John e a sociedade em que ele se encontra.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Resumo do capítulo XVIII de Admirável Mundo Novo


            Bernard e Helmholtz despedem-se de John. Bernard pede desculpas pela cena feita no escritório de Mond. John pergunta a Mond se pode ir com eles para as ilhas, mas este recusa, porque quer continuar a "experiência". Mais tarde, John escolhe isolar-se num farol abandonado no deserto. Planta o seu próprio jardim e realiza rituais de autopunição para se purificar da contaminação da civilização.
            Um dia, alguns funcionários Delta-Menos veem John chicoteando-se. No dia seguinte, repórteres vêm entrevistá-lo. Ele pontapeia um repórter e exige, com raiva, que respeitem a sua solidão. Os jornais publicam o incidente e mais repórteres se dirigem à sua casa. John reage a essa presença com crescente violência. Um dia, pensa ansiosamente em Lenina e corre para se chicotear. Um homem filma a cena e produz um filme sensorial muito popular.
            Os fãs do filme visitam John e cantam: "Queremos o chicote". Enquanto a multidão canta, Lenina sai de um helicóptero e caminha na sua direção, de braços abertos. John chama-lhe prostituta e começa a chicoteá-la, dizendo: “Oh, a carne! . . . Mata-a, mata-a!”. Fascinada pelo espetáculo, a multidão imita os seus gestos, dança e canta o hino: “Orgia, Orgia.”. Depois da meia-noite, os helicópteros partem e John cai, sob os efeitos de soma e pelo “frenesi da sensualidade”. Quando acorda no dia seguinte, lembra-se de tudo com horror. Depois de ler sobre a "orgia da expiação" nos jornais, um enxame de visitantes desce ao farol de John, descobrindo que ele se enforcou.

Resumo do capítulo XVII de Admirável Mundo Novo


            Quando Helmholtz sai para verificar se Bernard, John e Mustapha Mond mantêm o seu argumento filosófico. Enquanto a conversa no capítulo 16 abordou experiências e instituições humanas que o Estado Mundial aboliu, no capítulo 17 eles discutem a religião e a experiência religiosa, que também foram eliminadas da sociedade do Estado Mundial. Mond mostra a John a sua coleção de escritos religiosos proibidos e lê em voz alta longas passagens do teólogo católico do século XIX, cardeal Newman, e do filósofo francês do século XVIII, Maine de Biran, no sentido de evidenciar que o sentimento religioso é essencialmente uma resposta à ameaça da perda, velhice e morte. Mond argumenta que, numa sociedade jovem e próspera, não há perdas e, portanto, não há necessidade de religião. John pergunta-lhe se é natural sentir a existência de Deus. Ele responde que as pessoas acreditam no que foram condicionadas a acreditar: "A providência segue a sugestão dos homens".
            John protesta que, se o povo do Estado Mundial acreditasse em Deus, não seria degradado pelos seus vícios agradáveis. Teria um motivo para a abnegação e a castidade. Deus, afirma John, é a razão de "tudo nobre, fino e heroico". Mond diz que ninguém no Estado Mundial está degradado; as pessoas apenas vivem de acordo com um conjunto diferente de valores do do Selvagem. A civilização do Estado Mundial não exige que ninguém suporte coisas desagradáveis. Se, por acidente, algo negativo ocorre, a soma está lá para tirar a picada. Soma, ele diz, é o "cristianismo sem lágrimas".
            John declara que deseja Deus, poesia, perigo real, liberdade, bondade e pecado. Mond responde-lhe que os seus desejos conduzi-lo-ão à infelicidade. John concorda, mas não renuncia aos seus desejos.

