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quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Análise dos capítulos IV a VI de Admirável Mundo Novo


            O papel de Bernard como protagonista – um papel que John assumirá mais tarde – continua nesta secção. Cada vez mais, ele aparece menos como um rebelde político e mais como um desajustado social que acredita que mudar a sociedade é a única maneira de se encaixar. As suas conversas com Helmholtz revelam que está orgulhoso da sua ligação com Lenina, com medo de ser apanhado a criticar o Estado Mundial, e subserviente a Helmholtz quando se trata de questões de verdadeira rebelião. Bernard é uma personagem paradoxal: num momento cobiça Lenina e no outro espera que tenha forças para resistir aos avanços dela.
            Helmholtz tem exatamente o problema oposto de Bernard. Enquanto este é muito pequeno e estranho para a sua casta, aquele é, no mínimo, perfeito demais. O seu sucesso com as mulheres, na sua carreira e em todos os outros aspetos da sua vida levou-o a acreditar que deve haver algo mais na vida do que desportos de alta tecnologia, sexo fácil e slogans repetitivos. Ele fala com Bernard porque este compartilha da sua antipatia pelo sistema, mas está ciente de que a antipatia do amigo tem uma base diferente da sua.
            O cenário destes capítulos muda rapidamente: do local de trabalho para o apartamento de Helmholtz; do helicóptero de Henry para Westminster Abbey Cabaret até um crematório; do apartamento de Bernard ao Community Singery; e assim por diante. Parte da mudança de cena é simplesmente usada para mostrar um dia na vida de um membro do Estado Mundial. A visita de Lenina e Henry ao Westminster Abbey Cabaret é uma piada franca sobre os usos que o Estado Mundial dá aos locais religiosos antigos.
            Enquanto Henry e Lenina contemplam o crematório, quase reconhecem que o sistema de castas pode ser menos que perfeito. Mas então ela, perturbada e antipática, retira-se para uma de suas frases hipnopédicas, recupera a sua felicidade e a crise acaba. Mais uma vez, está feliz por estar na sua casta e desdenhosa das outras castas. Este episódio, possibilitado pela montagem de uma viagem de helicóptero a um crematório, mostra como o condicionamento pode impedir a população de questionar os pressupostos do estado em que vive. A maior mudança no cenário é do Estado Mundial para a Reserva, embora uma descrição detalhada da Reserva seja mantida em suspenso até ao próximo capítulo.
            Embora o Estado Mundial obviamente controle seus membros condicionando-os e satisfazendo os seus desejos, há indícios de que a estabilidade seja mantida através de métodos ainda mais sinistros. O repentino medo de Bernard de que alguém esteja ouvindo a sua conversa herética com Helmholtz sugere um lado totalitário do Estado Mundial. Fora do horário de trabalho, os cidadãos participam de atividades sociais programadas e rigorosamente regulamentadas e nunca passam tempo sozinhos. A falta de tempo para reflexão mantém-nos ocupados e dóceis. O medo de Bernard mostra que ele está ciente das consequências não escritas, mas potencialmente graves, de suas crenças heréticas.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Resumo do capítulo VI de Admirável Mundo Novo

            Lenina convence Bernard a assistir a um match de luta livre. Ele comporta-se sombriamente a tarde inteira e, apesar da insistência de Lenina, recusa-se a tomar soma. Durante a viagem de volta, ele para o seu helicóptero e paira sobre o canal. Ela implora-lhe que a leve para longe do vazio da água depois de ele lhe dizer que o silêncio faz com que se sinta como um indivíduo. Eventualmente, ele toma uma grande dose de soma e faz sexo com ela.
            No dia seguinte, Bernard diz a Lenina que, na verdade, não queria manter relações sexuais com ela na primeira noite; teria preferido agir como um adulto em vez disso. Então ele vai obter a permissão do diretor para visitar a reserva e prepara-se para a sua desaprovação do seu comportamento incomum. Quando o diretor lhe dá a permissão, menciona que fez uma viagem à reserva com uma mulher vinte anos antes. Ela perdeu-se durante uma tempestade e não foi vista desde então. Quando Bernard alvitra que deve ter sofrido um choque terrível, o diretor imediatamente percebe que revelou muito da sua vida pessoal. Depois critica Bernard pelo seu comportamento antissocial e ameaça exilá-lo para a Islândia, se o seu comportamento impróprio persistir. Isto faz com Bernard saia do escritório sentindo-se orgulhoso de ser considerado um rebelde.
            Lenina e Bernard viajam para a Reserva. Quando eles se apresentam ao diretor para obter a sua assinatura na permissão, ele lança-se numa longa série de factos sobre o local. Bernard, de repente, lembra-se que deixou a torneira de perfume ligada no seu apartamento, um descuido que pode acabar sendo extremamente caro. Ele suporta o discurso aparentemente interminável de Warden e depois apressa-se a ligar para Helmholtz, para lhe pedir para desligar a torneira. Helmholtz tem más notícias: ele diz-lhe que o diretor está planejando concretizar a sua ameaça de exilá-lo para a Islândia. Bernard não se sente mais orgulhoso e rebelde agora que a ameaça do diretor se tornou uma realidade. Em vez disso, a notícia esmaga e assusta-o. Lenina convence-o a tomar soma.

