domingo, 1 de outubro de 2017
sábado, 30 de setembro de 2017
sexta-feira, 29 de setembro de 2017
quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Protótipos textuais: texto expositivo
4.1. Definição: o texto expositivo tem como objetivo
a análise ou a síntese de ideias, conceitos e teorias; expor, explicar e
informar sobre algo, apresentando problemas e propostas de resolução dos
mesmos, acompanhados, ou não, de justificação.
Esta tipologia textual implica uma
relação de comunicação entre dois agentes: o locutor A faz saber/compreender ao
locutor B o que é um certo dado, através da sua exposição, descrição,
enumeração, analisando-o para explicitar factos, elementos, ideias.
4.2. Géneros
-
manuais da área das ciências naturais (onde abundam textos em que se passa
constantemente da exposição – sucessão de informações com o objetivo de dar a
conhecer algo – à explicação – com o intuito de fazer compreender o porquê do
problema e a sua resolução).
4.3. Características
. verbos com sentido expositivo (“ser”, “ter”,
“consistir”, “haver”, etc.) no presente, pretérito perfeito e futuro do
indicativo, normalmente com valor universal e intemporal;
.
adjetivos e advérbios para descrever, precisar e situar;
.
uso frequente de analogias e comparações;
. enunciação objetiva na terceira pessoa, omitindo as
marcas do sujeito enunciador e estruturas que indicam uma avaliação pessoal
(“na minha opinião”, “julgo”, “creio”, “parece-me que”, etc.), recorrendo antes
a estruturas impessoais (“deve-se”) e passivas;
. léxico especializado: recurso a termos genéricos
(hiperónimos), específicos (hipónimos); definição de seres, objetos, ideias na
sua totalidade (holónimos) ou nas suas partes (merónimos); recurso a
nominalizações e denominações;
. conectores e marcadores que indicam relações de causa
e consequência, de fim e meio, confirmativos e exemplificativos, explicativos e
conclusivos.
Bibliografia:
. Domínios, de Zacarias Nascimento et alii;
. Gramática da Língua Portuguesa, de Clara Amorim;
. Itinerário Gramatical, Olívia Figueiredo e Eunice de
Figueiredo;
. Nova Gramática Didática de Português, Santillana.
Protótipos textuais: texto argumentativo
3.1. Definição: o texto argumentativo é um texto
onde se expressa uma opinião (sobre alguém ou alguma coisa) e se procura
justificar ou refutar essa opinião por meio de argumentos.
A sua intenção
comunicativa é convencer, persuadir
o(s) interlocutor(es), levando-o(s) a aceitar determinado ponto de vista, ideia
ou produto, etc., obtendo assim a sua aprovação, ou refutar uma opinião alheia, estabelecendo relações entre factos,
hipóteses, provas e refutações. Deste modo, pode afirmar-se que um texto
argumentativo se caracteriza, por um lado, pela expressão de uma opinião que,
sendo controversa, suscita uma defesa e abre espaço de contestação e, por outro
lado, pela apresentação de argumentos a favor ou contra uma determinada tese.
3.2. Estrutura
O
texto argumentativo apresenta, geralmente, a seguinte estrutura:
. Tese: apresentação da opinião que se se
pretende defender.
. Premissa(s):
pode(m) ou não estar expressa(s), representando algo que é inequivocamente
aceite.
. Argumentos:
conjunto de provas ou razões que sustentam a tese, que devem ser fidedignas,
autênticas e relevantes. Podem funcionar como argumentos exemplos, ilustrações,
narrações, descrições, estatísticas, comparações, referências históricas, etc.
Normalmente, os argumentos são apresentados de forma gradativa e crescente,
partindo-se dos mais frágeis para os mais fortes e irrefutáveis.
. Conclusão:
é uma demonstração clara da tese defendida.
3.3. Géneros (ou tipos de textos argumentativos)
- discursos políticos
- publicidade
- discursos da imprensa
escrita e falada
- debates
- propaganda política
- discursos religiosos
- interações verbais da
vida quotidiana
- mundo académico
No
contexto social e académico, o protótipo argumentativo exige algum nível de
formalidade e determinadas competências como, por exemplo:
- saber utilizar os
argumentos;
-
distinguir entre um bom argumento e uma falácia (isto é, um falso argumento
como o jogo linguístico, o ataque e a desqualificação pessoais, a manipulação,
etc.);
- usar
argumentos de autoridade;
-
apresentar exemplos adequados e pertinentes;
-
estabelecer paralelismos e analogias.
