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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reclamação / Protesto

1. Definição

          A reclamação é um texto em que se reivindica um direito e se exige a reparação dos prejuízos sofridos pelo reclamante / queixoso.


2. Etimologia

          Protestar vem do latim protestare, que significa afirmar solenemente ou declarar publicamente um facto.
          Reclamar provém do latim reclamare e significa exigir ou reivindicar.


3. Tipos


















4. Estrutura

     » Reclamação escrita - Livro de reclamações
            * Identificação do fornecedor do bem / serviço;
            * Identificação do reclamante;
            * Motivo da reclamação:
                    - apresentação sumária da situação;
                    - apresentação da reivindicação;
            * Data;
            * Assinatura.

     » Reclamação escrita - Carta de reclamação:
          . Cabeçalho:
              * Identificação do reclamante (canto superior esquerdo):
                    - Nome;
                    - Morada;
              * Identificação do destinatário (canto superior direito):
                    - Nome / Designação da empresa;
                    - Morada;
              * Local e data (de envio);
          . Corpo:
              * Assunto;
              * Forma de tratamento / saudação inicial;
              * Relato resumido da situação / dos factos (queixa / reclamação);
              * Caraterização da situação atual;
              * Reivindicação do direito e pedido de reparo / ressarcimento;
          . Fecho:
              * Fórmula de fechamento;
              * Assinatura (do reclamante);
              * Indicação dos anexos.


5. Caraterísticas

     * Escrita na 3.ª pessoa;
     * Uso do registo formal;
     * Utilização de linguagem clara, objetiva, concisa e correta;
     * Registo expositivo-argumentativo.


6. Protesto

          O protesto é uma forma de reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado(a) evento/situação.
          Muitas vezes, assume o modelo de uma manifestação pública de desagrado, em que os manifestantes expressam as suas opiniões para que estas sejam ouvidas / conhecidas com vista a influenciar a opinião das massas e / ou mudar políticas, circunstâncias, medidas adotadas, etc.
          É comum, nos protestos, recorrer-se à utilização de slogans e de palavras de ordem (por exemplo, A luta continua; governo para a rua; Assim não pode ser trabalhar sem receber, etc.).

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Artigo técnico-científico

1. Artigo técnico

          O artigo técnico é um texto de caráter expositivo-argumentativo cujo autor apresenta os resultados da aplicação prática de uma teoria, transmitindo conhecimentos do domínio da técnica.


2. Artigo científico

          O artigo científico é um texto também de caráter expositivo-argumentativo em que um cientista apresenta / defende uma tese ou refuta posições assumidas por outrem. Deste modo, funciona como difusor de conhecimentos científicos a um determinado público, exprimindo o pensamento do seu autor.


          2.1. Tipos

. Artigos: textos que consistem numa descrição de descobertas originais feitas em pesquisas atuais.

. Letters (também designadas cartas ou comunicações): descrições breves de descobertas importantes resultantes de pesquisas atuais.

. Notas breves: textos / descrições breves de descobertas em pesquisas atuais.

. Revisão de literatura: narrativa coerente sobre o estado da arte naquele campo; resultados acumulados de muitos artigos diferentes sobre um tópico.

. Documento suplementar: grande volume de dados tabulados que são o resultado de uma pesquisa atual.


3. Estrutura

          A estrutura de um artigo técnico ou científico é variável, todavia muitos apresentam um esquema próximo do recomendado pelo International Comittee of Medical Journal Editors.

     1. Título: identificação do tema principal do artigo.

     2. Resumo: descrição sumária dos tópicos fundamentais do artigo (1 a 4 parágrafos).

     3. Corpo do texto:


          » Introdução:
               . Definição do contexto do trabalho a que se refere o artigo, podendo ser
                 acompanhado pela discussão de fontes primárias relevantes da literatura
                 (com recurso a citações), sintetizando a visão atual da questão abordada;
               . Apresentação dos objetivos do estudo, sob a forma de hipótese, questão
                 ou problema que está a ser estudado;
               . Breve explicação do raciocínio e da abordagem e, sempre que possível,
                 dos eventuais resultados do estudo.

          » Materiais e métodos:
               . Descrição do procedimentos adotados;
               . Descrição dos métodos e técnicas utilizados;
               . Descrição do modo como os dados foram recolhidos e analisados.

          » Resultados: apresentação dos resultados, sem interpretação, de acordo
                                  com uma sequência lógica e usando materiais ilustrativos
                                  (tabelas e figuras).

          » Discussão: interpretação dos resultados, fazendo referência a outros
                                estudos sobre o assunto e ao novo entendimento do problema,
                                à luz dos resultados da investigação.

          » Conclusão: síntese que reforça as ideias principais desenvolvidas ao longo do texto.

     4. Elementos finais:

          » Agradecimentos (opcionais): pessoas que ajudaram na elaboração do
                                         trabalho ou na sua redação.

          » Referências bibliográficas: referência às fontes utilizadas ou citadas no texto,
                                                           sob a forma de lista.

          » Apêndice ou Anexos: opcionais e pouco comuns nos artigos científicos.


4. Linguagem


     . Rigorosa, precisa e objetiva;
     . Predomínio de frases curtas;
     . Uso da terceira pessoa do singular.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Cinco ideias para os próximos cinco anos»


          Visiona o vídeo apresentado (extraído daqui) e resolve, no teu caderno diário, as atividades da página 35 do manual adoptado.
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