Análise do capítulo XVI de Admirável Mundo Novo

            A conversa entre Mond e John é o coração intelectual de Admirável Mundo Novo. É aqui que as questões implícitas no resto do romance são explicitadas e discutidas de forma abstrata.
            A lógica que Mond fornece para suprimir o amado Shakespeare de John dá-nos uma chave crucial para entender o remanescente da conversa. O simples facto de Shakespeare ser velho significa que ele não contribui para o comportamento do consumidor. (Huxley, é claro, ignora o facto de as pessoas comprarem novas edições de Shakespeare, dos cursos universitários de Shakespeare, etc.). Embora esse motivo pareça superficial em comparação com os argumentos mais desenvolvidos de Mond, chama a nossa atenção para o fato de o consumismo ser central para o mundo de Admirável Mundo Novo. Como outras distopias, este romance não mostra apenas um mundo diferente do nosso, mostra um mundo que é um espelho nosso, com as piores características do nosso mundo desenhadas e exageradas. Uma das facetas centrais do romance de Huxley é direcionada contra o valor cada vez maior que é atribuído ao consumismo.
            Ao mostrar um mundo que suprime instituições e experiências que são sagradas no nosso próprio mundo, a fim de abrir caminho para o desenvolvimento dos valores do consumidor, Huxley demonstra um conflito de valores que existe na nossa própria sociedade. O "valor" que impulsiona o consumidor é simplesmente a satisfação dos apetites. Em Admirável Mundo Novo, esse valor foi desenvolvido a tal ponto que as pessoas são "adultas durante o horário de trabalho", mas são bebés nos momentos de lazer e nos relacionamentos. Portanto, a primeira crítica de Huxley ao consumismo é que ele é infantil – os adultos devem ser capazes de outras coisas.
            Se o consumo é a "felicidade" a que Mond se refere na sua descrição do Estado Mundial, o outro valor em que a sua sociedade se baseia é a "estabilidade". No pensamento de Mond, felicidade e estabilidade dependem uma da outra. A estabilidade da qual está a falar é a estabilidade económica, o ciclo ininterrupto de produção e consumo. Mas a(s) estabilidade(s) emocional, psicológica e social também são importantes, porque todas elas contribuem para o primeiro tipo de estabilidade.
            O argumento de Mond sobre as coisas que devem ser sacrificadas para criar uma sociedade "estável e feliz" pode ser lido, ironicamente, como um argumento segundo o qual os nossos valores são incompatíveis com o comportamento do consumidor e a estabilidade económica. Esses valores que ele sacrifica podem ser resumidos da seguinte forma:
Sentimentos, paixões, compromissos e relacionamentos. Os cidadãos do Estado Mundial não têm pais, mães, maridos, esposas, filhos ou amantes, porque esses relacionamentos produzem instabilidade emocional (e, portanto, social), contenda e infelicidade. Embora seja fácil pensar em maneiras pelas quais os relacionamentos tornam as pessoas infelizes, pode ser difícil para o leitor entender porque Mond acha que esses relacionamentos criam fundamentalmente instabilidade, quando o bom senso e a tradição ditam exatamente o oposto, que a família é uma das instituições estabilizadoras da nossa sociedade. Uma resposta pode ser encontrada no capítulo 3, na palestra que Mond dirige aos alunos. Aí ele argumenta que a parte mais perigosa dos compromissos amorosos com outras pessoas é a força do sentimento envolvido. Além disso, sustenta que todos os sentimentos e paixões surgem de impulsos presos, como o desejo que se experimenta quando não se pode ter imediatamente o amante que se deseja. Essa é provavelmente a base para sua ideia de que a necessidade de gratificação imediata do consumidor está em desacordo com os compromissos humanos de longo prazo.
