Português

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Poema II ("O Guardador de Rebanhos")

          Se, no poema I, Caeiro definiu a sua filosofia, assente no sensacionismo, na objectividade na análise da natureza, neste segundo poema da obra O Guardador de Rebanhos refere-se mais concretamente ao seu processo de pensamento. É preciso não esquecer que, para deixar de pensar, é necessário pensar no assunto.
          O texto inicia-se com uma comparação ("O meu olhar é nítido como um girassol.") que significa que o sujeito poético vê a realidade à luz do sol, com toda a nitidez que essa luz lhe propicia. Dito de outra forma, a comparação evidencia a nitidez do olhar do «eu», dado a planta a que o seu olhar é comparado segue continuamente a luz solar. À semelhança de Cesário Verde, o sujeito poético assume uma atitude deambulatória ("Tenho o costume de andar pelas estradas..." - v. 2), observando atentamente a realidade, atento à diversidade que o rodeia, ("Olhando para a direita e para a esquerda..."), descobrindo novas «coisas» a cada olhar, constituindo, assim, a visão, o sentido primordial que nos permite conhecer o mundo.
          O verso 9 apresenta-nos uma nova comparação, desta vez com uma criança, um símbolo recorrente em Caeiro, pela inocência e ingenuidade que lhe estão associadas. Neste caso específico, a comparação é estabelecida com uma criança "ao nascer", o que remete para um ser não contaminado, constantemente surpreendido pelos estímulos da realidade que lhe chegam através dos sentidos e que provocam o seu espanto ("pasmo essencial" - v. 8), resultante do que o rodeia, novo para quem acabou de nascer. De modo semelhante, o sujeito poético sente-se como a criança recém-nascida, que vê com uma inocência primordial, isto é, vê tudo como se visse pela primeira vez, espantado perante "a eterna novidade do Mundo". Todos estes dados confirmam, no fundo, a afirmação de Jacinto do Prado Coelho: "Caeiro (...) vive de impressões, sobretudo visuais, e goza em cada impressão o seu conteúdo original.".

          À semelhança do que sucede na primeira estrofe, a segunda abre com nova comparação (neste caso, entre a sua crença no mundo e um malmequer), que é uma forma de objectivação, concretização, através dos sentidos, de uma realidade eminentemente abstracta dado que reside apenas no pensamento. No entanto, este versos confirmam-nos que, apesar do seu esforço para afirmar o contrário, o sujeito poético ainda pensa e não vê apenas. Dito de outra forma, ele apresenta uma teoria à qual falta uma prática efectiva e continuada, confirmada por uma espécie de «insistência doentia» nas explicações dos seus actos. Repare-se como ele começa por fazer uma constatação ("Creio no Mundo"), para de seguida se justificar: "Porque o vejo. Mas não penso nele (...)". Se estivesse convicto das suas afirmações, não necessitaria do raciocínio justificativo. Ainda assim, prossegue a sua afirmação da supremacia do olhar sobre o pensamento: "Porque pensar é não compreender..." - v. 15; "(Pensar é estar doente dos olhos)" - v. 17). Este último verso é uma confirmação da negação do pensamento, da metafísica, pois não devemos procurar procurar ou atribuir significados ao mundo, devemos antes deixar-nos guiar pelos sentidos, pelas sensações puras, aceitando pacificamente as coisas tais quais elas são ("Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo..." - v. 18).

          A terceira estrofe abre com uma afirmação categórica: "Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...". Esta afirmação clarifica a sua veia antifilosofia, evidenciando a recusa da metafísica, do pensamento abstracto, defendendo em alternativa o primado dos sentidos. Os restantes versos acabam por comprovar / aprofundar esta ideia, ao aclararem o tipo de relação que o «eu» estabelece com a natureza, uma relação de amor ("Mas porque a amo..." - v. 21). E é uma relação de amor porque no amor não há perguntas, não há certezas acerca do «objecto» amado, não há «razões» que justifiquem o «amor por», nem sequer uma definição do que é amar. Deste acto amoroso, está ausente o pensamento, a racionalidade; o sujeito aceita apenas as coisas tais como são. Há, portanto, uma tentativa de equiparação do amor ao seu desejo de inconsciência, de não pensar

          A última estrofe é constituída por um dístico silogístico: se "amar é a eterna inocência" (v. 24) e se "a única inocência é não pensar" (v. 25), então "amar" é "não pensar". Neste sentido, não pensar é uma espécie de amor sem objecto, um amor ideal. É um amor pela Natureza, um amor natural e sinónimo de aceitação incondicional, sem questionação. No fundo, estamos perante a necessidade humana de amor, de carinho, mesmo que unicamente no seio da Natureza.

          Em suma, «Persegue Caeiro a inocência como Mestre, para que Pessoa conquiste o amor como discípulo.» (Nuno Hipólito, in No Altar do Fogo)

sábado, 1 de janeiro de 2011

Plano (Álvaro de Campos e Pablo Picasso)

Planificação


Título: A arte no seu todo


Introdução

 A classificação da arte e da ciência e a sua relação hoje em dia é bastante subjectiva pois , a ciência é um tipo de arte que apesar de diferentes, têm pontos em comum.

 A ciência é uma arte objectiva, necessita de estudo , confirmação e aceitação por parte de um todo, já a arte é o mais subjectiva possível. Cada um a interpreta mediante a sua visão do mundo, mediante o seu imaginário e capacidade de aceitação .

