domingo, 27 de julho de 2025
A ação de O Malhadinhas: Introdução
sábado, 26 de julho de 2025
Listas
. os
fragmentos (palavras ou expressões), sem um início de frase;
. uma
só frase distribuída em várias linhas;
.
várias frases completas.
Artigo 12.º — Direitos dos
trabalhadores-estudantes
1. O
trabalhador-estudante tem direito à realização de exames em época especial, nos
seguintes termos:
a) Deve apresentar atempadamente o
seu comprovativo de matrícula;
b) A
marcação da época especial deve ser feita de comum acordo com a entidade
empregadora;
c) O número
de exames não pode exceder o estipulado pelo regulamento da instituição de
ensino.
2. O
trabalhador-estudante tem direito à dispensa de serviço para a frequência de
aulas, desde que:
a) As aulas decorram em horário
coincidente com o horário de trabalho;
b) A entidade empregadora seja
previamente informada do horário letivo;
c) A frequência seja devidamente
comprovada pela instituição de ensino.
3. Para efeitos de
justificação de faltas, o trabalhador-estudante deve apresentar:
a)
Declaração comprovativa da atividade académica;
1. Primeiro elemento da lista
a) Primeira alínea do primeiro
elemento.
b) Segunda alínea do primeiro elemento.
2. Segundo elemento da lista
a) Primeira alínea do segundo
elemento.
b) Segunda alínea do segundo
elemento.
Classes e subclasses de palavras (1)
Palavras |
Classe |
Subclasse |
|
Palavras |
Classe |
Subclasse |
«tardes» (l. 1) |
|
|
|
«De dia» (ll. 7-8) |
|
|
«sobretudo» (l. 1) |
|
|
|
«um» (l. 8) |
|
|
«aquele» (l. 1) |
|
|
|
«que» (l. 8) |
|
|
«mais» (l. 2) |
|
|
|
«Eu» (l. 9) |
|
|
«se» (l. 3) |
|
|
|
«nulo» (l. 9) |
|
|
«desde» (1l. 3) |
|
|
|
«Não» (l. 9) |
|
|
«a» (l. 3) |
|
|
|
«entre» (l. 9) |
|
|
«Alfândega» (l. 3) |
|
|
|
«o» (l. 10) |
|
|
«quedos» (l. 4) |
|
|
|
«salvo» (l. 10) |
|
|
«me»(l.4) |
|
|
|
«ante» (l.
10) |
|
|
«se» (l. 4) |
|
|
|
«porque» (l. 11) |
|
|
«essas» (l. 4) |
|
|
|
«abstrato» (l. 11) |
|
|
«seu» (l. 5) |
|
|
|
«tudo» (l.
14) |
|
|
«àquela» (l. 5) |
|
|
|
«e» (l. 14) |
|
|
«coevo» (l. 5) |
|
|
|
«Ah» (l. 15) |
|
|
«mim»(l.6) |
|
|
|
«os» (l. 16) |
|
|
«outros» (l. 6) |
|
|
|
«de fora»
(l. 17) |
|
|
«como» (l. 6) |
|
|
|
«ou» (l. 17) |
|
|
«ali» (l 7) |
|
|
|
«entardecer» (l. 18) |
|
|
A |
B |
a) «Amo»(l. 1) |
1. 1ntransitivo |
b) «cessa» (l. 3) |
2. Transitivo direto. |
c) «insiro» (l. 4) |
3. Transitivo indireto. |
d) «sentir»
(l. 5) |
4. Transitivo direto e indireto. |
e) «serem» (l.10) |
5. Transitivo predicativo. |
f) «substituírem»(1. 16) |
6. Copulativo |
2.1. Classifica os verbos
auxiliares dos complexos verbais presentes nas seguintes frases:
a)
Bernardo Soares tinha deambulado pela cidade baixa. ................................................
b) Continuou a percorrer as ruas tristes.
......................................................................
c) A realidade nunca será substituída pelos sonhos. ............................................................
d) Soares não pode alterar a tristeza que o invade. ..........................................................
e) A
realidade circundante há de fasciná-lo eternamente. ................................................
a) O excerto pertence ao Livro do Desassossego, cujo autor é Bernardo Soares.
...........................................................................................................................................................
b) O enunciador, que percorre a cidade de Lisboa, tece várias considerações.
.............................................................................................................................................................
e) As reflexões surgem a
partir de locais
da cidade de Lisboa por onde
deambula.
............................................................................................................................................................
d) Há quem pense que Bernardo
Soares é uma figura real.
............................................................................................................................................................
e) O Livro do Desassossego, do qual há muito me falaram, é realmente composto
por fragmentos.
............................................................................................................................................................
3.1. Indica os antecedentes dos relativos presentes
nas alíneas a),
b), e) e e).
..............................................................................................................................................................
a) Os sonhos surgem de fora a Bernardo Soares.
...............................................................................................................................................
...............................................................................................................................................
................................................................................................................................................
................................................................................................................................................
................................................................................................................................................