Igualdade. Mond é bastante franco sobre o facto de a estabilidade social depender da desigualdade. A maior parte da sociedade terá de executar tarefas desinteressantes na maioria das vezes. Essa característica da sociedade do Estado Mundial não é de modo algum peculiar ao Estado Mundial. De facto, provavelmente é verdade para todas as sociedades que já existiram. Pode até ser possível argumentar que a nossa própria sociedade tem tanta desigualdade quanto o Estado Mundial, e que Mond é apenas mais honesto sobre isso, recusando-se a prestar atenção ao ideal de que todos os seres humanos são criados iguais. No entanto, o completo abandono do ideal de igualdade leva a resultados terríveis. A maioria dos embriões humanos no Estado Mundial é alterada para que o seu potencial de excelência ou crescimento seja atrofiado. Quando a comparação é feita entre o mundo do romance e o nosso, surgem em nós perguntas preocupantes, em vez de conclusões distintas. Dado que a estabilidade económica e social depende de uma distribuição desigual do trabalho, criará isso contradições destrutivas com o nosso ideal democrático de que os indivíduos são iguais? (Este tema está claramente em dívida com os escritos de Karl Marx, cujas ideias fazem parte do contexto intelectual deste romance. Não é por acaso, por exemplo, que o sobrenome do dissidente Bernard seja Marx.).
Verdade. Mond diz que a ciência deve ser suprimida, porque uma sociedade baseada na busca da felicidade também não pode estar comprometida com a verdade. Ele pode querer dizer que a ciência, e a busca da verdade de maneira mais geral, tem uma tendência irresistível para derrubar formas antigas e estabelecidas de encarar as coisas. A autoridade e a sabedoria convencional contribuem ambas para a estabilidade da sociedade e, na busca da verdade, ambas são passíveis de serem interrogadas.
Arte. A arte não é um produto de consumo e a grande arte extrai o seu objeto de sentimentos, paixões, compromissos e relacionamentos, acima discutidos.
▪ Uma última categoria de experiências sacrificadas no Estado Mundial pode ser simplesmente rotulada de "problemas". Huxley pode argumentar que valorizamos os problemas (velhice, morte, dúvida, até sofrimento), porque valorizamos as respostas que elas produzem nos seres humanos. Mond, porém, descarta-os por os considerar a "sobrecompensação para a miséria".
            Uma crítica que se pode dirigir à linha argumentativa de Mond é que os princípios do Estado Mundial o beneficiam, dado que ele está no topo da classe dominante e goza de isenção das leis que faz. Poderíamos facilmente descartar tudo o que ele diz, com base no facto de que o seu verdadeiro interesse é a estabilidade de sua própria posição, e não a estabilidade e a felicidade da sociedade como um todo. Por outro lado, seria um erro simplesmente descartar o seu argumento de imediato, porque ele possui considerável poder e subtileza, desafiando o leitor a contestá-lo nos seus próprios termos.

