Português: 22/11/24

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Análise do capítulo X de O Cortiço

     Ao longo da obra, já assistimos a modificações operadas em várias personagens:
        - Jerónimo e Rita;
        - Pombinha.
    Agora vai-nos ser apresentada a causa da mudança de João Romão.
    Enquanto Miranda invejava João Romão pela sua capacidade de enriquecer pelo seu próprio trabalho; João Romão invejava Miranda por este ter sido nomeado barão. É a subida de Miranda que provoca em J. Romão a consciência da sua miséria e do desperdício do que ganhara. Toda a riqueza que tem de nada lhe serve, pois nunca fez nada educativamente e em termos sociais para subir de classe.
    Começa agora a manifestar-se a diferença entre J. Romão, que sente a necessidade da mudança, e Bertoleza, que mantém a mesma atitude para com a vida. Esta diferença vai acentuar-se ao longo do romance. Aponta-se a ideia da civilização, tópico típico do Realismo.
    O capítulo termina com uma noite de domingo e com festa no cortiço e em casa de Miranda.
    No cortiço, Firmo apercebe-se do que se passa entre Rita e Jerónimo e a discussão termina em luta, em que Jerónimo é ferido. Chega a polícia, mas é impedida de entrar, funcionando sempre a imagem do grupo, apesar de algumas referências individuais.
    Há toda uma variedade de acontecimentos descritos: o romance assume uma grande variedade de níveis temáticos. Os acontecimentos são sempre marcados pela intensidade, veemência e sentimento; são episódios que mostram vivências individuais, mas sobretudo vivências em grupo. Todos os elementos descritos com intensidade têm uma função e consequências.
    O capítulo termina com a referência a um fogo que começa a alastrar no cortiço.

Análise do capítulo IX de O Cortiço

     Temos aqui 3 episódios importantes:
        => Modificação de Jerónimo, agora uma pessoa totalmente diferente: tornara-se contemplativo, sedutor, apreciador dos prazeres, tudo resultante da influência da vida americana e da natureza do Brasil.
    Ao contrário, a mulher continuava íntegra e fiel à sua tradição de portuguesa; apenas mudara exteriormente. Estava até mais triste por causa da mudança operada em Jerónimo, que começa a repeli-la. As modificações tinham correspondência no apuramento dos sentidos, o que o afasta da mulher e o aproxima de Rita Baiana.

        => Novo escândalo, provocado mais uma vez por um episódio de cedência sexual: Florinda aparece grávida de Domingos, no que é apoiada pelas mulheres do cortiço. A mãe exige uma reparação, mas mais uma vez é João Romão quem tira proveito da situação, aproveitando-se do que acontecera. Isto mostra a situação da mulher: é sempre ela que perde.

        => Visita de Léonie, uma prostituta que vem visitar o cortiço e traz a afilhada Juju. O assombro que provoca vem do exagero com que se apresenta, mas também do sucesso que tivera na vida. Apesar de ser representante de um tipo de vida negativo, ela é muito querida e respeitada no cortiço. Apenas Rita não se deixa impressionar.
    Na sucessão dos acontecimentos, encontra Pombinha e marca com ela um jantar, que já por si é um indício do que irá acontecer.

Análise do capítulo VIII de O Cortiço

     Descreve a continuação do processo de mudança de Jerónimo, sobretudo pela aproximação aos novos costumes e a Rita e consequente afastamento em relação à mulher.
    Piedade mantém-se íntegra: não acompanha a mudança do marido, que se aproxima de Rita, principal representante das sensações que o ligam ao Brasil (ex.: café).
    A apresentação da aproximação de Jerónimo e Rita é cortada por um episódio entre Leocádia e Henrique. Episódios deste tipo abundam na obra e mostram a inexistência de valores ou existência de valores relativos. São atos relacionados com o assédio sexual, que mostram o sórdido, o patético e são várias as personagens que apresentam comportamentos deste tipo. Mostram um lado humano voltado para a animalidade. Estes episódios são importantes para se traçarem retratos individuais, que dão uma imagem do todo. Esta literatura de massas é importante em Aluísio de Azevedo: são poucas as personagens que têm os seus momentos individuais (exs.: Romão, Miranda); as outras aparecem inseridas num conjunto, apesar de se fazer um retrato individual. Isto está patente nas reações que se seguem a este episódio, que passam por fases diferentes: silêncio, expectativa, participação.
    Este episódio é importante pela conceção do homem, relatividade de valores e pela participação das massas.
    O final do capítulo é importante para a caracterização de Rita como uma pessoa boa e dada aos outros: é ela que ajuda Leocádia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...