Português

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Aspeto verbal III (G 40)

1. Faça corresponder a cada frase da coluna A o respetivo valor aspetual, indicado na coluna B.

A. Frases
B. Aspeto gramatical
A. O professor explicava a matéria e o Rafael ressonava placidamente.
1. Valor perfetivo

2. Valor imperfetivo

3. Valor genérico

4. Valor habitual

5. Valor iterativo
B. Todos os alunos ouviram a exposição do professor.
C. Um e um são dois.
D. A Inês C. anda a ler o Memorial do Convento.
E. A Lúcia “nunca” chega atrasada à aula de Português.
F. De manhã, o meu cão acorda sempre com os olhos remelosos.
G. A Inês F. fez esta ficha em 10 minutos. Ah, valente!
H. Habitualmente, a Maria adormece nas aulas de História.
I. A Ariana está a fazer festas ao papagaio da Susana.
J. A Cláudia encontrou, ontem, o Justino Bibas no XP.
K. Quem cala consente.
L. O Vlad tem estado atento ao carreiro de formigas.

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2. Nas frases que se seguem, sublinhe os elementos que revelam o valor aspetual e identifique-o.

a) Homem prevenido vale por dois.
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b) No Algarve, as noites de verão costumam ser sufocantes.
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c) Finalizei esta ficha às seis da madrugada.
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d) No último mês, o Pacheco tem participado quase todas as aulas.
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e) O professor falava e o Diogo ia conversando com a Rita. Seu malandro!!!
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f) A Margarida é sempre a primeira a oferecer-se para ler.
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g) É sempre assim: mal acorda, a Ana olha o seu telemóvel.
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h) Ultimamente, Maria de Noronha tem tossido muito.
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3. Assinale a opção correta com uma cruz (X).

Frases
Valor aspetual
Perfetivo
Imperfetivo
Genérico
Habitual
Iterativo
1. O João e a Joana namoraram três meses.





2. Tenho ouvido dizer muitas vezes que certo clube é corrupto.





3. A Ana tem recebido muitas mensagens.





4. O cinema abre todas as semanas.





5. O João telefonou ao irmão.





6. A Maria está a catar as carraças do cão.





7. A Ernesta tem perguntado pelo Pedro Dias.





8. A Madeira é mais quente do que a Beira Alta.





9. Por enquanto, os sírios têm resistido a tudo.





10. Estou sempre disposto a dar-vos trabalho, queridos alunos.





11. Cada escravo recebia cem chicotadas.





12. A Lara gritou tão alto que os vidros das janelas se partiram.






4. Assinale a alínea correta, de modo a identificar o valor aspetual de cada enunciado apresentado.

4.1. O enunciado “A Maria viu um filme de terror e não conseguiu dormir.” contém um valor
(A) imperfetivo.
(B) habitual.
(C) perfetivo.
(D) iterativo.

4.2. A frase “Camões é um poeta renascentista conhecido em todo o Portugal.” contém um valor
(A) perfetivo.
(B) iterativo.
(C) habitual.
(D) genérico.

4.3. A frase “O Pacheco e o Vlad têm conversado muito nas aulas.” contém um valor
(A) perfetivo.
(B) habitual.
(C) iterativo.
(D) habitual.

4.4. O enunciado “O professor de História costuma jogar futebol com os amigos duas vezes por semana.” tem um valor
(A) perfetivo.
(B) habitual.
(C) genérico.
(D) imperfetivo.

4.5. O enunciado “Os alunos estão a ter aulas de preparação fora da escola para os exames.” possui um valor
(A) iterativo.
(B) habitual.
(C) genérico.
(D) imperfetivo.

4.6. A frase “O canário começou a cantar.” contém um valor
(A) progressivo.
(B) incoativo.
(C) terminativo.
(D) resultativo.

4.7. A frase “O almoço está feito.” tem um valor
(A) terminativo.
(B) progressivo.
(C) resultativo.
(D) incoativo.

4.8. O enunciado “O pai do João acabou de escrever uma carta.” tem um valor
(A) terminativo.
(B) incoativo.
(C) progressivo.
(D) resultativo.

4.9. O enunciado “A Maria está a escrever o texto.” tem um valor
(A) incoativo.
(B) resultativo.
(C) progressivo.
(D) terminativo.

4.10. O enunciado “O José tem almoçado na cantina.” contém um valor
(A) habitual.
(B) iterativo.
(C) genérico.
(D) perfetivo.

5. Assinale o valor aspetual (lexical) dos enunciados apresentados.

Frases
Valor aspetual
Situação estativa
Evento durativo
Evento não durativo
1. O filho da Katy nasceu.



2. As crianças brincaram durante toda a manhã.



3. A Terra é o terceiro planeta do nosso sistema solar.



4. A Joana gosta do João.



5. A professora de Anatomia partiu a sua delicada pernoca.



6. O Vlad falou com a namorada durante cinco horas.



7. O professor de Português caiu da cadeira.



8. Esse sapato pertence à Cinderela.



9. José Saramago escreveu o Memorial em seis meses.




6. A partir das palavras dadas, construa enunciados com os valores aspetuais indicados.
Faça as alterações que considerar necessárias.