Resumo do capítulo XVI de Admirável Mundo Novo

            A polícia deixa Bernard, Helmholtz e John no escritório de Mond. Este chega e diz a John: "Então você não gosta muito de civilização, Sr. Selvagem.". John concede, mas admite que gosta de algumas coisas, como o som constante da música. Mond responde com uma citação de A Tempestade, de Shakespeare: "Às vezes, mil instrumentos de zumbido zumbem nos meus ouvidos e às vezes vozes." John fica agradavelmente surpreendido ao descobrir que Mond leu Shakespeare.
            Mond faz notar que Shakespeare é um autor proibido. Em resposta ao questionamento de John, ele explica que essa literatura é proibida por vários motivos. Em primeiro lugar, coisas bonitas, como boa literatura, tendem a durar. As pessoas continuam a gostar mesmo quando envelhecem. Uma sociedade baseada no consumismo, como o Estado Mundial, precisa de cidadãos que desejem coisas novas. A novidade é, portanto, mais importante que o valor intrínseco, e a arte de valor deve ser suprimida para dar espaço ao novo. Em segundo lugar, os cidadãos do Estado Mundial não seriam capazes de entender Shakespeare, porque as histórias que escreve são baseadas em experiências e paixões que não existem no Estado Mundial. Grandes lutas e emoções avassaladoras foram sacrificadas em favor da estabilidade social e foram substituídas pelo que Mond chama "felicidade", referindo-se à gratificação infantil de apetites.
            John está inclinado a pensar que esse tipo de felicidade cria seres humanos monstruosos e repulsivos. Ele desafia o diretor, perguntando se os cidadãos não poderiam ao menos ser criados como alfas. Mond responde que o Estado Mundial precisa de ter cidadãos felizes a desempenhar as funções que lhes foram atribuídas, e, como os alfas se sentem felizes unicamente quando realizam o trabalho alfa (ou seja, intelectual), a vasta maioria da população realmente precisa de ser degradada e feita estúpida, para que seja feliz com o seu lugar na vida. Ele exemplifica com uma experiência em que uma ilha inteira foi povoada por alfas, tendo ocorrido rapidamente uma guerra civil, porque nenhum dos cidadãos ficou satisfeito com a distribuição de tarefas.
            Embora o Estado Mundial seja uma tecnotopia, o que significa que é tornado possível graças a tecnologias muitas mais avançadas do que a nossa, Mond explica que mesmo a tecnologia precisa de ser mantida sob controles rigorosos para que a sociedade feliz e estável seja possível. A partir de certo ponto, mesmo as tecnologias de poupança de trabalho tiveram de ser suprimidas para manter um equilíbrio entre trabalho e lazer. Para conservar os cidadãos felizes, é necessário mantê-los a trabalhar durante um certo período de tempo.
            A ciência também teve de ser suprimida para criar uma sociedade feliz e estável, o que é particularmente irónico, porque os cidadãos do Estado Mundial são ensinados a reverenciar a ciência como um dos seus valores mais fundamentais. No entanto, nenhum deles – nem mesmo os Alfas, como Helmholtz e Bernard – realmente possui qualquer treino científico, portanto nem sabem o que é ciência. Mond também não explica o que é, embora faça alusão à sua própria carreira como jovem cientista que se envolveu em problemas ao desafiar a sabedoria convencional. Pode inferir-se daqui que, por “ciência”, Mond se refere à busca de conhecimento por meio do método experimental. Em suma, a ciência não pode existir no Estado Mundial porque a busca da "verdade" entra em conflito com a felicidade. Isto é muito sugestivo, porque implica que toda a sociedade é de alguma forma construída sobre mentiras, mas ele é tentadoramente pouco ou nada claro sobre a quais verdades e quais mentiras se está a referir.
            Mond diz a Helmholtz e Bernard que eles serão exilados. Este começa a implorar a Mond que mude a sua sentença. Três homens arrastam-no para o sedar com soma. Mond diz que Bernard não sabe que o exílio é realmente uma recompensa, dado que as ilhas estão cheias das pessoas mais interessantes do mundo, indivíduos que não se encaixavam na comunidade do Estado Mundial. Diz mesmo a Helmholtz que quase o inveja. Este pergunta por que razão, se tem tanta inveja, não escolheu o exílio quando lhe foi oferecida a possibilidade. Mond explica que prefere o trabalho que realiza a gerir a felicidade dos outros.

            Mond acredita que as ilhas são boas para se ter à mão, pois dissidentes como Helmholtz e Bernard provavelmente teriam de ser mortos se não pudessem ser exilados. Ele pergunta a Helmholtz se gostaria de ir para uma ilha tropical, ao que este responde que prefere uma com um clima mau, pois isso poderá ajudá-lo a escrever, acabando por acatar a sugestão de Mond de que vá para as Ilhas Falkland.