Resumo do capítulo V de Admirável Mundo Novo


            Depois de um jogo de golfe obstáculo, Henry e Lenina voam num helicóptero sobre um crematório onde o fósforo é coletado de corpos queimados para servir como fertilizante. Bebem café com soma antes de se dirigirem ao Cabaré da Abadia de Westminster e tomam outra dose de soma antes de voltarem para o apartamento de Henry. Embora as doses repetidas de soma os tenham deixado quase completamente alheios do mundo à sua volta, Lenina lembra-se de usar os seus contracetivos.
            Todas as quintas-feiras, Bernard tem de participar no Serviço de Solidariedade na Fordson Community Singery. Os 12 participantes sentam-se a uma mesa, alternando homens e mulheres. Enquanto um hino empolgante toca, os participantes passam uma xícara de sorvete de morango e tomam um tablet com ele. Eles entram num frenesi de exultação e a cerimónia termina numa orgia sexual que deixa Bernard sentindo-se mais isolado do que nunca.

Resumo do capítulo IV de Admirável Mundo Novo


            Quando Lenina diz a Bernard diante de um grande grupo de colegas de trabalho que ela aceita o seu convite para ver a Reserva Selvagem, Bernard reage com vergonha. A sua sugestão de que eles discutam isso confidencialmente confunde Lenina, que sai para se encontrar com Henry. Bernard sente-se péssimo, porque Lenina se comportou como uma “saudável e virtuosa garota inglesa” –, isto é, alguém que não tem medo de discutir a sua vida sexual em público. Quando o genial Benito Hoover inicia uma conversa, Bernard sai correndo. Lenina e Henry voam no helicóptero de Henry no seu encontro e olham para baixo, para o seu mundo, em perfeito contentamento.
            Quando pede a um par de assistentes Delta-Menos que preparem o helicóptero para o voo, Bernard revela a sua insegurança em relação ao seu tamanho. As castas mais baixas associam tamanho maior a um status mais elevado, por isso ele tem dificuldade em conseguir que elas sigam suas ordens. Bernard contempla os seus sentimentos de alienação e fica irritado. Ele visita seu amigo, Helmholtz Watson, professor do College of Emotional Engineering, um Alfa Mais extremamente inteligente, atraente e adequadamente dimensionado que trabalha com propaganda. Alguns dos superiores de Helmholtz pensam que ele é um pouco esperto demais para o seu próprio bem. O narrador concorda com eles, observando que “um excesso mental produziu em Helmholtz Watson efeitos muito semelhantes àqueles que, em Bernard Marx, foram o resultado de um defeito físico”. A amizade entre Bernard e Helmholtz brota da sua insatisfação mútua com o status quo e a sua inclinação compartilhada para se verem como indivíduos. Uma vez juntos, Bernard vangloria-se de que Lenina aceitou o seu convite, mas Helmholtz mostra pouco interesse, pois está mais preocupado com o pensamento de que o seu talento para a escrita poderia ser mais bem usado do que simplesmente para escrever frases hipnapédicas. O seu trabalho fá-lo sentir-se vazio e insatisfeito. Bernard fica nervoso, dando um salto em certo momento, porque pensa, erroneamente, que alguém está escutando à porta.

