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sábado, 28 de novembro de 2020

Resumo da ação de A Guerra dos Tronos

 
A Guerra dos Tronos ocorre ao longo de um ano no continente fictício de Westeros ou próximo dele. A história começa quando o rei Robert visita o castelo ao norte, Winterfell, para pedir a Ned Stark que seja o seu braço direito, ou Mão do Rei. O Mão anterior, Jon Arryn, morreu em circunstâncias suspeitas. Robert vem com a sua rainha, Cersei Lannister, e a sua comitiva, que inclui vários Lannister. Logo após a chegada do grupo real, a esposa de Ned, Catelyn, recebe uma mensagem alegando que a família Lannister foi responsável pela morte do ex-Mão. Ela diz a Ned que aceita a posição de Mão para proteger Robert dos Lannisters. O filho de Ned, Bran, descobre então Cersei Lannister e o seu irmão, Jaime Lannister, tendo relações sexuais, e Jaime empurra Bran de uma janela para o silenciar. Todos pensam que Bran simplesmente caiu enquanto subia ao redor do castelo. Enquanto Bran ainda está inconsciente, Ned deixa Winterfell e cavalga para o sul com Robert. No mesmo dia, o filho bastardo de Ned, Jon, sai para servir na Muralha, uma estrutura enorme que protege Westeros da selva do extremo Norte. O grupo de homens que jurou defender a Muralha, a Patrulha da Noite, tem recebido relatos sobre criaturas estranhas e tem perdido homens com frequência crescente. Tyrion Lannister, uma pessoa pequena que é irmã(o) de Cersei e Jaime, viaja com Jon até à Parede para ver a estrutura maciça. Enquanto isso, num continente a leste de Westeros, Daenerys Targaryen casa-se com o senhor da guerra Khal Drogo, um dos líderes do povo Dothraki. Daenerys e o seu irmão Viserys são os últimos sobreviventes da família que Robert derrotou para se tornar rei, os Targaryen. Eles são uma velha família e dizem ser descendentes de dragões, e Viserys pensa que, com o exército de Khal Drogo, poderá retomar o trono. Um cavaleiro chamado Sor Jorah Mormont, exilado por Ned Stark, promete ajudar. Daenerys recebe três ovos de dragão como presente de casamento e fica imediatamente fascinada por eles.
Na viagem ao sul para a capital, chamada King’s Landing, o filho de Robert e Cersei, Joffrey, e a filha de Ned, Sansa, que todos presumem que se casará um dia, vão dar um passeio. Quando Joffrey vê Arya, a outra filha de Ned e irmã de Sansa, praticando a sua luta de espadas com um jovem, ele decide mostrar-lhes que é um lutador melhor. Como animais de estimação, todas as crianças Stark têm filhotes de lobo gigante, uma raça de lobo maior que os lobos normais que também é o símbolo da casa Stark, e o lobo de Arya fere Joffrey ao defendê-la. Embora Sansa saiba que Joffrey instigou a briga, ela não vai denunciar Joffrey porque está apaixonada por ele. Como punição, Cersei quer que o lobo de Arya seja morto, mas, como ele fugiu depois de ferir Joffrey, Cersei exige que Ned mate o lobo de Sansa. Enquanto isso, um assassino tenta matar o inconsciente Bran, mas falha. Ned chega finalmente a Porto Real para descobrir que Catelyn navegou para a cidade em segredo, para descobrir a verdade sobre o assassino. Ela possui a adaga que o assassino usou e, após examiná-la, o amigo de infância de Catelyn, Littlefinger, reconhece-a como pertencente a Tyrion Lannister. Ned diz a Catelyn que tentará determinar quem matou o ex-Mão, Jon Arryn, e tentou assassinar Bran. Bran finalmente acorda do seu coma, mas não se lembra de como caiu nele. Tyrion visita-o no seu caminho ao sul da Muralha para entregar uma saudação de Jon. Tyrion continua para o sul, enquanto Catelyn começa a voltar para o norte e, quando os seus caminhos se cruzam, ela prende-o por tentar matar Bran.
