Português

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

"Já não há heróis", In Loco

Tempo / Valor temporal

                O tempo é uma categoria gramatical que permite situar um enunciado no tempo e ordenar cronologicamente o que nele é descrito.

1. Formas de expressão do tempo

                A categoria tempo apresenta três valores – presente, passado e futuro – e pode ser realizada através das formas a seguir enunciadas.

a) Flexão verbal / morfologia verbal: está presente nos vários tempos (simples e compostos):
- O Benfica empata com o Porto. (Presente expresso pelo presente do indicativo.)
- O Benfica empatou com o Porto. (Passado expresso pelo pretérito perfeito do indicativo.)
- O Benfica vencerá o Porto. (Futuro expresso pelo futuro do indicativo.)

b) Verbos auxiliares (associados aos verbos principais ou copulativos):
- O Benfica vai ser campeão em maio. (Ideia de futuro expressa pelo verbo auxiliar ir.)

c) Advérbios ou expressões de tempo:
- Amanhã a TVI transmite o último capítulo da novela. (Ideia de futuro expressa através do advérbio amanhã.)
- Na próxima semana, os americanos têm novo presidente. (Ideia de futuro expressa pela expressão na próxima semana.)

d) Ordenação relativa entre orações coordenadas copulativas:
- Fiz o plano e escrevi o texto argumentativo. (A ação de fazer o plano é anterior à ação de escrever o texto.)

e) Orações subordinadas adverbiais temporais:
- O João casou-se quando fez dezoito anos. (A ação de casar é simultânea à de fazer dezoito anos.)
- O João casou-se antes de terminar o curso. (A ação de casar é anterior à ação de terminar o curso.)
- O João casou-se depois de terminar o curso. (A ação de casar é posterior à ação de concluir o seu curso.)

1.2. Relações de ordem cronológica

                Segundo Maria Regina Rocha, in Gramática Português – Ensino Secundário, “a localização temporal de um enunciado pode ser determinada em função de um ponto de referência, o qual pode ser o momento em que se produz o enunciado, sendo expresso deiticamente, ou o momento apresentado anteriormente ao enunciado, sendo expresso anaforicamente.
Ex.: Explico-te tudo amanhã.
            A localização temporal é determinada através do uso do advérbio amanhã, que permite compreender qual o momento em que o enunciado foi produzido (hoje), funcionando com um valor deítico.

Ex.: Em 2002, assistiu-se à entrada da moeda única europeia no país. A partir desse ano, os preços dos produtos foram todos atualizados.
            A localização temporal é estabelecida em relação a um ponto de referência (Em 2002), recuperado através da expressão A partir desse ano, que possui um valor anafórico.”


                De acordo com o ponto de referência, podem estabelecer-se relações de ordem cronológica nos enunciados de três tipos: anterioridade, simultaneidade e posterioridade.
Ex.: Neste momento, estou a elaborar esta ficha informativa.

Ponto de referência

1. Anterioridade:
- uma situação é anterior à outra (a situação descrita no enunciado é anterior ao tempo tomado como ponto de referência):
- Terminei esta ficha antes de ir jantar.
- algo aconteceu antes do momento do enunciado:
- Bob Dylan recebeu o Prémio Nobel da Literatura.

2. Simultaneidade:
- duas situações ocorrem em simultâneo (o momento de produção do enunciado e o tempo tomado como ponto de referência são simultâneos):
- Quando começou a chover, abri o guarda-chuva.
- algo acontece no momento em que o enunciado é produzido:
- Neste momento, estou a elaborar esta ficha.

3. Posterioridade:
- uma situação é posterior a outra (a situação descrita no enunciado é posterior ao tempo tomado como ponto de referência):
- A professora Ana só retomará as aulas depois de os gémeos terem um ano.
- algo acontece depois do momento do enunciado:
- O Prémio Nobel de Gramática será atribuído no próximo mês.


Bibliografia:
. Maria Regina Rocha, Gramática Português (Ensino Secundário), Porto Editora;
. Zacarias Nascimento e Maria Lopes, Domínios, Plátano Editora;
. Da Comunicação à Expressão.
. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Modificador II (G38)

Recordando…

         O modificador:
. é uma função sintática que não é selecionada por nenhum outro constituinte, não sendo, por isso, um elemento obrigatório;
. pode, por isso, ser suprimido, sem afetar a gramaticalidade da frase;
. tem, quase sempre, mobilidade, podendo surgir em diferentes posições na frase;
. quando se relaciona com o grupo verbal, fornece informação adicional sobre a ação quanto a:
- tempo: Na terça-feira, o Benfica derrotou o Kiev com um golo de Salvio.
- lugar: Na sala de aula, não se pode comer nem beber.
- causa: Ele caiu porque estava bêbedo.
- modo: O carro anda depressa.
- finalidade: O professor abriu a janela para arejar a sala.
. quando se relaciona com a totalidade da frase, fornece informações sobre:
- a opinião ou o ponto de vista do interlocutor: Previsivelmente, o teste de Português não se irá realizar.
- áreas do saber: Cientificamente, essa solução não é possível.
. pode ter como núcleo um advérbio ou um nome e ser introduzido por uma preposição;
. pode ainda ser constituído por uma oração (temporal, causal, etc.).


