1. Cronologia
● O
grupo de jovens que ficaria conhecido como «Geração de Orpheu» começou a
reunir-se por volta de 1912, nos cafés da Baixa de Lisboa.
● Em
1912, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro conhecem-se e criam o Paulismo, o
Interseccionismo e o Sensacionismo.
● Em
1913, Mário de Sá-Carneiro começa a escrever poesia e Fernando Pessoa escreve o
primeiro texto que integrará o Livro do Desassossego, da autoria de
Bernardo Soares.
● Em
1914, Fernando Pessoa cria os heterónimos.
●
Ainda em 1914, regressam de Pais Santa-Rita Pintor, Amadeo de Sousa Cardoso e o
próprio Sá-Carneiro. Por sua vez, do Brasil chega Luís de Montalvor.
● A
ideia da criação de uma revista literária de Vanguarda vai crescendo,
incentivada, sobretudo, por Pessoa e Sá-Carneiro.
● Em
1915, é publicado o n.º 1 da revista Orpheu, o órgão do Primeiro
Modernismo, a 15 de março, com capa de José Pacheco e direção de Luís de
Montalvor e do brasileiro Ronald de Carvalho.
●
Vários autores colaboram neste número: Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa,
Almada Negreiros, Alfredo Pedro Guisado, Armando Côrtes-Rodrigues, José
Pacheco, Luís de Montalvor, Ronald de Carvalho.
●
Esse número 1 inclui textos que foram determinantes para o Modernismo
português:
- “Ode Triunfal”, de Álvaro de Campos;
- “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa;
- poemas para Índices de Ouro,
de Sá-Carneiro;
- “Frisos”, de Almada Negreiros.
●
Como seria de esperar numa sociedade conservadora, como a portuguesa era, a
publicação da revista causou grande escândalo na imprensa e os jovens
escritores foram considerados loucos e provocadores, mas a verdade é que
esgotou. No entanto, a reação da imprensa e do público serviu perfeitamente os
interesses dos jovens poetas de Orpheu, visto que o escândalo era também
uma forma de divulgação.
● Assumindo um
carácter irreverente e descomprometido, cosmopolita e simultaneamente
nacionalista, o Orpheu apresenta
práticas de escrita e correntes artísticas vanguardistas – Paulismo,
Interseccionismo, Futurismo, Sensacionismo ‑, embora surjam ainda, na revista,
leituras e práticas simbolistas e decadentistas.
● O
número 2 de Orpheu, correspondente ao segundo trimestre de 1915, saiu a
28 de junho, com capa de Almada Negreiros e direção de Sá-Carneiro e Fernando
Pessoa.
●
Vários autores colaboraram neste número: Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Almada
Negreiros, Santa-Rita Pintor, Ângelo de Lima, Raul Leal, Violante de Cysneiros,
Luís de Montalvor, Eduardo Guimarães.
●
Ele incluía textos muito significativos: “Ode Marítima”, de Álvaro de Campos;
“Chuva Oblíqua”, de Fernando Pessoa; poemas de Sá-Carneiro; poemas de Ângelo de
Lima; Atelier, de Raul Leal; desenhos de Santa-Rita Pintor.
● A
revista vendeu 600 exemplares.
● O
n.º 3 da revista não chegou a sair, apesar de estar esboçado e com matéria para
publicação. Apenas seria publicado em 1984, compilado por Arnaldo Saraiva.
● Em
setembro, Mário de Sá-Carneiro escreve a Pessoa, avisando-o de que o seu pai
não continuaria a financiar a revista, inviabilizando a publicação. Coloca-se a
possibilidade de financiamento de Orpheu por parte de Santa-Rita Pintor,
no entanto, temendo que este futurista desse uma orientação pessoal à revista,
o projeto caiu por terra.
●
Inconformado, Pessoa escreve a Sá-Carneiro o seguinte: “De resto, Orpheu
não acabou. Orpheu não pode acabar.”. Sá-Carneiro responde: “Você tem
mil razões: o Orpheu não acabou. De qualquer maneira, em qualquer
«tempo» há de continuar. O que é preciso é termos «vontade».”.
● A
revista reage contra o tradicionalismo, rompe com o passado e cria um espírito
de vanguarda, tendo uma preocupação com o futuro e com a euforia do moderno,
apresentando um programa literário inovador. Sob a influência das correntes
estéticas e filosóficas europeias, Pessoa, Sá-Carneiro e Almada, entre outros,
que se iniciaram no Saudosismo, transitaram para o Modernismo.
