Português: 15/06/25

domingo, 15 de junho de 2025

Benfica é tetracampeão de basquetebol masculino!

Tetracampeonato

Regime iraniano sob ataque


                O cartune, da autoria de Christian Adams, aborda o ataque de Israel à República Islâmica do Irão, representando simbolicamente a destruição dos alicerces do regime teocrático. Através da imagem de uma estátua sendo atacada por mísseis, o cartunista critica a rigidez do poder religioso e aponta para a sua crescente instabilidade, diante de pressões externas e/ou internas. É uma representação política visual que sugere a fragilidade de um sistema que aparenta solidez, mas está sob ataque.

                Em primeiro plano, encontramos uma estátua imponente do líder iraniano Ali Khamenei. A figura está de pé, trajando vestes religiosas tradicionais — túnica longa e turbante — com expressão severa e uma das mãos levantadas em gesto de autoridade ou bênção, o que remete para o poder teocrático iraniano. A escultura é feita em pedra acinzentada, reforçando a ideia de rigidez, conservadorismo e culto à personalidade. Na base da estátua, lê-se parcialmente a inscrição "ISLAMIC REPUBLIC" (República Islâmica), que está rachada e a ser atingida por explosões. Vários mísseis atingem ou dirigem-se para a sua base, vindos de diferentes direções. As explosões são intensas, com cores quentes como vermelho, laranja e amarelo, em forte contraste com os tons frios do restante da imagem. Esses elementos criam uma sensação de tensão, destruição iminente e conflito direto. O facto de os ataques se concentrarem na base da estátua é simbólico: indica que os fundamentos do regime estão a ser atingidos na tentativa de os destruir, mesmo que sua “fachada” ainda permaneça em pé, embora inclinada.

Num plano mais afastado, deparamos com a cidade de Teerão, capital do Irão, identificável pela sua paisagem urbana e pela presença da Milad Tower, um dos marcos mais reconhecíveis da urbe. Os edifícios são modernos, sugerindo uma sociedade urbana, dinâmica e conectada ao mundo contemporâneo. As cores utilizadas são predominantemente frias e claras (tons de azul, cinza e branco), criando um contraste com as explosões vibrantes do primeiro plano. Esse fundo urbano representa a população civil, a modernidade e a vida real que existe paralelamente à estrutura teocrática representada pela estátua. Pode também simbolizar o contraste entre o desejo de progresso da sociedade iraniana e o conservadorismo do regime vigente.

Ao fundo, estão representadas as montanhas nevadas, que representam a cordilheira de Alborz, que cerca Teerão. Elas estão pintadas em tons de branco e azul claro, transmitindo uma sensação de solidez, permanência e tranquilidade natural. Esse elemento pode ter um duplo simbolismo: por um lado, reforça a geografia iraniana, situando o cenário de forma inequívoca; por outro, pode simbolizar a resistência do povo iraniano, ou até a ideia de que o país (a terra, o território) permanece, independentemente das estruturas de poder que nele se ergam ou desmoronem. A paz das montanhas contrasta diretamente com o caos e destruição do primeiro plano.

                Em suma, este cartune utiliza metáforas visuais potentes para retratar os ataques que Israel está a desferir sobre o regime da República Islâmica do Irão, a pretexto de destruir a ameaça que constitui o seu programa nuclear. A estátua representa o poder teocrático, rígido e autoritário, enquanto os mísseis e explosões indicam que esse poder está sendo desafiado e corroído, especialmente nas suas fundações. A cidade moderna ao fundo aponta para uma sociedade que deseja avançar, enquanto as montanhas evocam permanência e resiliência. A obra transmite uma mensagem clara: apesar da aparência imponente do regime, as suas bases estão sob ataque — e talvez prestes a ruir.


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