Exercitando…

1. Reescreve as frases apresentadas, reduzindo-as aos seus constituintes essenciais.
a) Esteticamente, a jogada do golo foi bem desenhada.
_______________________________________________________________________
b) A professora Anabela recusou o suborno com firmeza.
_______________________________________________________________________
c) Nas aulas de Educação Física, os alunos realizam exercícios muito difíceis.
_______________________________________________________________________
d) Ontem, na aula de Português, o Rodolfo desmaiou de fome.
_______________________________________________________________________
e) Na realidade, os adeptos de futebol são maioritariamente acéfalos.


2. Nas frases dadas, sublinha os termos que desempenham a função sintática de modificador.
a) O Nelson sai sempre da sala de Português com muita pressa.
b) Aos sábados e domingos, a escola está fechada.
c) O meu vizinho bêbedo chegou a casa às cinco da manhã.
d) Infelizmente, o Sporting voltou a perder.
e) Com tanta gente a fazer barulho, a professora de Matemática não conseguiu lecionar adequadamente a matéria.
f) A professora de Anatomia fala demasiadamente alto; ninguém a suporta.
g) Apesar de mais uma derrota, os sportinguistas não ficaram tristes. Estão habituados…
h) No Natal, o velho de barbas faz-nos uma visita.
i) A Maria constipou-se ontem por causa do frio.
j) A meio da manhã, o meu filho bebe sempre um iogurte.
k) Durante a segunda parte, o Benfica jogou com afinco e determinação.
l) A Roberta faz tudo pelo namoradinho.
m) O Sporting já regressou de Dortmund com mais uma derrota.
n) No casamento da Rafaela, o Roberto cantou emocionadamente uma melodia amorosa.
o) Ontem, fomos ao teatro com o professor.

3. Completa o quadro apresentado, indicando o valor do modificador sublinhado em cada frase.

Frases
Valor
Tempo
Lugar
Causa
Modo
Finalidade
Ontem, fui ao teatro.





O jogo decorreu bem.





A Maria beijou o filho com emoção.





O Júlio chorou de dor.





A Luísa foi à estação para receber o filho.





Inteligentemente, Salvio enganou o guarda-redes.





A Filipa vomitou na sala.





Eça de Queirós escrevia bem.





Aqui na escola, não se pode fumar.





Vesti este casaco porque está muito frio.





Revi aquele filme com prazer.





Quando cheguei à sala, não se ouvia uma mosca.





Para que não restem dúvidas, repito que o Benfica é o maior.





Levei o carro à oficina para mo comporem.





As crianças brincam na rua.






4. Expande as frases, acrescentando um modificador, de acordo com as indicações dadas.
a) Ele leu o texto. [valor de modo]
_______________________________________________________________________

b) Os alunos quiseram ir ao centro comercial. [valor de tempo]
_______________________________________________________________________

c) Mário Coluna faleceu. [valor de modo]
_______________________________________________________________________

d) A mãe partiu o prato. [valor de tempo + valor de causa]
_______________________________________________________________________

e) Chove. [valor de modo]
_______________________________________________________________________

5. Em cada alínea, seleciona a opção correta.

5.1. Assinala a frase em que a expressão sublinhada é um modificador.
a) O teu pai vive na Escócia.
b) O teu pai é o assassino procurado pela polícia.
c) O teu pai desmaiou no hospital.
d) O teu pai ofereceu-me um par de lambadas.

5.2. Assinala a frase em que a expressão sublinhada não é um modificador.
a) Fechei o contentor do lixo para não cheirar mal.
b) Não comi a sopa porque continha uma mosca.
c) O cão ficou na sua casota.
d) Dentro do estojo tenho um lápis amarelo.

5.3. Assinala a frase que não contém dois modificadores.
a) Ontem, na aula de Português, a Érica cortou o cabelo à Alice.
b) No sábado, o Ernesto chegou da Suíça.
c) Por tua causa, a Sofia chorou desalmadamente.
d) Assim que o avião aterrou, o pai abraçou o filho com ternura.

6. Preenche o quadro, identificando a função sintática desempenhada pelos elementos sublinhados.

Frase
Complemento oblíquo
Modificador
1. Finalmente, o Sporting obteve uma vitória.


2. O Roberto acredita em tudo.


3. A Lúcia habita em Marte.


4. O Anacleto vomitou ali.


5. A Anacleta vive ali.


6. Vi o meu pai no cemitério.


7. José Saramago regressou da morte.


8. A Fonseca ganhou uma viagem ao Pingo Doce.


9. Os alunos falam do teste.


10. No verão, gosto de apanhar um escaldão.


11. Durante a gravidez, a professora de Matemática baldou-se às aulas.


12. Desde ontem, estou de greve às aulas.




Correção da ficha aqui.
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