Análise dos capítulos XIII a XV de Admirável Mundo Novo

            O tumulto dramático incitado por John é o clímax do romance. A crescente repulsa da personagem por tudo no Estado Mundial leva-o finalmente a um confronto direto com ele, e as autoridades são forçadas a intervir. Os eventos que precedem imediatamente a revolta revelam as forças conflituantes que culminam na explosão de John.
            A luta de John com os seus desejos físicos, introduzida pela primeira vez na Reserva, continua quando Lenina tenta seduzi-lo. Ele insiste em a ver como uma mulher pura e virginal, possuidora de completa modéstia sexual. Para John, Lenina é apenas uma representação abstrata de todas as mulheres virtuosas sobre as quais ele leu nas obras de Shakespeare. Ele luta com o lado físico da sexualidade a ponto de querer reprimi-la completamente. Quando a jovem o critica, chama-a de prostituta por violar as regras de um código moral que ela nem conhece. "Prostituta" é a única outra categoria que ele tem para entender Lenina. É significativo que, quando se afasta da rapariga, John escolhe ler Otelo, uma peça sobre a relação condenada entre um homem negro africano e uma mulher branca veneziana. Como John, Otelo oscila entre os extremos de perceber a sua amada como uma estátua casta e como uma prostituta. É essa perceção errónea que leva Otelo a assassinar a sua esposa, não uma incompatibilidade entre as duas culturas.
            A experiência de John no Hospital para os Mortos demonstra a lógica desumanizante que o Estado Mundial aplica à experiência da morte. Qualquer tolerância que possa ter sentido pelas práticas e pessoas do Estado Mundial desaparece. Ele pensa nos gémeos Bokanovsky como larvas que contaminam o seu processo de luto. Infelizmente para John, a sua mãe não ajuda. Drogada com soma, confunde-o com Popé. A fúria e a agonia do filho refletem a crescente angústia que sente quando não é reconhecido no Estado Mundial, nem mesmo pela sua própria mãe. A sociedade do Estado Mundial chama-o "Selvagem", associando-o a um conjunto de características estereotipadas. Quando John visita Eton, observa um grupo de crianças rindo de "selvagens" numa reserva realizando rituais cerimoniais de purificação de autoflagelação. Ele vê-se refletido nas suas risadas como um espetáculo curioso e cómico, não como um ser humano. Por seu turno, Bernard usa-o como um curioso espécime de "selvageria" para atrair pessoas importantes para o seu próprio círculo social. O riso de Helmholtz em Romeu e Julieta faz John reconhecer que a sua luta com a atração física por Lenina é um espetáculo cómico e ofensivo, mesmo para um dos poucos não conformistas do Estado Mundial. Pior ainda é o facto de ele considerar Helmholtz um amigo com quem pode discutir os seus sentimentos por Lenina. O resultado final de todos esses episódios separados é que John reconhece que ele, como indivíduo, não pode existir na sociedade do Estado Mundial. Assim, é forçado a ser um representante estereotipado do "selvagem" ou a sucumbir à moral distorcida do Estado Mundial.
            A tentativa de John de levar os trabalhadores da Delta à rebelião atirando fora a soma simboliza a sua luta contra a felicidade como o objetivo final. Ele prefere ver a verdade e os relacionamentos humanos reais – mesmo os dolorosos – do que a quase escravidão da soma. A morte da sua própria mãe por soma é outro fator que contribui. Linda e os deltas usam soma para escapar a toda a dor e responsabilidade. Isso torna-os infantis, algo que John aponta quando pergunta aos deltas por que eles querem ser “bebés… choramingando e vomitando.”. O clamor de John descreve a lógica essencial que produz a “estabilidade” que o Estado Mundial tanto ama. A grande maioria dos seus cidadãos permanece infantil durante toda a vida através do uso de condicionamento, reforço social e soma.
            Helmholtz lança-se na briga quando ele e Bernard chegam ao hospital, mas o segundo hesita, hesitação essa que é causada pelo conflito entre o seu desejo de se encaixar na máquina social do Estado Mundial e o seu desejo de mudar a maneira como funciona. Ele tem medo de se associar à blasfémia inconformada do grito revolucionário de John e ao apoio de Helmholtz às ações do Selvagem. Bernard sabe que a sua participação o marcará para sempre como um subversivo perigoso.

Resumo do capítulo XV de Admirável Mundo Novo

            No vestíbulo do hospital, John encontra dois grupos Bokanovsky de gémeos Delta pegando as suas rações soma após o seu turno. Com ironia amarga, recorda as frases: “Quantas criaturas boas existem aqui! Quão bela é a humanidade! Oh admirável mundo novo.”. Com a apóstrofe “Oh admirável mundo novo” ecoando na mente, ele grita-lhes que parem de tomar as rações de soma. Diz que é um veneno destinado a escravizá-los e pede que escolham a liberdade. O homem que distribui soma liga para a casa de Bernard. Helmholtz atende o telefone e transmite as notícias sobre as declarações de John a Bernard. Eles correm juntos para o hospital.

