Português: Resumo do capítulo I de Admirável Mundo Novo

domingo, 25 de agosto de 2019

Resumo do capítulo I de Admirável Mundo Novo

            A ação do romance tem início no Centro de Incubação e Condicionamento do Centro de Londres. O ano é a.f. 632 (632 anos “depois da Ford”). O Diretor de Incubadoras e Condicionamento está a fazer uma visita guiada direcionada a um grupo de estudantes a uma fábrica que produz seres humanos e os condiciona para os seus papéis predestinados no Estado Mundial. Ele explica aos alunos que os seres humanos não produzem mais descendentes vivos. Em vez disso, os ovários removidos cirurgicamente produzem óvulos que são fertilizados em recipientes artificiais e incubados em frascos especialmente projetados.
            O incubatório reserva cada feto para uma casta em particular no Estado Mundial. As cinco castas são Alfa, Beta, Gama, Delta e Epsilon. Gama, Delta e Epsilon passam pelo Processo Bokanovsky, que envolve chocar um ovo de modo que ele se divida para formar até noventa e seis embriões idênticos, que então se desenvolvem em noventa e seis seres humanos também idênticos. Os embriões alfa e beta nunca passam por este processo de divisão, o que pode enfraquecer os embriões. O diretor explica que o processo de Bokanovsky facilita a estabilidade social, porque os clones que produz são predestinados a realizar tarefas idênticas em máquinas idênticas. O processo de clonagem é uma das ferramentas que o Estado Mundial usa para implementar seu lema orientador: "Comunidade, Identidade, Estabilidade".
            O diretor prossegue descrevendo a técnica de Podsnap, que acelera o processo de amadurecimento dos óvulos dentro de um único ovário. Com este método, centenas de indivíduos relacionados podem ser produzidos a partir do óvulo e esperma do mesmo homem e mulher dentro de dois anos. A taxa média de produção usando o Podsnap's Technique é de 11.000 irmãos e irmãs em 150 lotes de gêmeos idênticos. Chamado pelo diretor, o Sr. Henry Foster, funcionário da fábrica, informa os alunos atentos que o registo dessa fábrica em particular é de mais de 16.000 irmãos.
            O diretor e Henry Foster explicam então os processos da planta aos alunos. Após a fertilização, os embriões viajam numa esteira rolante em garrafas durante 267 dias, período de gestação de um feto humano. No último dia, eles são "decantados" ou nascidos. Todo o processo é projetado para imitar as condições dentro de um útero humano, incluindo a agitação a cada poucos metros para familiarizar os fetos com o movimento. Setenta por cento dos fetos femininos são esterilizados; eles são conhecidos como “freemartins”. Os fetos passam por tratamentos diferentes dependendo das suas castas. A privação de oxigénio e o tratamento com álcool garantem menor inteligência e menor tamanho dos membros das três castas inferiores. Os fetos destinados ao trabalho no clima tropical são condicionados pelo calor como embriões; durante a infância, eles passam por mais condicionamentos para produzir adultos que são emocional e fisicamente adequados a climas quentes. O processo artificial, diz o diretor, tem como objetivo fazer com que os indivíduos aceitem e até gostem do "seu destino social inescapável".
            O diretor e Henry Foster apresentam, seguidamente, Lenina Crowne aos estudantes. Ela explica que o seu trabalho consiste em imunizar os fetos destinados aos trópicos com vacinas contra a febre tifoide e a doença do sono. Na frente dos alunos, Henry lembra Lenina do seu encontro para essa tarde, que o diretor acha "encantador". Henry continua a explicar que os futuros engenheiros de aviões-foguetes são condicionados a viver em constante movimento, e futuros trabalhadores químicos são condicionados a tolerar produtos químicos tóxicos. Henry quer mostrar-lhes o condicionamento dos fetos intelectuais Alpha Plus, mas o diretor, olhando para o relógio, anuncia que são dez para as três. Decide que não há tempo suficiente para ver o condicionamento Alpha Plus; ele quer garantir que os alunos chegam às creches antes que as crianças tenham acordado de suas sestas.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...