1. Lê o seguinte excerto.
 
Deambulações e pensamentos ...
               – Amo,
pelas tardes demoradas de
verão, o sossego da cidade baixa,
e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na parte que o dia mergulha
em mais bulício. A Rua
do Arsenal, a Rua da Alfândega, o prolongamento das ruas tristes
que se alastram para leste desde que a da Alfândega cessa, toda a linha
separada dos cais
quedos
– tudo isso me conforta de tristeza, se me insiro, por essas tardes, na solidão do seu conjunto. Vivo uma
era anterior àquela em que vivo; gozo de sentir-me coevo de
Cesário Verde, e tenho em mim, não
outros
versos como os dele, mas a substância igual à dos versos que foram dele. Por ali arrasto, até haver noite, uma sensação de vida parecida
com a dessas ruas. De dia elas são
cheias de um bulício que não quer dizer nada; de noite são cheias
de uma falta de bulício
que não quer dizer nada. Eu de dia sou nulo, e
de noite sou eu. Não há diferença entre
mim e as ruas para o lado da Alfândega, salvo elas
serem ruas e eu ser alma, o que pode ser que nada valha, ante
o que é a essência
das coisas. Há um destino igual, porque é abstrato,
para os homens e para as coisas – designação igualmente indiferente na álgebra do mistério.
         Mas há
mais alguma coisa... Nessas
horas lentas e vazias, sobe-me da
alma à mente uma tristeza de todo o ser, a amargura de tudo ser ao mesmo tempo uma sensação minha e uma coisa
externa, que não está em meu poder alterar.
Ah, quantas vezes os meus
próprios sonhos se me erguem em
coisas, não para me substituírem
a realidade, mas para me confessarem seus pares em eu os não
querer, em me surgirem de fora, como o elétrico
que dá a volta na curva extrema da rua, ou
a voz do apregoador noturno, de não sei que coisa, que se
destaca, toada árabe, como um repuxo súbito, da monotonia do entardecer!
Bernardo Soares, Livro do Desassossego: composto por Bernardo
Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa
(ed. Richard Zenith), 7. ª ed., Lisboa,
Assírio & Alvim, 2014, pp. 41-42
 