            Os rostos não compreensivos dos trabalhadores Delta enfurecem John, que atira as doses de soma pela janela. Os deltas correm para ele furiosos. Helmholtz, que acaba de chegar, entra na luta para ajudar a defender John. Bernard hesita. Ele sabe que John e Helmholtz podem ser mortos se não ajudar, mas tem medo de ser morto enquanto tenta ajudá-los. Sente vergonha por causa da sua indecisão, mas nada faz. A polícia chega, pulverizando vapor soma e um poderoso anestésico. Enquanto isso, uma voz gravada pergunta por que razão os manifestantes não são felizes juntos. Em pouco tempo, os deltas estão chorando, beijando-se e desculpando-se. As doses de soma são rapidamente restauradas. A polícia pede que Helmholtz e John os acompanhem em silêncio. Bernard tenta escapar pela porta sem ser observado, mas é apanhado antes que possa escapar.

Resumo do capítulo XIV de Admirável Mundo Novo


            John corre para o hospital Park Lane para a área dos moribundos. Ele sussurra, impacientemente, a uma enfermeira que quer ver a sua mãe. Corando furiosamente com o uso da palavra “mãe”, ela leva-o até à cama de Linda. John senta-se ao seu lado em lágrimas, tentando lembrar-se dos bons momentos que passaram juntos. Um grupo de meninos Bokanovsky de oito anos reúne-se em torno de Linda, perguntando por que razão ela é tão gorda e feia. O Selvagem bate numa das crianças, particularmente ofensiva, gesto que irrita a enfermeira, que o critica por interferir no condicionamento John irrita a enfermeira quando atinge uma criança particularmente ofensiva. Ela critica-o por interferir no condicionamento das crianças no que respeita à morte e leva-as embora.
            No leito de morte, Linda confunde John com Popé e ele sacode-a com raiva, exigindo que ela o reconheça como seu filho. A mãe diz o nome do filho, principia a recitar uma frase hipnótica da infância e depois começa a engasgar. Ele corre para a enfermeira desesperado para pedir ajuda, mas Linda está morta quando chegam à enfermaria. John soluça incontrolavelmente enquanto a enfermeira se preocupa com os danos causados ao condicionamento da morte das crianças. Ela distribui então doces de chocolate pelos gémeos Bokanovsky, um gémeo aponta para o corpo de Linda e pergunta a John: "Ela está morta?". Este empurra-o para o chão e sai da enfermaria a correr.

Resumo do capítulo XIII de Admirável Mundo Novo


            Henry convida Lenina para uma festa, mas ela recusa. Ele percebe que a jovem está zangada e sugere que talvez precise de um "substituto de paixão violenta" ou V.P.S. Mais tarde, ela reclama com Fanny que ainda não sabe como é dormir com um selvagem. A amiga avisa que é impróprio ficar obcecado por um homem e que ela deve encontrar alguém para o tirar da mente. Lenina responde que quer apenas John. Outros homens simplesmente não podem distraí-la.
            Lenina toma soma e visita John, com a intenção de seduzi-lo. Ela observa que ele não parece satisfeito em vê-la. O Selvagem ajoelha-se e começa a citar Shakespeare para expressar a sua adoração. Fala sobre casamento e declara-lhe o seu amor. A jovem pergunta-lhe porque não disse nada se a queria desde sempre. No entanto, a sua conversa sobre compromissos ao longo da vida e envelhecer juntos horroriza-a.
            Lenina pressiona o seu corpo contra o dele e começa a tirar a roupa. John fica furioso e aterrorizado; chama-a prostituta e esbofeteia-a. Ela fecha-se na casa de banho, enquanto o Selvagem revive o discurso repugnante do rei Lear contra a humanidade e a geração biológica (Rei LEAR, IV.vi.120-127). O telefone toca e ele atende. Lenina ouve-o sair do apartamento e aproveita para fugir para a rua.

