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sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Protagonista de Romeu e Julieta

Em Romeu e Julieta, os dois amantes compartilham o papel de protagonista, e o seu desejo de estar juntos coloca-os em conflito com as suas famílias rivais. Romeu e Julieta começam a peça, sentindo-se presos. Romeu tem uma paixão sem esperança por uma mulher que jurou permanecer virgem, e ele rejeita a sugestão dos seus amigos de procurar outro amor. Julieta, por outro lado, recebeu ordens da sua mãe para pensar em se casar, mesmo que não se sinta pronta. Quando Romeu e Julieta se encontram, encontram o seu desejo mútuo libertador. No entanto, dado que os dois amantes permanecem em lados opostos da contenda das suas famílias, perseguir o seu desejo um pelo outro implica um grande risco. As coisas ficam especialmente complicadas depois de ambos se casarem secretamente. Por exemplo, quando um Tebaldo enfurecido desafia Romeu para um duelo, este recusa-se a lutar porque agora considera aquele seu parente. Mas Romeu encontra-se num dilema quando Tebaldo fere fatalmente Mercúcio. Para vingar o seu amigo, ele mata Tebaldo, o que resulta na sua expulsão de Verona.
No final da peça, as duas personagens desafiam abertamente as regras das suas famílias e da sociedade em geral, a fim de perseguir o seu amor. Julieta, por exemplo, vê-se numa situação difícil depois de se rebelar contra o pai e, por extensão, contra a autoridade patriarcal que lhe é atribuída. O seu ato de rebelião envolve uma dupla traição. Ela não apenas se recusa a casar com o pretendente que seu pai prefere, Páris, como também desposa o filho do seu inimigo jurado, Montecchio. Após a expulsão de Romeu, Julieta desobedece a seu pai mais uma vez fingindo a própria morte, evitando assim o casamento com Páris de uma vez por todas. Romeu age com uma atitude de desafio semelhante contra o estado de direito quando decide ignorar a sua ordem de expulsão e volta ilegalmente a Verona. Infelizmente, os amantes morrem antes de alcançarem aquilo por que lutaram e as suas vidas são interrompidas antes que eles tenham uma oportunidade real de crescer como personagens. No entanto, a firmeza de Romeu e Julieta acarreta mudanças maiores. O amor deles, assim como a morte, revelam aos pais (e também a Verona) a crueldade e a inutilidade do seu feudo, e assim trazem resolução a um conflito de longa data.


Traduzido de SparkNotes

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Caracterização do Coro de Romeu e Julieta

O Coro é uma personagem única que, proveniente da tragédia grega, funciona como um narrador que oferece comentários sobre o enredo e os temas da peça.

Caracterização de Rosalina

Rosalina é a mulher por quem Romeu está apaixonado no início da peça. Ela nunca aparece em palco, mas outras personagens dizem que é muito bonita e jurou viver uma vida de castidade.

Caracterização de Pedro

Pedro é um criado dos Capuleto que invita os convidados para o banquete dessa família e acompanha a enfermeira para se encontrar com Romeu. Ele é analfabeto e um mau cantor.

Seinfeld: Temporada 02 - Episódio 09

Caracterização do farmacêutico

Esta personagem é um farmacêutico em Mântua. Se fosse mais rico, poderia ter sido capaz de dar mais valor a questões morais do que a dinheiro e, assim, ter-se recusado a vender veneno a Romeu.

Caracterização de Abraão

Abraão é o criado de Montecchio, que luta com Sansão e Gregório na primeira cena da peça.

Caracterização de Sansão e Gregório

Sansão e Gregório são dois criados da casa de Capuleto, que, como o seu senhor, odeiam os Montecchios. No início da peça, eles provocaram com sucesso alguns homens de Montecchio para uma luta.

Caracterização de Baltasar

Baltasar é o criado dedicado de Romeu, que lhe leva a notícia da morte de Julieta, desconhecendo que essa morte é um ardil.

Caracterização de Frei João

Frei João é um frade franciscano encarregado por Frei Lourenço de levar a notícia da falsa morte de Julieta a Romeu em Mântua. Porém, ele é mantido de quarentena numa casa, e a mensagem nunca chega a Romeu.

Seinfeld: Temporada 02 - Episódio 08

Caracterização do príncipe Della-Scala

Della-Scala é o príncipe de Verona e parente de Mercúcio e Páris. Enquanto sede do poder político em Verona, ele está preocupado em manter a paz pública a todo custo.

Caracterização de Benvólio

Sobrinho de Montecchio, primo de Romeu e seu amigo atencioso, Benvólio faz um esforço genuíno para neutralizar cenas violentas em locais públicos, embora Mercúcio o acuse de ter um temperamento desagradável em privado. Ele passa a maior parte da peça tentando ajudar Romeu a esquecer Rosalina, mesmo depois que ele se apaixonar por Julieta.