1. Pintores / pintar / quadros / campo
Valor imperfetivo: ……………………………………………………………………………………………………………..
Valor habitual: …………………………………………………………………………………………………………………….
Valor iterativo: ……………………………………………………………………………………………………………………

2. Dr. Diogo / atender / pacientes
Valor imperfetivo: ………………………………………………………………………………………………………………
Valor habitual: …………………………………………………………………………………………………………………….
Valor iterativo: ……………………………………………………………………………………………………………………

3. Professora de Mandarim / usar / minissaia
Valor imperfetivo: ………………………………………………………………………………………………………………
Valor habitual: …………………………………………………………………………………………………………………….


Correção da ficha aqui.

Valor temporal I - Correção (G 39)

1.
a) condicional
b) pretérito perfeito do indicativo
c) pretérito perfeito composto do indicativo
d) pretérito imperfeito do indicativo
e) futuro do indicativo – futuro do conjuntivo
f) pretérito perfeito do indicativo – pretérito imperfeito do conjuntivo
g) futuro do conjuntivo - imperativo

2.

Frase
Valor temporal
1. O Benfica foi ao Porto e gelou 50 mil pessoas.
Passado
2. Pacheco, entra e cala-te: o Vlad está a falar ucraniano.
Presente
3. A Lúcia vai oferecer uma trotinete à sua amiga Ana.
Futuro
4. Quando a Margarida acabou de falar, a turma desatou num pranto.
Passado
5. A aula começa às 9 horas. Não sei se sabiam, mas fica o aviso.
Futuro
6. O Benfica empatou com o Porto.
Passado
7. Amanhã é quarta-feira.
Futuro
8. Tragam os telemóveis.
Futuro

3.
a) em janeiro de 2017 – expressão de tempo
b) hoje - advérbio
c) é – flexão verbal
d) no domingo – expressão de tempo
e) está a realizar – construção com verbo auxiliar

4.
a) flexão verbal – pretérito perfeito composto do indicativo
b) oração subordinada adverbial temporal – flexão verbal (imperativo)
c) verbo auxiliar “poder” – flexão verbal (infinitivo impessoal)
d) expressão de tempo (na próxima aula) – verbo auxiliar “ir”

5.
a) Os alunos concluem o teste. / A aula acaba.
Anterioridade: Os alunos concluíram o teste antes que a aula acabasse.
Simultaneidade: Os alunos concluem o teste quando a aula acaba.
Posterioridade: Depois de a aula acabar, os alunos concluíram o teste.
b) O Benfica marca golo. / O árbitro termina o jogo.
Anterioridade: O Benfica marca golo antes de o árbitro terminar o jogo.
Simultaneidade: O Benfica marca golo assim que o árbitro termina o jogo.
Posterioridade: Quando o Benfica marcou golo, o árbitro já tinha terminado o jogo.
c) O gato da Lara mia. / A Lara entra em casa.
Anterioridade: O gato da Lara mia antes de ela entrar em casa.
Simultaneidade: O gato da Lara mia quando ela entra em casa.
Posterioridade: O gato da Lara só mia depois de ela entrar em casa.

6.
a) Enquanto a Inês F. resolve os exercícios, a Inês C. faz as unhas.
Simultaneidade
b) Vou-me embora antes que o Rafael comece a cantar a obra inigualável de Quim Barreiros.
Anterioridade
c) Dezembro é um mês de bebedeiras; depois do Natal, vem a Passagem de Ano.
Posterioridade
d) Marisa, não te esqueças de varrer a cozinha antes de ires para a escola.
Anterioridade
e) Antes de recriminarem o presidente do Sporting, ouçam a sua versão da cena de boxe.
Anterioridade
f) Cláudia, neste momento é melhor esqueceres as novelas da TVI e beberes Caeiro.
Simultaneidade

Consultar a ficha aqui.

O Acordo Ortográfico de 1990 não morre nem nós almoçamos

     De acordo com o DN on-line, a Academia de Ciências vai sugerir o "aperfeiçoamento# do AO de 1990.
     Mas de quer estamos a falar afinal? A notícia (aqui) não desenvolve o assunto, naturalmente. Atente-se, porém, na passagem seguinte: "Quanto às consoantes que não se pronunciam a ACL vai defender que elas só caiam nos casos em que há uma grafia única em Portugal e no Brasil (como na palavra 'ação'). No entanto, em casos como a palavra 'recepção' «a nossa leitura» (da ACL) é que a escrita com o 'p' é «legítima no espaço lusófono». Na palavra 'optica', a ACL defende também o uso do 'p'."

     Deixando de lado os problemas ortográficos de quem redigiu e / ou publicou a notícia, note-se que o critério a adotar na dita «simplificação» se relaciona com a 'grafia única' em Portugal e no Brasil. Esqueçam lá os falantes africanos. Esqueçam lá a confusão que se vai instalar, maior do que a que já está. Não simplifiquem, por favor! Deixem estar complicado como está. P'ra melhor, está bem, está bem! P'ra pior, já basta assim!
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