quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Pôr do sol em Marte
A sonda espacial Curiosity captou imagens deslumbrantes do pôr do sol em Marte.
A cor do céu naquele planeta é oposta àquela que vemos a partir da Terra. De facto, aqui o pôr e o nascer do sol são em tons alaranjados, ao passo que no planeta vermelho vemos o céu azul; durante o dia, enquanto o nosso céu está habitualmente azul, em Marte é avermelhado.
Esta diferença deve-se ao facto de as finas partículas de poeira que fazem parte da atmosfera do quarto planeta do nosso sistema solar absorverem a maior parte da luz azul, fazendo com que o dia tenha os tons alaranjados e avermelhados que é usual observar em fotografias ou vídeos.
Durante o nascer e o pôr do sol, as referidas partículas ficam diretamente viradas para a estrela solar e refletem essa mesma luz azul, criando o efeito que a Curiosity captou.
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
New Teachers: Fundamentals of Classroom Management
O duplo particípio passado
1.º) A repetição de vocabulário é uma falha grave de escrita. Pelo contrário, ele deve ser variado, assim enriquecendo o texto.
2.º) Há verbos que possuem dois particípios passados, como, por exemplo, "aceitar". Com os verbos auxiliares "ter" e "haver" usa-se a forma «normal»: ter / haver aceitado; com o auxiliar "ser" utiliza-se a «irregular»: ser aceite.
terça-feira, 28 de novembro de 2017
Arcaísmos e neologismos I (G 49)
1. Complete o verbete de arcaísmo com as palavras indicadas.
arcaísmos desuso época arcaísmo antigo (2X)
Arcaísmo é a palavra ou expressão que entrou em _______________ numa língua. O ______________ pode ter um efeito estilístico quando ocorre para recuperar a virtualidade de um termo __________________. Tal acontece na literatura, quando um escritor insiste em não deixar morrer um termo ______________ que lhe é caro por algum motivo. Por exemplo, o romance histórico convencional tem necessidade de recuperar a linguagem da ____________________ através de _____________ que asseguram a cor local.
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2. Dentre a seguinte lista de palavras, assinale aquelas que atualmente são arcaísmos.
. vetustez . velida . relicário . luscar
. ca . pingarelho . coita . gamo
. semel . mopa . canastro . louçana
. madre . carqueja . fiúza . liteiro
. refrigério . belígero . xerém . samicas
2.1. Associe os arcaísmos aos significados apresentados abaixo.
. dor, desgosto: __________________ . geração, descendência: _____________________
. bela: __________________________ . jogar, divertir-se: ___________________________
. porque: _______________________ . talvez: ___________________________________
. confiança, fé: __________________ . formosa: _________________________________
3. Coloque em português atual as frases apresentadas.
a) Nem ei i barqueiro nem remador.
____________________________________________________
b) Que soidade de mha senhor ei.
____________________________________________________
c) que ma leixe, se lhi prouguer, ver.
____________________________________________________
d) Dona fea, nunca vos eu loei.
____________________________________________________
4. Em cada uma das alíneas seguintes, indique se a palavra é um arcaísmo ou um neologismo.
a) clicar: ____________________ b) ren: ____________________
c) vossemecê: ________________ c) piratear: _________________
5. Estabeleça a correspondência correta entre a coluna A e a coluna B.
COLUNA A
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COLUNA B
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1. Sigla
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a) Tic-tac (ruído produzido por um relógio)
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2. Acrónimo
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b) Credifone (crédito telefónico)
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3. Amálgama
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c) Face (Facebook)
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4. Truncação
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d) Show (espetáculo)
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5. Empréstimo
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e) SLB (Sport Lisboa e Benfica)
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6. Extensão semântica
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f) Salvar (guardar documentos informáticos)
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7. Onomatopeia
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g) DECO (Defesa do Consumidor)
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6. Seleciona a alínea que completa cada frase de forma correta.
6.1. A palavra “setor” é
(A) um empréstimo. (B) uma truncação.
(C) uma amálgama. (D) um acrónimo.
6.2. Na frase, “A Lena atropelou o papagaio da Fonseca.”, a palavra sublinhada é
(A) um empréstimo. (B) uma amálgama.
(C) uma truncação. (D) um acrónimo.
