Português: Análise do capítulo III de Admirável Mundo Novo

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Análise do capítulo III de Admirável Mundo Novo


            Enquanto o diretor e Mustapha Mond explicam aos rapazes como o Estado Mundial funciona de forma abstrata, as cenas de Lenina e Bernard mostram a sociedade em ação. O jogo sexual das crianças em recesso, o desconforto dos meninos com a palavra “mãe”, a nudez descontraída de Lenina e a conversa entre Henry e o Predestinador servem para ilustrar como os tabus tradicionais em relação à sexualidade foram descartados. Bernard é o único personagem a protestar – quase em silêncio – pela maneira como o sistema funciona. O seu desconforto com a mercantilização do sexo marca-o como um desajustado. O romance vinca que a insatisfação de Bernard com o Estado decorre do seu próprio isolamento, introduzindo-o com as palavras "Aqueles que se sentem desprezados fazem bem em parecer desprezíveis". Ele pode ser um rebelde, mas essa rebelião não vem de qualquer objeção ideológica ao Estado Mundial. Vem do senso de que ele nunca pode pertencer totalmente a essa sociedade. Essa faceta da personagem será posta em ação à medida que o romance avança.
            Além do condicionamento pré-natal e pós-natal, o Estado Mundial controla o comportamento dos seus membros através das forças da conformidade social e da crítica social. A amiga de Lenina, Fanny, avisa-a de que o diretor não gosta quando os trabalhadores das incubadoras não estão em conformidade com os padrões esperados de promiscuidade. Mesmo quando adulto, um cidadão do Estado Mundial deve temer ser visto a fazer algo “vergonhoso” ou “anormal”. O cidadão adulto não tem vida privada. Como observa Lenina, a única coisa que se faz quando se está sozinho no Estado Mundial é o sono, e não se pode fazer isso para sempre. Dentro e fora do escritório, o cidadão adulto está sob vigilância para garantir que seu corpo e mente estão a seguir o sistema de valores morais do Estado Mundial. Tanto os colegas quanto os superiores, como Fanny e o diretor, estão constantemente vigilantes para garantir que cada cidadão esteja se comporta de maneira apropriada.
            No seu longo discurso sobre a história do Estado Mundial, Mustapha Mond culpa as instituições anteriormente sagradas da família, amor, maternidade e casamento por causarem instabilidade social na velha sociedade. Como explica Mond, essas antigas instituições compartilhavam o trabalho de mediar o conflito entre os interesses do indivíduo e os interesses da sociedade com o Estado, mas as instituições pessoais e as instituições do Estado estavam desalinhadas, criando instabilidade. Nem sempre se pode confiar nos indivíduos para escolher o caminho da maior estabilidade, pois a família, o amor e o casamento produzem lealdades divididas. Indivíduos que atuam livremente devem pesar constantemente o valor moral e as consequências morais das suas ações. Mond argumenta que as alianças divididas dos indivíduos produzem instabilidade social. Por esta razão, o Estado Mundial eliminou todos os vestígios de instituições não estatais. O cidadão é socializado para ter apenas lealdade ao Estado; conexões pessoais de todos os tipos são desencorajadas, e até mesmo o desejo de desenvolver tais conexões é afastado. A constante disponibilidade de satisfação física evidenciada nas sensações, a abundância de soma, a fácil obtenção do sexo através da promiscuidade sancionada pelo Estado e a falta de qualquer conhecimento histórico que possa apontar para um modo de vida alternativo garantem que o modo de vida desenvolvido e instituído pelo Estado Mundial não será ameaçado.
            Mustapha Mond e o diretor passam bastante tempo discutindo a importância do consumo. Na realidade, estão a falar sobre a criação de uma população que desejará sempre mais – um mercado cativo criado pelo condicionamento que condicionará a vontade dos indivíduos a quererem quaisquer bens que o Estado Mundial produza. Essa cultura de consumo constante permite ao governo atuar como fornecedor, impulsionando a economia e criando uma comunidade feliz dependente do seu fornecedor. Mas a discussão económica liderada por Mond e pelo Diretor não se refere apenas à economia de dinheiro e bens. Em Admirável Mundo Novo, tudo, incluindo o sexo, opera de acordo com a lógica da oferta e da demanda. Os cidadãos são ensinados a verem-se uns aos outros e a si mesmos como mercadorias a serem consumidas como qualquer outro bem fabricado. Bernard rebela-se contra esse sentimento quando observa que Henry e o Predestinador veem Lenina como uma “peça de carne” – e que Lenina pensa de si mesma da mesma maneira. O consumo como um modo de vida nunca é justificado pelo Estado Mundial; é tomado como um modo de vida.
            Na discussão de Mustapha Mond sobre História, Admirável Mundo Novo reflete sobre um tema que George Orwell explora em detalhes em 1984. Implícito na afirmação de Mond de que “a história é um beliche” e na sua discussão sobre a história do Estado Mundial está o facto de que Mond e os outros nove controladores mundiais têm o monopólio do conhecimento histórico. Isso garante as suas posições de poder. Em 1984, Orwell descreve os mecanismos dessa manipulação, quando o governo da Oceânia revisa ativamente a história para servir seus objetivos políticos a cada momento. Mas no Estado Mundial, o revisionismo ativo é desnecessário, porque a população está condicionada a acreditar que, como Mond diz, “a história é um beliche”. Por serem treinados para ver a história sem valor, estão presos no presente, incapazes de imaginar modos alternativos de viver. Não está claro a razão por que Mond explica a história do Estado Mundial aos rapazes, embora certamente seja uma maneira conveniente de explicar um possível caminho do mundo do leitor para o do Estado Mundial.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...