Em King's Landing, Ned lentamente começa a desvendar o mistério em torno da morte da anterior Mão. Ele sabe que tem a ver com algo que aquela aprendeu sobre os filhos do Rei Robert. Através de um espião, Robert descobre que Daenerys Targaryen está grávida. Ele quer assassiná-la porque teme que ela e o seu filho um dia desafiem o direito de Robert ao trono. Desgostoso com este plano, Ned renuncia como Mão. Nessa noite, Jaime e os seus homens confrontam Ned sobre a captura de Tyrion. Jaime mata os homens de Ned e este parte a perna enquanto luta. No dia seguinte, Robert reintegra Ned como Mão. Enquanto aquele sai para caçar, este ordena a execução de um cavaleiro rebelde, leal à família Lannister, que tem pilhado aldeias. Mais ao norte, Catelyn leva Tyrion ao castelo da sua irmã, Lysa Arryn, o Ninho da Águia, que fica numa área montanhosa chamada Vale. Lysa acusa Tyrion de ter arquitetado o assassinato de Jon Arryn e Bran. Tyrion nega as acusações e exige um julgamento por combate. Um cavaleiro luta em nome de Lysa e um mercenário luta em nome de Tyrion. O mercenário de Tyrion vence. Enquanto este cavalga do Ninho da Águia, um grupo de clãs das montanhas tenta matá-lo, mas ele promete ajudá-los a tomar o Vale e convence-os a juntarem-se- a ele.
No leste, enquanto Khal Drogo e os seus seguidores Dothraki voltam para Vaes Dothrak, a capital, Viserys fica cada vez mais zangado por Drogo não ter lhe fornecido um exército para travar uma guerra em Westeros. Durante um banquete, ele ataca Daenerys em fúria, e Khal Drogo mata Viserys deitando ouro derretido na sua cabeça. Em King’s Landing, Ned descobriu por que a Mão foi morta: que Joffrey não era realmente filho de Robert, mas era, na verdade, o produto do relacionamento sexual de Cersei com o seu irmão, Jaime. Robert não sabe a verdade; é mortalmente ferido durante uma caçada e, antes de morrer, nomeia Ned como o Protetor do Reino, essencialmente um rei interino, até Joffrey atingir a maioridade. Ned não diz a Robert que sabe que Joffrey não é o verdadeiro herdeiro, já que ele é filho de Cersei e Jaime. Ned pede a ajuda de Littlefinger para entronar o verdadeiro herdeiro, Stannis, irmão de Robert, como rei, e Littlefinger concorda. Mas quando Ned confronta os Lannister, dizendo que Joffrey não é o verdadeiro herdeiro e esperando o apoio de Littlefinger, este trai-o, e Cersei aprisiona Ned por traição. Enquanto isso, ao norte da Muralha, Jon e outros homens descobriram dois corpos estranhos, que trazem de volta para os examinar, mas, de noite, um dos corpos ganha vida e tenta matar o comandante de Jon. Este e o seu lobo gigante lutam contra o corpo morto-vivo e Jon mata a criatura com fogo.
Após a captura de Ned, Arya escapa do castelo de Porto Real e Cersei mantém Sansa como refém (ela diz que aprisionou Sansa para sua própria proteção). Tywin Lannister, pai de Tyrion, Cersei e Jaime, trava guerra com Catelyn e com o seu filho, Robb Stark. Astutamente superando Tywin, Robb consegue derrotar uma parte do exército Lannister e capturar Jaime. Em King’s Landing, Joffrey, considerado herdeiro de Robert, é coroado rei. Na esperança de evitar que as suas filhas sejam feridas, Ned confessa publicamente a traição, e Joffrey executa-o enquanto Sansa assiste. Arya está entre a multidão, embora ninguém saiba disso. Ao saber da morte do pai e da marcha do seu irmão para a guerra, Jon tenta abandonar a Muralha. Mas os seus amigos convencem-no de que deve ficar e defender a Muralha como jurou. No Leste, Drogo é ferido ao invadir uma aldeia. Daenerys pediu a uma das mulheres da aldeia que o tratasse, mas ele ficou muito doente. Quando está prestes a morrer, Daenerys pede à mulher que o cure, mas ela responde que apenas a magia do sangue o salvará e exigirá uma morte em troca da sua vida. Apesar dos protestos do povo Dothraki, Daenerys manda a mulher fazer isso. Pouco depois, Daenerys entra em trabalho de parto. Quando acorda, muitos dias depois, o seu filho está morto e Drogo vivo, mas em morte cerebral. Todos os seus seguidores partiram, deixando para trás apenas alguns guerreiros, os doentes e velhos, e Sor Jorah Mormont, que se tornou um dos conselheiros mais confiáveis de Daenerys. Esta acende uma pira funerária para queimar Drogo e a mulher, que a enganou e basicamente matou o seu marido e filho. Daenerys também coloca os três ovos de dragão na pira. Enquanto o fogo queima, Daenerys entra nele e, quando finalmente se apaga, Mormont e os Dothrakis encontram-na com três dragões recém-nascidos no seu peito.
 

