1.1. Observe
a frase «Vós sois o sal da terra».
1.1.1.
Identifique os referentes do pronome pessoal «vós».
R: Os referentes do pronome
pessoal «vós» são aos pregadores que estavam a escutar Cristo.
1.1.2. Refira
a subclasse a que pertence o verbo usado.
R: O verbo usado é transitivo direto e
indireto e encontra-se no presente.
1.1.3.
Identifique a função sintática desempenhada pelo constituinte «o sal da terra».
R: A função sintática desempenhada pelo
constituinte «o sal da terra» é o complemento direto.
1.1.4. Indique por palavras suas a relação de sentido entre o
constituinte com a função de sujeito e o constituinte referido em 1.1.3.
R: Cristo ao referir estas
palavras está atribuir aos pregadores o sinonimo sal da Terra, porque são eles
que pregam a sua palavra.
1.1.5. Identifique o que representa o «sal».
R: O «sal» representa a
palavra de Cristo.
1.1.6. Indique, agora, o que representa o elemento «terra».
R: O elemento «terra»
representa o planeta Terra e todo o mundo onde se prega a palavra de Cristo.
1.1.7 Sabendo que «predicar»
significa atribuir propriedades a entidades ou situações ou estabelecer
relações entre entidades ou situações, explique em que medida a frase de 1.1.
representa um conceito predicável.
R: A frase de 1.1. representa um conceito predicável porque se pode
relacionar com os adubos que se colocam na terra para esta ficar própria para
semear.
1.2. Por que
motivo é atribuída por Cristo a propriedade «sal
da terra» aos referentes do pronome pessoal «vós».
R: É atribuída por Cristo a propriedade
«sal da terra» aos referentes do pronome pessoal «vós» porque são estes que
levam a palavra de Cristo até vários povos e a pronunciam.
1.3. Relacione a
função do sal com a função das entidades referidas por «vós».
R: O sal serve para impedir a corrupção e o que os pregadores fazem
é tentar fazer o mesmo defendendo a palavra de Cristo.
1.4. Como avalia o
padre António Vieira o sucesso dessas entidades no desempenho da sua função?
R: O sucesso dessas entidades no desempenho da sua função é posto
em causa pelo padre António Vieira como podemos ver na seguinte frase «Ou é
porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina».
1.5. Enuncie o
problema levantado pelo padre Vieira.
R: O problema levantado pelo padre Vieira é os pregadores não
proferirem corretamente a palavra de Cristo.
1.5.1. Identifique e classifique o vocábulo que
introduz esse problema.
R: O vocábulo que introduz esse
problema é «ou é porque o sal salga»,
1.6. Refira as duas hipóteses gerais apresentadas como causas
possíveis do problema.
R: As hipóteses gerais
apresentadas como causas possíveis do problema são porque o sal não salga e
porque a terra não se deixa salgar.
1.6.1. Identifique os elementos linguísticos que as introduzem como
causa do problema e as apresentam como duas alternativas.
R: Os elementos linguísticos
introdutórios são o «o» e «;».
1.7. Enumere os motivos que poderão ter conduzido à primeira causa e
os que poderão ter conduzido à segunda.
R: Os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; os pregadores
dizem uma coisa e fazem outra; os pregadores pregam-se a si mesmos e não a
Cristo são os motivos que poderão ter conduzido á primeira causa. Os ouvintes
não querem receber a verdadeira doutrina; Os ouvintes querem imitar o que os
pregadores fazem e não o que eles dizem; Os ouvintes querem servir os seus
apetites em vez de servir a Cristo e estes são os motivos que poderão ter
conduzido à segunda. Mas o primeiro motivo é o sal não salgar, e o segundo é a
terra não se deixar salgar.
2. O segundo parágrafo inicia-se com uma premissa e, com base nela, o
padre António Vieira coloca uma pergunta.
2.1. Enuncie
a premissa.
R: A premissa é «Não é tudo isto
verdade? Ainda mal».
2.2. Parafraseie
a pergunta.
R: A pergunta refere-se a todas as
suposições que o padre António Vieira fez para responder á pergunta «qual pode
ser a causa desta corrupção?».
2.3. Identifique a parte do problema para o qual é proposta, neste
parágrafo, uma solução e refira a solução proposta, bem como a finalidade da
adoção de tal proposta.
R: A parte do problema
para o qual é proposta, neste parágrafo, uma solução tem a ver com o facto de
os pregadores não pregarem a verdadeira doutrina e pregarem a si e não a
Cristo.
2.3.1. O problema e a finalidade da solução proposta estão
representados por duas orações subordinadas adverbiais que ocorrem na mesma
frase. Classifique-as.
R: É a oração subordinada
Consecutiva e final.
2.3.2. Qual é o tipo de argumento usado para sustentar essa proposta?
Justifique a sua resposta.
R: Argumento de causa e consequência
porque ele usa o facto de Cristo não ter pronunciado a doutrina.
3. Para fundamentar o que se há de fazer à terra que se não deixa
salgar (isto é, aos ouvintes que não querem seguir os ensinamentos da
verdadeira doutrina), o padre António Vieira recorre ao exemplo de Santo
António.
3.1. Indique
a razão por que o padre Vieira convoca a figura de Santo António.
R: A razão porque o padre Vieira
convoca a figura de Santo António é porque Santo António criou uma resolução
para o grande problema português.
3.2. Relate o
episódio ocorrido com o santo e que justifica o título deste sermão.
R: Santo António não obtinha resultados
da sua pregação e os homens até o quiseram matar, em vez de desistir resolveu
pregar aos peixes.
3.3. Em determinado passo do capítulo, o autor do texto recorre a
diversas interrogações. Aponte a intencionalidade do pregador ao colocar essas
questões.
R: O autor coloca essas
questões para tentar arranjar soluções para Santo António.
3.4. Aponte a decisão tomada pelo padre Vieira.
R: Padre António Vieira,
sem obter resultados, a terra continuava corrupta, resolvendo igualmente pregar
aos peixes, seguindo o exemplo de Santo António.
3.4.1. Refira três argumentos apresentados pelo pregador que justificam
essa atitude.
R: De Santo António ter os pés
descalços e não poder protestar, o facto de não ter pregado nada de terra e de
não os ter sacudido.
3.5. O primeiro capítulo termina com uma invocação e com a expressão
de um desejo.
3.5.1. Indique
o destinatário da invocação e a sua intencionalidade.
R: O destinatário dessa invocação é Maria.
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