Análise dos capítulos XI e XII de Admirável Mundo Novo


            Nesta parte da obra, John obtém uma introdução completa à sociedade do Estado Mundial, que, na maior parte, o repugna. Ele considera a cultura do Estado Mundial superficial, desumana e imoral.
            A relação entre John e Bernard dramatiza os principais temas de A Tempestade. Aquele, que originalmente acreditava que desempenharia o papel de Miranda, aprendendo a amar o novo mundo que lhe fora revelado, fica conhecido como "o Selvagem" e assume um papel semelhante ao de Caliban; Bernard, por ter exposto John à civilização e esperando ganhar a eterna gratidão dele por isso, interpreta o Prospero do Caliban de John.
            O destino de Linda demonstra o que Mustaph Mond quis dizer ao sugerir que verdade e felicidade são incompatíveis. Todos, menos John, se contentam em permitir ela abuse do soma, mesmo sabendo que isso a matará dentro de um mês ou dois. A explicação do médico a John demonstra a atitude insensível do Estado Mundial, para o qual os seres humanos são coisas que devem ser "usadas até que se desgastem". Assim como acontece com os produtos manufaturados, quando as pessoas envelhecem e se desgastam, elas tornam-se descartáveis. Linda passa férias sombrias permanentes, vivendo o pouco que lhe resta de vida numa névoa feliz de alucinações e fantasias.
            As razões pessoais de Bernard para permitir que Linda sucumbisse ao soma são ainda mais desagradáveis. Todos em Londres clamam por ver John, mas estão igualmente determinados a não ver Linda. Com esta fora do caminho, Bernard é livre para usar o Selvagem para os seus próprios propósitos. Através da exploração de John, ele demonstra que a sua insatisfação anterior com o Estado Mundial se ficou mais a dever ao desejo de gozar de mais privilégios do que a um verdadeiro desejo de viver como um "adulto" (foi assim que ele apresentou o assunto a Lenina no primeiro encontro). Quando se torna bem-sucedido e começa a aproveitar os benefícios de seu status Alfa, perde a amizade com Helmholtz, um inconformista com uma reputação cada vez mais ruim, pois este ameaça o novo sucesso de Bernard.
            O filme sensorial a que John e Lenina assistem envolve alguns velhos estereótipos racistas, mas é bastante complicado na sua ironia. Começa com uma cena em que um "negro gigantesco" copula com uma mulher loira. Essa cena por si só seria altamente chocante e tabu para o público branco, de classe média e do início do século XX de Huxley, mas de momento os espectadores consideram-no perfeitamente convencional. Eles até se surpreendem com os efeitos especiais realistas. O que a audiência referida no livro considera chocante é quando o negro, após um golpe na cabeça que apaga o seu condicionamento, sequestra a loira para uma cena sexual monogâmica de três semanas num helicóptero. É chocante para os espectadores por causa da monogamia. Finalmente, três machos alfa resgatam-na e a ordem é restaurada.
            Esta cena lembra o leitor de um recurso dos filmes ainda mais antigo que o romance de Huxley. Os espectadores de teatro adoram ver as personagens dos filmes transgredir as regras que os próprios espectadores devem respeitar. Esse gozo vicário recebe uma fina camada de respeitabilidade por meio de um final decoroso que restaura o status quo. Mas o facto é que o público gosta de fantasiar sobre a transgressão. Em parte, toda esta cena é uma piada de Huxley, mas também é possível que a monogamia não seja uma fantasia tão incomum no Estado Mundial como fomos levados a acreditar.
            A cena em que John lê Romeu e Julieta demonstra o poder do condicionamento. Embora Helmholtz seja bastante pouco ortodoxo, ele ainda é um produto do condicionamento do Estado Mundial. Aprecia o valor artístico da linguagem de Shakespeare, mas não aprecia o drama dos pais de Julieta tentando convencê-la a casar-se com Paris. Como John identifica o seu desejo por Lenina com o amor entre Romeu e Julieta, o riso de Helmholtz insulta os seus valores culturais e os seus próprios sentimentos mais íntimos. Porém, este último não pode evitar o riso, pois as situações e emoções expressas na peça significam algo muito diferente para ele do que significam para John.

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