Vida de George R. R. Martin

     George Raymond Richard Martin, mais conhecido como George R.R. Martin ou simplesmente G.R.R.M., nasceu em Nova Jersey em 20 de setembro de 1948. Desde muito jovem teve uma imaginação muito fértil e, quando criança, vendeu histórias de monstros a outras crianças em troca de alguns cêntimos. Tratava-se de histórias de fantasia em que as suas tartarugas de estimação eram cavaleiros e damas matando-se em tramas sinistras. Mais tarde, escreveu ficção para revistas amadoras de banda desenhada.

Martin recebeu um bacharelato em Jornalismo pela Northwestern University em 1970. Nessa década, dirigiu torneios de xadrez e trabalhou como instrutor de jornalismo no Clarke College, enquanto continuava a escrever. Os seus primeiros escritos publicados profissionalmente foram contos de ficção científica. A primeira história surgiu em 1971 e, em 1973, publicou a história indicada ao Hugo-Award With Morning Comes Mistfall, sobre um planeta com espectros misteriosos e padrões climáticos estranhos.
O primeiro romance de Martin, uma obra de ficção científica chamada Dying of the Light, foi lançado em 1977. No final dos anos 80, ele trabalhou na série de televisão da CBS The Twilight Zone e na série da CBS A Bela e o Monstro. Então, em 1991, começou a trabalhar no romance A Guerra dos Tronos, o primeiro dos sete livros planeados para a série As Crónicas de Gelo e Fogo. Um mês antes da primeira publicação do livro, em 6 de agosto de 1996, a revista «Asimov’s Science Fiction» publicou uma novela apresentando apenas os capítulos na perspetiva de Daenerys, intitulada The Blood of the Dragon.

Contexto de A Guerra dos Tronos

 
     Como acontece com grande parte da fantasia moderna, Martin reconhece ter uma grande dívida para com a série O Senhor dos Anéis. O escritor acredita que, de certa forma, J.R.R. Tolkien estabeleceu o padrão para futuros escritores da área do fantástico. Ao contrário dos mundos de Tolkien, de fronteiras bem definidas entre o Bem e o Mal, no entanto, com heróis valentes e brilhantes e vilões sombrios e sinistros, as personagens de Martin movem-se em áreas morais cinzentas. Na verdade, para o autor personagens imperfeitas configuram heróis mais interessantes. Martin também disse que, como o trabalho de Tolkien, a sua história foi crescendo à medida que foi sendo contada.
A série começou com apenas três livros e depois continuou a crescer continuamente, acabando por gerar outras histórias. Outros trabalhos pertencentes ao universo Westeros da série incluem Tales of Dunk and Egg, uma série de contos publicados de 1998 a 2010. A ação, no contexto das novelas, decorre 89 anos antes de A Guerra dos Tronos.
Martin acredita que há uma grande semelhança entre fantasia épica e ficção histórica, e o cenário de A Guerra dos Tronos é rico em detalhes historicamente precisos da Europa medieval. A Guerra das Rosas (1455-1485) e a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) servem como fonte de material para a rivalidade familiar em A Guerra dos Tronos. A Guerra das Rosas foi uma série esporádica de guerras civis travadas pela sucessão ao trono na Inglaterra. A Guerra dos Cem Anos também foi um conflito dinástico, embora tenha sido travada pelo controle do trono francês. Martin acredita que, como A Guerra dos Tronos decorre num universo fictício em vez de numa nação real num momento específico da História, a ação presta-se a um apelo mais multicultural e a temas universais. Além disso, ao contrário da ficção histórica, o escritor de fantasia é livre para determinar o resultado de uma batalha ou luta política. Martin é conhecido pela sua predisposição para matar uma personagem principal, mesmo que o leitor se tenha apegado a ela, o que ajuda a manter as apostas altas e torna as consequências das ações das personagens mais realistas.
Um dos detalhes mais chocantes para os leitores modernos pode ser a idade de muitas personagens principais. Daenerys fica grávida no seu décimo quarto aniversário, Joff torna-se rei aos doze anos e Robb lidera um exército aos quinze. No entanto, na época medieval, esperava-se que as crianças crescessem muito rapidamente. As raparigas podiam casar-se aos 12 anos na Inglaterra medieval. Dos doze aos catorze, as crianças podiam sair de casa para trabalhar. Além disso, as histórias dinásticas de todo o mundo estão repletas de exemplos de crianças governantes que herdaram reinos.
Quando Martin terminou o quarto livro de As Crónicas do Gelo e do Fogo em 2005, os seus títulos já se estavam a aproximar das listas dos mais vendidos. Em 2007, a HBO adquiriu os direitos para transformar aquela obra numa série dramática de televisão. Quando o primeiro episódio de A Guerra dos Tronos, da HBO, foi para o ar em abril, os romances alcançaram uma popularidade ainda maior.
Martin é um dos coprodutores executivos da série e escreve um episódio por temporada. Como os livros nos quais se baseia, a série de televisão foi bem recebida pelos telespectadores e pela crítica, e tanto a série quanto os livros tiveram grande sucesso comercial.
 