Análise do capítulo III de Admirável Mundo Novo


            Enquanto o diretor e Mustapha Mond explicam aos rapazes como o Estado Mundial funciona de forma abstrata, as cenas de Lenina e Bernard mostram a sociedade em ação. O jogo sexual das crianças em recesso, o desconforto dos meninos com a palavra “mãe”, a nudez descontraída de Lenina e a conversa entre Henry e o Predestinador servem para ilustrar como os tabus tradicionais em relação à sexualidade foram descartados. Bernard é o único personagem a protestar – quase em silêncio – pela maneira como o sistema funciona. O seu desconforto com a mercantilização do sexo marca-o como um desajustado. O romance vinca que a insatisfação de Bernard com o Estado decorre do seu próprio isolamento, introduzindo-o com as palavras "Aqueles que se sentem desprezados fazem bem em parecer desprezíveis". Ele pode ser um rebelde, mas essa rebelião não vem de qualquer objeção ideológica ao Estado Mundial. Vem do senso de que ele nunca pode pertencer totalmente a essa sociedade. Essa faceta da personagem será posta em ação à medida que o romance avança.
            Além do condicionamento pré-natal e pós-natal, o Estado Mundial controla o comportamento dos seus membros através das forças da conformidade social e da crítica social. A amiga de Lenina, Fanny, avisa-a de que o diretor não gosta quando os trabalhadores das incubadoras não estão em conformidade com os padrões esperados de promiscuidade. Mesmo quando adulto, um cidadão do Estado Mundial deve temer ser visto a fazer algo “vergonhoso” ou “anormal”. O cidadão adulto não tem vida privada. Como observa Lenina, a única coisa que se faz quando se está sozinho no Estado Mundial é o sono, e não se pode fazer isso para sempre. Dentro e fora do escritório, o cidadão adulto está sob vigilância para garantir que seu corpo e mente estão a seguir o sistema de valores morais do Estado Mundial. Tanto os colegas quanto os superiores, como Fanny e o diretor, estão constantemente vigilantes para garantir que cada cidadão esteja se comporta de maneira apropriada.
            No seu longo discurso sobre a história do Estado Mundial, Mustapha Mond culpa as instituições anteriormente sagradas da família, amor, maternidade e casamento por causarem instabilidade social na velha sociedade. Como explica Mond, essas antigas instituições compartilhavam o trabalho de mediar o conflito entre os interesses do indivíduo e os interesses da sociedade com o Estado, mas as instituições pessoais e as instituições do Estado estavam desalinhadas, criando instabilidade. Nem sempre se pode confiar nos indivíduos para escolher o caminho da maior estabilidade, pois a família, o amor e o casamento produzem lealdades divididas. Indivíduos que atuam livremente devem pesar constantemente o valor moral e as consequências morais das suas ações. Mond argumenta que as alianças divididas dos indivíduos produzem instabilidade social. Por esta razão, o Estado Mundial eliminou todos os vestígios de instituições não estatais. O cidadão é socializado para ter apenas lealdade ao Estado; conexões pessoais de todos os tipos são desencorajadas, e até mesmo o desejo de desenvolver tais conexões é afastado. A constante disponibilidade de satisfação física evidenciada nas sensações, a abundância de soma, a fácil obtenção do sexo através da promiscuidade sancionada pelo Estado e a falta de qualquer conhecimento histórico que possa apontar para um modo de vida alternativo garantem que o modo de vida desenvolvido e instituído pelo Estado Mundial não será ameaçado.
            Mustapha Mond e o diretor passam bastante tempo discutindo a importância do consumo. Na realidade, estão a falar sobre a criação de uma população que desejará sempre mais – um mercado cativo criado pelo condicionamento que condicionará a vontade dos indivíduos a quererem quaisquer bens que o Estado Mundial produza. Essa cultura de consumo constante permite ao governo atuar como fornecedor, impulsionando a economia e criando uma comunidade feliz dependente do seu fornecedor. Mas a discussão económica liderada por Mond e pelo Diretor não se refere apenas à economia de dinheiro e bens. Em Admirável Mundo Novo, tudo, incluindo o sexo, opera de acordo com a lógica da oferta e da demanda. Os cidadãos são ensinados a verem-se uns aos outros e a si mesmos como mercadorias a serem consumidas como qualquer outro bem fabricado. Bernard rebela-se contra esse sentimento quando observa que Henry e o Predestinador veem Lenina como uma “peça de carne” – e que Lenina pensa de si mesma da mesma maneira. O consumo como um modo de vida nunca é justificado pelo Estado Mundial; é tomado como um modo de vida.
            Na discussão de Mustapha Mond sobre História, Admirável Mundo Novo reflete sobre um tema que George Orwell explora em detalhes em 1984. Implícito na afirmação de Mond de que “a história é um beliche” e na sua discussão sobre a história do Estado Mundial está o facto de que Mond e os outros nove controladores mundiais têm o monopólio do conhecimento histórico. Isso garante as suas posições de poder. Em 1984, Orwell descreve os mecanismos dessa manipulação, quando o governo da Oceânia revisa ativamente a história para servir seus objetivos políticos a cada momento. Mas no Estado Mundial, o revisionismo ativo é desnecessário, porque a população está condicionada a acreditar que, como Mond diz, “a história é um beliche”. Por serem treinados para ver a história sem valor, estão presos no presente, incapazes de imaginar modos alternativos de viver. Não está claro a razão por que Mond explica a história do Estado Mundial aos rapazes, embora certamente seja uma maneira conveniente de explicar um possível caminho do mundo do leitor para o do Estado Mundial.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Resumo do capítulo III de Admirável Mundo Novo


