1.
Vários homens / inimigos chegam à porta da câmara onde os bebés dormem,
destacando-se um dentre todos. Trata-se de um indivíduo «enorme» (adjetivo que
dá conta da sua grande envergadura), de «face flamejante» (adjetivo que destaca
o tom do rosto do homem, agitado pela luta travada até chegar ali, ou sugere
uma aparência demoníaca), envergando “um manto negro sobre a malha de cota”. O
adjetivo «negro», que qualifica o manto, associa mais uma vez a personagem ao
Mal, enquanto a cota de malha simboliza a proteção e a prontidão para a
batalha. O contraste / antítese entre o negro e a face flamejante intensifica a
ideia de que a figura em questão transporta consigo uma ameaça. Simbolicamente,
o homem, com o seu manto negro, representa o mal, a destruição e a morte.
2.
A ação do homem, provavelmente o próprio tio bastardo, é marcada pela rapidez e
pela violência. Desde logo, a sua chegada é qualificada, através do advérbio
«bruscamente», como brusca e repentina. O facto de se fazer referência a outros
homens que o acompanham indicia que não está e não age sozinho.
3.
Ao entrar, olhou em direção aos berços, o que revela o seu objetivo: o
principezinho. A sequência de ações que se seguem e o modo direto e cru como
são descritos evidenciam a urgência e a agressividade da personagem. Assim, ela
correu para o berço de marfim, “arrancou a criança como se arranca uma bolsa de
oiro” (esta comparação acentua, por um lado, a violência e a brusquidão do
rapto do bebé e, por outro, a sua motivação; além disso, ao comparar a criança
a uma bolsa de ouro, o narrador sugere que aquela é vista como um objeto de
grande valor, não como um ser humano).
Por
último, o homem abafa os gritos da criança, gesto que reforça a brutalidade do
rapto e a tentativa de a silenciar, de modo que ninguém se aperceba e o persiga,
e abala furiosamente. O manto negro que é usado para abafar o bebé pode ser
analisado como uma metáfora da supressão da sua vida.
Atente-se
na expressividade das formas verbais, todas de ação (“olhou”, “correu”, “arrancou”
e “abalou”), as quais revelam a violência e a rapidez com que o rapto é
consumado.