1. As listas dispostas em várias linhas
permitem organizar enumerações, tornando o texto mais claro e acessível para o
leitor.
2. Habitualmente, existem três tipos de
listas:
. os
fragmentos (palavras ou expressões), sem um início de frase;
. uma
só frase distribuída em várias linhas;
.
várias frases completas.
3. Exemplo de uma lista de fragmentos:
. Lista de compras:
- Batatas
- Cebolas
- Arroz
- Azeite
- Gelatina
- Melão
- Bananas
Este tipo de lista não necessita
de pontuação no final de cada elemento, todavia é possível usar o ponto e
vírgula (exceto no último elemento) ou o ponto a separá-los.
4. Exemplo de uma lista constituída por
uma frase distribuída em várias linhas:
. Aprender Matemática
requer:
- compreender os conceitos
básicos antes de avançar;
- praticar com frequência
e regularidade;
- desenvolver o raciocínio
lógico;
- aplicar a matemática em
situações do dia a dia;
- não ter medo de errar e
aprender com os erros.
5. Exemplo de uma lista constituída por
várias frases:
. Estas são as razões
pelas quais o trabalho em grupo é valorizado na escola:
- Desenvolve-se a cooperação
entre os alunos.
- Estimula-se o respeito pelas
opiniões dos outros.
- Aprendem-se competências
sociais importantes para a vida.
6. Existem ainda listas feitas de vários
parágrafos. É o caso de listas de normas. Tomemos como exemplo um artigo numa
determinada lei, que é habitualmente constituído por parágrafos numerados e
cada parágrafo por alíneas.
Artigo 12.º — Direitos dos
trabalhadores-estudantes
1. O
trabalhador-estudante tem direito à realização de exames em época especial, nos
seguintes termos:
a) Deve apresentar atempadamente o
seu comprovativo de matrícula;
b) A
marcação da época especial deve ser feita de comum acordo com a entidade
empregadora;
c) O número
de exames não pode exceder o estipulado pelo regulamento da instituição de
ensino.
2. O
trabalhador-estudante tem direito à dispensa de serviço para a frequência de
aulas, desde que:
a) As aulas decorram em horário
coincidente com o horário de trabalho;
b) A entidade empregadora seja
previamente informada do horário letivo;
c) A frequência seja devidamente
comprovada pela instituição de ensino.
3. Para efeitos de
justificação de faltas, o trabalhador-estudante deve apresentar:
a)
Declaração comprovativa da atividade académica;
b) Prova
documental da realização de provas ou frequência de aulas obrigatórias.
7. Para organizar listas, usam-se sinais
próprios (travessão, hífen, pequeno círculo, etc.), números (conjugados ou não
com sinais de pontuação) ou letras – as chamadas alíneas (com um ou dois
parêntesis ou outro sinal de pontuação):
-> •, -, –, etc.
-> a), (a), A), (A), a., A.,
a, A
-> 1), 1., (1), 1, i., I., i,
I, etc.
8. Numa lista, podem existir vários níveis,
com sublistas dentro de cada elemento.
1. Primeiro elemento da lista
a) Primeira alínea do primeiro
elemento.
b) Segunda alínea do primeiro elemento.
2. Segundo elemento da lista
a) Primeira alínea do segundo
elemento.
b) Segunda alínea do segundo
elemento.
9. Se uma lista for constituída por uma
frase, esta deve ser escrita como se não estivesse em forma de lista:
. Falar bem implica:
·
exprimir-se corretamente oralmente;
·
estruturar bem o discurso;
·
apresentar argumentos e exemplos adequados ao
tema.
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