            O diretor leva os alunos para o jardim, onde várias centenas de crianças nuas estão a brincar. O diretor observa que “nos dias de Our Ford” (jogo de palavras com “Our Lord”, Nosso Senhor), os jogos não envolviam mais do que uma bola ou duas, alguns paus e talvez uma rede. Um aparelho tão simples não fez nada para aumentar o consumo. No atual Estado Mundial, todos os jogos, como "Centrifugal Bumble-puppy", envolvem máquinas complicadas.
            O diretor é interrompido pelos gritos de um menino sentado nos arbustos. Logo fica claro que o menino, por algum motivo, se sente desconfortável com o jogo erótico em que as crianças são incentivadas a participar. Depois que o menino é levado para ver o psicólogo, o diretor surpreende os alunos ao explicar-lhes que brincadeiras sexuais durante a infância e a adolescência costumavam ser consideradas anormais e imorais. Quando ele começa a explicar os efeitos deletérios da repressão sexual, um homem interrompe-o. O diretor apresenta reverentemente o homem como "seu antecessor" Mustapha Mond. No complexo, quatro mil relógios elétricos dão simultaneamente as quatro horas, marcando a mudança de turno. Henry Foster e Lenina dirigem-se aos vestiários para se prepararem para o seu encontro. Enquanto se dirige para os quartos, Henry esnoba Bernard Marx, de quem se diz ter uma reputação desagradável.
            A narrativa repentinamente começa a alternar entre três cenas diferentes, unindo o discurso de Mustapha Mond aos rapazes com cenas da conversa de Henry no vestiário masculino e a conversa de Lenina na sala de treino feminina.
            Os estudantes ficam impressionados por conhecerem Mond, o Controlador Residente para a Europa Ocidental, e um dos únicos dez Controladores Mundiais. Mond cita Ford, dizendo: "History is belunk" (uma citação real da vida real de Henry Ford), a fim de explicar porque os alunos não aprenderam nenhuma da história que o diretor lhes explica. O diretor olha-o nervosamente. Ele ouviu boatos de que Mond mantém livros proibidos, como Bíblias e coleções de poesia, trancados num cofre. Mond, ciente do desconforto do diretor, tranquiliza-o com indiferença, dizendo que não pretende corromper os alunos.
            Mond começa a descrever a vida na época em que o Estado Mundial começou sua política de controle rígido sobre reprodução, criação de filhos e relações sociais. Ele compara a estreita canalização da emoção e o desejo a água sob pressão num tubo. Um buraco produz um jato forte. No entanto, muitos pequenos buracos produzem correntes calmas de água. A emoção forte, inspirada pelas relações familiares, a repressão sexual e a satisfação retardada do desejo, vai diretamente contra a estabilidade. Sem estabilidade, a civilização não pode existir. Antes da existência do Estado Mundial, a instabilidade causada por fortes emoções levou a doenças, guerras e agitação social que resultaram em milhões de mortes e incalculável sofrimento e miséria.
            Mond descreve a resistência inicial ao uso da hipnopedia, do sistema de castas e da gestação artificial do Estado Mundial. Porém, após a Guerra dos Nove Anos, que envolveu uma guerra química e biológica horrível, uma intensa campanha de propaganda, incluindo a supressão de todos os livros publicados antes de 150 a.f., começou a enfraquecer a resistência. Religião, Shakespeare, museus e famílias passaram à obscuridade. A data da introdução do Modelo T foi escolhida como o início da nova era, e todas as cruzes tiveram seus topos cortados para torná-los Ts. Seis anos de pesquisa farmacêutica produziram soma, a droga perfeita. O problema da velhice foi resolvido, e as pessoas agora podiam manter o caráter mental e físico da juventude ao longo da vida. Ninguém foi autorizado a sentar-se sozinho e pensar. A ninguém foi autorizada a "leitura por prazer".
            No vestiário, no final do dia de trabalho, Bernard ouve Henry conversando com o Predestinador Assistente sobre Lenina. O Predestinador sugere que a Henry um “feely”, isto é, um filme envolvendo os sentidos do tato e do olfato. Enquanto se referia a Lenina com admiração, Henry diz ao Assistente que ele deveria "tê-la" por algum tempo. A conversa repugna Bernard. O assistente percebe sua expressão triste e ele e Henry decidem iscá-lo. Henry oferece a Bernard algum soma, enfurecendo-o. Eles riem enquanto Bernard os amaldiçoa.
            A cena muda para um banheiro público e uma sala de banho, onde Lenina está a conversar com Fanny Crowne. Aos 19 anos, Fanny está a começar a tomar um substituto temporário da gravidez, porque ela se sente "fora das sortes". O Substituto da Gravidez imita os efeitos hormonais da gravidez. Fanny mostra-se surpreendida pelo fato de Lenina ainda namorar Henry exclusivamente após quatro meses. Ela aconselha Lenina a ser mais promíscua, como um membro virtuoso do Estado Mundial deveria ser. Lenina menciona que Bernard Marx, um especialista em hipnoterapia dos Alfa Mais, a convidou para visitar a Reserva Selvagem. Fanny adverte-a que Bernard tem uma má reputação por passar tempo sozinho e mais pequeno e menos confiante do que outros Alfas. Fanny menciona os rumores de que alguém pode ter acidentalmente injetado álcool no seu sangue substituto quando ele estava na garrafa. Lenina decide aceitar o convite de Bernard porque acha que Bernard é doce e quer ver a Reserva. Fanny admira o cinto malthusiano de Lenina, um suporte anticoncecional que foi um presente de Henry.

domingo, 25 de agosto de 2019

Veleiro perdendo-se no horizonte


Análise do capítulo II de Admirável Mundo Novo

            A primeira metade da visita dos estudantes, descrita na seção anterior, ilustra o abuso do Estado Mundial da ciência biológica no condicionamento dos seus cidadãos. Esta seção foca-se no uso de tecnologias psicológicas para controlar o comportamento futuro dos cidadãos do Estado Mundial. O condicionamento, combinado com o tratamento pré-natal, cria indivíduos sem individualidade: cada um é programado para se comportar exatamente como o próximo / outro. Este sistema permite a estabilidade social, a produtividade económica dentro de condicionamentos estreitos e uma sociedade dominada pela obediência impensada e pelo comportamento infantil.
            A técnica de condicionamento usada para instigar uma antipatia por flores e livros em bebés é modelada a partir da pesquisa de Ivan Pavlov, o bem conhecido cientista russo. Pavlov demonstrou que os cães poderiam ser treinados para salivar ao toque de um sino, se o som fosse consistentemente associado visualmente à comida. Isso levou à observação de que outros tipos de respostas também poderiam ser condicionados. O seu trabalho tornou-se conhecido pela ciência ocidental na década anterior à publicação do Admirável Mundo Novo. Ao aplicar a teoria pavloviana a crianças humanas, o estado literalmente programa os seres humanos para manter o status quo.
            O condicionamento também leva a população a apoiar o sistema económico capitalista. Como o Estado Mundial quer que as crianças sejam leais consumidores como adultos, a importância do indivíduo é diminuída para promover os interesses da comunidade maior. Mesmo durante as suas horas de folga, os cidadãos do Estado Mundial servem os interesses da produção e, portanto, os interesses de toda a economia e sociedade, consumindo transporte e equipamentos desportivos caros. Qualquer oportunidade de comportamento individual e idiossincrático que possa não alimentar a economia é eliminada.