Conjunção

 
As conjunções:
▪ são palavras invariáveis que pertencem a uma classe fechada de palavras;
▪ ligam orações(1) ou palavras e grupos de palavras(2) de uma frase:
(1) Fui à feira e comprei uns sapatos.
(2) A Maria e o Manuel casaram-se ontem.
▪ a par das conjunções, existem as locuções conjuncionais, que são sequências de duas ou mais palavras que têm a mesma função das conjunções;
▪ existem duas subclasses de conjunções: as coordenativas e as subordinativas;
▪ sintaticamente, as conjunções e as locuções conjuncionais não desempenham qualquer função sintática nas frases em que surgem.
 
 
1. Conjunções e locuções conjuncionais coordenativas
 
As conjunções coordenativas estabelecem uma relação entre duas orações coordenadas da mesma natureza, ou entre palavras que ocorrem numa oração.
As conjunções coordenativas podem ser:
correlativas: introduzem cada um dos elementos coordenados;
Ex.: Nem o pai morre nem a gente almoça.
não correlativas: introduzem apenas o segundo elemento coordenado;
Ex.: Fui à feira e comprei uns sapatos.
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas distinguem-se dos advérbios ou locuções adverbiais conectivos porque, ao contrário destes, não podem ser deslocados na frase:
Exs.:
. Estudei pouco, mas tive boa nota no teste. / * Estudei pouco, tive, mas, boa nota no teste. [conjunção coordenativa]
. Estudei pouco, porém tive boa nota no teste. / Estudei pouco, tive, porém, boa nota no teste. [advérbio conectivo]
 
Existem cinco tipos de conjunções e locuções conjuncionais coordenativas.

1. Copulativas
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas copulativas estabelecem uma relação de adição.
Ex.: A minha avó morreu atropelada e o meu avô faleceu por causa de um AVC.
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas copulativas podem ser correlativas ou não correlativas:
. Nem o pai morre nem a gente almoça.
. Tropecei e caí.
 
Em determinados contextos, a conjunção e possui valor adversativo:
Ex.: Caí e não me magoei. [= Caí, mas não me magoei.]
 
2. Adversativas
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas adversativas estabelecem uma relação de oposição ou contraste.
Ex.: Escorreguei, mas não caí.
 
As palavras porém, todavia, contudo, no entanto têm o mesmo valor contrastivo que a conjunção mas, embora sejam advérbios e locuções adverbiais conectivos: têm uma função semelhante ao das conjunções e locuções coordenativas quando surgem em posição inicial de um elemento coordenado (seja ele uma oração ou outro constituinte da frase), mas podem ocupar outra posição na frase e ainda coocorrer com conjunções:
. O João foi ao banco, porém este estava fechado.
. O João foi ao banco, este, porém, estava fechado.
. O João foi ao banco, mas este, porém, estava fechado.
 
