Português: Análise do capítulo II de Admirável Mundo Novo

domingo, 25 de agosto de 2019

Análise do capítulo II de Admirável Mundo Novo

            A primeira metade da visita dos estudantes, descrita na seção anterior, ilustra o abuso do Estado Mundial da ciência biológica no condicionamento dos seus cidadãos. Esta seção foca-se no uso de tecnologias psicológicas para controlar o comportamento futuro dos cidadãos do Estado Mundial. O condicionamento, combinado com o tratamento pré-natal, cria indivíduos sem individualidade: cada um é programado para se comportar exatamente como o próximo / outro. Este sistema permite a estabilidade social, a produtividade económica dentro de condicionamentos estreitos e uma sociedade dominada pela obediência impensada e pelo comportamento infantil.
            A técnica de condicionamento usada para instigar uma antipatia por flores e livros em bebés é modelada a partir da pesquisa de Ivan Pavlov, o bem conhecido cientista russo. Pavlov demonstrou que os cães poderiam ser treinados para salivar ao toque de um sino, se o som fosse consistentemente associado visualmente à comida. Isso levou à observação de que outros tipos de respostas também poderiam ser condicionados. O seu trabalho tornou-se conhecido pela ciência ocidental na década anterior à publicação do Admirável Mundo Novo. Ao aplicar a teoria pavloviana a crianças humanas, o estado literalmente programa os seres humanos para manter o status quo.
            O condicionamento também leva a população a apoiar o sistema económico capitalista. Como o Estado Mundial quer que as crianças sejam leais consumidores como adultos, a importância do indivíduo é diminuída para promover os interesses da comunidade maior. Mesmo durante as suas horas de folga, os cidadãos do Estado Mundial servem os interesses da produção e, portanto, os interesses de toda a economia e sociedade, consumindo transporte e equipamentos desportivos caros. Qualquer oportunidade de comportamento individual e idiossincrático que possa não alimentar a economia é eliminada.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...