segunda-feira, 2 de julho de 2018
Providência cautelar aceite nos Açores
Tom Sawyer - Episódio 32: "Encontrei ouro"
As vozes que encarnam as personagens mudaram (para pior), mas...
domingo, 1 de julho de 2018
ForCa, Portugal!
O VOCATIVO surge SEMPRE destacado na frase através de VÍRGULA.
FORCA? O analfabetismo já chega ao ponto de dinamitar a CEDILHA?
sábado, 30 de junho de 2018
sexta-feira, 29 de junho de 2018
A avaliação de professores
Circula por aí a tese de que os professores portugueses não são avaliados e que esse é um dos grandes problemas da Educação portuguesa.
Como é evidente, o mundo em que os teóricos operam é radicalmente diverso da dita realidade. Talvez devessem dedicar algum do seu tempinho a ler umas coisas... (A TRADUÇÃO É NOSSA, DAÍ QUE...)
Conclusões:
- No geral, no entanto, a iniciativa não alcançou os seus objetivos para o desempenho ou graduação dos alunos, nomeadamente para os do LIM;
- Com pequenas exceções, em 2014-2015, o desempenho dos alunos, o acesso a um ensino efetivo e as taxas de abandono não foram dramaticamente melhores do que foram para sites semelhantes que não participaram na iniciativa Parcerias Intensivas;
- Há várias razões possíveis para que a iniciativa não tenha produzido a dramática melhoria desejada nos resultados em todos os anos: implementação incompleta das políticas e práticas-chave; a influência de fatores externos, tais como mudanças políticas a nível estadual durante a iniciativa de Parcerias Intensivas; tempo insuficiente para que os efeitos apareçam; uma teoria de ação falhada; ou uma combinação de todos estes fatores.
O novo sistema de avaliação de professores patrocinado pela Fundação Gates e as bolsas de Obama Race to the Top incluíam as avaliações dos professores baseadas nos resultados dos testes dos alunos e a observação intensiva dos professores através do recurso a uma rubrica estrita para os métodos de ensino. O resultado final iria, supostamente, identificar os professores altamente eficazes, bem como os ineficazes. Então, os professores poderiam ser despedidos ou recompensados financeiramente pelo seu mérito a partir do seu ranking no sistema de avaliação. Alguns reformadores tinham teorizado que esse sistema melhoraria drasticamente o desempenho académico dos estudantes. Havia até uma teoria segundo a qual se poderia melhorar o desempenho dos alunos com baixo desempenho se fossem expostos a professores altamente eficazes durante apenas três anos consecutivos. Acreditava-se que os fatores socioeconómicos que afetam o desempenho dos alunos poderiam ser ignorados pela simples fixação dos professores. Provou-se que essas teorias estão erradas. Os professores enquanto bode expiatório para os problemas sociais simplesmente não funciona, mas empurra os bons para fora da profissão e desencoraja os jovens brilhantes a entrar na profissão. Resultado: uma séria escassez de professores.
quarta-feira, 27 de junho de 2018
segunda-feira, 25 de junho de 2018
domingo, 24 de junho de 2018
Tom Sawyer - Episódio 30: "O pai de Huck"
sábado, 23 de junho de 2018
Foxconn pretende substituir trabalhadores por robôs
Correção do Exame Nacional de Português - 9.º Ano - 2018 - 1.ª Fase
Para consultar a correção da prova de exame, clicar em [correção].
Exame Nacional de Português - 9.º Ano - 2018 - 1.ª Fase
O enunciado da prova pode ser consultado aqui: [enunciado].
Frase ativa e passiva I - Correção (G 56)
1.1.
. Ficha [aqui]
a)
Um grande golo foi marcado pelo Fabiano.
b)
Uma extraordinária defesa foi efetuada
pelo Zé.
c)
O caderno diário será emprestado pela
Marisa às colegas.
d)
Os trabalhos de casa são sempre
realizados pela Lili.
e)
Um presente de aniversário é oferecido à
Susana pela Cláudia todos os anos.
f)
Uma mentira foi dita pelo André à mãe.
g)
O pastel de nata foi comido pela Cátia
durante a aula.
h)
Várias intervenções são feitas pela Joana
na aula de Português.
i)
O médico foi consultado ontem pela minha
esposa.
j)
A Maria quase era esquecida por mim neste
exercício.
2.1.
a)
A ambulância atropelou a tartaruga do meu
vizinho.
b)
O Marco Paulo dedicava uma canção à
Anita.
c)
O Malaquias surripiara o estojo do
professor.
d)
A ação do homem destruirá a Terra.
e)
O Ernesto canta os parabéns à namorada.
f)
Os bandidos assaltaram a carrinha dos
gelados.
g)
O gato do Antunes come o gelado.
h)
A empregada passará a roupa.
. Ficha [aqui]
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)