6.3. “UNICEF” e “TVI” são
(A) duas siglas. (B) dois acrónimos.
(C) um acrónimo e uma sigla. (D) uma sigla e um acrónimo.
6.4. Na frase “O portal da escola deu a alma ao Criador.”, a palavra sublinhada é formada por
(A) extensão semântica. (B) conversão.
(C) empréstimo. (D) amálgama.
6.5. Na frase “O dossiê da Diana tem mais buracos que um queijo suíço.”, o termo sublinhado é
(A) uma amálgama. (B) uma truncação.
(C) uma onomatopeia. (D) um empréstimo.
6.6. Na frase “Hoje a Mariana tem consulta de gastro.”, o vocábulo sublinhado
(A) é uma amálgama de “gastroenterologia”. (B) é uma truncação de “gastroenterologia”.
(C) é um acrónimo de “gastroenterologia”. (D) é um empréstimo.
7. Indique a truncação dos vocábulos apresentados:
a) fotocópia: ____________________ b) metropolitano: ____________________
c) quilograma: ___________________ d) telenovela: ____________________
e) José: __________________ e) hipermercado: ____________________
8. Os exemplos apresentados constituem exemplos de amálgama. Identifique as palavras que estão na origem de cada um.
a) cibernauta: ____________________ b) portunhol: _________________________
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
Na aula (XXX): a galinha de rapina
Na aula lê-se (e analisa-se) um extrato do conto "A Aia", precisamente aquele em que o narrador apelida o tio do pequeno príncipe de "ave de rapina".
Como a identificação da metáfora e da sua expressividade está difícil de ser conseguida, pega-se no nome «rapina» e tenta-se desbravar o caminho por aí. Quando se lhes pede que deem exemplos de aves de rapina, rapidamente chegam a «águia» e o «falcão».
Mas eis que subitamente o Francisco A. se sai com:
- A galinha...
E «prontos»! Não há Eça que resista.
Mas eis que subitamente o Francisco A. se sai com:
- A galinha...
E «prontos»! Não há Eça que resista.
Regência do verbo "gostar", capítulo X
Este caso já foi aqui assinalado diversas vezes, porém nunca é excessivo chamar a atenção para a sua recorrência, nomeadamente no contexto dos media.
O verbo gostar rege a preposição de, senhores jornalistas:
- A jovem gosta do homem.
- O homem de quem a jovem gosta...
Assim sendo, o autor da prosa deveria ter escrito isto: Apesar do momento de felicidade que vive por estar a viver uma paixão com o homem de que gosta.
A «coisa» não fica, no entanto, por aqui. Outro dos erros comuns entre os alunos (e não só, aparentemente) é a repetição de vocabulário nos textos que produzem. Bom, o jornalista que produziu esta peça não quis ficar atrás e sai-se com esta outra pérola: «felicidade que vive por estar a viver uma paixão...». E que tal prosseguir com algo do género «felicidade que vive por estar a viver uma paixão vital para a sua vida»?
domingo, 26 de novembro de 2017
"A Bela Adormecida" e o assédio sexual
E... pronto! No mundo do politicamente correto e da falta de educação, a culpa é dos contos (seja qual for a versão) que gerações sucessivas leram.
Se for esta gente a decidir e a influenciar a tomada de decisões, vamos ter de começar a suprimir as pinturas rupestres (promotoras dos papéis tradicionais e da violência sobre animais) e os poemas homéricos (afinal, glorificam a beleza física, a juventude, a traição, o ódio, a violência e por aí fora).
Estou certo (certíssimo!) de que Weinstein, Spacey, o próprio Trump, etc., se tornaram no que são graças à leitura compulsiva dos contos tradicionais.
Na lista, devem estar, a seguir, os desenhos animados. Hanna e Barbera, preparem-se!
Estou certo (certíssimo!) de que Weinstein, Spacey, o próprio Trump, etc., se tornaram no que são graças à leitura compulsiva dos contos tradicionais.
Na lista, devem estar, a seguir, os desenhos animados. Hanna e Barbera, preparem-se!
A notícia pode ser encontrada aqui: DN on-line.
As crónicas de Fernão Lopes
O documentário, pertencente à série da RTP "Grandes Livros", pode ser encontrado aqui:
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sábado, 25 de novembro de 2017
Análise de "Lágrima de preta"
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