3. Disjuntivas
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas disjuntivas estabelecem uma relação de alternativa ou de alternância.
 
Nalguns casos, a alternativa apresentada implica a exclusão da primeira oração; noutros, as alternativas não se excluem:
Exs.: Amanhã, vou ao cinema ou [vou] ao teatro.
(Se for ao cinema, não vou ao teatro, e, se for ao teatro, não vou ao cinema.)
O deputado falava de assuntos quer políticos quer históricos.
(O deputado falava de dois assuntos simultaneamente.)
 
4. Conclusivas
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas conclusivas estabelecem uma relação de conclusão: ligam duas orações, sendo a mensagem da segunda uma conclusão da da primeira.
Ex.: Tive negativa no teste, logo tenho de estudar mais.
 
Outras palavras têm valor conclusivo. É o caso dos advérbios e locuções adverbiais conectivos como pois, portanto, assim, por isso, por consequência, por conseguinte.
Estes palavras desempenham uma função semelhante ao das conjunções e locuções coordenativas quando surgem em posição inicial de um elemento coordenador (quer seja uma oração quer seja outro constituinte da frase), mas podem ter outra posição na frase a ainda coocorrer com conjunções.
Exs.:
. Já criaram várias vacinas, por conseguinte sinto-me mais tranquilo.
. Já criaram várias vacinas, sinto-me, por conseguinte, mais tranquilo.
. Já criaram várias vacinas e sinto-me, por conseguinte, mais tranquilo.
 
5. Explicativas
 
As conjunções e locuções conjuncionais coordenativas explicativas estabelecem uma relação de explicação.
A segunda oração explica o acontecimento relatado na primeira oração.
Ex.: Não cuspas no chão, que fico enjoado.
 

Designação

Conjunções

Locuções

Valor ou relação que estabelecem

Copulativas

e
nem (= e não)
não só… mas também
não só… como também
nem… nem
tanto… como
adição
sequencialização

Adversativas

mas
porém(1)
todavia(1)
contudo(1)
no entanto
ainda assim
não obstante
de outra sorte
apesar disso
oposição
ou
contraste

Disjuntivas

ou

ou… ou
quer… quer
ora… ora
seja… seja
já… já
alternativa
ou
alternância

Conclusiva

logo
portanto(2)
pois(2)
assim(2)
por conseguinte(2)
por consequência(2)
por isso(2)
conclusão
consequência

Explicativa

pois
que

__________

explicação

 
(1) As palavras porém, todavia, contudo e as locuções como no entanto, não obstante, tradicionalmente classificadas como conjunções e locuções conjuncionais adversativas – sobretudo quando introduzem um elemento coordenado (seja uma oração, seja um elemento de oração) – são, na verdade, advérbios conectivos (de valor contrastivo), pois:
. podem coocorrer com conjunções coordenativas genuínas;

. podem ocorrer, separadas por vírgulas, entre o sujeito e o predicado;
. são móveis na frase.
Ex.: O meu tio telefonou, contudo eu não atendi a chamada.
O meu tio telefonou, eu, contudo, não atendi a chamada.
 
(2) As palavras pois, portanto, assim e locuções como por isso, por consequência, tradicionalmente classificadas, são, de facto, advérbios conectivos, pelas razões apontadas em (1).
 
 
2. Conjunções e locuções conjuncionais subordinativas
 
As conjunções e locuções subordinativas estabelecem uma relação de dependência entre duas orações, uma subordinante e uma subordinada, tendo esta última a função de completar i sentido da primeira.
As conjunções subordinativas são as que introduzem orações subordinadas:
completivas (ou integrantes):
A Maria disse que amanhã irá chover.
adverbiais:
Quando a Maria chegar, avisa-me.
Existem oito tipos de conjunções e locuções conjuncionais subordinativas.
 
1. Temporais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas temporais estabelecem uma relação de tempo.
Ex.: A Argentina chorou quando Maradona faleceu.
 
2. Causais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas causais estabelecem uma relação de causa.
Ex.: A Miquelina partiu a perna porque escorregou numa banana.
 