3.4. Características
As
principais marcas linguísticas são as
seguintes:
. verbos de opinião e crença (“achar”, “julgar”,
“crer”, “dever”, “querer”, “gostar”, “ser preciso”, “concordar”, etc.);
. verbos declarativos (“afirmar”, “considerar”,
“declarar”, etc.);
. verbos que indicam uma relação entre a causa e o
efeito (“causar”, “motivar”, “originar”, “provocar”, “ocasionar”, etc.);
. uso frequente do verbo “ser” ou equivalente na
elaboração da tese;
. predomínio do presente, pretérito perfeito e futuro
do indicativo com valor universal;
. frases declarativas e interrogativas;
. marcadores e conectores discursivos com valores
diversos: aditivo (“mais”, “além disso”), exemplificativo / confirmativo (“por
exemplo”, “com efeito”), contrastivo (“mas”, “no entanto”, embora”),
explicativo e conclusivo (“porque”, “pois”, “com efeito”, “por conseguinte”);
. marcas linguísticas que expressam um ponto de vista.
Bibliografia:
. Domínios, de Zacarias Nascimento et alii;
. Gramática da Língua Portuguesa, de Clara Amorim;
. Itinerário Gramatical, Olívia Figueiredo e Eunice de
Figueiredo;
. Nova Gramática Didática de Português, Santillana.
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
terça-feira, 26 de setembro de 2017
Autárquicas 2017: os leirienses agradecem, mas poderia ser com vírgula?
Ó Fernando Costa, quando se faz uso do vocativo, deve isolar-se com uma virguleca. Entendeu, Fernando?
Dê uma espreitadela aqui: vocativo.
Autárquicas 2017: muito tempo na roliça, falta tempo para ir À escola
A língua portuguesa é tratada aos pontapés por todo o lado no dia a dia.
Neste caso, verifica-se um dos erros mais comuns: a acentuação errada de "à". Ora, tratando-se da contração da preposição "a" com o determinante artigo definido "a", a palavra recebe um acento GRAVE e não agudo: à. Aliás, o uso do acento grave, hoje, na língua portuguesa, está limitado aos casos de contrações.
Autárquicas 2017: a CEDILHA, esse empeÇilho
As Andreias surgem aqui, neste cartaz, associadas a um erro ao nível do ensino pré-escolar.
É certo que já não vamos a tempo de impedir aquela primeira cedilha marota, mas pode ser que tenha impacto daqui a quatro anos.
A cedilha
utiliza-se debaixo do c antes das vogais a, o ou u para representar o som [s]:
- caça
- terço
- muçulmano
- açúcar
- Açores
- rebuçado
Diacrítico
Diacrítico (do grego “diacritikós”, que significa “capaz de
distinguir”) é o sinal gráfico que se acrescenta a uma letra para (1) alterar o
timbre das vogais, para (2) distinguir a grafia de certas palavras e para (3)
assinalar a sílaba tónica.
Protótipos textuais: texto descritivo
2.1. Definição:
o texto descritivo é todo o texto ou sequência textual em que se atribuem
predicados, qualidades ou características diversos a um referente (humano, não
humano, objetos, espaços). Por outro lado, esse assunto ou objeto pode ser
descrito de forma genérica / global, ou desdobrado e descrito nas suas partes
constituintes.
Podem ser objeto de descrição
pessoas, personagens (os seus traços físicos e psicológicos), espaços (físicos,
psicológicos ou sociais), fenómenos atmosféricos, animais e todo o tipo de
objetos. As sequências textuais descritivas surgem frequentemente articuladas
com sequências textuais de outros tipos. Por exemplo, é frequente surgirem, em
textos narrativos, sequências descritivas que permitem caracterizar uma
personagem ou um espaço social, por forma a motivar o desenrolar da ação.
O texto descritivo pode
concretizar-se de diferentes formas:
. num texto corrido (uma
enciclopédia, por exemplo);
. numa
introdução seguida de uma listagem de itens caracterizadores de algo;
. num texto
narrativo ou num texto científico.
Por outro lado, pode assumir a
forma de um texto curto (por
exemplo, adivinhas, enumerações, tatutologias, definições dos dicionários) ou a
forma de sequências (a forma mais
recorrente). Neste caso, as descrições surgem intercaladas entre outras
sequências (narrativas, argumentativas, expositivas, explicativas, dialogais),
em lugares estratégias, para que possam ser melhor registadas pela memória do
leitor ou ouvinte.
