Grupo I
1. 2 - 4 - 1 - 3
2.1. B
2.2. C
2.3. A
Grupo II
Texto A
Texto A
1. C - E
2.1. B
2.2. A
3. descritivo
Texto B
4.
Zeus - D
Hera - B
Atena - C
5. Zeus quer estabelecer a paz e concórdia entre gregos e troianos, acabando com a guerra, enquanto Hera argumenta com o seu esforço e denodo tendentes à formação e organização de um grande exército grego.
Por outro lado, Hera argumenta com a sua origem e condição divinas, grau de parentesco com Júpiter, pai dos deuses, que lhe obedecem (irmã e esposa) e estatuto (filha mais velha de Cronos).
6.1. C
6.2. D
7. Hera propõe cedências mútuas, no sentido de Júpiter ordenar a Atena que se dirija ao campo de batalha e reavive a guerra entre gregos e troianos, fazendo com que estes sejam os primeiros a ferir os gregos.
A proposta de Hera contraria a vontade de Zeus, que pretendia instaurar a paz entre os dois povos, acabando com a guerra e, assim, poupando a cidade de Troia.
8. Características comuns:
. o carácter extraordinário
. o brilho / a luz
. a velocidade / a rapidez de deslocação;
. o aparecimento súbito e inesperado.
Texto C
9.
- Personagem: Marte.
- Argumento: é fraqueza de Júpiter mudar de opinião / alterar a decisão já tomada (de auxiliar os Portugueses a chegar à Índia).
- Relação de semelhança: envio de um mensageiro / interferência divina na ação humana / rapidez da ação dos emissários dos deuses.
Grupo III
1. A - C - E
2.
a) entretenho-me
b) interviemos
c) haja
d) trazia
3. C - E - D
4. B
5. A
6. D
Grupo IV
. Ponto de vista: é importante estudar o passado da Humanidade.
. Argumentos:
- Permite conhecer o passado e compreender o presente: quem somos e como chegámos aqui (é como conhecer os nossos antepassados - avós e pais) - o passado é uma monte para a compreensão do presente e para a construção do futuro;
- Possibilita evitar cometer os mesmos erros do passado (ex.: guerras);
- Permite conhecer a ação dos homens que transformaram a vida e a história da Humanidade - possíveis inspiradores da ação dos homens contemporâneos - inspiração e modelo (navegadores, grandes reis e imperadores, inventores, cientistas, pensadores, etc.).
. Conclusão: ...
. Argumentos:
- Permite conhecer o passado e compreender o presente: quem somos e como chegámos aqui (é como conhecer os nossos antepassados - avós e pais) - o passado é uma monte para a compreensão do presente e para a construção do futuro;
- Possibilita evitar cometer os mesmos erros do passado (ex.: guerras);
- Permite conhecer a ação dos homens que transformaram a vida e a história da Humanidade - possíveis inspiradores da ação dos homens contemporâneos - inspiração e modelo (navegadores, grandes reis e imperadores, inventores, cientistas, pensadores, etc.).
. Conclusão: ...