1.1. Identifica as classes e as
subclasses das palavras presentes nas seguintes tabelas.
 
 
  | Palavras | Classe | Subclasse |   | Palavras | Classe | Subclasse | 
 
  | «tardes» (l. 1) |   |   |   | «De dia» (ll. 7-8) |   |   | 
 
  | «sobretudo» (l. 1) |   |   |   | «um» (l. 8) |   |   | 
 
  | «aquele» (l. 1) |   |   |   | «que» (l. 8) |   |   | 
 
  | «mais» (l. 2) |   |   |   | «Eu» (l. 9) |   |   | 
 
  | «se» (l. 3) |   |   |   | «nulo» (l. 9) |   |   | 
 
  | «desde» (1l. 3) |   |   |   | «Não» (l. 9) |   |   | 
 
  | «a» (l. 3) |   |   |   | «entre» (l. 9) |   |   | 
 
  | «Alfândega» (l. 3) |   |   |   | «o» (l. 10) |   |   | 
 
  | «quedos» (l. 4) |   |   |   | «salvo» (l. 10) |   |   | 
 
  | «me»(l.4) |   |   |   | «ante» (l.
  10) |   |   | 
 
  | «se» (l. 4) |   |   |   | «porque» (l. 11) |   |   | 
 
  | «essas» (l. 4) |   |   |   | «abstrato» (l. 11) |   |   | 
 
  | «seu» (l. 5) |   |   |   | «tudo» (l.
  14) |   |   | 
 
  | «àquela» (l. 5) |   |   |   | «e» (l. 14) |   |   | 
 
  | «coevo» (l. 5) |   |   |   | «Ah» (l. 15) |   |   | 
 
  | «mim»(l.6) |   |   |   | «os» (l. 16) |   |   | 
 
  | «outros» (l. 6) |   |   |   | «de fora»
  (l. 17) |   |   | 
 
  | «como» (l. 6) |   |   |   | «ou» (l. 17) |   |   | 
 
  | «ali» (l 7) |   |   |   | «entardecer» (l. 18) |   |   | 
 
 
2. Associa as formas verbais
da coluna A à respetiva subclasse da coluna B.
 
 
  | A | B | 
 
  | a) «Amo»(l. 1) | 1. 1ntransitivo | 
 
  | b) «cessa» (l. 3) | 2. Transitivo direto. | 
 
  | c) «insiro» (l. 4) | 3. Transitivo indireto. | 
 
  | d) «sentir»
  (l. 5) | 4. Transitivo direto e indireto. | 
 
  | e) «serem» (l.10) | 5. Transitivo predicativo. | 
 
  | f) «substituírem»(1. 16) | 6. Copulativo | 
 
2.1.   Classifica os verbos
auxiliares dos complexos verbais presentes nas seguintes frases:
a)  
Bernardo  Soares tinha deambulado  pela cidade baixa. ................................................
b)   Continuou  a  percorrer  as  ruas  tristes.
......................................................................
c)   A realidade nunca será substituída  pelos sonhos. ............................................................
d)   Soares não pode alterar  a tristeza que o invade. ..........................................................
e)   A
realidade  circundante  há  de fasciná-lo  eternamente. ................................................
 
2.2. Indica o tempo e o modo dos complexos verbais.
.............................................................................
 
3. Indica a classe e a subclasse dos vocábulos relativos presentes nas seguintes
frases:
a)  O excerto pertence ao Livro do Desassossego, cujo autor é Bernardo Soares.
...........................................................................................................................................................
 
b)  O enunciador, que percorre a cidade de Lisboa, tece várias considerações.
.............................................................................................................................................................
 
e) As reflexões surgem a
partir de locais
da cidade de Lisboa por onde
deambula.
............................................................................................................................................................
 
            d)  Há quem pense que Bernardo
Soares é uma figura real.
............................................................................................................................................................
 
e)   O Livro do Desassossego, do qual há muito me falaram, é realmente composto
por fragmentos.
............................................................................................................................................................
 
3.1. Indica os antecedentes dos relativos presentes
nas alíneas a),
b), e) e e).
..............................................................................................................................................................
 
 
4.
Reescreve as seguintes frases, substituindo a expressão destacada por um pronome.
a)  Os sonhos surgem de fora a Bernardo Soares.
...............................................................................................................................................
 
b)  Podemos dispor livremente os fragmentos do Livro do Desassossego.
...............................................................................................................................................
 
e) Quando puder, lerei este excerto do livro à minha mãe.
................................................................................................................................................
 
d)    Temos lido vários fragmentos da obra.
................................................................................................................................................
 
e)   Na próxima aula, leremos um novo fragmento.
................................................................................................................................................
 
f)    Relatar-vos-ei a deambulação de Bernardo Soares.
................................................................................................................................................
 
5.
Indica se o valor do pronome pessoal «se»,
presente nas seguintes frases, é reflexo, recíproco, inerente, impessoal ou passivo.
a)  Atualmente, lê-se muito pouco. ...............................................................................................
b)  Bernardo Soares goza de sentir-se coevo de Cesário Verde. ...................................................
e) Salientam-se os heterónimos pessoanos e não o semi-heterónimo. ......................................
d)  Se Pessoa e Soares se encontrassem, decerto que se cumprimentariam. ................................
e)   Viu-se absorto e perdido nos seus próprios pensamentos.
.........................................................
 
5.1. Completa as afirmações que se seguem
com os valores utilizados anteriormente:
a)    o pronome pessoal surge sem pessoa gramatical, quando apresenta os valores
..................................................................................................................................................
 
b)    o pronome pessoal
surge com as várias pessoas
gramaticais, quando ocorre
com os valores
..................................................................................................................................................
 
e) o pronome pessoal
surge somente com sujeitos plurais ou
com sujeitos constituídos por grupos
nominais coordenados, quando apresenta o valor
..................................................................................................................................................
 
5.2.
Comprova o valor passivo do pronome pessoal
«se», colocando a(s) respetiva(s) frase(s)
na voz passiva.
..........................................................................................................................................................
 
