Português

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Postal de Natal (VI)

Pôr do sol em Marte


     A sonda espacial Curiosity captou imagens deslumbrantes do pôr do sol em Marte.

     A cor do céu naquele planeta é oposta àquela que vemos a partir da Terra. De facto, aqui o pôr e o nascer do sol são em tons alaranjados, ao passo que no planeta vermelho vemos o céu azul; durante o dia, enquanto o nosso céu está habitualmente azul, em Marte é avermelhado.


     Esta diferença deve-se ao facto de as finas partículas de poeira que fazem parte da atmosfera do quarto planeta do nosso sistema solar absorverem a maior parte da luz azul, fazendo com que o dia tenha os tons alaranjados e avermelhados que é usual observar em fotografias ou vídeos.
     Durante o nascer e o pôr do sol, as referidas partículas ficam diretamente viradas para a estrela solar e refletem essa mesma  luz azul, criando o efeito que a Curiosity captou.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

New Teachers: Fundamentals of Classroom Management


     O artigo pode ser encontrado aqui: EDUTOPIA.

Postal de Natal (V)


O duplo particípio passado


1.º) A repetição de vocabulário é uma falha grave de escrita. Pelo contrário, ele deve ser variado, assim enriquecendo o texto.

2.º) Há verbos que possuem dois particípios passados, como, por exemplo, "aceitar". Com os verbos auxiliares "ter" e "haver" usa-se a forma «normal»: ter / haver aceitado; com o auxiliar "ser" utiliza-se a «irregular»: ser aceite.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Postal de Natal (IV)


Arcaísmos e neologismos I (G 49)

1. Complete o verbete de arcaísmo com as palavras indicadas.

arcaísmos           desuso                 época                   arcaísmo             antigo (2X)

                Arcaísmo é a palavra ou expressão que entrou em _______________ numa língua. O ______________ pode ter um efeito estilístico quando ocorre para recuperar a virtualidade de um termo __________________. Tal acontece na literatura, quando um escritor insiste em não deixar morrer um termo ______________ que lhe é caro por algum motivo. Por exemplo, o romance histórico convencional tem necessidade de recuperar a linguagem da ____________________ através de _____________ que asseguram a cor local.

2. Dentre a seguinte lista de palavras, assinale aquelas que atualmente são arcaísmos.
. vetustez                                . velida                                . relicário                             . luscar
. ca                                           . pingarelho                       . coita                                   . gamo
. semel                                    . mopa                                 . canastro                           . louçana
. madre                                  . carqueja                           . fiúza                                   . liteiro
. refrigério                             . belígero                            . xerém                                . samicas

2.1. Associe os arcaísmos aos significados apresentados abaixo.
. dor, desgosto: __________________     . geração, descendência: _____________________
. bela: __________________________   . jogar, divertir-se: ___________________________
. porque: _______________________    . talvez: ___________________________________
. confiança, fé: __________________       . formosa: _________________________________

3. Coloque em português atual as frases apresentadas.
a) Nem ei i barqueiro nem remador.
____________________________________________________
b) Que soidade de mha senhor ei.
____________________________________________________
c) que ma leixe, se lhi prouguer, ver.
____________________________________________________
d) Dona fea, nunca vos eu loei.
____________________________________________________

4. Em cada uma das alíneas seguintes, indique se a palavra é um arcaísmo ou um neologismo.
a) clicar: ____________________                          b) ren: ____________________
c) vossemecê: ________________                         c) piratear: _________________

5. Estabeleça a correspondência correta entre a coluna A e a coluna B.

COLUNA A


COLUNA B
1. Sigla


a) Tic-tac (ruído produzido por um relógio)
2. Acrónimo


b) Credifone (crédito telefónico)
3. Amálgama


c) Face (Facebook)
4. Truncação


d) Show (espetáculo)
5. Empréstimo


e) SLB (Sport Lisboa e Benfica)
6. Extensão semântica


f) Salvar (guardar documentos informáticos)
7. Onomatopeia


g) DECO (Defesa do Consumidor)

6. Seleciona a alínea que completa cada frase de forma correta.

6.1. A palavra “setor” é
(A) um empréstimo.                                           (B) uma truncação.
(C) uma amálgama.                                             (D) um acrónimo.