Resumo do capítulo II de Admirável Mundo Novo

            O diretor leva o grupo de estudantes até aos infantários. Num quadro de avisos estão as frases “Infantários [Infant Nurseries]. Quartos condicionados neo-pavlovianos.” Os alunos observam um grupo Bokanovsky de bebés de oito meses usando as roupas de cor cáqui da casta Delta. Algumas enfermeiras presenteiam os bebés com livros e flores. Quando se arrastam em direção aos livros e às flores, arrulhando com prazer, os alarmes soam estridentes. Então, os bebés sofrem um leve choque elétrico. Depois, quando as enfermeiras lhes oferecem as flores e os livros, eles encolhem-se e choram de medo.
            O diretor explica que, após 200 repetições do mesmo processo, as crianças terão um ódio instintivo a livros e flores. O ódio pelos livros é enraizado nas castas mais baixas, para as impedir de desperdiçarem o tempo da comunidade lendo livros que os poderiam “descondicionar”. A motivação para instilar um ódio pelas flores é mais complicada. O diretor explica que Gamas, Deltas e Epsilons foram outrora condicionados a gostar de flores e da natureza em geral. A ideia era compeli-los a visitar o campo com frequência e “consumir transporte” no processo. Mas como a natureza é livre, eles não consumiam nada além de transporte.
            A fim de aumentar o consumo de bens, o Estado Mundial decidiu abolir o amor à natureza, preservando o desejo de usar o transporte. As castas inferiores são agora condicionadas a odiar o campo, mas a amar os desportos do campo. Todos os desportos campestres no Estado Mundial exigem o uso de aparelhos elaborados. Como resultado, as castas inferiores pagam agora tanto pelo transporte quanto pelos bens manufaturados quando viajam para o campo para eventos desportivos.
            O diretor começa a contar uma história sobre uma criança chamada Reuben, que tem pais que falam polaco. Os estudantes coram com a simples menção da palavra “pai”. Referências à reprodução sexual, incluindo palavras como “mãe” e “pai”, são agora consideradas pornográficas. No Estado Mundial, as pessoas só usam essas palavras em discussões clínicas.
            O diretor continua com sua história. Uma noite, os pais de Reuben deixaram o rádio ligado enquanto ele dormia. A criança acordou recitando uma transmissão de um discurso de George Bernard Shaw na íntegra. Os pais não entendiam inglês, então pensaram que algo estava errado. O seu médico compreendeu o inglês e notificou a imprensa médica do evento. A aprendizagem noturna de Reuben levou à descoberta do ensino do sono, ou hipnopedia. O diretor informa os estudantes que a descoberta da hipnopedia aconteceu apenas vinte e três anos após a venda do primeiro Ford Modelo T. Ele faz o sinal do T no seu estômago (como um católico devoto pode fazer o sinal da cruz) e os estudantes fazem o mesmo. Ele explica que os pesquisadores da hipnopedia cedo descobriram que era inútil para o treino intelectual. Reuben podia repetir o discurso palavra por palavra, mas não fazia ideia do que significava. O lugar onde a hipnopedia pode ser usada, no entanto, é o treinamento moral.
            O diretor conduz a visita a um dormitório onde algumas crianças Beta estão dormindo. A Enfermeira informa-os que a aula do Sexo Elementar terminou e a lição da Consciência da Classe Elementar está a começar. Uma voz gravada sussurra para cada criança adormecida que as crianças Alpha têm de trabalhar mais do que as outras classes e isso evdiencia a menor inteligência e inferioridade das castas inferiores. A voz ensina orgulho e felicidade na casta Beta: os Betas não têm de trabalhar tanto quanto os Alphas mais espertos, explica, mas ainda são mais inteligentes que os Gamas, os Deltas e os Epsilons. O diretor explica que a aula será repetida cento e vinte vezes, três vezes por semana, durante trinta meses. A hipnopedia incute as subtis distinções e preconceitos para os quais choques elétricos e alarmes são muito crus. A hipnopedia, conclui o diretor, é "a maior força moralizadora e socializadora de todos os tempos".