 Portanto, é a partir da visão que damos ás coisas, mais aprofundada ou menos que torna-mos objectos arte, conforme o olhar que lhe damos.


Desenvolvimento

 Pablo Picasso foi entre o século XX considerado o mestre da arte.

 A sua arte difere bastante da usual, os seus quadros e obras viajam além do real, vão para lá do desconhecido. Demonstra as suas amarguras e tristezas ao tornar a sua obra tão sofrida, surreal e por vezes amedrontadoras.

 Newton foi um cientista físico e matemático, considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. Realizou bastantes descobertas entre as quais “ a teoria binomial”, “ o calculo”, “ a leia da gravitação” e, “ a natureza das cores”.

 Vénus de Milo é uma famosa estátua grega que representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, ficou conhecida no entanto pelo seu nome romano, Vénus.


Conclusão

 A estátua Vénus de Milo, o binónio de Newton, o qudro de Picasso e a poesia de Álvaro de Campos são obras de arte. Apesar de tão diferentes , diferem apenas na sua imagem pois para muitos de nós são ambos denominados obras de arte.

VD

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

They don't know


Kirsty MacColl (1979)



Tracey Ullman (1983)

Porquê? A Tracey fez, ontem, 51 anos. Parabéns!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Plano (Álvaro de Campos e Pablo Picasso)

Planificação

Título: A arte e o seu ser


Introdução

 Hoje em dia é cada vez mais difícil estabelecer as fronteiras entre a arte e a ciência assistindo-se, assim, à inter-relação e interpenetração de metodologias de investigação.

 A arte é um ramo das Ciências Sociais e Humanas, uma vez que se ocupa do estudo de factos e conhecimentos da actividade humana, organizando a sua investigação a partir da observação indirecta do objecto de estudo e apresentando os resultados dessa investigação sob a forma de teorias explicativas.

 Ou seja, não persegue o conhecimento como um saber exacto quantificável - como as ciências exactas -, mas antes procura conhecer fenómenos através da compreensão de todo o seu processo de formulação com princípios estéticos do que é belo e atraente.


Desenvolvimento

 Pablo Picasso, personalidade artística dominante do século XX (1981 - 1973), procurou novos modos de expressão apropriados à sensibilidade moderna, e através do Cubismo reescreveu a linguagem da arte.

 As obras de Picasso procuram representar para além da realidade, o surreal, o mundo do inconsciente. Os seus quadros povoam-se de imagens estranhas, fantasmagóricas e irreais, deformações monstruosas, semelhantes às dos sonhos de significado difícil de desvendar.
Já no quadro de Picasso “Mulher Chorando” pode ser observado a dor descomunal que pode ser transmitida por um rosto humano. Esta pintura tem as características de uma mulher específica, Dora Maar, que foi uma dos seus inúmeros casos amorosos que ficou lendário. Esta mulher era a sua colaboradora mais próxima num certo tempo da sua vida.
 Isacc Newton (1634 – 1727) foi o cientista inglês mais reconhecido como físico e matemático. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

 O binómio de Newton é uma expressão que permite calcular o desenvolvimento de (a + b)n, sendo a + b um binómio e n um número natural qualquer.
A expressão que permite escrever o desenvolvimento de qualquer potência de uma expressão algébrica formada por dois termos (binómio) foi dada a conhecer pelo físico e matemático inglês Isaac Newton em 1676.

 A estátua “Vénus de Milo” (250 a.C.) marca a tendência para a idealização de formas, revelando influências de Lisipo e Praxíteles. Esta famosa estátua representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, tendo ficado no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, “Vénus”.

 Álvaro de Campo é vanguardista e cosmopolita que canta o mundo moderno, canta tudo o que pressupõe vitalidade e sensibilidade individual. Ele é um sensacionista que converte tudo em substância de sensibilidade (torna a sensação a realidade da vida e a base da arte) e é um futurista que se caracteriza pela exaltação da energia, de “todas a dinâmicas”, da velocidade e da força.


Conclusão

 Tanto o “binómio de Newton” como a “Vénus de Milo” como a pintura de Picasso e ainda a poesia de Álvaro de Campos, são diferentes obras de arte. Contudo, apesar das suas diferenças, tudo o que é arte é belo e, por isso, todas estas obras são sublimes.

 A obra de arte é concebida para ser sentida. Observar uma obra de arte é, acima de tudo, um acto de contemplação e é desta contemplação que surgem as compreensões, fruições da obra que apesar de distintas de pessoa para pessoa estas interpretações referem-se sempre ao belo.

 Todas estas obras de arte tiveram um efeito de “explosão” na sociedade marcando a diferença e com um sentido autêntico e eficaz, dando assim o primeiro passo para o futurismo ou o modernismo de hoje.

AI

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Álvaro de Campos, o nome

          Álvaro, à semelhança dos dois outros heterónimos, é um nome de origem germânica, significando «atento a tudo» ou «atento a novas oportunidades», remetendo para a fase futurista do Campos cantor da modernidade, do progresso, simbolizados nas máquinas e na indústria.

          Já Campos poderá remeter para os «campos do conhecimento» e, assim, em conjunto, os dois nomes traduziriam o homem «atento a todos os campos do conhecimento», um verdadeiro modernista.

          Especulações...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...