segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Tempo / Valor temporal
O tempo é uma categoria gramatical que
permite situar um enunciado no tempo e ordenar cronologicamente o que nele é
descrito.
1. Formas de expressão do tempo
A
categoria tempo apresenta três valores – presente, passado e futuro – e pode
ser realizada através das formas a seguir enunciadas.
a) Flexão verbal / morfologia verbal:
está presente nos vários tempos (simples e compostos):
- O Benfica empata com o Porto. (Presente expresso pelo presente do
indicativo.)
- O Benfica empatou com o Porto. (Passado expresso pelo pretérito perfeito
do indicativo.)
- O Benfica vencerá o Porto. (Futuro expresso pelo futuro do indicativo.)
b) Verbos auxiliares (associados aos
verbos principais ou copulativos):
- O
Benfica vai ser campeão em
maio. (Ideia de futuro expressa pelo verbo auxiliar ir.)
c) Advérbios ou expressões de tempo:
- Amanhã a TVI transmite o último capítulo da
novela. (Ideia de futuro expressa através do advérbio amanhã.)
- Na
próxima semana, os americanos têm
novo presidente. (Ideia de futuro expressa pela expressão na próxima semana.)
d) Ordenação relativa entre orações
coordenadas copulativas:
- Fiz o plano e escrevi o texto argumentativo. (A ação de fazer o plano é
anterior à ação de escrever o texto.)
e) Orações subordinadas adverbiais
temporais:
- O João casou-se quando fez dezoito anos. (A ação de casar é simultânea à de
fazer dezoito anos.)
- O João casou-se antes de terminar o curso. (A ação de casar é anterior à ação
de terminar o curso.)
- O João casou-se depois de terminar o curso. (A ação de casar é posterior à ação
de concluir o seu curso.)
1.2. Relações de ordem cronológica
Segundo
Maria Regina Rocha, in Gramática
Português – Ensino Secundário, “a localização temporal de um enunciado pode
ser determinada em função de um ponto de referência, o qual pode ser o momento em que se produz o enunciado,
sendo expresso deiticamente, ou o momento
apresentado anteriormente ao enunciado, sendo expresso anaforicamente.
Ex.: Explico-te tudo amanhã.
A
localização temporal é determinada através do uso do advérbio amanhã, que permite compreender qual o
momento em que o enunciado foi produzido (hoje), funcionando com um valor
deítico.
Ex.: Em
2002, assistiu-se à entrada da
moeda única europeia no país. A partir
desse ano, os preços dos produtos foram todos atualizados.
A
localização temporal é estabelecida em relação a um ponto de referência (Em 2002), recuperado através da
expressão A partir desse ano, que
possui um valor anafórico.”
De
acordo com o ponto de referência, podem estabelecer-se relações de ordem cronológica
nos enunciados de três tipos: anterioridade,
simultaneidade e posterioridade.
Ex.:
Neste momento, estou a elaborar esta ficha informativa.
Ponto de referência
1. Anterioridade:
- uma situação
é anterior à outra (a situação descrita no enunciado é anterior ao tempo tomado
como ponto de referência):
- Terminei esta ficha antes de ir
jantar.
- algo
aconteceu antes do momento do enunciado:
- Bob Dylan recebeu o Prémio Nobel da Literatura.
2. Simultaneidade:
- duas
situações ocorrem em simultâneo (o momento de produção do enunciado e o tempo
tomado como ponto de referência são simultâneos):
- Quando começou a chover, abri o guarda-chuva.
- algo
acontece no momento em que o enunciado é produzido:
- Neste momento, estou a elaborar esta ficha.
3. Posterioridade:
- uma situação
é posterior a outra (a situação descrita no enunciado é posterior ao tempo
tomado como ponto de referência):
- A professora Ana só retomará as aulas depois de os gémeos terem um ano.
- algo
acontece depois do momento do enunciado:
- O Prémio Nobel de Gramática será atribuído no próximo mês.
Bibliografia:
. Maria Regina Rocha, Gramática Português (Ensino Secundário),
Porto Editora;
. Zacarias Nascimento e Maria Lopes, Domínios, Plátano Editora;
. Da
Comunicação à Expressão.
. Ciberdúvidas da
Língua Portuguesa.
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Modificador II (G38)
Recordando…
O modificador:
. é uma função
sintática que não é selecionada por nenhum outro constituinte, não sendo, por
isso, um elemento obrigatório;
. pode, por
isso, ser suprimido, sem afetar a gramaticalidade da frase;
. tem, quase
sempre, mobilidade, podendo surgir em diferentes posições na frase;
. quando se
relaciona com o grupo verbal,
fornece informação adicional sobre a ação quanto a:
- tempo: Na terça-feira, o Benfica derrotou o Kiev com um golo de Salvio.
- lugar: Na sala de aula, não se pode comer nem beber.
- causa: Ele
caiu porque estava bêbedo.
- modo: O
carro anda depressa.
- finalidade: O
professor abriu a janela para arejar a
sala.
. quando se
relaciona com a totalidade da frase,
fornece informações sobre:
- a opinião ou
o ponto de vista do interlocutor: Previsivelmente, o teste de Português não se irá realizar.
- áreas do
saber: Cientificamente, essa
solução não é possível.
. pode ter como
núcleo um advérbio ou um nome e ser introduzido por uma preposição;
. pode ainda
ser constituído por uma oração (temporal, causal, etc.).
Exercitando…
1.