Análise do capítulo I de Admirável Mundo Novo

            Esta obra pode ser vista como uma crítica ao abraço entusiástico de novas descobertas científicas. Neste sentido, o primeiro capítulo parece uma lista de conquistas científicas impressionantes: clonagem humana, maturação rápida e condicionamento pré-natal. No entanto, o tom satírico do capítulo deixa claro que essa sociedade baseada em tecnologia não é uma utopia, mas o exato oposto. Tal como 1984 de George Orwell, o Admirável Mundo Novo descreve uma distopia: um mundo de pessoas anónimas e desumanizadas dominadas por um governo extremamente poderoso pelo uso da tecnologia.
            A consideração quase religiosa em que o Estado Mundial detém a tecnologia é aparente desde o início. A data de início do calendário é a introdução do Modelo T de Henry Ford, um automóvel barato e eficientemente produzido pelo sistema de linha de montagem. Todas as datas são precedidas por “a.f.”, “After Ford”, à semelhança do que sucede com o calendário atual, que começa com o nascimento de Jesus: a.d. (Anno Domini, que significa "no ano do senhor"). Outros indícios satíricos de uma religião distorcida estão espalhados por todo o texto. Os Predestinadores, por exemplo, são uma manifestação ridícula secular da crença religiosa calvinista segundo a qual Deus predestina os indivíduos para o céu ou o inferno antes do nascimento. A adesão religiosa do Estado Mundial à tecnologia está longe de ser inocente. De facto, torna-se um dos pilares da estabilidade para o Estado Mundial totalitário. Como o Diretor diz, “estabilidade social” é o objetivo social mais elevado e, através da predestinação e do rigoroso condicionamento, os indivíduos aceitam os +seus papéis na sociedade sem questionar. A estrutura de castas é criada e mantida usando ferramentas específicas, e é a tecnologia que permite que os membros mais poderosos dos Alpha, a casta governante do Estado Mundial, solidifiquem e justifiquem a distribuição desigual de poder e status.
            Condicionar os indivíduos genética, física e psicologicamente para os seus “inevitáveis destinos sociais” estabiliza o sistema de castas, criando servos que amam e aceitam plenamente o seu servilismo. Além disso, o condicionamento torna-os virtualmente incapazes de desempenhar qualquer outra função além daquela para que estão designados. O tom satírico do texto deixa claro que, embora a estabilidade social possa soar como um objetivo admirável, ela pode ser usada pelas razões erradas para os fins errados.
            Um tema enfatizado repetidamente neste primeiro capítulo é a semelhança entre a produção de seres humanos no Incubatório e a produção de bens de consumo numa linha de montagem. Tudo sobre a reprodução humana é tecnologicamente gerenciado para maximizar a eficiência e o lucro. Seguindo a regra da oferta e da procura, os Predestinadores projetam quantos membros de cada casta serão necessários, e a Incubadora produz seres humanos de acordo com esses números. Uma das chaves da produção em massa é que cada parte é idêntica e intercambiável; um volante de um modelo T encaixa-se perfeitamente na coluna de direção de qualquer outro Ford. Similarmente, no Incubatório, os seres humanos são padronizados pela produção de milhares de irmãos e irmãs em múltiplos grupos de gémeos idênticos usando os Processos Bokanovsky e Podsnap.
            As castas inferiores estão mais sujeitas a essas forças de anonimato e mecanização. Os membros das castas superiores são decantados um por um, sem qualquer intervenção artificial. Assim, as castas mais altas conservam pelo menos algum nível de individualidade e criatividade ,que é negado completamente às castas inferiores.