● A
geração de Orpheu faz a releitura crítica da tradição e dos
movimentos literários vigentes (Decadentismo, Simbolismo e Saudosismo) de forma
paródica e irónica, através da qual se instaura uma rutura aberta face aos
cânones instituídos, postulando-se o primado da poesia, a autenticidade da busca
experimentalizante, a originalidade e a liberdade criativa.
● Orpheu
constitui um “balão de ensaio de múltiplas experiências poéticas novas” (Clara
Crabbé Rocha), atesta uma estética plural e até eclética onde se combinam
processos de escrita em continuidade com a estética finissecular (cf. números 1
e 3 da revista) e outros que reivindicam a rutura: Paulismo, Intersecionismo,
Sensacionismo, Futurismo e Simultaneísmo.
● O Primeiro
Modernismo português vê a sua ação prosseguida e esclarecida pelo grupo da Presença,
Segundo Modernismo, com José Régio, Casais Monteiro, Miguel Torga, entre
outros.
● Depois
de Orpheu, outras revistas literárias deram voz à vanguarda modernista: Exílio
e Centauro, em 1916; Portugal Futurista, em 1917; Contemporânea,
em 1922-1926; e Atena, em 1924-1926.
2. Origem do nome
A revista
adotou o nome da figura mitológica que traduz o desejo mais recôndito do ser
humano: encontrar na realidade percetível aquilo que é invisível – a sua
descida aos infernos para ir buscar Eurídice significa o conhecimento de algo
que estava vedado ao Homem: aquilo que está para além da vida. Simbolicamente,
Eurídice, a amada de Orfeu, é a sua metade, a sabedoria que essa descida lhe
proporcionaria. De facto, os artistas que colaboraram na revista aspiravam a
alcançar um conhecimento das coisas que o distanciava dos seus compatriotas e
que constituía uma outra visão do mundo.
O mito
original remete-nos para os Trácios, um povo grego que se dedicava à música. A
figura de Orfeu não tinha rival no mundo, com exceção dos deuses. De facto, a
sua arte de tocar e de dançar era ilimitada e nada nem ninguém lhe podia
resistir. Tudo o que era animado e inanimado o seguia; Orfeu fazia mover os
rochedos dos montes e mudar o curso dos rios.
Não se
conhece o local onde encontrou Eurídice pela primeira vez e como lhe fez a
corte, mas a verdade é que se apaixonou por ela, a qual, dados os talentos
dele, seria incapaz de resistir ao fascínio da sua música. Orfeu e Eurídice
casaram, mas a sua felicidade foi de curta duração, pois, logo após o
casamento, quando a jovem esposa caminhava pelo campo com as suas amigas, foi
mordida por uma víbora e morreu pouco depois. A dor de Orfeu foi tão grande que
decidiu descer aos Infernos na tentativa de a recuperar. Através do seu talento
musical, conseguiu convencer os deuses infernais a devolverem-lhe a esposa, mas
com uma condição: não poderia voltar-se para trás para a ver, até atingirem a
superfície terrestre. Quando estavam prestes a abandonar os limites do Inferno,
Orfeu voltou-se, mas nesse instante Eurídice desapareceu. Desesperado, tentou
correr atrás dela, mas tal não lhe era permitido, pois os deuses não consentiam
que entrasse no reino dos mortos duas vezes enquanto estivesse vivo. Assim,
Orfeu teve de regressar à Terra, só, absolutamente devastado.
3. Objetivos:
▪ Reagir contra o tradicionalismo e o
academismo oficial.
▪ Romper com o passado.
▪ Ser porta-voz dos ideais e das
produções vanguardistas,
4. Influências:
▪ Correntes modernas europeias
(estéticas e filosóficas).
5. Características
▪ A irreverência.
▪ O descomprometimento.
▪ O caráter simultaneamente
cosmopolita e nacionalista.
6. Protagonistas: Fernando Pessoa, Mário de
Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor, Luís de Montalvor.
7. Valores e atitudes fundamentais da geração do Orpheu
▪ O desejo de universalidade, de “[…] ter um
pouco de Europa na alma” (F. Pessoa), que passava por uma perspetivação
europeia do “modo de ser literário” português. Tratava-se de efetuar uma
profunda e radical revisão de toda a literatura nacional através de um novo
espírito, liberto dos «fantasmas» do servilismo e de qualquer sentimento de
inferioridade face ao estrangeiro.