................................................................................................................................................
5.
Indica se o valor do pronome pessoal «se»,
presente nas seguintes frases, é reflexo, recíproco, inerente, impessoal ou passivo.
a) Atualmente, lê-se muito pouco. ...............................................................................................
b) Bernardo Soares goza de sentir-se coevo de Cesário Verde. ...................................................
e) Salientam-se os heterónimos pessoanos e não o semi-heterónimo. ......................................
d) Se Pessoa e Soares se encontrassem, decerto que se cumprimentariam. ................................
e) Viu-se absorto e perdido nos seus próprios pensamentos.
.........................................................
5.1. Completa as afirmações que se seguem
com os valores utilizados anteriormente:
a) o pronome pessoal surge sem pessoa gramatical, quando apresenta os valores
..................................................................................................................................................
b) o pronome pessoal
surge com as várias pessoas
gramaticais, quando ocorre
com os valores
..................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................
a) o «se» exprime um sujeito
indeterminado, parafraseável por «há pessoas que»; «há quem» ou «alguém».
..........................................................................................................................................................
b) o
«se» indica que
uma única entidade
é simultaneamente agente
e paciente da ação expressa
pelo verbo, ao qual se pode juntar as expressões
«a si» e «a si próprio/mesmo».
........................................................................................................................................................
a) Soares subiu por ali, pois algo o impeliu. .............................................................................................
b) Deambulava vagarosamente para apreciar o que via. ...............................................................................
e) O seu escritório ficava perto daquele lugar.
.......................................................................................
d) Os sonhos surgiam-lhe de dia, insistentemente. .................................................................................
1.
«tardes»: nome/ comum;
«sobretudo»: advérbio/ modo;
«aquele»: determinante
/ demonstrativo;
«mais»:
advérbio / quantidade e grau;
«se»: pronome / pessoal (inerente);
«desde»: preposição;
«a»:
pronome/ pessoal;
«Alfândega»: nome/
próprio;
«quedas»:
adjetivo/qualificativo;
«me»: pronome/
pessoal;
«se»: conjunção/ subordinativa condicional;
«essas»: determinante/ demonstrativo;
«seu»:
determinante/ possessivo;
«àquela»: pronome/
demonstrativo (forma contraída);
«coevo»: adjetivo/ qualificativo;
«mim»: pronome/
pessoal;
«outros»:
determinante/ indefinido;
«como»: conjunção / subordinativa comparativa;
«ali»: advérbio
/ lugar;
«De
dia»: locução adverbial/ tempo;
«um»:
determinante/ artigo indefinido;
«que»: pronome/ relativo;
«Eu»:
pronome/ pessoal;
«nulo»: adjetivo/ qualificativo;
«Não»: advérbio/ negação;
«entre»: preposição;
«o»: determinante/ artigo definido;
«salvo»: advérbio/
exclusão;
«ante»: preposição;
«porque»: conjunção/subordinativa causal;
«abstrato»: adjetivo/ qualificativo;
«tudo»: pronome/ indefinido;
«e»: conjunção/ coordenativa copulativa;
«Ah»: interjeição;
«os»: pronome/ pessoal;
«de fora»: locução adverbial/ lugar;
«ou»: conjunção/ coordenativa disjuntiva;
«entardecer»:
nome/ comum.
2.
a) 2
b) 1
c) 3
d) 5
e) 6
f) 4
2.1.
a) «tinha»: auxiliar do tempo composto;
b)
«Continuou»: auxiliar aspetual;
c) «será»: auxiliar
da passiva;
d)
«pode»: auxiliar modal;
e) «há (de)»: auxiliar temporal.
2.2.
a) Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo;
b) Pretérito perfeito do indicativo;
c) Futuro do indicativo;
d) Presente do indicativo;
e) Presente do indicativo.
3.
a) «cujo»:
determinante relativo;
b) «que»: pronome relativo;
c) «onde»: advérbio relativo;
d) «quem»: pronome relativo;
e) «(d)o qual»: pronome relativo.
3.1.
a) «(o) Livro do Desassossego»;
b)
«O enunciador»;
c) «(d) – a
cidade de Lisboa»;
d) sem antecedente;
e) «O Livro
do Desassossego».
4.
a) Os
sonhos
surgem-lhe de fora;
b) Podemos dispô-los livremente;
c)
Quando puder, ler-lho-ei;
d) Temo-los lido;
e) Na próxima aula, lê-lo-emos;
f) Relatar-vo-la-ei.
5.
a) Valor impessoal;
b) Valor inerente;
c) Valor passivo;
d) Valor recíproco;
e) Valor reflexo.
5.1.
a) impessoal e passivo;
b) inerente e reflexo;
c) recíproco.
5.2.
Os heterónimos pessoanos são salientados e não o semi-heterónimo.
5.3.
a) alínea a);
b) alínea e).
6.
a) Locução adverbial de lugar;
b) Advérbio de modo;
c) Advérbio de lugar;
d) Locução adverbial de tempo.