3. Condicionais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas condicionais introduzem uma condição ou uma hipótese.
Ex.: Vou ao cinema se tiver companhia.
 
4. Finais
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas finais introduzem uma finalidade.
Ex.: O professor fez tudo para que o aluno passasse de ano.
 
5. Comparativas
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas comparativas introduzem uma comparação
Ex.: A Sofia fala como um papagaio.
 
6. Concessivas
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas concessivas introduzem uma objeção, uma dificuldade.
Ex.: Tive negativa no teste de inglês, embora tivesse estudado afincadamente.
 
7. Consecutivas
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas consecutivas introduzem uma consequência.
Ex.: Fiquei tão triste com a derrota do Benfica que até chorei!
 
8. Completivas ou integrantes
 
As conjunções e locuções conjuncionais subordinativas completivas introduzem uma oração subordinada substantiva, que completa a ideia presente na oração subordinante.
Ex.: O Miguel disse que iria ser pai.
 O João perguntou ao Miguel se o filho era mesmo seu.
 

Designação

Conjunções

Locuções

Valor ou relação que estabelecem

Temporais

quando
enquanto
mal
apenas

logo que, antes que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, depois que, até que, sempre que, à medida que, agora que

localização, no tempo, do que é apresentado na oração subordinante: anterioridade, simultaneidade, posterioridade

Causais

porque
como (= porque)
pois
porquanto
que (= porque)
dado (+ infinitivo)
visto (+ infinitivo)
visto que
já que
dado que
pois que
uma vez que
por isso que
tanto mais que

causa, justificação ou explicação da situação descrita na oração subordinante

Condicionais

se
caso

desde que, salvo se, sem que, a menos que, contanto que, exceto se, a não ser que

introduz a condição de que depende o estado de coisas expresso na oração subordinante

Finais

que (= para que)
para (+ infinitivo pessoal)
para que
a fim de que
a fim de (+ infinitivo)
por que
de modo a que

finalidade do que é referido na oração subordinante

Comparativas

como
segundo
(do) que
conforme
quanto (depois de tanto)
qual (depois de tal)
assim como
tão (tanto)… como
mais… (do) que
menos… (do) que
bem como
que nem
como se
ao passo que

introduz um dos termos de uma comparação – o outro é expresso na oração subordinante

Concessivas

embora
conquanto
malgrado
que

ainda que, não obstante, apesar de, mesmo que, mesmo se, se bem que, por menos que, por mais que, nem que, ainda quando

introduz uma situação habitualmente não compatível com o que se diz na oração subordinante

Consecutivas

que (depois de tal, tanto, tão, tamanho, de tal modo, de tal maneira)

de modo que
de forma que
de maneira que
de sorte que

introduz a consequência de algo referido na oração subordinante

Completivas

ou

integrantes

que (= como se)
se
para

__________

introduz uma oração que é sujeito ou complemento da oração subordinante

 

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Análise de "Roi Queimado morreu com amor"

 
Assunto: O sujeito poético afirma que Roi Queimado morreu por amor devido à indiferença da mulher amada e destaca, de forma irónica, que ele só morreu poeticamente (portanto, trata-se de uma morte fingida), pois ao terceiro dia «ressuscitou».
Depois de ter ressuscitado, continua a escrever cantigas que crê serem de mestria, anunciando a sua morte por amor de cada vez que compõe uma cantiga de amor.
Possuidor desta capacidade de ludibriar a morte, Roi Queimado não a receia, o que origina a troça do sujeito poético, afirmando que Deus lhe concedeu um poder extraordinário. O sujeito poético finge e inveja, na finda, Roi Queimado pelo seu poder e afirma que, se possuísse semelhante poder, o de ressuscitar, jamais temeria a morte.
 
 
Tema: ridicularização do artificialismo dos trovadores:
- crítica ao fingimento da "morte de amor";
- sátira ao amor cortês.
 
 
Estrutura interna
 
1.ª parte (vv. 1-7) – Apresentação da situação: Roi Queimado não era correspondido amorosamente, para mostrar que era bom trovador, declarou que morria por amor, mas ressuscitou.
 
