sexta-feira, 16 de março de 2012
domingo, 11 de março de 2012
Corodoma - Pedido de ajuda
VAMOS AJUDAR O MÁRIO
O Mário Pires de 51 anos era um professor de Educação Física no Agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros, quando há dois anos lhe foi diagnosticada uma doença rara, Cordoma que no caso dele é um tumor benigno no tronco cerebral que no caso dele é invasivo. Durante este tempo procurou ajuda médica mas, muitas portas se fecharam. Há cerca de um ano, uma equipa médica da região do Porto aceitou tratá-lo, mas não conseguiu ajudá-lo. Há duas semanas informou a família que nada mais havia a fazer pelo Mário e de que o tumor era inoperável. O Mário estava há cerca de três meses na Unidade de Cuidados Continuados de Murça. O seu estado é crítico, mede 1,80m e pesa 50 Kg. Além da perda de peso, fez uma traqueotomia para respirar, a sua voz é pouco audível, alimenta-se com uma sonda gástrica e toma medicação pois sofre de muitas dores de cabeça devido ao crescimento do tumor. Há cerca de 59.000 casos a nível mundial, mas em Portugal não há qualquer estatística relativa a esta doença, por isso desconhecemos se existem ou não. . A sua família e amigos não se conformam com este prognóstico e procuraram ajuda pelo mundo inteiro. O Prof. Dr. Helmut Bertalanffy é a luz ao fundo do túnel e o Mário vai ser operado e tratado no Instituto de Neurociências de Hannover. O Mário vai ser operado em Hannover em príncipio na terça- feira. Os custos totais do tratamento são elevados (50.000€), mas se todos ajudarmos tornar-se-á muito mais fácil.
Professor de Educação Física na empresa Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros
Se quiseres ajudar o Mário:
CONTA: MÁRIO JOSÉ GONÇALVES PIRES
Transferências Nacionais:
NIB: 003501740006147500071 Caixa Geral de Depósitos
Transferências Internacionais
IBAN: PT50003501740006147500071 BIC:CGDIPTPL
"Estão podres as palavras"
Estão podres as palavras – de passarem
por sórdidas mentiras de canalhas
que as usam ao revés como o carácter deles.
E podres de sonâmbulos os povos
ante a maldade à solta de que vivem
a paz quotidiana da injustiça.
Usá-las puras – como serão puras,
se caem no silêncio em que os mais puros
não sabem já onde a limpeza acaba
e a corrupção começa? Como serão puras
se logo a infâmia as cobre de seu cuspo?
Estão podres: e com elas apodrece a mundo
e se dissolve em lama a criação do homem
que só persiste em todos livremente
onde as palavras fiquem como torres
erguidas sexo de homens entre o céu e a terra.
Jorge de Sena
por sórdidas mentiras de canalhas
que as usam ao revés como o carácter deles.
E podres de sonâmbulos os povos
ante a maldade à solta de que vivem
a paz quotidiana da injustiça.
Usá-las puras – como serão puras,
se caem no silêncio em que os mais puros
não sabem já onde a limpeza acaba
e a corrupção começa? Como serão puras
se logo a infâmia as cobre de seu cuspo?
Estão podres: e com elas apodrece a mundo
e se dissolve em lama a criação do homem
que só persiste em todos livremente
onde as palavras fiquem como torres
erguidas sexo de homens entre o céu e a terra.
Jorge de Sena
sexta-feira, 9 de março de 2012
Exame intermédio de 9.º ano 2012 - Correção
Grupo I
Versão 1 Versão 2
1. F - A - C - G - D- B - E C - E - G - D - A - F - B
2.1. D C
2.2. C D
2.3. B
3. B
4. Os elementos textuais que evidenciam a relação existente entre o remetente e o destinatário são
- os vocativos «Querida» e «meu amor», presentes na fórmula de abertura e de
fecho;
- a referência aos filhos de Estêvão.
Estes elementos deixam antever a existência de uma relação de familiaridade entre o remetente e o destinatário.
5. Animais aquáticos referidos por Estêvão e respetiva missão:
- os chernes são escavadores, logo atuam em profundidade nas salésias;
- os salmões são exploradores e fornecem informações;
- os tubarões-martelo fazem parte das Brigadas de Choque;
- a baleia branca orienta as equipas de ataque com icebergues;
- parte dos golfinhos colaboram / são colaboracionistas.
6. As palavras de despedida proferidas por Estêvão evidenciam, por um lado, a saudade que o marca nesse momento, motivada pela separação, e, por outro, o orgulho que sente por ter participado na construção de um mundo diferente, melhor.
7. De facto, o plano em que Estêvão está envolvido reveste-se de alguns perigos, como se pode verificar pelos seguintes dados (argumentos):
- a carta deve estar sujeita a um «segredo rigoroso";
- a existência de colaboracionistas sugere também a existência de perigos.
8.
- Comentário mais adequado: o de Sara.
- Expressão: "aparição de um mundo melhor em que as águas serão realmente limpas
e seguras".
- Razão: depois do início do "Grande Salto para o Fundo", os continentes desaparecem,
juntamente com os seus habitantes, responsáveis pela poluição das águas.
- Relação: a expressão "Águas transparentes para ti, meu amor" relaciona-se com o
comentário de Sara, visto que revela o desejo de que as águas sejam límpidas e des-
poluídas.
- Características psicológicas de Estêvão: coragem e espírito de sacrifício.
- A opção de Estêvão é um exemplo a seguir, dado que é fundamental que todos se
empenhem e comprometam com a resolução dos problemas que afetam o mundo.
- A opção de Estêvão não é um exemplo a seguir, porque o seu envolvimento na
resolução dos problemas que perturbam o mundo provoca o seu afastamento da
família, daqueles que lhe são mais queridos.
- Comentário mais adequado: o de André.
- Expressão: "um futuro em que os novos de todos os mares possam vir a ter uma
vida livre e digna".
- Razão: com o início do "Grande Salto para o Fundo", os continentes começam a
desaparecer, bem como os seus habitantes, que ameaçam a liberdade e a digni-
dade dos animais aquáticos.
- Relação: a expressão "Águas transparentes para ti, meu amor" relaciona-se com o
comentário de André, visto que revele o desejo de um mundo melhor do que o
atual.
- Características psicológicas de Estêvão: idem.
- A opção de Estêvão: idem.
Grupo II
Versão 1 Versão 2
1. C B
2.
a) Os arqueólogos propuseram às autoridades a exploração subaquática dos
navios naufragados.
b) Antes da época dos Descobrimentos, já tinha / havia havido muitos nau-
frágios nesta baía.
c) Sempre que eu e a Sara fizermos um passeio por Troia, vamos pensar na
história da «nau da prata».
d) Se os piratas tivessem / houvessem querido, teriam afundado o navio inglês.
3.1. Complemento direto
3.2. Oração subordinada substantiva completiva
4. Discurso indireto: "O André disse à Sara que, como a vida dos marinheiros, o
apaixonava, no dia anterior tinha ido / fora visitar um navio-escola."
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