Português: Listas

sábado, 26 de julho de 2025

Listas

1.         As listas dispostas em várias linhas permitem organizar enumerações, tornando o texto mais claro e acessível para o leitor.
 
2.         Habitualmente, existem três tipos de listas:

. os fragmentos (palavras ou expressões), sem um início de frase;

. uma só frase distribuída em várias linhas;

. várias frases completas.

 
3.         Exemplo de uma lista de fragmentos:

. Lista de compras:
- Batatas
- Cebolas
- Arroz
- Azeite
- Gelatina
- Melão
- Bananas
Este tipo de lista não necessita de pontuação no final de cada elemento, todavia é possível usar o ponto e vírgula (exceto no último elemento) ou o ponto a separá-los.
 
4.         Exemplo de uma lista constituída por uma frase distribuída em várias linhas:

. Aprender Matemática requer:
- compreender os conceitos básicos antes de avançar;
- praticar com frequência e regularidade;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- aplicar a matemática em situações do dia a dia;
- não ter medo de errar e aprender com os erros.
 
5.         Exemplo de uma lista constituída por várias frases:
. Estas são as razões pelas quais o trabalho em grupo é valorizado na escola:
- Desenvolve-se a cooperação entre os alunos.
- Estimula-se o respeito pelas opiniões dos outros.
- Aprendem-se competências sociais importantes para a vida.
 
6.         Existem ainda listas feitas de vários parágrafos. É o caso de listas de normas. Tomemos como exemplo um artigo numa determinada lei, que é habitualmente constituído por parágrafos numerados e cada parágrafo por alíneas.

Artigo 12.º — Direitos dos trabalhadores-estudantes

1. O trabalhador-estudante tem direito à realização de exames em época especial, nos seguintes termos:

a) Deve apresentar atempadamente o seu comprovativo de matrícula;

b) A marcação da época especial deve ser feita de comum acordo com a entidade empregadora;

c) O número de exames não pode exceder o estipulado pelo regulamento da instituição de ensino.

2. O trabalhador-estudante tem direito à dispensa de serviço para a frequência de aulas, desde que:

a) As aulas decorram em horário coincidente com o horário de trabalho;

b) A entidade empregadora seja previamente informada do horário letivo;

c) A frequência seja devidamente comprovada pela instituição de ensino.

3. Para efeitos de justificação de faltas, o trabalhador-estudante deve apresentar:

a) Declaração comprovativa da atividade académica;

b) Prova documental da realização de provas ou frequência de aulas obrigatórias.
 
7.         Para organizar listas, usam-se sinais próprios (travessão, hífen, pequeno círculo, etc.), números (conjugados ou não com sinais de pontuação) ou letras – as chamadas alíneas (com um ou dois parêntesis ou outro sinal de pontuação):
-> , -, –, etc.
-> a), (a), A), (A), a., A., a, A
-> 1), 1., (1), 1, i., I., i, I, etc.
 
8.         Numa lista, podem existir vários níveis, com sublistas dentro de cada elemento.

1. Primeiro elemento da lista

a) Primeira alínea do primeiro elemento.

b) Segunda alínea do primeiro elemento.

2. Segundo elemento da lista

a) Primeira alínea do segundo elemento.

b) Segunda alínea do segundo elemento.

 
9.         Se uma lista for constituída por uma frase, esta deve ser escrita como se não estivesse em forma de lista:

. Falar bem implica:
·         exprimir-se corretamente oralmente;
·         estruturar bem o discurso;
·         apresentar argumentos e exemplos adequados ao tema.
 

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