2.2. Características
- a qualificação é feita através de adjetivos com valor qualificativo e predicativo (“a sala de aula é pequena”) e de verbos que veiculam modalização
expressiva (“a sala de aula resplandecia de luz”);
- o uso de recursos expressivos como a comparação, a metáfora, a sinédoque, a
hipérbole, etc.;
- a decomposição do referente descrito nas suas partes
constitutivas: “A escola de Sesimbra [holónimo] tem quatro salas de
aulas [merónimo] e cada sala [holónimo] possui quatro janelas
[merónimo].”);
- o uso do verbo “ser”
para predicar a totalidade do referente (“A Naomi Watts é linda.”) ou do verbo “ter” para predicar uma parte (“A Naomi
Watts tem cabelo louro.”);
- características
linguísticas:
. verbos de
estado para a descrição estática (“ser”, “estar”, “parecer”, etc.) e verbos de
ação para a descrição dinâmica (“correr”, “saltar”, etc.);
.
predomínio do pretérito imperfeito, do presente e do futuro do futuro, que
traduzem a simultaneidade;
. adjetivos
e expressões caracterizadoras e de relacionação;
.
conectores e marcadores discursivos (aditivos – “e”, “de seguida”, “também”,
etc.; enumerativos – “primeiro”, “depois”, “finalmente”, etc.);
. advérbios
e expressões com valor locativo (“aqui”, “na escola”, etc.) e temporal (“há
minutos”, etc.);
.
vocabulário expressivo e figuras de estilo;
.
vocabulário expressivo relativamente ao mundo das sensações.
Bibliografia:
. Domínios, de Zacarias Nascimento et alii;
. Gramática da Língua Portuguesa, de Clara Amorim;
. Itinerário Gramatical, Olívia Figueiredo e Eunice de
Figueiredo;
. Nova Gramática Didática de Português, Santillana.
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Protótipos textuais: texto narrativo
1.1. Definição:
o texto narrativo é um texto ou sequência textual em que se relata um evento, um
facto ou acontecimentos ou uma cadeia dos mesmos.
1.2. Géneros (ou tipos de textos
narrativos):
- romance
- conto
- lenda
- mito
- banda desenhada
- fábula
- parábola
- (auto)biografia
- notícia
- reportagem
- crónica
- relatório
- relatos históricos
- relatos orais
- etc.
1.3. Traços básicos da narração
O texto narrativo possui cinco
características específicas: uma ação
ou ações, localizada(s) no tempo e no espaço, protagonizada(s) por uma pessoa ou personagem, que confere unidade à ação ou atravessa toda a
narrativa, e contada por um narrador,
que pode ser, ou não, uma das personagens.
Por outro lado, os eventos
representados encadeiam-se de forma lógica e orientam-se para um desenlace,
desenvolvendo-se ao longo de três momentos, sobretudo no de texto de índole
literária:
. Situação
inicial: situação de estabilidade, em que se apresentam as personagens,
situadas no tempo e no espaço. Habitualmente, são frequentes as sequências
descritivas neste momento inicial.
. Complicação / problema: é o
conjunto de eventos que geram um conflito, desequilibrando a situação inicial,
e que constituem o núcleo da narração. Frequentemente, há textos narrativos que
alternam situações de equilíbrio e desequilíbrio, correspondendo à ocorrência
de vários episódios ou capítulos de uma obra.
. Resolução: é a solução do conflito
e o regresso a uma situação de equilíbrio.
1.4. Características
. o uso
predominante de verbos de ação;
. o
predomínio do pretérito perfeito do indicativo (também o imperfeito, o
mais-que-perfeito e o futuro marcam presença) ou do presente histórico;
. o uso do
pretérito imperfeito para iniciar a narrativa;
. a
abundância de marcadores e conectores temporais e espaciais (“quando”,
“depois”, “um dia”, etc.);
. o recurso
a advérbios de valor locativo e temporal, conjunções, locuções e expressões
temporais, especiais e causais;
. o uso de
marcadores discursivos explicativos e conclusivos (“assim”, “porque”, “por esse
motivo”, etc.);
. marcas
linguísticas que indicam o ponto de vista:
- deíticos de primeira pessoa (pronomes pessoais,
possessivos e demonstrativos, formas verbais e advérbios) no relato de
enunciação de primeira pessoa;
- referências lexicais e anafóricas no relato de
terceira pessoa.
Bibliografia:
. Domínios, de Zacarias Nascimento et alii;
. Gramática da Língua Portuguesa, de Clara Amorim;
. Itinerário Gramatical, Olívia Figueiredo e Eunice de
Figueiredo;
. Nova Gramática Didática de Português, Santillana.
Protótipos textuais I - Correção (G 44)
1.
Excerto textual
|
Protótipo textual
|
Então,
rapidamente, sem uma vacilação, uma dúvida, arrebatou o príncipe do seu berço
de marfim, atirou-o para o pobre berço de verga – e tirando o seu filho do
berço servil, entre beijos desesperados, deitou-o no berço real […]
|
narrativo
|
Sobre
literatura preciso de saber várias coisas.