Resumo do capítulo I de Admirável Mundo Novo

            A ação do romance tem início no Centro de Incubação e Condicionamento do Centro de Londres. O ano é a.f. 632 (632 anos “depois da Ford”). O Diretor de Incubadoras e Condicionamento está a fazer uma visita guiada direcionada a um grupo de estudantes a uma fábrica que produz seres humanos e os condiciona para os seus papéis predestinados no Estado Mundial. Ele explica aos alunos que os seres humanos não produzem mais descendentes vivos. Em vez disso, os ovários removidos cirurgicamente produzem óvulos que são fertilizados em recipientes artificiais e incubados em frascos especialmente projetados.
            O incubatório reserva cada feto para uma casta em particular no Estado Mundial. As cinco castas são Alfa, Beta, Gama, Delta e Epsilon. Gama, Delta e Epsilon passam pelo Processo Bokanovsky, que envolve chocar um ovo de modo que ele se divida para formar até noventa e seis embriões idênticos, que então se desenvolvem em noventa e seis seres humanos também idênticos. Os embriões alfa e beta nunca passam por este processo de divisão, o que pode enfraquecer os embriões. O diretor explica que o processo de Bokanovsky facilita a estabilidade social, porque os clones que produz são predestinados a realizar tarefas idênticas em máquinas idênticas. O processo de clonagem é uma das ferramentas que o Estado Mundial usa para implementar seu lema orientador: "Comunidade, Identidade, Estabilidade".
            O diretor prossegue descrevendo a técnica de Podsnap, que acelera o processo de amadurecimento dos óvulos dentro de um único ovário. Com este método, centenas de indivíduos relacionados podem ser produzidos a partir do óvulo e esperma do mesmo homem e mulher dentro de dois anos. A taxa média de produção usando o Podsnap's Technique é de 11.000 irmãos e irmãs em 150 lotes de gêmeos idênticos. Chamado pelo diretor, o Sr. Henry Foster, funcionário da fábrica, informa os alunos atentos que o registo dessa fábrica em particular é de mais de 16.000 irmãos.
            O diretor e Henry Foster explicam então os processos da planta aos alunos. Após a fertilização, os embriões viajam numa esteira rolante em garrafas durante 267 dias, período de gestação de um feto humano. No último dia, eles são "decantados" ou nascidos. Todo o processo é projetado para imitar as condições dentro de um útero humano, incluindo a agitação a cada poucos metros para familiarizar os fetos com o movimento. Setenta por cento dos fetos femininos são esterilizados; eles são conhecidos como “freemartins”. Os fetos passam por tratamentos diferentes dependendo das suas castas. A privação de oxigénio e o tratamento com álcool garantem menor inteligência e menor tamanho dos membros das três castas inferiores. Os fetos destinados ao trabalho no clima tropical são condicionados pelo calor como embriões; durante a infância, eles passam por mais condicionamentos para produzir adultos que são emocional e fisicamente adequados a climas quentes. O processo artificial, diz o diretor, tem como objetivo fazer com que os indivíduos aceitem e até gostem do "seu destino social inescapável".
            O diretor e Henry Foster apresentam, seguidamente, Lenina Crowne aos estudantes. Ela explica que o seu trabalho consiste em imunizar os fetos destinados aos trópicos com vacinas contra a febre tifoide e a doença do sono. Na frente dos alunos, Henry lembra Lenina do seu encontro para essa tarde, que o diretor acha "encantador". Henry continua a explicar que os futuros engenheiros de aviões-foguetes são condicionados a viver em constante movimento, e futuros trabalhadores químicos são condicionados a tolerar produtos químicos tóxicos. Henry quer mostrar-lhes o condicionamento dos fetos intelectuais Alpha Plus, mas o diretor, olhando para o relógio, anuncia que são dez para as três. Decide que não há tempo suficiente para ver o condicionamento Alpha Plus; ele quer garantir que os alunos chegam às creches antes que as crianças tenham acordado de suas sestas.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

O sol vai-se despedindo


Capítulo X de A Sibila

            1. Naturalidade da morte

            Maria da Encarnação morre aos noventa e quatro anos, mantendo o seu espírito de humor. A sua morte é aceite com naturalidade: "Não se ouviam prantos, não havia rostos desfeitos pela dor, nem alardes de desespero." (p. 108).


            2. A descrição do ambiente que rodeia o velório de Maria vem conferir verosimilhança à obra, verosimilhança suportada pelas crenças populares, em que Germa não acredita:
            "- Foi um arejo que passou por ela, ao toque das trindades, quando era menina - dizia, condoída.
            Germa protestava com aquilo, mas, notava, era ela a mais ridícula, tentando fazer a troca daquelas crenças que partiam do âmago do espiritual, pelas suas convicções modeladas apenas por diferentes princípios." (p. 110).


            3. À procura do mistério de Quina: " «Que acontece aqui»? - pensou Germa. «Há em volta desta mulher um círculo que não posso transpor e que me torna invisível para ela. Parece, não só que ela contempla alguma coisa que não vejo, mas que essa espécie de visão lhe é muito familiar. Não estava surpreendida, mas até um pouco desatenta, não com o exterior do círculo, isso é evidente»." (p. 114).

Ticherte do Euro 2004


Capítulo IX de A Sibila

            1. Nascimento de Germa

            Germa nasce, na cidade, e a notícia do seu nascimento chega ao conhecimento da tia e da avó através de um postal. O desagrado de Quina perante tal notícia é tão grande que embebeda o carteiro que trouxe o postal, por vingança ou castigo (para não ler mais nenhum postal), mas sobretudo porque lhe desagradavam a entrada de mais uma mulher na família e a sua proveniência burguesa citadina:
            "- É uma riqueza - disse Quina. Aquilo era todo um fino tratado de reprovação, com tudo o que a reprovação pode ter de irónico, ferino, despeitado e, apesar disso, não de todo sério ou combativo. Ela aborrecia que lhe escrevessem postais, fosse até a mais banal das recomendações. Achava horrivelmente indelicado aquilo, e era, sob esse aspeto, mais suscetível que uma inglesa com os seus schokings. A comunicação sujeita à apreciação e à curiosidade ociosa do intermediário parecia-lhe tão detestável como se esses pequenos segredos familiares que estão apenas numa ternura, numa palavra de gíria íntima que ninguém mais entende, fossem intercetados por um estranho. Pegou no postal, e guardou-o na algibeira sem o olhar." (p. 96)
            Esta não é, todavia, a primeira vez que Quina manifesta contrariedade e se sente ameaçada pela entrada de novas mulheres na família.

            Esta não aceitação de Germa deve-se a dois fatores. Em primeiro lugar, Quina e Maria viam em Germa uma "fidalga", oriunda da cidade, e, por outro lado, desprezam-na por ser mulher: "O nascimento de Germa não lhe causava entusiasmo de maior, pois ela seria uma pequena fidalga educada e crescida em ambiente diverso, e sem muitas probabilidades de que a identificassem com o próprio sangue." (p. 98). Quina despreza as mulheres porque se submetem aos maridos, o que a fazia sentir-se frustrada como mulher: "Amadas, servindo os seus senhores, (...) tornadas abjetas à custa de lhes ser negada a responsabilidade, usando o amor com instinto de ganância, parasitas do homem e não companheiras. Quina sentia por elas um desdém um tanto despeitado e mesmo tímido, pois havia nessa condição de escravas regaladas alguma coisa que a fazia sentir-se frustrada como mulher." (p. 98).