▪ O desejo de rutura com a literatura do
passado, que passava por uma viragem renovadora e agressiva rumo ao futuro,
orientando-se para a descoberta de novas expressões da sensibilidade, e
despertava o fascínio por tudo quanto fosse novo.
▪ A exigência de absoluta originalidade e
novidade.
▪ A exigência de pleno cosmopolitismo, misturado
com um patriotismo muito especial.
▪ A abolição do tradicionalismo e a atenuação do
provincianismo tipicamente portugueses, tendo como alternativa a instauração de
uma nova “visão do mundo” capaz de revolucionar e reformar totalmente a
mentalidade cultural nacional. Para isso, era necessária uma abertura e
apropriação criativa aos valores europeus.
▪ Estética aberta, expansiva, eclética e
disponível a tudo quanto fosse diferente, estranho, exótico. Dela fariam parte
uma extrema plasticidade e versatilidade, características positivas da alma
portuguesa que seriam assim renovadas e multiplicadas pelos poetas órficos,
através de uma tendência para a diversificação estética expressa pelo delírio
sensacionista do “ser tudo de todas as maneiras”. Esta experiência de
pluralidade implicava uma dispersão e um desdobramento sistemático em todas as
práticas culturais e potencialidades civilizacionais possíveis.
▪ A implicação entre a arte e a vida: criava-se
civilização fazendo arte e fazia-se arte em função de uma busca libertação dela
mesma e do ser-artista.
▪ A procura de novos padrões de toda a
civilização ocidental: o seu «sê plural como o universo» reflete a fragilidade
e o niilismo de toda a consciência moderna, uma «consciência infeliz» ao
descobrir a absoluta imprevisibilidade essencial de tudo, bem como o sentimento
de incerteza infinita que a possibilidade – cada vez mais precária – de pensar
a divindade ou qualquer unidade provoca.
▪ A criação de diversos «ismos».
▪ Esta geração caracterizou-se por um modo de
ser onde se salientavam as sensibilidades superiormente requintadas e
fortemente individualistas, determinadamente antissociais e antissociáveis, que
cultivam a diferença e a exceção e professam um arrogante e assumido
aristocracismo de tonalidade vincadamente decadente e elitista.
▪ Valorização do raro e do insólito, fazendo uso
e abuso de toda a espécie de blagues.
8. Princípios / Características
▪ Os artistas produzem obras cheias de sarcasmo, ironia e alguma
provocação, enveredando por um caminho de rutura com a tradição, adotando uma
atitude radicalmente subversiva, pondo em causa padrões morais, políticos,
artísticos e religiosos dominantes há séculos.
▪ Recusam-se os velhos temas, as estruturas poéticas, dramáticas e
narrativas já gastas e sobretudo a linguagem poética tradicional.
▪ As personagens da literatura modernista são, frequentemente, seres
vulgares, sem nada de excecional que as distinga dos demais (ex.: simples
funcionários que sofrem a pesada máquina social, burocrática e quotidiana – Ulisses, de James Joyce; O Processo, de Kafka; O Livro do Desassossego, de Bernardo
Soares).
▪ Esse esbatimento da força do indivíduo traduz-se, por vezes, na
perda da identidade, da unidade do «eu», chegando mesmo ao desdobramento da
personalidade (ex.: Fernando Pessoa).
▪ A criação de uma linguagem original, criativa, que recorre até à
desarticulação da própria linguagem e ao uso novo e inesperado da metáfora
▪ A reinvenção das formas nas artes visuais e o uso de técnicas como a
colagem, paralelamente à reinvenção da linguagem ao nível da forma da
expressão, que se traduz num certo experimentalismo, de que são exemplos a
poesia caligramática (por exemplo, Apollinaire), a linguagem da publicidade, a
linguagem da imprensa, etc.
▪ A desconstrução da linguagem verbal.
▪ A diversidade e a pluralidade.
▪ A associação da literatura às artes plásticas.
▪ A interação de linguagens, em que as artes plásticas (por exemplo, o
Cubismo), a literatura, a arquitetura, as artes gráficas, a publicidade, o
cinema (o filme Tempos Modernos, de
Chaplin, reflete a pequenez do Homem, triturado pelas engrenagens de uma produção
industrial desenfreada), etc., interagem estreitamente e se complementam;