Preciso
de saber que a literatura não se reduz aos textos escritos: para além deles,
a literatura foi e em certos momentos ainda é oral, ou seja, palavra dita,
declamada e cantada, independentemente da fixação escrita.
|
expositivo
|
Moço
– Co dinheiro que leixais
não
comerei eu galinhas…
Escudeiro
– Vai-te tu per essas vinhas.
Que
diabo queres mais?
|
conversacional (ou dialogal)
|
Dose
recomendada:
Adultos
e crianças com idade superior a 12 anos: tome 1 ou 2 comprimidos, 1 a 3 vezes
por dia.
Colocar
os comprimidos dispersíveis num copo com água, agitar e beber em seguida.
|
instrucional (diretivo ou injuntivo)
|
Por
outro lado, a televisão exerce uma influência negativa, ao exibir modelos
cujas características são inatingíveis pelas crianças e jovens em geral. As
suas qualidades físicas são ampliadas, os defeitos físicos esbatidos,
criando-se a imagem do herói / heroína perfeitos. Esta construção gera
sentimentos de insatisfação e frustração do eu consigo mesmo e de menosprezo
pelo outro.
|
argumentativo
|
Virgem
Plano
amoroso: você terá uma semana rica em desafios que o levarão constantemente a
aferir possibilidades e a escolher caminhos.
Plano
material: haverá evoluções políticas e sociais que poderão ter implicação
direta na sua vida.
|
preditivo
|
Maria
era uma senhora de idade avançada, de cabelos brancos e pele coberta de
rugas. Os seus olhos castanhos e cansados perdiam-se no vazio. Vestia uma
saia e um casaco azuis da cor do céu primaveril.
|
descritivo
|
. Ficha.
"Amigo Frei João, cuidas que é barro"
5
10
|
Amigo Frei João, cuidas que é
barro
O fumoso tabaco por que berro?
Um nigromante me transforme em
perro,
Se há coisa para mim como o
cigarro!
Ele me arranca pegajoso
escarro,
Que nas fornalhas deste peito
encerro;
O frio, as aflições de mim
desterro,
Quando lhe lanço mão, quando
lhe agarro.
De vício, se é vício, não me
corro,
E só tomo rapé, simonte ou
esturro,
Quando quero zangar algum
cachorro.
Amigo Frei João, não sejas
burro;
Dize bem do cigarro; senão,
morro;
Traze-me lume já, ou dou-te um
murro.
(I, 116)
|
Este
soneto aborda o vício do tabaco através de uma situação cómica: estando o autor
na cela do seu amigo Frei João de Pousafoles, sucedeu apagar-se-lhe um cigarro,
pelo que pediu lume, que ele lhe recusou. É por aí que o soneto se inicia: o sujeito
poético refere o pormenor de pedir lume ao amigo Frei João, porque o cigarro se
lhe tinha apagado. O amigo da cela, porém, nega-lhe o lume, querendo com isso
talvez não favorecer o vício.
Reconhecendo
os malefícios do tabaco, como o catarro do fumador (vv. 5-6), o sujeito poético
confessa, porém, que não lhe consegue resistir. Daí a formulação do desejo
hiperbólico dos versos 3 e 4: que um bruxo ou pessoa dedicada à arte de evocar
os mortos para predizer o futuro (“nigromante”) o transforme num cão (“perro”, palavra
de origem castelhana, usada frequentemente no sentido pejorativo de “tratante”).
O prazer do tabaco não tem paralelo. O gozo insubstituível de fumar, descrito
com humorado ênfase (v. 8), permite-lhe esquecer, ainda que momentaneamente, a
miséria e o sofrimento (v. 7).
Seguidamente,
faz a distinção entre o tabaco de fumo (cigarro), referido no verso 2, de
conhecidas consequências para os pulmões do sujeito poético (v. 6), e o tabaco
de cheirar, referido enfática mas depreciativamente no verso 10 (rapé, simonte,
esturro). Estes tipos de tabaco moído para degustar através de aspirações
nasais distinguem-se pela qualidade, sendo o simonte um tabaco da primeira
folha, e o esturro ou esturrinho um tipo de tabaco torrado, ambos usados para
cheirar, como o rapé.
O
fecho coloquial do soneto encerra admiravelmente o tom cómico que o perpassa
desde o início: “Traze-me
lume já, ou dou-te um murro!” (v. 14).
A
nível estilístico, repare-se no trocadilho com as palavras homónimas barro e
berro (vv. 1 e 2), ou no uso continuado da vibrante /r/, a estruturar toda a
rima alternada do soneto, que nos sugere, foneticamente, o nefasto efeito do
catarro típico do homem fumador.
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