6.2. Na frase, “A Lena atropelou o papagaio da Fonseca.”, a palavra sublinhada é
(A) um empréstimo.                                           (B) uma amálgama.
(C) uma truncação.                                                              (D) um acrónimo.

6.3. “UNICEF” e “TVI” são
(A) duas siglas.                                                      (B) dois acrónimos.
(C) um acrónimo e uma sigla.                          (D) uma sigla e um acrónimo.

6.4. Na frase “O portal da escola deu a alma ao Criador.”, a palavra sublinhada é formada por
(A) extensão semântica.                                   (B) conversão.
(C) empréstimo.                                                   (D) amálgama.

6.5. Na frase “O dossiê da Diana tem mais buracos que um queijo suíço.”, o termo sublinhado é
(A) uma amálgama.                                             (B) uma truncação.
(C) uma onomatopeia.                                       (D) um empréstimo.

6.6. Na frase “Hoje a Mariana tem consulta de gastro.”, o vocábulo sublinhado
(A) é uma amálgama de “gastroenterologia”.          (B) é uma truncação de “gastroenterologia”.
(C) é um acrónimo de “gastroenterologia”.                              (D) é um empréstimo.

7. Indique a truncação dos vocábulos apresentados:
a) fotocópia: ____________________                 b) metropolitano: ____________________
c) quilograma: ___________________                               d) telenovela: ____________________
e) José: __________________                                 e) hipermercado: ____________________

8. Os exemplos apresentados constituem exemplos de amálgama. Identifique as palavras que estão na origem de cada um.
a) cibernauta: ____________________             b) portunhol: _________________________
c) motel: ________________________             c) telemóvel: _________________________


. Correção.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Na aula (XXX): a galinha de rapina

     Na aula lê-se (e analisa-se) um extrato do conto "A Aia", precisamente aquele em que o narrador apelida o tio do pequeno príncipe de "ave de rapina".
     Como a identificação da metáfora e da sua expressividade está difícil de ser conseguida, pega-se no nome «rapina» e tenta-se desbravar o caminho por aí. Quando se lhes pede que deem exemplos de aves de rapina, rapidamente chegam a «águia» e o «falcão».
     Mas eis que subitamente o Francisco A. se sai com:

     - A galinha...

     E «prontos»! Não há Eça que resista.

Regência do verbo "gostar", capítulo X


     Este caso já foi aqui assinalado diversas vezes, porém nunca é excessivo chamar a atenção para a sua recorrência, nomeadamente no contexto dos media.

     O verbo gostar rege a preposição de, senhores jornalistas:

          - A jovem gosta do homem.

          - O homem de quem a jovem gosta...

     Assim sendo, o autor da prosa deveria ter escrito isto: Apesar do momento de felicidade que vive por estar a viver uma paixão com o homem de que gosta.

     
     A «coisa» não fica, no entanto, por aqui. Outro dos erros comuns entre os alunos (e não só, aparentemente) é a repetição de vocabulário nos textos que produzem. Bom, o jornalista que produziu esta peça não quis ficar atrás e sai-se com esta outra pérola: «felicidade que vive por estar a viver uma paixão...». E que tal prosseguir com algo do género «felicidade que vive por estar a viver uma paixão vital para a sua vida»

Postal de Natal (III)


domingo, 26 de novembro de 2017

"A Bela Adormecida" e o assédio sexual



     E... pronto! No mundo do politicamente correto e da falta de educação, a culpa é dos contos (seja qual for a versão) que gerações sucessivas leram. 

     Se for esta gente a decidir e a influenciar a tomada de decisões, vamos ter de começar a suprimir as pinturas rupestres (promotoras dos papéis tradicionais e da violência sobre animais) e os poemas homéricos (afinal, glorificam a beleza física, a juventude, a traição, o ódio, a violência e por aí fora).

     Estou certo (certíssimo!) de que Weinstein, Spacey, o próprio Trump, etc., se tornaram no que são graças à leitura compulsiva dos contos tradicionais.

     Na lista, devem estar, a seguir, os desenhos animados. Hanna e Barbera, preparem-se! 

     A notícia pode ser encontrada aqui: DN on-line.

As crónicas de Fernão Lopes

     O documentário, pertencente à série da RTP "Grandes Livros", pode ser encontrado aqui:

Postal de Natal (II)


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