5.2   
Indica as alíneas que apresentam frases em que:
a)    o «se» exprime um sujeito
indeterminado, parafraseável por «há pessoas que»; «há quem» ou «alguém».
..........................................................................................................................................................
 
b)    o
«se» indica que
uma única entidade
é simultaneamente agente
e paciente da ação expressa
pelo verbo, ao qual se pode juntar as expressões
«a si» e «a si próprio/mesmo».
........................................................................................................................................................
 
6.     Refere a classe
e a subclasse dos constituintes destacados.
a)  Soares subiu por ali, pois algo o impeliu. .............................................................................................
b)  Deambulava vagarosamente para apreciar o que via. ...............................................................................
e) O seu escritório ficava perto daquele lugar.
.......................................................................................
d) Os sonhos surgiam-lhe de dia, insistentemente. .................................................................................
 
* * * * *
 
Correção
 
1. 
«tardes»: nome/ comum;
«sobretudo»: advérbio/ modo;
«aquele»: determinante
/ demonstrativo;
«mais»:
advérbio / quantidade e grau;
«se»: pronome / pessoal (inerente);
«desde»: preposição;
«a»:
pronome/ pessoal;
«Alfândega»: nome/
próprio;
«quedas»:
adjetivo/qualificativo;
«me»: pronome/
pessoal;
«se»: conjunção/ subordinativa condicional; 
«essas»: determinante/ demonstrativo;
«seu»:
determinante/ possessivo;
«àquela»: pronome/
demonstrativo (forma contraída);
«coevo»: adjetivo/ qualificativo;
«mim»: pronome/
pessoal;
«outros»:
determinante/ indefinido;
«como»: conjunção / subordinativa comparativa;
«ali»: advérbio
/ lugar;
«De
dia»: locução adverbial/ tempo;
«um»:
determinante/ artigo indefinido;
«que»: pronome/ relativo;
«Eu»:
pronome/ pessoal;
«nulo»: adjetivo/ qualificativo;
«Não»: advérbio/ negação;
«entre»: preposição;
«o»: determinante/ artigo definido;
«salvo»: advérbio/
exclusão;
«ante»: preposição;
«porque»: conjunção/subordinativa causal;
«abstrato»: adjetivo/ qualificativo;
«tudo»: pronome/ indefinido;
«e»: conjunção/ coordenativa copulativa;
«Ah»: interjeição;
«os»: pronome/ pessoal;
«de fora»: locução adverbial/ lugar;
«ou»: conjunção/ coordenativa disjuntiva;
«entardecer»:
nome/ comum.
 
2.
a) 2
b) 1
c) 3
d) 5
e) 6
f) 4
 
2.1.
a) «tinha»: auxiliar do tempo composto;
b)
«Continuou»: auxiliar aspetual;
c) «será»: auxiliar
da passiva;
d)
«pode»: auxiliar modal;
e) «há (de)»: auxiliar temporal.
 
2.2. 
a) Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo;
b) Pretérito perfeito do indicativo; 
c) Futuro do indicativo;
d) Presente do indicativo;
e) Presente do indicativo.
 
3.
a) «cujo»:
determinante relativo;
b) «que»: pronome relativo;
c) «onde»: advérbio relativo;
d) «quem»: pronome relativo;
e) «(d)o qual»: pronome relativo.
 
3.1.
a) «(o) Livro do Desassossego»;
 b)
«O enunciador»;
c) «(d) – a
cidade de Lisboa»;
d) sem antecedente;
e) «O Livro
do Desassossego».
 
4.
a) Os
sonhos
surgem-lhe de fora;
b) Podemos dispô-los livremente;
c)
Quando puder, ler-lho-ei;
d) Temo-los lido; 
e) Na próxima aula, lê-lo-emos;
f) Relatar-vo-la-ei.
 
5.
a) Valor impessoal;
b) Valor inerente;
c) Valor passivo;
d) Valor recíproco; 
e) Valor reflexo.
 
5.1.
a) impessoal e passivo;
b) inerente e reflexo;
c) recíproco.
 
5.2.
Os heterónimos pessoanos são salientados e não o semi-heterónimo.
 
5.3. 
a) alínea a);
b) alínea e).
 
6.
a) Locução adverbial de lugar;
b) Advérbio de modo;
c) Advérbio de lugar;
d) Locução adverbial de tempo.