A reclamação é um texto em que se reivindica um direito e se exige a reparação dos prejuízos sofridos pelo reclamante / queixoso.
2. Etimologia
Protestar vem do latim protestare, que significa afirmar solenemente ou declarar publicamente um facto.
Reclamar provém do latim reclamare e significa exigir ou reivindicar.
3. Tipos
4. Estrutura
» Reclamação escrita - Livro de reclamações
* Identificação do fornecedor do bem / serviço;
* Identificação do reclamante;
* Motivo da reclamação:
- apresentação sumária da situação;
- apresentação da reivindicação;
* Data;
* Assinatura.
» Reclamação escrita - Carta de reclamação:
. Cabeçalho:
* Identificação do reclamante (canto superior esquerdo):
- Nome;
- Morada;
* Identificação do destinatário (canto superior direito):
- Nome / Designação da empresa;
- Morada;
* Local e data (de envio);
. Corpo:
* Assunto;
* Forma de tratamento / saudação inicial;
* Relato resumido da situação / dos factos (queixa / reclamação);
* Caraterização da situação atual;
* Reivindicação do direito e pedido de reparo / ressarcimento;
. Fecho:
* Fórmula de fechamento;
* Assinatura (do reclamante);
* Indicação dos anexos.
5. Caraterísticas
* Escrita na 3.ª pessoa;
* Uso do registo formal;
* Utilização de linguagem clara, objetiva, concisa e correta;
* Registo expositivo-argumentativo.
6. Protesto
O protesto é uma forma de reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado(a) evento/situação.
Muitas vezes, assume o modelo de uma manifestação pública de desagrado, em que os manifestantes expressam as suas opiniões para que estas sejam ouvidas / conhecidas com vista a influenciar a opinião das massas e / ou mudar políticas, circunstâncias, medidas adotadas, etc.
É comum, nos protestos, recorrer-se à utilização de slogans e de palavras de ordem (por exemplo, A luta continua; governo para a rua; Assim não pode ser trabalhar sem receber, etc.).