Português: Contexto de A Guerra dos Tronos

sábado, 28 de novembro de 2020

Contexto de A Guerra dos Tronos

 
     Como acontece com grande parte da fantasia moderna, Martin reconhece ter uma grande dívida para com a série O Senhor dos Anéis. O escritor acredita que, de certa forma, J.R.R. Tolkien estabeleceu o padrão para futuros escritores da área do fantástico. Ao contrário dos mundos de Tolkien, de fronteiras bem definidas entre o Bem e o Mal, no entanto, com heróis valentes e brilhantes e vilões sombrios e sinistros, as personagens de Martin movem-se em áreas morais cinzentas. Na verdade, para o autor personagens imperfeitas configuram heróis mais interessantes. Martin também disse que, como o trabalho de Tolkien, a sua história foi crescendo à medida que foi sendo contada.
A série começou com apenas três livros e depois continuou a crescer continuamente, acabando por gerar outras histórias. Outros trabalhos pertencentes ao universo Westeros da série incluem Tales of Dunk and Egg, uma série de contos publicados de 1998 a 2010. A ação, no contexto das novelas, decorre 89 anos antes de A Guerra dos Tronos.
Martin acredita que há uma grande semelhança entre fantasia épica e ficção histórica, e o cenário de A Guerra dos Tronos é rico em detalhes historicamente precisos da Europa medieval. A Guerra das Rosas (1455-1485) e a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) servem como fonte de material para a rivalidade familiar em A Guerra dos Tronos. A Guerra das Rosas foi uma série esporádica de guerras civis travadas pela sucessão ao trono na Inglaterra. A Guerra dos Cem Anos também foi um conflito dinástico, embora tenha sido travada pelo controle do trono francês. Martin acredita que, como A Guerra dos Tronos decorre num universo fictício em vez de numa nação real num momento específico da História, a ação presta-se a um apelo mais multicultural e a temas universais. Além disso, ao contrário da ficção histórica, o escritor de fantasia é livre para determinar o resultado de uma batalha ou luta política. Martin é conhecido pela sua predisposição para matar uma personagem principal, mesmo que o leitor se tenha apegado a ela, o que ajuda a manter as apostas altas e torna as consequências das ações das personagens mais realistas.
Um dos detalhes mais chocantes para os leitores modernos pode ser a idade de muitas personagens principais. Daenerys fica grávida no seu décimo quarto aniversário, Joff torna-se rei aos doze anos e Robb lidera um exército aos quinze. No entanto, na época medieval, esperava-se que as crianças crescessem muito rapidamente. As raparigas podiam casar-se aos 12 anos na Inglaterra medieval. Dos doze aos catorze, as crianças podiam sair de casa para trabalhar. Além disso, as histórias dinásticas de todo o mundo estão repletas de exemplos de crianças governantes que herdaram reinos.
Quando Martin terminou o quarto livro de As Crónicas do Gelo e do Fogo em 2005, os seus títulos já se estavam a aproximar das listas dos mais vendidos. Em 2007, a HBO adquiriu os direitos para transformar aquela obra numa série dramática de televisão. Quando o primeiro episódio de A Guerra dos Tronos, da HBO, foi para o ar em abril, os romances alcançaram uma popularidade ainda maior.
Martin é um dos coprodutores executivos da série e escreve um episódio por temporada. Como os livros nos quais se baseia, a série de televisão foi bem recebida pelos telespectadores e pela crítica, e tanto a série quanto os livros tiveram grande sucesso comercial.
 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...