"O que"

A análise da questão colocada exige antes de mais que se faça a distinção entre duas realidades; a locução pronominal «o que» e a sequência «o que» formada por artigo, usado como “pronome demonstrativo” seguido de que1.
I. Esta última realidade está presente numa frase como (1):
(1) «Adorei o que me aconselhaste.» (Conversa sobre um livro)
Vários dados comprovam que o não faz parte do constituinte relativo:
(i) o é variável em género e número:
            (2) «Adorei os que me aconselhaste.» (conversa sobre livros)      
(3) «Adorei a que me aconselhaste.» (conversa sobre música)    
(4) «Adorei as que me aconselhaste.» (conversa sobre músicas)
(ii) pode ser substituído por outro determinante como aquele:
            (5) «Adorei aquele que me aconselhaste.»
(iii) introduz um nome omitido que se recupera pelo contexto:
            (6) «Adorei o livro que me aconselhaste.»
Neste caso, estamos assim perante uma oração relativa com antecedente implícito.
II. Estamos perante a locução relativa «o que» quando
(ii) o artigo o não pode ser substituído por um determinante:
            (7) «Ofereceu-me um livro, o que me deixou feliz.»
            (8) «*Ofereceu-me livro, aquilo que me deixou feliz.»
(ii) não flexiona em género e número:
            (9) «*Ofereceu-me prendas, as que me deixaram muito feliz.»2
(iii) não é possível inserir um nome entre que (porque se trata de uma locução):
            (9) «*Ofereceu-me um livro, o livro que me deixou muito feliz.»2
A diferença assinalada entre I e II tem implicações também no uso das preposições com os relativos. Como se sabe, no caso de o verbo da oração relativa reger preposição, esta será colocada no início da oração relativa, como em (10):
(10) «A festa de que gostei muito durou até tarde.»
No caso I, a preposição será colocada entre o artigo e o relativo:
(11) «Adorei o de que me falaste.»
No caso II, a preposição será colocada antes da locução relativa:
(12) «Fez uma apresentação tocante do livro, com o que me surpreendeu.
As frases apresentadas pelo consulente têm ainda a particularidade de constituírem construções clivadas ou de foco (cf. aqui). Uma frase na ordem normal (13) permite que um dos seus elementos seja colocado em destaque através da construção de clivagem (14) ou (15):
(13) «Muitos duvidam das suas possibilidades.»
(14) «O de que muitos começam a duvidar é das suas possibilidades.»
(15) «Do que muitos começam a duvidas é das suas possibilidades.»
Nos casos apresentados pelo consulente, estamos perante uma situação de interpretação dúbia, ou seja, tanto tratar-se de uma oração relativa com antecedente implícito como de uma construção com locução relativa. Esta dificuldade de interpretação deve-se ao facto de os traços semânticos da sequência «o que» serem semanticamente vagos. Daí ser difícil identificar o nome que se poderia colocar entre o e que. Porém, note-se que é possível substituir o por aquilo3.
Perante esta ambiguidade de interpretação, diremos que ambas as possibilidades apresentadas pelo consulente são possíveis: a colocação da preposição entre o artigo e o pronome ou a colocação da preposição antes da locução relativa.

Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as gentis palavras que nos endereça.

*assinala agramaticalidade.
1. Para maior aprofundamento, cf. Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2085-2089.
2. Note-se que esta frase seria possível como modificador do nome (adjunto do nome). Neste caso estaríamos, de novo, perante um caso de artigo seguido de que.
3. Esta mesma situação é discutida em Raposo et al., Ibidem, pp. 2088 – 2089, caixa [10].
Carla Marques 

Fonte: Ciberdúvidas

Construção clivada

Fala-se mais em construção clivada ou de clivagem do que em "oração clivada" (Ana Maria Brito e Inês Duarte, em M.ª Helena Mira Mateus et aliiGramática da Língua Portuguesa, 2003, págs. 685-694). Aparentada com as orações relativas, trata-se de uma construção em que participa o verbo ser com pronomes relativos ou a expressão é que e que permite pôr em destaque a maior parte dos constituintes de uma frase, a saber, sujeito, complementos e adjuntos do verbo (exceptuando advérbios de frase como provavelmente e orações adverbiais condicionais e concessivas). Por exemplo, a partir de uma frase como «a Rita comprou o vestido na feira», focam-se vários constituintes do seguinte modo:
1. Sujeito «a Rita»
(a) Foi a Rita que/quem comprou o vestido na feira.
(b) Quem comprou o vestido na feira foi a Rita.
A Rita foi quem comprou o vestido na feira.
A Rita é que comprou o vestido na feira.
2. Objecto directo
(a) Foi o vestido o que/que a Rita comprou na feira.
etc.
3. Adjunto adverbial
(a) Foi na feira que a Rita comprou o vestido.
etc.
Em (2) e (3), também se inclui, respectivamente, «A Rita comprou foi o vestido» e «A Rita comprou o vestido foi na feira», construção que não é possível com o sujeito — *«Comprou o vestido na feira foi a Rita.»
Carlos Rocha 
Fonte: Ciberdúvidas
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