            Relativamente aos homens, Quina "na generalidade, amava o homem como chefe de tribo e pelo secular prestígio dos seus direitos" (p. 98). Sentia-se, contudo, superior porque os conseguira "vencer (...) por impulso de carácter" (p. 98).


            2. A infância de Germa

            O primeiro encontro de Germa com Quina e a avó só ocorreu aos dois anos de idade, o que revela a indiferença e desinteresse para com Germana. Contudo, porque era bonita, conseguiu deixar uma impressão positiva nas duas mulheres: "Só viram Germa passados dois anos. Apesar de estarem dispostas a considerá-la como uma visita à qual se deve menos afeto do que cortesia, acharam que se parecia muito às mulheres da casa da Vessada, simplesmente porque era bonita." (p. 99)
            Desde logo, demonstra ser uma criança dotada de excecional perspicácia e capacidades mentais; no seu comportamento notam-se a riqueza interior, a sua noção de justiça (apresenta sentimentos de revolta e vingança pela utilização abusiva do poder dos adultos sobre os inocentes como ela), curiosidade, capacidade de observação e habilidade no contacto com os adultos, características que a aproximam de Quina e Maria: "Esse mundo misterioso e deslumbrante da gente grande, era já motivo único da sua observação. Não vivia nesse estado de aceitação total em que se verifica que as borboletas voam, não porque tenham asas, mas porque, simplesmente, são borboletas; (...) Aprendera depressa que a obediência era a sua melhor defesa contra a esmagadora autoridade, força e categoria dos maiores; (...) Mas, um dia em que a mãe a esbofeteara apenas por uma necessidade de violência, desafogando uma arrelia doméstica, a criança refugiou-se num recanto do jardim, (...)
            - Que um raio venha do céu para a ferir, porque ela pecou contra mim! - disse, alto e fervorosamente, Germa, apelando para a justiça bíblica". (p. 99)

            O primeiro sinal de aproximação vai ser dado pelo facto de Quina, que nunca tinha tido bonecas, fabricar "uma extensa série de monas de trapo" para a sobrinha (p. 100).
            Germa é uma criança criativa, detentora de um espírito de frieza, de individualismo e de virilidade ("paciente, pouco meiga e que gostava de brincar sozinha"), características comuns às três mulheres da casa da Vessada. A sua perspicácia precoce leva-a a conceber a tia como um ser traiçoeiro, trocista e individualista: "Suspeitava ela o feitiço traiçoeiro de Quina, a sua diplomacia admirável e um tanto pegajosa, o jeito de troçar ferozmente e de culpar em abstrato toda a gente, ainda que uma espécie de nobreza de carácter a fizesse tão fraterna e abnegada diante duma miséria ou duma pena, que a sentença dos seus juízos teria de ficar sempre suspensa". (p. 101)
            Mas o tempo, os contactos e a semelhança dos caracteres aproximá-las-ão: "Mas, aos sete anos, Quina era já tão popular no seu coração como a própria casa da Vessada...". (p. 101)


            3.1. Germa e as duas margens da sua alma → Germa, o duplo de Quina

            Uma das afinidades de Germa com Quina era o facto de ser detentora de um dualismo entre a ternura perante a proximidade humana e a vileza perante a distância, numa procura de sobrevivência espiritual (p. 101). Daí que "Germa e Quina compreendiam--se bem demais, cada uma delas via na outra a sua própria personalidade (...). Cada uma via na outra defeitos e virtudes, (...) isso fazia com que mutuamente se detestassem...". (p. 101)


            4. A educação de Germa

            Apesar de oriunda da burguesia citadina e intelectual, a educação de Germa, o seu espírito equilibrado, a sua profundidade humana e tolerância, a sua abertura muito devem ao contacto com o campo e a Natureza e ao convívio com as mulheres da casa da Vessada (2.º parágrafo da p. 102).

            "Educada por freiras e aprendendo, a respeito da moral, a ser limitada por prudência mais do que por virtude" (p. 106), é Quina quem lhe revela o contraponto vivido dos preceitos que lhe impõem no colégio e lhe ensina a relatividade dos conceitos de mal e de bem, a importância da intenção e do contexto no julgamento dos outros (p. 106).
            Esta educação escolar e colegial (ela ostenta crueldade e cinismo) está desfasada da realidade e a formação de Germa acabará por se regenerar na casa da Vessada em contacto com a natureza, acabando por ser a aldeia a sua autêntica escola, retomando-se, desta forma, um dos temas centrais da obra: a oposição campo/cidade – "A verdade é que a educação de Germa recebeu um tributo incalculável naquele convívio com os costumes do campo e da sua gente, especialmente com as mulheres da Vessada. Todo o postiço que a sociedade lhe incutia, o supérfluo de que a cultura lhe rodeava o espírito, sofriam ali um contraste que lhe proporcionava um equilíbrio de valores." (p. 236).

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