Reescreve as frases apresentadas, reduzindo-as aos seus constituintes
essenciais.
a) Esteticamente,
a jogada do golo foi bem desenhada.
_______________________________________________________________________
b) A
professora Anabela recusou o suborno com firmeza.
_______________________________________________________________________
c) Nas aulas
de Educação Física, os alunos realizam exercícios muito difíceis.
_______________________________________________________________________
d) Ontem, na aula de Português, o Rodolfo desmaiou de fome.
d) Ontem, na aula de Português, o Rodolfo desmaiou de fome.
_______________________________________________________________________
e) Na
realidade, os adeptos de futebol são maioritariamente acéfalos.
2. Nas frases
dadas, sublinha os termos que desempenham a função sintática de modificador.
a) O Nelson
sai sempre da sala de Português com muita pressa.
b) Aos
sábados e domingos, a escola está fechada.
c) O meu
vizinho bêbedo chegou a casa às cinco da manhã.
d) Infelizmente,
o Sporting voltou a perder.
e) Com tanta gente a fazer barulho, a
professora de Matemática não conseguiu lecionar adequadamente a matéria.
f) A professora de Anatomia fala demasiadamente
alto; ninguém a suporta.
g) Apesar de mais uma derrota, os sportinguistas
não ficaram tristes. Estão habituados…
h) No Natal, o velho de barbas faz-nos uma
visita.
i) A Maria constipou-se ontem por causa do
frio.
j) A meio da manhã, o meu filho bebe sempre um
iogurte.
k) Durante a segunda parte, o Benfica jogou com
afinco e determinação.
l) A Roberta faz tudo pelo namoradinho.
m) O Sporting já regressou de Dortmund com mais
uma derrota.
n) No casamento da Rafaela, o Roberto cantou emocionadamente
uma melodia amorosa.
o) Ontem, fomos ao teatro com o professor.
o) Ontem, fomos ao teatro com o professor.
3. Completa o
quadro apresentado, indicando o valor do modificador sublinhado em cada frase.
Frases
|
Valor
|
||||
Tempo
|
Lugar
|
Causa
|
Modo
|
Finalidade
|
|
Ontem, fui ao
teatro.
|
|||||
O
jogo decorreu bem.
|
|||||
A
Maria beijou o filho com emoção.
|
|||||
O
Júlio chorou de dor.
|
|||||
A
Luísa foi à estação para receber o filho.
|
|||||
Inteligentemente, Salvio
enganou o guarda-redes.
|
|||||
A
Filipa vomitou na sala.
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|||||
Eça
de Queirós escrevia bem.
|
|||||
Aqui
na escola,
não se pode fumar.
|
|||||
Vesti
este casaco porque está muito frio.
|
|||||
Revi
aquele filme com prazer.
|
|||||
Quando
cheguei à sala,
não se ouvia uma mosca.
|
|||||
Para
que não restem dúvidas, repito que o Benfica é o maior.
|
|||||
Levei
o carro à oficina para mo comporem.
|
|||||
As
crianças brincam na rua.
|
4.
Expande as frases, acrescentando um modificador, de acordo com as indicações
dadas.
a) Ele leu o
texto. [valor de modo]
_______________________________________________________________________
b) Os alunos
quiseram ir ao centro comercial. [valor de tempo]
_______________________________________________________________________
c) Mário
Coluna faleceu. [valor de modo]
_______________________________________________________________________
d) A mãe
partiu o prato. [valor de tempo + valor de causa]
_______________________________________________________________________
e) Chove.
[valor de modo]
_______________________________________________________________________
5.
Em cada alínea, seleciona a opção correta.
5.1. Assinala a frase em que a expressão
sublinhada é um modificador.
a) O teu pai
vive na Escócia.
b) O teu
pai é o assassino procurado pela polícia.
c) O teu pai
desmaiou no hospital.
d) O teu pai
ofereceu-me um par de lambadas.
5.2. Assinala a frase em que a expressão
sublinhada não é um modificador.
a) Fechei o
contentor do lixo para não cheirar mal.
b) Não comi
a sopa porque continha uma mosca.
c) O cão
ficou na sua casota.
d) Dentro
do estojo tenho um lápis amarelo.
5.3. Assinala a frase que não contém dois modificadores.
a) Ontem,
na aula de Português, a Érica cortou o cabelo à Alice.
b) No
sábado, o Ernesto chegou da Suíça.
c) Por
tua causa, a Sofia chorou desalmadamente.
d) Assim
que o avião aterrou, o pai abraçou o filho com ternura.
6. Preenche o
quadro, identificando a função sintática desempenhada pelos elementos
sublinhados.
Frase
|
Complemento
oblíquo
|
Modificador
|
1.
Finalmente, o Sporting obteve uma vitória.
|
||
2.
O Roberto acredita em tudo.
|
||
3.
A Lúcia habita em Marte.
|
||
4.
O Anacleto vomitou ali.
|
||
5.
A Anacleta vive ali.
|
||
6.
Vi o meu pai no cemitério.
|
||
7.
José Saramago regressou da morte.
|
||
8.
A Fonseca ganhou uma viagem ao Pingo Doce.
|
||
9.
Os alunos falam do teste.
|
||
10.
No verão, gosto de apanhar um escaldão.
|
||
11. Durante
a gravidez, a professora de Matemática baldou-se às aulas.
|
||
12.
Desde ontem, estou de greve às aulas.
|
Correção da ficha aqui.
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