Português: Análise de "Roi Queimado morreu com amor"

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Análise de "Roi Queimado morreu com amor"

 
Assunto: O sujeito poético afirma que Roi Queimado morreu por amor devido à indiferença da mulher amada e destaca, de forma irónica, que ele só morreu poeticamente (portanto, trata-se de uma morte fingida), pois ao terceiro dia «ressuscitou».
Depois de ter ressuscitado, continua a escrever cantigas que crê serem de mestria, anunciando a sua morte por amor de cada vez que compõe uma cantiga de amor.
Possuidor desta capacidade de ludibriar a morte, Roi Queimado não a receia, o que origina a troça do sujeito poético, afirmando que Deus lhe concedeu um poder extraordinário. O sujeito poético finge e inveja, na finda, Roi Queimado pelo seu poder e afirma que, se possuísse semelhante poder, o de ressuscitar, jamais temeria a morte.
 
 
Tema: ridicularização do artificialismo dos trovadores:
- crítica ao fingimento da "morte de amor";
- sátira ao amor cortês.
 
 
Estrutura interna
 
1.ª parte (vv. 1-7) – Apresentação da situação: Roi Queimado não era correspondido amorosamente, para mostrar que era bom trovador, declarou que morria por amor, mas ressuscitou.
 
2.ª parte (vv. 8-21) – Explicitação da situação / ridicularização do visado, devido à sua vaidade (v. 10) e à superficialidade das suas palavras (vv. 11-12): o trovador fingia repetidamente a morte de amor nas suas cantigas, julgando que o fazia com mestria, mas, afinal, fazia-o com pouca qualidade.
 
3.ª parte (vv. 22-24) – Conclusão: formulação irónica de um desejo pelo sujeito poético – se pudesse viver e morrer constantemente, não temeria a morte.
 
 
Objeto da crítica: Roi Queimado.
Rui (Roi) Queimado foi um trovador português do século XIII, conviva e amigo de João Garcia de Guilhade e Pedro Garcia Burgalês. A alcunha “Queimado” remete para o seu aspeto físico, provavelmente a sua tez muito morena. Foi autor de quatro cantigas de amigo, dezasseis cantigas de amor e quadro de escárnio e maldizer,
 
 
Crítica
explícita: a ridicularização / denúncia da falta de dotes poéticos do trovador Roi Queimado;
implícita:
» crítica à expressão convencional e exagerada da coita de amor – crítica aos trovadores que afirmam morrer de amor nos seus cantares (um cliché da cantiga de amor, comum a outros trovadores);
» paródia das regras do amor cortês de cariz provençal (artificialismo / fingimento da coita de amor e da morte por amor).
 
 
Recursos da crítica
Ironia:
- crítica ao convencionalismo da coita amorosa nas cantigas de amor e do tópico da morte de amor: o sujeito põe a nu o ridículo do trovador que ressuscita sucessivamente após anunciar a sua morte em cada poema que escreve: anuncia a sua morte num poema, aparece vivo no seguinte, para voltar a morrer de amor;
- ridicularizar a mestria de Roi Queimado.
Hipérbole.
Irreverência: alusão a um exemplo bíblico com intenção jocosa – a morte de Jesus Cristo e a sua ressurreição, três dias depois.
Comicidade: paródia do «cliché» da morte de amor com recurso ao cómico – o trovador disse que morria e, afinal, ressuscitou.
 
 
Recursos poético-estilísticos
 
Nível fónico
 
Estrofes: três sétimas e um terceto (finda) heterométricas.
▪ Metro: versos decassílabos e eneassílabos (o primeiro e o último); refrão octossílabo.

▪ Rima:     - abbaccb;
- interpolada e emparelhada;
- consoante ("amor"/"trobador");
- aguda ("amor"/"trobador") e aguda ("Maria"/"queria");
- rica ("Maria"/"queria") e pobre ("amor"/"trobador").
 
 
Nível morfossintático
 
. Verbos no pretérito perfeito: morreu, quis, fez, ressurgiu, porque foi algo testemunhado no passado.
. Adjetivo queimado, que é simultaneamente apelido do trovador e metonimicamente a própria metáfora do "queimar-se por amor": Roi Queimado queimou-se e ficou "queimado" na sociedade pelo ridículo dos seus cantares de amor.
. Paralelismo semântico e estrutural.
 
Nível semântico
 
. Metáfora do «queimar-se» e do «morrer por amor».
. Ironia.
. A imagem bíblica da ressurreição de Cristo ao terceiro dia.
. Comparação: Roi Queimado é comparado a Cristo de forma irónica quando o sujeito poético se finge surpreendido por o trovador afirmar que morre de amor, mas ressuscitará ao terceiro dia. Tal como Cristo, Roi Queimado parece ter vencido a morte.

. Hipérbole: a afirmação da morte de amor (“Roi Queimado morreu com amor” – v. 1).
. Antítese: “de morrer i e des i d’ar viver” (v. 12).
. Polissemia do verbo «morrer».
. Vocabulário religioso: acentua o tom irónico do poema, aproximando Roi Queimado de Jesus Cristo, que também morreu e ressuscitou ao terceiro dia.
. A imagem bíblica da ressurreição de Cristo ao terceiro dia
 
 
Classificação
 
1. Cantiga de maldizer:
. identificação do destinatário.
 
1.1. Formal:
• cantiga de finda – remate da cantiga, onde se destaca o ridículo do tópico da «morte de amor» das cantigas de amor
• cantiga de mestria: cantiga que não apresenta refrão.
 

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