Português: 5 questões-chave de Admirável Mundo Novo

sábado, 7 de setembro de 2019

5 questões-chave de Admirável Mundo Novo

1.ª) Por que razão Bernard Marx e Helmholtz Watson são amigos?
Bernard Marx e Helmholtz Watson são amigos porque se sentem estranhos. Bernard é incomumente pequeno: “oito centímetros abaixo da altura padrão do Alfa” e, em resultado disso, as pessoas zombam dele. Helmholtz é extraordinariamente talentoso: “Aquilo que deixara Helmholtz tão desconfortavelmente consciente de ser ele mesmo e sozinho era muita habilidade.”. Na sociedade do Estado Mundial, todos deveriam ser iguais. Bernard e Helmholtz são incomuns porque se sentem como indivíduos. Os dois homens unem-se pela sua experiência compartilhada de não serem como os demais.

2.ª) Por que motivo John cita Shakespeare?
A mãe de John, Linda, ensinou-o a ler inglês, mas ele só tinha dois livros para ler. Um deles era As Obras Completas de William Shakespeare, pelo que conhece muito bem a obra do dramaturgo inglês. Nas peças de Shakespeare, John encontrou palavras que o ajudam a descrever e entender sua experiência. Por exemplo, quando fica zangado com o amante de sua mãe, Popé, cita frases de Hamlet, uma peça sobre um homem que odeia o novo marido da sua mãe. John também cita Shakespeare porque considera a sua escrita bonita e verdadeira. Uma das razões pelas quais ele odeia o Estado Mundial reside no facto de as "sensações" escritas pelos "engenheiros emocionais" do Estado Mundial parecerem, comparativamente, vazias e sem sentido.

3.ª) Quem é o pai de John?
O pai de John é o chefe de Bernard Marx, diretor da incubadora e do condicionamento. No capítulo 6, o diretor diz a Bernard que certa vez levou uma mulher para a Reserva Selvagem e que ela desapareceu. Quando Bernard visita a Reserva, ele descobre que a mãe de John, Linda, é essa mulher. Como ela não tinha acesso a métodos contracetivos na Reserva, ficou grávida do filho do diretor: John. No Estado Mundial, ter filhos é considerado vergonhoso e nojento. Bernard leva John e Linda de volta ao Estado Mundial para humilhar o Diretor.

4.ª) Porque é que John e Lenina não podem ter uma relação?
John cresceu na Reserva Selvagem, onde a monogamia tradicional é aplicada. Nas Obras Completas de William Shakespeare, ele leu histórias como A Tempestade, Romeu e Julieta, nas quais os jovens fazem coisas perigosas ou difíceis para provar que são dignos de se casar com as mulheres que amam. John quer "fazer alguma coisa" por Lenina. Esta, por outro lado, cresceu no Estado Mundial e acredita que é moralmente errado ser monogâmico ou atrasar o prazer. Ela quer fazer sexo com John imediatamente e considera que não faz sentido esperar antes de fazer sexo, enquanto John acha que é nojento não esperar. Mesmo que sejam atraídos um pelo outro, eles não conseguem encontrar um ponto em comum sobre o que um relacionamento deveria ser.

5.ª) O que é soma?
Soma é uma droga que é distribuída gratuitamente a todos os cidadãos do Estado Mundial. Em pequenas doses, soma faz as pessoas sentirem-se bem. Em grandes doses, cria alucinações agradáveis e uma sensação de atemporalidade. Os cidadãos do Estado Mundial são encorajados a tomar soma por ditos "hipnopédicos" como "A gram is better than a damn". Quando experimentam fortes emoções negativas, os cidadãos consomem soma para os distrair dos sentimentos desagradáveis. John vê a soma como uma ferramenta de controle social. Ele diz que tomar soma torna os cidadãos do Estado Mundial "escravos".

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...