2.ª parte (vv. 8-21) – Explicitação da situação / ridicularização do visado, devido à sua vaidade (v. 10) e à superficialidade das suas palavras (vv. 11-12): o trovador fingia repetidamente a morte de amor nas suas cantigas, julgando que o fazia com mestria, mas, afinal, fazia-o com pouca qualidade.
 
3.ª parte (vv. 22-24) – Conclusão: formulação irónica de um desejo pelo sujeito poético – se pudesse viver e morrer constantemente, não temeria a morte.
 
 
Objeto da crítica: Roi Queimado.
Rui (Roi) Queimado foi um trovador português do século XIII, conviva e amigo de João Garcia de Guilhade e Pedro Garcia Burgalês. A alcunha “Queimado” remete para o seu aspeto físico, provavelmente a sua tez muito morena. Foi autor de quatro cantigas de amigo, dezasseis cantigas de amor e quadro de escárnio e maldizer,
 
 
Crítica
explícita: a ridicularização / denúncia da falta de dotes poéticos do trovador Roi Queimado;
implícita:
» crítica à expressão convencional e exagerada da coita de amor – crítica aos trovadores que afirmam morrer de amor nos seus cantares (um cliché da cantiga de amor, comum a outros trovadores);
» paródia das regras do amor cortês de cariz provençal (artificialismo / fingimento da coita de amor e da morte por amor).
 
 
Recursos da crítica
Ironia:
- crítica ao convencionalismo da coita amorosa nas cantigas de amor e do tópico da morte de amor: o sujeito põe a nu o ridículo do trovador que ressuscita sucessivamente após anunciar a sua morte em cada poema que escreve: anuncia a sua morte num poema, aparece vivo no seguinte, para voltar a morrer de amor;
- ridicularizar a mestria de Roi Queimado.
Hipérbole.
Irreverência: alusão a um exemplo bíblico com intenção jocosa – a morte de Jesus Cristo e a sua ressurreição, três dias depois.
Comicidade: paródia do «cliché» da morte de amor com recurso ao cómico – o trovador disse que morria e, afinal, ressuscitou.
 
 
Recursos poético-estilísticos
 
Nível fónico
 
Estrofes: três sétimas e um terceto (finda) heterométricas.
▪ Metro: versos decassílabos e eneassílabos (o primeiro e o último); refrão octossílabo.

▪ Rima:     - abbaccb;
- interpolada e emparelhada;
- consoante ("amor"/"trobador");
- aguda ("amor"/"trobador") e aguda ("Maria"/"queria");
- rica ("Maria"/"queria") e pobre ("amor"/"trobador").
 
 
Nível morfossintático
 
. Verbos no pretérito perfeito: morreu, quis, fez, ressurgiu, porque foi algo testemunhado no passado.
. Adjetivo queimado, que é simultaneamente apelido do trovador e metonimicamente a própria metáfora do "queimar-se por amor": Roi Queimado queimou-se e ficou "queimado" na sociedade pelo ridículo dos seus cantares de amor.
. Paralelismo semântico e estrutural.
 
Nível semântico
 
. Metáfora do «queimar-se» e do «morrer por amor».
. Ironia.
. A imagem bíblica da ressurreição de Cristo ao terceiro dia.
. Comparação: Roi Queimado é comparado a Cristo de forma irónica quando o sujeito poético se finge surpreendido por o trovador afirmar que morre de amor, mas ressuscitará ao terceiro dia. Tal como Cristo, Roi Queimado parece ter vencido a morte.

. Hipérbole: a afirmação da morte de amor (“Roi Queimado morreu com amor” – v. 1).
. Antítese: “de morrer i e des i d’ar viver” (v. 12).
. Polissemia do verbo «morrer».
. Vocabulário religioso: acentua o tom irónico do poema, aproximando Roi Queimado de Jesus Cristo, que também morreu e ressuscitou ao terceiro dia.
. A imagem bíblica da ressurreição de Cristo ao terceiro dia
 
 
Classificação
 
1. Cantiga de maldizer:
. identificação do destinatário.
 
1.1. Formal:
• cantiga de finda – remate da cantiga, onde se destaca o ridículo do tópico da «morte de amor» das cantigas de amor
• cantiga de mestria: cantiga que não apresenta refrão.
 
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